Técnicas de Coleta de Dados

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Técnicas de Coleta de Dados

Técnicas de Coleta de Dados Entrevistas Grupos de Focos Quastionários Brainstorming de necessidades Classificação de cartões Estudos de campo Investigação contextual

Entrevistas É uma conversa guiada (entrevistador e entrevistado) por um roteiro de perguntas ou tópicos. Objetivo Coletar informações detalhadas e profundas de usuários individuais.

Entrevistas Vantagens Permite coletar muitas informações dos usuários individualmente. Flexível: permite fazer perguntas e se aprofundar mais do que questionários ou grupos de foco.

Entrevistas Perguntas Abertas Perguntas Fechadas Tem natureza exploratória Sem restrição da resposta. Perguntas Fechadas Apresentam um conjunto predefinido de respostas.

Entrevistas São classificadas em: Estruturadas Não estruturada É seguido um roteiro Geralmente são perguntas fechadas Não estruturada É feito perguntas de modo flexível Geralmente são perguntas abertas O único comprometimento é com o tópico Semiestruturada Roteiros com tópicos ou perguntas É seguido uma ordem cronológica das perguntas

Roteiro de Entrevista Experiência como professor (tempo – área – nível) Há quantos anos? Que área(s)? Que nível (graduação/ pós / extensão) Função (atividades – frequencia – satisfação) Quais as principais atividades? Quais as mais frequentes? E as menos frequentes? Quais mais gosta de realizar? Quais gosta menos? Por quê?

Estrutura de um entrevista Apresentação O entrevistador se apresenta e explica o objetivo da entrevista. Aquecimento Perguntas de fácil resposta Principal O roteiro é explorado Desaquecimento Desfazer alguma tensão Conclusão Agradecimento

Entrevistas Esforço É necessário treinar os entrevistador (deve evitar de influenciar as respostas dos entrevistados) Fazer perguntas claras (sem termos técnicos) Leva tempo para entrevistar muitos usuários

Questionários É um formulário impresso ou on-line com perguntas que os participantes devem responder. Objetivo Coletar rapidamente dados (principalmente quantitativos) de muitos usuários

Questionários Vantagens Permite coletar informações de muitos usuários Pode ser rápido e fácil analisar os dados Relativamente baratos É adequado quando temos uma boa noção das respostas mais prováveis e queremos conhecer a proporção de respostas.

Questionários Possuem perguntas abertas e fechadas. Deve conter instruções de como responder cada pergunta.

Questionários Esforço Avaliador deve ser experiente para evitar perguntas que induzam certas respostas Na WEB, requer pouco esforço de distribuição

Grupos de Foco É uma entrevista coletiva. Objetivo Avaliar atitudes, opiniões e impressões dos usuários

Grupos de Foco Vantagens Permite coletar informações de muitos usuários simultaneamente (em grupo)- múltiplos pontos de vista.. Discussão em grupo com freqüência dispara novas idéias.

Grupos de Foco Esforço Recrutar usuários suficientes pode requerer muitos recursos. Um moderador experiente é importante.

Brainstorming Fornece informações sobre o tipo de conteúdo e características que os usuários querem e desejam em um produto. Objetivo Coletar uma lista priorizada de necessidades e desejos percebidos dos usuários

Brainstorming Vantagens Pode se preparar, conduzir e analisar dados da atividade em pouco tempo e com poucos recursos Uma sessão eficiente de brainstorming começa com uma pergunta que sumariza o objetivo de entender o que os usuários querem e precisam no produto.

Brainstorming Esforço Moderação em grupo requer esforço razoável Recrutar usuários suficientes pode requerer muitos recursos Pouco esforço para conduzir e analisar dados

Classificação de Cartões Objetivo Identificar como usuários agrupam informações ou objetos (para arquitetura da informação)

Classificação de Cartões Vantagens Técnica simples de conduzir Se feita em grupo, permite coletar dados de vários usuários de uma vez Motiva a própria equipe a detalhar o produto em componentes

Classificação de Cartões Esforço Esforço de detalhar informações e definições Baixo esforço de condução Esforço para análise depende de ferramenta, número de cartões e de participantes

Estudo de Campo e Investigação contextual Objetivo Entender usuários, seu ambiente e suas tarefas em contexto

Estudo de Campo e Investigação contextual Vantagem Permite descobrir o que se faz de fato (vs. O que se diz que se faz) Permite coletar muitos dados ricos Validade ecológica

Estudo de Campo e Investigação contextual Esforço Nível de esforço mais alto para preparar as visitas, conduzir e analisar os dados

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Exercício Fazer um Brainstorming – lista priorizada de necessidades e desejos.