Língua Estrangeira Moderna

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Centro de Estudos de Línguas – CEL
Advertisements

A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
PROJETO RELACIONADO AS TECNOLOGIAS PEDAGOGICAS NA ÁREA DO ENSINO FUNDAMENTAL.
EMEF JARDIM BRITÂNIA DRE PIRITUBA
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I Paulo Neto
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
LINGUAGEM TEXTO GÊNERO TIPOLOGIA
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
FÓRUM ANUAL DE DOCENTES
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2010
Linguagem, alfabetização e letramento
Cultura, Linguagem e Língua
Linguagem É uma forma de interação, uma expressão do pensamento, sendo um instrumento de comunicação.
Habilidad lingüística comunicativa
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
Educação de Jovens e Adultos
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
POR QUE É IMPORTANTE SABER GRAMÁTICA?
“Aprender conteúdos & desenvolver capacidades” Cesar Coll e outros
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
As Histórias em Quadrinhos (HQs) utilizadas em salas de aula se bem trabalhadas propõe aos alunos um bom debate e maior aprofundamento do que seja o uso.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
História nas atuais propostas curriculares
Zuleika de Felice Murrie
Estrutura do documento:
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Profª. Fábio Simas.
MEDIAÇÃO.
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Perguntas de Modelação
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 1
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Coordenadoria do Ensino Fundamental
SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Etapas de uma sequência didática
Avaliação de Língua Portuguesa
Herik Zednik Rodrigues
PROVA BRASIL 2015.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Profª Ms Patrícia Maria Serrano
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
Linguagens , Códigos e suas Tecnologias.
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
A Linguagem E seus termos.
FORMAÇÃO DO NOVO PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA Compreensão oral / Expressão oral.
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa
BNCC: currículo, educação e língua portuguesa
Documentos e Propostas legais
ESTILÍSTICA Estudo do estilo que é o resultado da escolha dos recursos expressivos capazes de produzir os efeitos de sentido motivados pela emoção e afetividade.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

Língua Estrangeira Moderna Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)

Linguagens, códigos e suas tecnologias “... uma língua é o veículo de comunicação de um povo por excelência e é através de sua forma de expressar-se que esse povo transmite sua cultura, suas tradições e seus conhecimentos. PCN

Língua Estrangeira Moderna Conhecer e usar língua estrangeira moderna como instrumento de acesso a informações a outras culturas e grupos sociais, proporciona a integração do estudante num mundo globalizado.

CRITÉRIOS PARA INCLUSÃO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO CURRÍCULO Fatores históricos; Fatores relativos às comunidades locais; Fatores relativos à tradição.

Língua Estrangeira Moderna O objetivo primordial do professor de língua estrangeira deve ser o de tornar possível ao seu aluno atribuir e produzir significados - meta última do ato de linguagem. Criar situações reais de comunicação.

Língua Estrangeira Moderna A aprendizagem de uma língua estrangeira deve garantir ao aluno a capacidade de se envolver e envolver outros no discurso. Isso pode ser viabilizado em sala de aula por meio de atividades pedagógicas centradas na constituição do aluno como ser discursivo, ou seja, sua construção como sujeito do discurso via Língua Estrangeira.

Língua Estrangeira Moderna Outro pressuposto básico para a aprendizagem de uma língua estrangeira é a necessidade de garantir a continuidade e a sustentabilidade de seu ensino. Não há como propiciar avanços na aprendizagem de uma língua, propondo ao aluno a aprendizagem de espanhol na quinta série, de francês na sexta e sétima, e de inglês na oitava série.

Conceitos estruturantes e competências gerais Linguagem verbal, não-verbal e digital Signo e símbolo Denotação e conotação Gramática Texto Interlocução Protagonismo

A seleção de conteúdos em Língua Estrangeira Moderna a estrutura lingüística; a aquisição de repertório vocabular; a leitura e a interpretação de textos.

Competências e habilidades Representação e comunicação Escolher o registro adequado à situação na qual se processa a comunicação e o vocábulo que melhor reflita a idéia que pretende comunicar. Utilizar os mecanismos de coerência e coesão na produção oral e/ou escrita. Utilizar as estratégias verbais e não-verbais para compensar as falhas, favorecer a efetiva comunicação e alcançar o efeito pretendido em situações de produção e leitura. Conhecer e usar as línguas estrangeiras como instrumento de acesso a informação a outras culturas e grupos sociais.

Competências e habilidades Investigação e compreensão Compreender de que forma determinada expressão pode ser interpretada em razão de aspectos sociais e/ou culturais. Analisar os recursos expressivos da linguagem verbal, relacionando textos/contextos mediante a natureza, função, organização, estrutura, de acordo com as condições de produção/recepção (intenção, época, local, interlocutores participantes da criação e propagação de idéias e escolhas, tecnologias disponíveis.

Competências e habilidades Contextualização sócio-cultural Saber distinguir as variantes lingüísticas. Compreender em que medida os enunciados refletem a forma de ser, pensar, agir e sentir de quem os produz.

Cearês para Americanos What is that? = Diabéisso? Take it easy! = Se avexe não! Don’t be stupid! = Deixe de ser jumento! No thanks! = Carece não! So so = Marromeno Very good! = Danado de bom! Come to me, baby! = Ande, Tonha!

Skimming

Scanning