Universidade Estadual do Centro-Oeste A INTEGRAÇÃO DAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS NO ENSINO DE ARTE NA ESCOLA Maria Cristina Geremias Curso de Arte-Educação 4º Ano Orientador: Prof. Ms. Daiane Solange Stoeberl da Cunha. Departamento de Arte Educação
Objetivos A pesquisa propôs a investigação das possíveis relações entre as diferentes linguagens da arte (artes visuais, música, dança e teatro) e a viabilidade na abordagem em sala de aula.
Materiais e Métodos A pesquisa percorreu o caminho da fundamentação teórica em ensino de Arte, dando ênfase para análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais, perpassando pela coleta de dados, através de questionários.
PCN As ideias apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) propõem que cada disciplina deve ser trabalhada para desenvolver competências em três domínios: representação e comunicação, investigação e compreensão e contextualização sociocultural. Na tentativa de colocar esses conceitos em prática faz-se necessário explorar as possibilidades de inter-relação entre as diversas áreas do conhecimento.
PCN Investigar de que forma os arte educadores tem trabalhado a integração dos elementos sonoros, visuais e corporais no ensino da arte, partindo do pressuposto que as aulas de arte devem propiciar aos alunos momentos que envolvam os três eixos norteadores estabelecidos pelo PCN: leitura, contextualização e produção.
Resultados Obtidos Para a realização da pesquisa, dentre os procedimentos que foram desenvolvidos estiveram a pesquisa bibliográfica, a aplicação de questionários com professores de Arte da rede pública de ensino, concluindo com a análise dos resultados.
Dados No ano letivo de 2011, o efetivo conta com 37 professores contratados após concurso público e 41 professores contratados pelo processo seletivo simplificado (PSS).
Resultados Obtidos/ Constatações - Necessidade/dificuldade de se trabalhar as linguagens artísticas de forma integrada. Escassez de tempo – poucas aulas semanais. - “A integração das linguagens da arte é fundamental para fortalecer a identidade do aluno nas esferas intelectual, afetiva, política, ética, estética e também funcional, fornecendo instrumentos para a vida toda”.
Bibliografia CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. São Paulo: Pensamento, 1982. CAZNOK, Y. B. Música: entre o audível e o visível. São Paulo: UNESP, 2003. DUARTE JÚNIOR, João Francisco. O sentido dos sentidos: a educação do sensível. Curitiba: Criar Edições, 2001. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEC, 1997.