Proposta de intervenção de Educação Física no Ensino Fundamental I

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Transcrição da apresentação:

Proposta de intervenção de Educação Física no Ensino Fundamental I Barbara Muglia, Juliana Souza, Marcio Tralci, Nathaly Matsuda, Sergio Araujo

Especificação da série 1º Ano do Ensino Fundamental Serão realizadas 20 aulas de 1 hora cada, divididos em 5 blocos de conteúdo.

Especificação da série 1º ano do Ensino Fundamental Fase de transição Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental ou primeiro contato com a escola Da período pré-operatório para operatório concreto (desenvolvimento cognitivo) Da fase fálica para a fase de latência (desenvolvimento afetivo- sexual) Da fase de movimentos fundamentais para a fase de combinações de movimentos (desenvolvimento motor)

Objetivos gerais Identificar as práticas corporais conhecidas pelas crianças. Possibilitar vivências de tais práticas. Possibilitar, posteriormente, um contato mais aprofundado com essas práticas e com outras desconhecidas.

Objetivos específicos Compreender que cada aluno tem relações distintas e diversas com as práticas Compreender que algumas regras existem e podem ser negociadas Vivenciar habilidades específicas e implícitas às práticas corporais trabalhadas 5

Justificativas PCN “Tendo mais ou menos conhecimentos, vivido muitas ou poucas situações de desafios corporais, para os alunos a escola configura-se como um espaço diferenciado, onde terão que ressignificar seus movimentos e atribuir-lhes novos sentidos, além de realizar novas aprendizagens” (p.59).

Justificativas PCN “Cabe à escola trabalhar com o repertório cultural local, partindo de experiências vividas, mas também garantir o acesso a experiências que não teriam fora da escola” (p.59).

Temas/Conteúdos Jogos Esporte Danças Lutas Atividades Circenses

Estratégia Apresentação de materiais, imagens, vídeos, músicas, vestimentas, etc. As atividades serão propostas a partir daquilo que é conhecido pelas crianças em cada tema. Será proposto que questionem familiares ou amigos acerca de práticas populares e tradicionais.

Cronograma Primeiro Bloco (Jogos) Jogos sem materiais (pega-pega, pulacela, mãe da rua...) Jogos com bola (queimada, bola de gude...) Jogos com outros materiais (taco, corda, arco...) Avaliação Segundo Bloco (Esportes) Esportes sem materiais (atletismo, ginásticas) Esportes com bola (futebol, boliche, vôlei, bocha...) Esportes com outros materiais (atletismo, ginásticas, beisebol...)

Cronograma anual Terceiro bloco (danças) Danças circulares (ciranda, samba de roda...) Danças de festas populares (brasileiras, afrobrasileiras, árabes...) Danças clássicas (ballet clássico, valsa, latinas, árabes, indiana...) Avaliação Quarto bloco (lutas) Lutas de projeção e imobilização (judô/jiu-jitsu, aikidô... ) Lutas de percussão (boxe, karatê, capoeira...) Lutas com implementos (kung fu, kendô, esgrima...)

Cronograma anual Quinto Bloco (atividades circenses) Equilibrismo Acrobacias e Malabarismo Palhaçadas e improvisações corporais Avaliação

Recursos materais Vídeos, imagens e vestimentas utilizadas nas práticas discutidas Equipamentos audiovisuais Implementos Bastões Cordas Bolas Colchonetes Espaguetes divididos ao meio Instrumentos – podem ser construídos (pandeiro, caxixi, reco-reco, berimbau, atabaque, ) 13

Avaliação Diário do professor (a cada aula) Portfólio Desenhos dos alunos Construído na última aula de cada bloco 14

Exemplo de aula Bloco 1 - Jogos Objetivo: (Re)Conhecer e vivenciar alguns jogos tradicionais 1 – Na aula anterior, foi pedido que as crianças questionassem familiares ou amigos mais velhos sobre os jogos e brincadeiras realizadas quando tinham a sua idade. Identificar as brincadeiras mais conhecidas 2 – Apresentar uma imagem e, a partir dela, reconhecer alguns jogos e brincadeiras tradicionais 3 – Vivência de algumas das brincadeiras identificadas 4 – Discussão: quem brinca ou brincava com esse tipo de brincadeiras? Vocês brincam assim? Com o que vocês costumam brincar? O que é diferente entre as brincadeiras das pessoas mais velhas e as de vocês, (caso sejam diferentes)?

Brincadeiras de Criança - Pieter Bruegel

Bibliografia BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. GALLAHUE, D.L.; OZMUN, J.C. Understanding Motor Development: infants, children, adolescents. 2 ed. Indianópolis: Brown & Benchmark Publishers, 1995. KUPFER, M.C.M. Freud e a Educação: O mestre do impossível. São Paulo: Scipione, 1989.