Engenharia de Produção

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Transcrição da apresentação:

Engenharia de Produção AULA 6 Engenharia da Qualidade I CURSO DE FÉRIAS Janeiro de 2010 Prof. Kléber Barros

Conceitos e visões sobre os custos da Qualidade

Termos e Definições Custos: tudo que se investe para conseguir (produzir ou distribuir) um produto/serviço Custos da Qualidade: dinheiro despendido para se obter a qualidade requerida. Custos da não qualidade: custos associados com a produção de material não conforme. Não conformidade: Não atendimento a um requisito

A qualidade é custo ou investimento? O custo da qualidade da sua organização está revertendo em aumento na satisfação dos clientes? Mesmo que uma companhia tenha capacidade para fabricar um produto perfeito, isso pode não ser viável do ponto de vista econômico

INTRODUÇÃO O conceito de Custos da Qualidade: custo incorrido por causa da existência, ou da possibilidade de existência, de uma baixa qualidade Por isso pode ser visto como o custo de se fazer as coisas de modo errado

Histórico do conceito de custo da qualidade Mencionado inicialmente por Juran em 1951 em seu livro Quality Control Handbook Termo “custos da qualidade” assumiu diferentes significados: custos para se atingir a qualidade ou custos para o funcionamento do Departamento de Qualidade

custos para se encontrar e corrigir o trabalho defeituoso Solução: equiparar os “custos da qualidade” com o “custo da má qualidade”. custos para se encontrar e corrigir o trabalho defeituoso

Histórico Em 1956, Armand Feigenbaum propõe a classificação dos custos da qualidade em quatro categorias: Prevenção Avaliação Falhas internas Falhas externas A classificação de Feigenbaum tem sido utilizada até o presente pela maioria dos autores.

Custos de Controle e de Falha no Controle Custos de Prevenção Custos de Avaliação Custos de Falhas no Controle Custos de falhas internas Custos de falhas externas Proposto por Feingenbaum

Custos de Falhas no Controle Custos de Controle Custos de Prevenção Custos de Avaliação Custos de Falhas no Controle Custos de falhas internas Custos de falhas externas Custos de Controle Custos de Prevenção: São todos gastos associados às medidas tomadas para planejar o processo de modo a garantir que não ocorrerão defeitos

Custos de Controle Exemplos de Custos de Prevenção: Treinamento de colaboradores Manutenção preventiva Inspeção de recebimento Desenvolvimento de fornecedores Auditorias Exemplo: Restaurantes e Lanchonetes em geral

Custos de Falhas no Controle Custos de Controle Custos de Prevenção Custos de Avaliação Custos de Falhas no Controle Custos de falhas internas Custos de falhas externas Custos de Controle Custos de Avaliação (inspeção ou detecção): São todos gastos associados às inspeções para garantir que o produto esteja conforme às especificações

Custos de Controle Exemplos de Custos de Avaliação: Coleta, análise e relato dos dados de qualidade Custo de controle estatístico de processo Gastos de laboratório Exemplo: Empresas de beneficiamento de Castanha de Caju

Detalhamento de Custos de Avaliação Inspeção de recebimento Mão-de-obra Atualização de folhas de inspeção, planos de controle Laboratório de Ensaio de Aceitação Desenvolvimento de laboratórios de calibração e ensaios Depreciação dos equipamentos usados no laboratório Inspeção em Processo e final Preparação de relatórios Análise de cartas de controle Análise de capacidade do processo Avaliação do produto em estoque Avaliação do produto em processo

Custos de Falhas no Controle Custos de Controle Custos de Prevenção Custos de Avaliação Custos de Falhas no Controle Custos de falhas internas Custos de falhas externas Custos de Falhas no Controle Custos de Falha Interna: São todos gastos decorrentes da produção de peças defeituosas, antes que elas cheguem ao cliente.

Custos de Falha no Controle Exemplos de Custos de Falha Interna : Parada de produção devido a peças defeituosas Refugos Retrabalho Reinspeção de lotes Estoque Ex. Empresas de produção de produtos em série.

Detalhes de Custos de Falhas Internas Retrabalho e reparo Mão-de-obra (salário e benefícios) material utilizado Refugo Matéria-prima Tempo de re-processo

Custos de Falha no Controle Custos de Controle Custos de Prevenção Custos de Avaliação Custos de Falhas no Controle Custos de falhas internas Custos de falhas externas Custos de Falha no Controle Custos de Falhas Externas: São todos gastos decorrentes dos produtos que chegam com defeitos para o cliente.

