SOCIOLOGIA MÍDIA E POLÍTICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª NEUSA CHAVES BATISTA
Advertisements

Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
Ciência Política e Teoria do Estado
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Jean-Jacques Rousseau
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Hegemonia e educação em Gramsci Relações de poder e intelectuais
UMA TENTATIVA DE DEFINIÇÃO
Ética e subjetividade – uma reflexão
Dinâmica e Gênese dos Grupos
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Nome: Priscila Schuster Colling Professor: Dejalma Cremonese
Saúde: bem público global e direito fundamental
Profª NEUSA CHAVES BATISTA
SOCIOLOGIA Profa. Erika Bataglia
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
DIREITO À PRIVACIDADE E À PROTECÇÃO DOS DADOS PESSOAIS
I- Concepção de Educação
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2012 DRE PIRITUBA / JARAGUÁ.
Dilemas da burocracia no campo das políticas públicas: neutralidade, competição ou engajamento? Maria Ceci Misoczky.
Estado Liberal de Direito
IV fórum permanente desafios do magistério 2007 – UNICAMP
AFINAL O QUE É MULTICULTURALISMO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO?
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.
Curso Direito à Memória e à Verdade
Cícero paulino dos santos costa
Governança e Desenvolvimento
PROTAGONISMO JUVENIL COMO FORMA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Profª Drª Loredana Limoli Universidade Estadual de Londrina.
“Pensar o Serviço Social na contemporaneidade requer que se tenha os olhos abertos para o mundo contemporâneo para decifrá-lo e participar da sua recriação.”
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
GESTÃO SOCIAL COM FAMÍLIAS Darlene de Moraes Silveira
Márcia do Valle Pereira Loch, Dra.
Ginástica Geral.
Ética e Educação: o equilíbrio no par conservação/transformação
Ouvidoria Órgão de Participação Social
DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO
A Sociedade humana: generalidades
Contexto As três últimas décadas do século XX marcadas por mais uma crise cíclica do capitalismo. Recoloca-se em cena o debate sobre globalização. A globalização.
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
Parâmetros Curriculares – Língua Portuguesa, Matemática e EJA
Iluminismo Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
Max Weber e as ações sociais
Sociologia Por quê?.
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Émile Durkheim ( ).
A verdadeira moral Zomba da Moral (Pascal)
Christian Looff Sanhueza  Habermas propõe uma Nova Teoria da Modernidade que recupere as promessas do Iluminismo e, ao mesmo tempo, suprima suas patologias.
Fonte principal: “A Inclusão do Outro” (1999)
Servidor como Agente da Ação Estatal
Construindo a cultura educacional inclusiva
Os anos 90: Política e sociedade no Brasil
Rejane de Oliveira Pozobon
GESTÃO : PLANEJAMETO/ADMINSTRAÇÃO
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
As Concepções Pedagógicas.
Filosofia e Política.
O que é uma universidade? Instituição/organização que compreende uma rede de relações entre comportamentos das pessoas que a constitui (Botomé, 1996),
Ética Kantiana.
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
SUBJETIVIDADES E SOCIEDADE
CRITÉRIOS DE JUSTIÇA PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA DE POLÍTICAS PÚBLICAS: reconhecimento, redistribuição, representação e realização. José Henrique de Faria.
PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS EIXO II CONCRIANÇA2012 Ped. Maria Salete Venhofen. SETAS/CPSE.
PAINEL: O MUNDO DO TRABALHO: TENSÕES, IMPLICAÇÕES E PERSPECTIVAS NO ÂMBITO DO SUAS CNAS – 30 de março de 2011.
PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE
DAS “LÓGICAS DO ESTADO” ÀS “LÓGICAS DA SOCIEDADE CIVIL”: ESTADO E “TERCEIRO SETOR EM QUESTÃO” CARLOS MONTAÑO.
Transcrição da apresentação:

SOCIOLOGIA MÍDIA E POLÍTICA

O LUGAR DA: SOCIOLOGIA, POLÍTICA, MÍDIA E EDUCAÇÃO NA MODERNIDADE

ILUMINISMO HUMANIZAÇÃO MODERNIZAÇÃO A SOCIEDADE MODERNA ILUMINISMO HUMANIZAÇÃO MODERNIZAÇÃO

MODERNIDADE RAZÃO LIBERDADE IGUALDADE

RAZÃO COMO ESSÊNCIA DO HOMEM RAZÃO COMO CHAVE EXPLICATIVA SOBRE QUEM SOMOS DE ONDE VIEMOS E PARA ONDE VAMOS

FUNDAMENTO MODERNO DO PODER CONSENTIMENTO.

