PSICOLOGIA EDUCACIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Letramento: um tema em três gêneros
Advertisements

Psicologia e práticas educativas.
Teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo
PSICOLOGIA.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Epistemologia genética – Jean Piaget
PIAGET.
Autor: Juan Delval Editora Papirus
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Concepções de Aprendizagem.
História da educação Tendência Liberal renovada
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
Seminário de usabilidade Aspectos de cognição da aprendizagem humana

Teoria Psicogenética de Piaget
Estuda o desenvolvimento do ser humano
Conceitos de aprendizagem
Psicologia do desenvolvimento
Metodologia: Piaget e Vygotsky
Didática: organização do trabalho pedagógico
Psicologia do Desenvolvimento
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
TEORIAS DE APRENDIZAGEM (reflexões...)
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
Desenvolvimento Cognitivo Segundo Jean Piaget
VYgotskY e a pedagogia A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E A PEDAGOGIA
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DESENVOLVIMENTO SOCIAL Ana Luiza Maia Felipe Piovesana Araújo Gibson Moreira Praça Guilherme Duarte UNIVERSIDADE FEDERAL.
APRENDIZAGEM ESCOLAR E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS Aula 5 – BASES DA MEDIAÇÃO.
Psicologia da Personalidade questionário
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
O diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
MODELO ECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO
1.Contribuições de Piaget para a educação.
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
JOVENS E ADULTOS COMO SUJEITOS DE CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
FACULDADE DE DESPORTO DA UNIVERSIDADE DO PORTO Discentes: o Joana Fernandes Van-zeller Campos o Joana Filipa Pinto Correia o João Diogo Costa o Maria Teresa.
“Questões mais importantes e suas respostas” Psicologia Educacional Docente: Nuno corte real, Paulo Castelar. Discentes: Ana Carneiro, António Abreu, Daniel.
Aprendizado de Conhecimentos Silmar da Silva Ferreira.
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Como desenvolver as implicações de Piaget utilizando mapas conceituais? G4 - Camila e Patricia.
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
Psicologia da Educação
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
Psicologia, Infância e Educação
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Concepções de Ensino e de aprendizagem Relações com as práticas veiculadas nas aulas de física do ensino médio.
Aprendizagem da matemática
Psicologia da Aprendizagem A teoria cognitivista da aprendizagem.
J EAN P IAGET S UÍÇA ( ). EPISTEMOLOGIA GENÉTICA Como o pensamento humano se desenvolve? Como adquirimos a capacidade cognitiva da qual dispomos?
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
Transcrição da apresentação:

PSICOLOGIA EDUCACIONAL PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

1. O desenvolvimento cognitivo da Teoria de Piaget é muitas vezes comparada com a de Vygotsky. O que nos diz Piaget relativamente ao desenvolvimento cognitivo? Conceitos-chave Esquemas - à medida que aumenta a maturação da criança, elas organizam padrões físicos ou esquemas mentais em sistemas mais complexos. Adaptação - capacidade de adaptar as suas estruturas mentais ou comportamento para se adaptar às exigências do meio. ESQUEMAS ADAPTAÇÃO

Estes conceitos levam-nos ao processo de: Moldar novas informações para encaixar nos esquemas existentes. Mudança nos esquemas existentes pela alteração de antigas formas de pensar ou agir. ASSIMILAÇÃO ACOMODAÇÃO EQUILÍBRIO Tendência para manter as estruturas cognitivas em equilíbrio.

PSICOLOGIA EDUCACIONAL Abordagem Reflexiva

Abordagem Reflexiva “A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida” John Dewey “A educação vive um tempo de grandes incertezas e de muitas perplexidades. Sentimos a necessidade da mudança, mas nem sempre conseguimos definir-lhe o rumo.” António Nóvoa

Questão Reflexiva 2. Será a aplicação, das diversas teorias, à prática do docente, algo situacional? Na nossa óptica, o profissional docente deve incorporar na sua prática, preferencialmente, pela sua abrangência, a Psicologia Social, pois esta permite-nos inter-relacionar toda a conjuntura cultural e social, abordando a apropriação de cada indivíduo, como algo único, singular. O Homem é produto e processo. Infere na individualidade colectiva, na particularidade de cada pessoa, numa perspectiva holística.

Questão Reflexiva Contudo, independentemente da teoria adoptada, o professor deve ser um agente com um palavra a dizer, na mudança de paradigma, e não apenas promover a perpetuação de práticas incorrectas, formando pessoas que veiculam ideias, princípios e valores não complacentes com uma sociedade contemporânea. É necessário um esforço conjunto de todos os actores educativos, no sentido de alterarem comportamentos e promoverem a EQUIDADE.

Questão Reflexiva 3. Quais as implicações do desenvolvimento para Piaget? Sob o ponto de vista educacional, para Jean Piaget, o conhecimento é uma construção individual da criança. Os factores sociais influenciam a desequlibração individual através do conflito cognitivo Consequência: necessária uma reconstrução do esquema assimilado, formando um novo!

Segundo Piaget, a criança pode utilizar as fontes e formas de informação no processo de construção de forma a inventar algo novo e não a recriar algo que já existe.

4. Quais as diferenças entre a Teoria de Piaget e Vygotsky? vs Piaget Vygotsky

Piaget Divisão em Estádios; Um novo estádio só ocorre quando há Equilíbrio no anterior; Equilibrarão Acomodação Assimilação

O conhecimento dá-se a partir da acção do sujeito sobre a realidade. Piaget Aprendizagem Desenvolvimento de Estruturas Cognitivas O conhecimento dá-se a partir da acção do sujeito sobre a realidade.

Vygotsky Conhecimento adquirido através de relações intra e inter-pessoais; Relação recíproca entre o desenvolvimento e a aprendizagem; Procura entender a relação do pensamento e da linguagem.

Vygotsky O conhecimento não só se dá a partir da acção do sujeito sobre a realidade, mas também na interacção com ela. Contexto Escolar Família Voleibol Catequese Grupo de Amigos

1ºANO DO 2ºCICLO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO Discentes Ana S. Sousa Fabiana Silva Fábio Teixeira Fernando Santos Filipa Teixeira Joana Santos Licurgo Figueiredo Mariana Oliveira Vanessa Nunes Vítor Freixo Vítor Martins 1ºANO DO 2ºCICLO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO PORTO, 8 DE NOVEMBRO DE 2010