Motores a combustão interna e a Transmissão de sua potência
O que sabemos sobre motores à combustão? Motores diferentes para combustíveis diferentes? Motores aspirados e turbinados? 8 ou 16 válvulas? De onde vêm a potência dos motores à combustão? Como a potência do motor é transferida para as rodas? Todos os motores usam velas? Quais os ciclos de um motor? Motor em linha, em V ou boxer? Quais os sistemas de um veículo? Cilindradas?
Motores a combustão interna NICOLAS OTTO, alemão, é o inventor do motor de combustão por centelha; RUDOLF DIESEL, alemão, engenheiro, é o inventor do motor de combustão por compressão;
Ainda existem outros tipos Wankel – combustão interna porém sem pistões
Constituição dos Motores Motor de combustão interna: produção de calor no interior do próprio motor. O motor de combustão interna é um conjunto de mecanismos que transforma energia térmica em energia mecânica
Principais partes do motor Cabeçote, bloco e cárter
Cabeçote do motor o cabeçote é a parte superior do motor; são fabricados em ferro fundido ou alumínio.
Bloco do motor o bloco é a parte central do motor; normalmente construído de ferro fundido;
Cárter do motor o cárter é a parte inferior do motor; normalmente é o reservatório de óleo lubrificante.
Principais Componentes no Cabeçote Válvulas: as válvulas são usadas nos motores de quatro tempos. Controlam a entrada e saída de gases em cada cilindro do motor.
VÁLVULAS Responsável pelo fechamento e abertura das válvulas nos motores de 4 tempos
Principais Componentes no Cabeçote Eixo de cames; Eixo de comando de válvulas; possui ressaltos ou cames para cada válvula. são fabricados em aço forjado ou ferro fundido.
Principais Componentes no Bloco Cilindro:o cilindro é um furo no bloco aberto nas duas extremidades.
Principais Componentes no Bloco Virabrequim ou árvore de manivelas:
Principais Componentes no Bloco Pistão: o pistão é fechado na parte superior e aberto na inferior. Apresenta ranhuras na parte superior para fixação dos anéis de segmento
Principais Componentes no Bloco Biela: em forma de haste, serve para transmitir o movimento linear alternativo do pistão para o virabrequim.
Principais Componentes no Cárter reservatório de óleo lubrificante; bomba de óleo lubrificante está localizada no cárter; fechamento da parte inferior do motor.
Motores do Ciclo Otto motores de ignição por centelha; utilizam a energia da centelha elétrica da vela de ignição para dar início a reação de combustão.
Motores do Ciclo Diesel motores de ignição por compressão; utilizam o aumento da temperatura devido a compressão de uma massa de ar para dar início a reação de combustão
Motores de 4 Tempos Realiza o ciclo em quatro cursos; Realiza o ciclo em duas voltas (720o) na árvore de manivelas
Motores de 2 Tempos Realiza o ciclo em dois cursos; Realiza o ciclo em uma volta (360o) na árvore de manivelas
Motores do ciclo otto de 4 tempos Os motores do ciclo otto de quatro tempos admitem mistura de ar e combustível.
Motores do ciclo diesel de 4 tempos Os motores do ciclo diesel de quatro tempos admitem somente ar. Não Há centelha (faísca)
Motores do ciclo otto de 2 tempos Os motores do ciclo otto de dois tempos admitem mistura de ar,combustível e óleo lubrificante.
Funcionamento básico dos motores de 4 tempos Primeiro curso: Admissão Ar + combustível
Funcionamento básico dos motores de 4 tempos Segundo curso: Compressão
Funcionamento básico dos motores de 4 tempos Terceiro curso: Expansão
Funcionamento básico dos motores de 4 tempos Quarto curso: Descarga Resíduos da combustão
Motor 4 tempos
Abertura e fechamento de válvulas
Funcionamento básico dos motores de 2 tempos Primeiro curso: compressão e admissão no cárter. Segundo curso: expansão, admissão no cilindro e descarga.
Sistemas de Alimentação do motor Circuito de Ar Responsável pelo suprimento de ar e combustível ao motor
Ocorre diferente para os diferentes tipos de motor Otto Diesel Injeção eletrônica Veículos carburados
Quanto à forma de entrada de ar Admissão do ar por meio do vácuo criado pelo movimento descendente do pistão: motor aspirado sob pressão: motor turbinado
Circuito de combustível DIESEL Injeção de combustível atomizado, sob pressão, no interior da câmara de combustão de cada cilindro segundo a ordem de ignição do motor; Pressão de injeção: 2000 bar
Bomba injetora Dosagem e controle da injeção de combustível sob pressão
Bomba alimentadora Bomba alimentadora: baixa pressão – bombeamento do combustível do tanque até a bomba injetora
SISTEMA DE ARREFECIMENTO O sistema de arrefecimento é um conjunto de dispositivos eletromecânicos Tem como função controlar a temperatura dos motores de combustão interna. Alta temperatura Combustão - Calor
Sistema de arrefecimento 25-35% do calor é transformado em trabalho mecânico; 65-75% é liberado para o meio ambiente: por radiação direta, gases do escape e pelo sistema de arrefecimento. Motor CALOR Radiação direta SISTEMA DE ARREFECIMENTO Gases do escape Trabalho útil Trabalho para vencer resistências
Meios arrefecedores Os meios arrefecedores usados são o ar e a água. (origem nas guerras) O meio arrefecedor entra em contato com as partes aquecidas do motor, absorver calor e transfere para o meio ambiente.