PODER POLÍTICO É UM CONCEITO AMBÍGUO: SOCIEDADE SE QUER AMBIENTE DE NÃO PODER DE NÃO VIOLÊCIA. NESTE CASO PODER SERIA EXERCÍCIO DA SOBERANIA CONSENTIDA POR TODOS, MERO EXERCÍCIO DA AUTORIDADE QUE FAZ CUMPRIR AS REGRAS ELABORADAS POR TODOS.

O QUE É LIBERDADE? Fazer o que quiser? NÃO = BARBÁRIE Obedecer às regras dadas? NÃO = AUTORITARISMO Participar da construção das regras de convivência coletiva? SIM.

TENSÕES DA MODERNIDADE X LIBERDADE INDIVÍDUO MERCADO PRIVADO IGUALDADE SOCIAL ESTADO PÚBLICO

LIBERALISMO ÊNFASE NO INDIVÍDUO EQUILÍBRIO E DESENVOLVIMENTO = INDIVÍDUOS ESTABELECENDO CONTRATOS NO MERCADO EM BUSCA DE SUAS NECESSIDADES. ESTADO DEVE PROTEGER ESTA RELAÇÃO. (LIDERDADE INDIVIDUAL) DIREITOS INDIVIDUAIS COMO PROTEÇÃO CONTRA O ESTADO

SOCIALISMO ... ÊNFASE NO SOCIAL. ESTADO DEVE PROTEGER O SOCIAL CONTRA O INDIVÍDUO E O MERCADO. SOCIAL DEVE ESTAR ORGANIZADO E ANIMADO POR INDIVÍDUOS INTEGRADOS (ALTRUÍSTAS) MAIORIA NÃO NECESSARIAMENTE FORMA VONTADE COLETIVA – PÚBLICO. ESTADO DEVE REFLETIR INTERESSES DO PÚBLICO.

OS MODERNOS ABREM MÃO DE FUNDAR O PODER NUMA CONCEPÇÃO DE BEM [MORAL GERAL / ESSÊNCIA]. SEPARAM O PÚBLICO DO PRIVADO CONCEPÇÃO DE BEM E MAL PASSA A SER DA ESFERA PRIVADA VALORIZAM OS MEIOS, OS PROCEDIMENTOS DEMOCRÁTICOS. PREOCUPAÇÃO COM A ESTABILIDADE POLÍTICA/SOCIAL.

PÚBLICO É DIFERENTE DE ESTATAL E DE PRIVADO PÚBLICO É SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA – LUGAR DA OPINIÃO PÚBLICA

Esfera Pública É a dimensão de organização e manifestação de um público (informado, interessado, voltado para o coletivo) que se faz construtor/enunciador de uma Opinião Pública

ESFERA DO PODER PÚBLICO SETOR PRIVADO ESFERA DO PODER PÚBLICO Mercado (setor da troca de mercadorias e de trabalho social) esfera pública política Estado (setor da ‘política pública’) esfera pública literária clubes mídia partidos Partidos espaço íntimo da pequena família (intelectualidade burguesa) (mercado de bens e disputas culturais)

PROJETO MODERNO PROPORCIONAR O ENCONTRO DE CIDADÃOS LIVRES NO ESPAÇO PÚBLICO (TRANSPARENTE) EM IGUALDADE DE CONDIÇÕES PARA CONSTRUÇÃO DOS INTERESSES COLETIVOS A PARTIR DO CONFLITO ARGUMENTATIVO (RACIONAL).

PROJETO MODERNO TENSÕES IGUALDADE X DIFERENÇA IDENTIDADE UNIVERSAL X IDENTIDADE DE GRUPO AUTONOMIA (LIBERDADE) X NORMALIZAÇÃO. [OU] AUTONOMIA X INTEGRAÇÃO.