Custos de Falha no Controle Exemplos de Custos de Falhas Externas: Custo de devolução de produto Reparos no período de garantia Custos de investigação para descobrir o(s) defeito(s) Processos judiciais acionados pelo cliente SAC Exemplo: EletroEletrônicos de baixa qualidade.

Processamento de reclamações de clientes Reparo de campo não planejada Mais exemplos de Custos de Falhas Externas Processamento de reclamações de clientes Mão-de-obra para a análise Necessidade de ação corretiva Reparo de campo não planejada Horas extras de inspeção Processamento não planejado “Recalls” Transporte, reposição, desmontagem, despesas repassadas pelo cliente, etc. imagem (perda de futuros negócios) Garantia despesas geradas pela substituição de componentes ou produtos defeituosos durante o período de garantia mão-de-obra.

Custos de Falha no Controle Exemplos de Custos difíceis de coletar e analisar: Perda do cliente Danos a marca Reconquista do cliente

CUSTOS DA QUALIDADE Duas Teorias: C Q Qualidade = gastos com materiais, treinamento, inspeção... Qualidade = eliminar má qualidade Investimentos em qualidade Eliminação dos gastos decorrentes da falta de qualidade

Curva de Custo Total da Qualidade Região de melhoria Região de operação Região de perfeccionismo Falhas = >70% Prevenção = <10% Falhas = 50% Prevenção = 10% Falhas = < 40% Avaliação = > 50% custo Custo Total da Qualidade Custo de falhas Custo de prevenção + avaliação Má Ótima x y Qualidade

Regiões de custo Total da qualidade A curva do custo total da qualidade é dividida em três Regiões: Região de melhoria Região de operação (de indiferença) Região de perfeccionismo (dos altos custos de avaliação)    

Região de Melhoria custos das falhas são  70% dos custos totais da qualidade custos de prevenção estão abaixo de 10% dos custos totais da qualidade existem oportunidades para a redução dos custos totais pela melhoria da qualidade de conformidade ações de prevenção e avaliação para reduzir falhas

Região de Operação custos das falhas são  50% dos custos totais da qualidade custos de prevenção são  10% dos custos totais da qualidade Na região de operação o ideal foi atingido em termos de projetos compensadores de melhoria da qualidade é possível mais melhorias, porém os projetos estão competindo com os outros projetos compensadores, que ainda não atingiram os níveis considerados ideais

Região de Perfeccionismo custos de avaliação excedem os custos das falhas Ainda existe alguma oportunidade para a redução dos custos examinando os padrões de qualidade (especificações) para ver se eles são realistas em relação à adequação ao uso

Investimento ou Despesa? Controle da Qualidade Investimento ou Despesa?

Investimentos no controle da qualidade Investimentos focados no controle da qualidade: ESTIMA-SE: Economia de 4 dólar com falhas evitadas cada 1 dólar gasto na prevenção

Investimentos no controle da qualidade Os custos da falta de controle crescem no tempo, se erros e defeitos não são detectados

Investimentos no controle da qualidade Richard W. Anderson, gerente-geral da divisão de sistemas de computadores da Hewlett-Packard: "Quanto mais cedo você detectar e prevenir um defeito, mais você poderá economizar. Se você jogar fora uma resistência defeituosa de 2 centavos antes de usá-la, perderá 2 centavos. Se não descobri-lo até que esteja soldada em um componente de computador, poderá custar-lhe US$ 10 para reparar o componente. Se você não descobrir o componente defeituoso até que esteja nas mãos do usuário do computador, o reparo custará centenas de dólares. Na verdade, se um computador de US$ 5.000 tiver que ser reparado no campo, a despesa pode exceder o custo de fabricação."

Investimentos no controle da qualidade Na prática: empresas gastam pouco com a prevenção da qualidade, o que leva a maiores custos devido a falta de controle Em média, a distribuição dos custos da qualidade na indústria se apresenta conforme abaixo:

Como reduzir custos da qualidade através da analise de falhas internas? Priorizar o tratamento das falhas que consomem mais recursos, no sentido de direcionar corretamente os investimentos para melhoria da qualidade Dimensionar, de forma mais adequada os recursos destinados à atividade de inspeção: reduzir o gasto com inspeções em pontos onde não ocorrem problemas ou que acontecem apenas ocasionalmente

Obstáculo para programas de qualidade alta qualidade significa necessariamente alto custo "Sem dúvida que queremos a qualidade, mas agora estamos em crise e temos coisas mais importantes para pensar. Quando a crise passar, aí sim, vamos investir em qualidade” idéia errônea medo de não haver retorno rápido