ESCOLA ESTADUAL EDUARDO PEREZ PROGETEC: GRAZIELA DA COSTA SALLES MULTIPLICADORA: MERCEDES GOULART TERENOS/MS.

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Transcrição da apresentação:

ESCOLA ESTADUAL EDUARDO PEREZ PROGETEC: GRAZIELA DA COSTA SALLES MULTIPLICADORA: MERCEDES GOULART TERENOS/MS

GRUPO DE ESTUDO E DISCUSSÃO DO NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS REGIONAL (GED NTE-REGIONAL) Tema 22 – A arte de estudar e aprender. Grupo 3 – DESACERTOS Livro: Metodologia para quem quer aprender.São Paulo: Atlas, 2008 (Pedro Demo)

DESACERTOS Estudar é reconstruir o conhecimento (inovação e renovação), porém a sociedade tem em todos os níveis escolares o instrucionismo como base. Hoje é necessário desconstruir essa base e refletir sobre o aluno que reconstrói, pesquisa, elabora, é critico e autor. Para tanto o professor precisa dessa reconstrução de ser autor e construir os conhecimentos apreendidos de maneira a pesquisar e elaborar seus materiais.

O autor relata sobre a escola, porém descreve o professor como vítima desse sistema instrucionista, e, ressalta a importância de “estudar para a vida”, assim ele conseguirá refletir suas práticas e rever as habilidades que poderá trabalhar com os alunos (independe do grau de escolaridade).

A produção é a base da aprendizagem tanto do professor quanto do aluno pois assumi o compromisso de apresentar somente o que pesquisou, elaborou, reconstruiu e apreendeu, tornando-se autor autônomo. O texto também aborda a pesquisa que deve ser um procedimento metódico, refletido, bem feito e elaborado. Toda pesquisa sobre o olhar do autor deve conter um questionamento reconstrutivo, para que se interprete dados e os questione antes de apresenta-los como verdadeiro ou falso.

Como o estudo tem sido de instrução e não de reconstrução do conhecimento nota-se que uma grande parte dos alunos chegam ao ultimo ano do ensino fundamental II sem entenderem o que estão lendo. Não são autores, o que faz refletir sobre como nós professores devemos estar atentos não a quantidade de conteúdos, mas quais as habilidades que queremos desenvolver em nós e em nosso alunos.