MODERNIDADE É PROJETO SIGNIFICA QUE: HOMEM É – RACIONAL, LIVRE E IGUAL HOMEM NÃO É – RACIONAL, LIVRE E IGUAL É EM ESSÊNCIA, MAS NÃO É NA REALIDADE DESAFIO É FAZER A REALIDADE ENCONTRAR A ESSÊNCIA

DESAFIO QUE REQUER EDUCAÇÃO POLITIZADORA PAPEL FUNDAMENTAL DA EDUCAÇÃO, SEGUNDO O PROJETO MODERNO, SERIA CONTRIBUIR PARA FORMAÇÃO DO SUJEITO AUTÔNOMO, CAPAZ DE PARTICIPAR DA CONSTRUÇÃO DOS INTERESSES COLETIVOS NO ESPAÇO PÚBLICO.

EDUCAÇÃO É uma atividade intersubjetiva que deve contribuir para a construção de um sujeito autônomo que, a partir de uma identidade (individual/coletiva), seja capaz de participar no espaço público (múltiplo e comum) verbalizando seus interesses. O efeito da educação é (deve ser), não a mera reprodução da vida, mas, sua reinvenção a partir da experiência da própria vida.

SOCIOLOGIA: Papel fundamental através do que Mills nomeou de ‘imaginação sociológica’ – vincular as biografias (trajetórias pessoais) aos movimentos e forças estruturais da sociedade. Desnaturalizar = Historicizar. Enfatizar conflitos, identidades, estratégias pessoais e coletivas diante dos jogos de poder.

POR QUÊ MODERNIDADE NÃO VINGOU? A RAZÃO É CONTRADITÓRIA. A RAZÃO INSTRUMENTAL (TÉCNO-CIENTÍFICA), AO CONTRÁRIO DE PRODUZIR AS CONDIÇÕES DE IGUALDADE, REFORÇA AS DIFERENÇAS E HIERARQUIAS.

COMO? A RAZÃO INSTRUMENTAL CRIA MODELOS UNIVERSAIS DO QUE É SER IGUAL (MODELO DE CIDADÃO, MULHER, ALUNO, TRALHADOR ETC). O MODELO SERVE, NÃO PARA BUSCA DA IGUALDADE, MAS, PARA DEMARCAR AS DIFERENÇAS [A DISTÂNCIA DE CADA UM EM RELAÇÃO A ELE] E TOMÁ-LAS COMO INFERIORIDADES.

SUBALTERNIZAÇÃO DO OUTRO ATRAVÉS DO ‘MODELO’ O OUTRO É DEFINIDO PELAS SUAS SUPOSTAS CARÊNCIAS , LIMITAÇÕES E DEFICIÊNCIAS [CONFORME OS VALORES DOMINANTES]. OU SEJA, DEFINIDO COMO AQUELE QUE NÃO ESTÁ EM CONDIÇÕES DE SER SUJEITO.

PRÁTICAS DE PODER A ELE SERÁ RESERVADO UM PAPEL SOCIAL SUBALTERNO (BOM ALUNO, BOM CIDADÃO, BOA MULHER, BOM NEGRO ETC). O MODELO VIABILIZA AINDA O FUNCIONAMENTO DE UM CONJUNTO DE PRÁTICAS INSTITUICIONAIS: TUTELA, CUIDADO, FORMAÇÃO ... (PRÁTICAS DE PODER,DISCIPLINA, NORMA)

OUTRO COMO CULPADO EM NOME DA CONSTRUÇÃO DA IGUALDADE AS PRÁTICAS DE TUTELA SERVEM PARA SUJEITAR O OUTRO (REPONSABILIZÁ-LO INDIVIDUALMENTE PELA SUA CONDIÇÃO E POSIÇÃO SOCIAL).

SAÍDA DESTA ENGRENAGEM INSTITUCIONAL? SUBSTITUIR “PAPÉIS” POR IDENTIDADES AUTÔNOMAS.

IDENTIDADE (S) - SUBJETIVIDADES INDIVIDUAL COLETIVA PARCIAL UNIVERSAL

DESAFIO COMBINAR IDENTIDADES PARCIAIS E IDENTIDADE UNIVERSAL

CULTURA POLÍTICA BRASILEIRA FUNDADA NA DÁDIVA = AVESSO DA CIDADANIA. SOLIDARIEDADE TRADICIONAL: PRIVADA, AFETIVA, ENTRE DIFERENTES, MANTÉM HIERARQUIA. SOLIDARIEDADE POLÍTICA: PÚBLICA, RACIONAL ESTRATÉGICA, DIREITO, ENTRE IGUAIS, CONTRA HIERARQUIA.