TIPOS DE SISTEMAS DE ARREFECIMENTO Sistema ar de circulação livre ou forçada; Sistema ar e água de termossifão ou de Circulação Forçada
Sistema ar-água de arrefecimento Usa AR e ÁGUA como meios arrefecedores. A água absorve o calor dos cilindros e transfere para o ar através de um radiador.
Tipos de sistemas ar-água Termossifão Circulação forçada
Sistema ar-água de circulação forçada Usado nos tratores agrícolas
SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO O sistema de lubrificação tem como função distribuir o óleo lubrificante entre partes móveis do motor para diminuir o desgaste, o ruído e auxiliar no arrefecimento do motor.
Sistema de lubrificação Nos motores de quatro tempos o óleo lubrificante é armazenado no cárter e o fluxo de óleo é feito sob pressão através de galerias existentes no motor. Nos motores de dois tempos do ciclo Otto o óleo lubrificante fica misturado com o combustível no tanque. Óleo lubrificante 4 tempos OTTO/DIESEL 2 tempos OTTO Cárter do motor Tanque de combustível
Sistema de mistura com o combustível Utilizado nos motores de 2 tempos do ciclo OTTO; O óleo é misturado no combustível na proporção de 1:20 a 1:40.
Sistemas de Transmissão da potência Em máquinas agrícolas (também em nossos veículos) necessitamos de transferir a energia do motor para as rodas para gerar movimento além de acionar implementos agrícolas. Exemplo- trator
SISTEMA DE TRANSMISSÃO Mecanismos responsáveis pela recepção, transformação e transmissão da potência do motor até os locais de sua utilização nos veículos. Nos tratores agrícolas os locais de utilização de potência são: tomada de potência, sistema hidráulico do engate de três pontos e barra de tração
Tipos de mecanismos de transmissões Transmissão mecânica : contato direto das engrenagens Transmissão hidráulica : realizada por meio de fluxo de óleo. Transmissão hidromecânica : associam-se componentes de transmissão hidráulica e mecânica.
Transmissões mecânicas Contato direto de engrenagens (mais comum)
Componentes do sistema de Transmissão Embreagem-caixa de marchas-diferencial-redução final
Componentes do sistema
Embreagem do volante
Caixa de marchas (Câmbio)
Diferencial
Diferencial: satélites-planetárias Semi-eixo DESLOCAMENTO EM LINHA RETA DESLOCAMNETO EM CURVAS
Sistema Elétrico Diferente para ciclo otto e diesel; Tem como função auxiliar na partida dos motores; Controlar a iluminação do veículo; Nos motores do ciclo otto controla e produz centelha elétrica para combustão; Nos motores do ciclo diesel não faz parte do processo de combustão. Sistemas de baixa e alta tensão
Componentes básicos do sistema Bateria Alternador Motor de partida
Componentes do motor de partida Volante
SISTEMA HIDRÁULICO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS O Sistema Hidráulico permite maior versatilidade no uso das máquinas agrícolas; Permite transmitir força para diversos pontos da máquina; Permite movimentar partes de máquinas a distância por fluxo de óleo através de mangueiras de alta pressão ( ).
Sistema hidráulico Mecanismo de transmissão de força através de fluxo de óleo sob pressão. O óleo é incompressível e lubrificante.
Constituição básica do sistema Reservatório Filtro Bomba Válvula de controle Alavanca do operador Cilindro hidráulico Bomba de engrenagens
Engate de 3 pontos Levantar máquinas Abaixar máquinas Controle de profundidade em de máquinas de solo Controle de altura em de máquinas de superfície
Para Vocês (cai na Prova!!!): O que é o ciclo otto e ciclo diesel em motores. O que é um motor de 2 e 4 tempos? Onde é adicionado o óleo de lubrificação em um motor 2 tempos? Qual a função do diferencial? Quais os ciclos de um motor 2 e 4 tempos?
vídeo Montagem de motor e seus ciclos Lubrificação do motor
Obrigado a todos!!! Valeu!!!!!!!!