Universidade Estadual do Centro-Oeste

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

PRÁTICAS INVESTIGATIVAS TÉCNICO INSTRUMENTAIS
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
ROTEIRO PARA A SOCIALIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Dados de identificação: Nome da Instituição e Departamento.
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
OU ? ? ? ?. TIC Professor Conteúdos Alunos A tecnologia na educação deve se integrar ao currículo na forma de uma ferramenta multidisciplinar, constituindo-se.
Plano de Trabalho Docente
Diretrizes do ensino de História
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
Professor-artista-professor
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
Exemplo de organização para o Plano de Trabalho Docente em Arte.
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Pacto do Ensino Médio e o REM
MÚSICA NA ESCOLA Nossos enfoques temáticos estão organizados em três blocos: I - O significado da música para o professor II - Música e mídia III - Fundamentos.
Projeto A inclusão em sala de aula: Aceitação e possibilidades
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Curso de Pedagogia Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza II Prof. M.Sc. André Matassoli.
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
2ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Materiais de apoio à implementação da Reforma do Ensino Médio.
UNIVERSIDADE POTIGUAR-UNP ESCOLA DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Atuais Propostas Curriculares.
Metodologia do Ensino de Arte
DIREITOS DE APRENDIZAGEM – CIÊNCIAS E ARTE
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Nossos conteúdos estão organizados em três blocos:
Universidade Federal de Uberlândia
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Professora Lucinda Gonçalves Fernandes Ensino Fundamental \\ e Médio
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Profª. Drª / Orientadora Nair Casagrande - Depto. III de Educação Física, Faculdade de Educação – UFBA Leonardo Dantas D’Icarahy - Depto. de História,
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Constituição de Grêmios Estudantis
Prof. José Roberto Medina
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
ESTUDO DO MEIO.
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÃO REFERÊNCIAS Nessa primeira etapa da nossa pesquisa, pôde-se constatar que o tema Energia a partir do estudo da exploração.
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
Base nacional comum curricular
Disciplina de Arte.
Drama e ensino Possibilidades para a construção do conhecimento teatral na sala de aula.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA DO ENSINO DE ARTE – 2016
Componente Curricular Arte
Por fim, adotamos a premissa de que a escola é o espaço por excelência que pode permitir uma ampliação cultural musical dos alunos, sobretudo dos menos.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
COMENTÁRIOS DE ORDEM GERAL -Parâmetros curriculares Nacionais (EnsinoFundamental) - Análise dos textos teóricos. - O Brasil e sua Posição no cenário mundial.
Documentos e Propostas legais
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO PROFESSORA : VALCINETE PEPINO DE MACÊDO DISCENTES : ANA LUIZA CÂMARA FRANCISCO.
Transcrição da apresentação:

Universidade Estadual do Centro-Oeste A INTEGRAÇÃO DAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS NO ENSINO DE ARTE NA ESCOLA Maria Cristina Geremias  Curso de Arte-Educação  4º Ano  Orientador: Prof. Ms. Daiane Solange Stoeberl da Cunha.  Departamento de Arte Educação

Objetivos A pesquisa propôs a investigação das possíveis relações entre as diferentes linguagens da arte (artes visuais, música, dança e teatro) e a viabilidade na abordagem em sala de aula.

Materiais e Métodos A pesquisa percorreu o caminho da fundamentação teórica em ensino de Arte, dando ênfase para análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais, perpassando pela coleta de dados, através de questionários.

PCN As ideias apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) propõem que cada disciplina deve ser trabalhada para desenvolver competências em três domínios: representação e comunicação, investigação e compreensão e contextualização sociocultural. Na tentativa de colocar esses conceitos em prática faz-se necessário explorar as possibilidades de inter-relação entre as diversas áreas do conhecimento.

PCN Investigar de que forma os arte educadores tem trabalhado a integração dos elementos sonoros, visuais e corporais no ensino da arte, partindo do pressuposto que as aulas de arte devem propiciar aos alunos momentos que envolvam os três eixos norteadores estabelecidos pelo PCN: leitura, contextualização e produção.

Resultados Obtidos Para a realização da pesquisa, dentre os procedimentos que foram desenvolvidos estiveram a pesquisa bibliográfica, a aplicação de questionários com professores de Arte da rede pública de ensino, concluindo com a análise dos resultados.

Dados No ano letivo de 2011, o efetivo conta com 37 professores contratados após concurso público e 41 professores contratados pelo processo seletivo simplificado (PSS).

Resultados Obtidos/ Constatações - Necessidade/dificuldade de se trabalhar as linguagens artísticas de forma integrada. Escassez de tempo – poucas aulas semanais. - “A integração das linguagens da arte é fundamental para fortalecer a identidade do aluno nas esferas intelectual, afetiva, política, ética, estética e também funcional, fornecendo instrumentos para a vida toda”.

Bibliografia CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. São Paulo: Pensamento, 1982. CAZNOK, Y. B. Música: entre o audível e o visível. São Paulo: UNESP, 2003. DUARTE JÚNIOR, João Francisco. O sentido dos sentidos: a educação do sensível. Curitiba: Criar Edições, 2001. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEC, 1997.