Escola de Tempo Integral Alexandre Vieira Rocha
Escola de Tempo Integral x Escola Integral: como construir uma proposta inovadora? Gabriel e Cavaliere (2012) definem a educação integral como uma ação educacional que envolve dimensões variadas e abrangentes da formação dos indivíduos. Ou seja, não basta “cultivar” o intelecto apenas. O indivíduo é muito mais que apenas o cognitivo.
Educação Integral no Brasil Escolas-Parque, Anísio Teixeira CIEPs, Darcy Ribeiro Programa Mais Educação e experiências que o inspiraram (Bairro Escola – Nova Iguaçu-RJ, Belo Horizonte-MG, Porto Alegre-RS) Palmas (TO) Apucarana (PR)
“Para o turno extra, deixam-se as outras dimensões da formação integral tidas como optativas, lúdicas, culturais, corpóreas menos profissionais mais soltas e mais atraentes” (Arroyo, 2012, p.42)
“Quanto mais desumanos forem as formas de viver das escolas, das crianças e dos adolescentes mais dignos, mais humanos terão de ser os espaços, os tempos, os tratamentos dos seus corpos, de seu viver, conviver nas escolas e nas salas de aula, nos regimentos, nos processos cotidianos de agrupar, ensinar, avaliar”. (Arroyo,2012, p.42)
“A ida à comunidade não poderá jamais representar uma fuga do espaço escolar ou, o que tem a mesma gravidade, uma forma de a escola suprir a falta de espaço próprio e de condições de trabalho.” (Giolo, 2012, p.101)
Valorização dos saberes através da educação além dos espaços escolares
Reestruturação dos espaços com fins educativos * Reestruturação dos espaços com fins educativos * Atividades diferenciadas (evitar o mais do mesmo)
Protagonismo Juvenil: Grêmios Escolares e espaços de participação efetiva