Estratégias de internacionalização

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

O ambiente organizacional
Sistemas Nacionais de Inovação: a experiência internacional e alguns desafios para o Brasil Referência: Linsu Kim & Richard Nelson (2005) (Introdução)
Sistema de Informação Gerencial
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Negócio Internacional Capítulo 12 Organização & Medidas de Controlo International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice Hall, Inc 1.
TEORIA DA CONTINGÊNCIA.
Administração Estratégica
COMPETITIVIDADE GLOBAL
O GESTOR DE DESPORTO NA ERA DA MUDANÇA.
Estratégia Empresarial
Movimentos Internacionais de Fatores
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Fontes de Inovação na Empresa
ESTRATÉGIA CORPORATIVA
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
Planejamento Estratégico Empresarial Prof. Flávio H. S. Foguel
PANORAMA ATUAL DA INDÚSTRIA BRASILEIRA DE MÓVEIS
Repensando a Logística
Estratégias do agronegócio
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Disciplina: Planejamento e Gestão de Instituições Arquivísticas Profa. Lillian Alvares.
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Disciplina: Planejamento e Gestão de Instituições Arquivísticas Profa. Lillian Alvares.
Modelo de Excelência em Gestão
02/04/2017 Culturas Cultura é um conjunto de regras e códigos que orientam a conduta e o comportamento de um indivíduo e de seu Grupo.
- Minister (subordinação ou obediência)
Teorias Modernas de Gestão
Gestão por Competências
Estratégia Organizacional
1. Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Setorial
ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO
Estratégia Organizacional
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Inovação no Setor de Serviços
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
Gabriel Bastos Machado
Planejamento e estratégia
Seminário Avançado - Eletiva A
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Perspectivas futuras da administração
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite.
MATRIZ BCG.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
UMA EMPRESA PARA O COMÉRCIO EXTERIOR
Capítulo 1 Complemento capítulo 1.
Delegação, Centralização e Descentralização
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
INTERNACIONALIZAÇÃO. A INTERNACIONALIZAÇÃO A internacionalização implica em expandir as atividades da empresa para além das fronteiras nacionais. É uma.
Universidade Estadual de Campinas Instituto de Economia Curso de Especialização Comércio Exterior ECO 720 ECO-725: Competitividade Internacional AULA 6.
Gestão da Tecnologia da Informação
MARKETING Atividade que ajusta a oferta da empresa à demanda do mercado, objetivando atender às necessidades e desejos do consumidor. Sua administração.
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE EXPORTADORA
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
A mudança nas organizações
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
FATORES DETERMINANTES DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
ESTRATÉGIASDEMARKETING ConceitoseAplicações. CONCEITO DE ESTRATÉGIA É Um Conjunto Integrado de Escolhas Sobre Como Criar e Conquistar Valores Para os.
Acordo Mercosul – União Europeia Câmara dos Deputados Carlos Eduardo Abijaodi Diretor de Desenvolvimento Industrial 27 de maio de 2014.
1 G ESTÃO DE N EGÓCIOS I NTERNACIONAIS Prof. Ricardo S. N. Nóbrega 2009.
Empreendedorismo Comportamento empreendedor. Perfil do Empreendedor A proporção de mulheres entre os empreendedores brasileiros é uma das mais altas entre.
CAPÍTULO 13 ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DOS MODOS DE OPERAÇÃO.
PARTE 2 O PROCESSO ESTRATÉGICO: FORMULAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.
EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS E O CONTEXTO DAS MPE. Presença das MPE Industriais nas Exportações  As micro e pequenas empresas industriais brasileiras exportaram,
CAPÍTULO 8 ESTRATÉGIA E COORDENAÇÃO DAS OPERAÇÕES INTERNACIONAIS.
Transcrição da apresentação:

Estratégias de internacionalização http://www.youtube.com/watch?v=f_SRkaY8N6Q

O começo No Brasil, a internacionalização aconteceu com quase um século de atraso em relação a empresas européias e americanas, que tiveram seu processo iniciado após a primeira Guerra Mundial. Todavia, este processo vem crescendo vigorosamente nos últimos anos, impulsionado principalmente pelos cenários econômicos nacional e internacional favoráveis e pela valorização do Real.

Panorama geral – Economia Brasil No período de 10 anos o volume de exportações dobrou; O Brasil figura como 19º maior receptor de investimentos do mundo (2006). 1996 2006 Importações US$ 53,31 bilhões US$ 73,54 bilhões Exportações US$ 47,74 bilhões US$ 118,30 bilhões

Investimentos do Brasil no mundo

Internacionalização Vantagem sobre concorrentes domésticos; Competitividade com multinacionais; Necessidade de aperfeiçoar estratégias de internacionalização

Por que se internacionalizar Por que se internacionalizar? Forças impulsionadoras para as empresas brasileiras Necessidade de manutenção de taxas de crescimento contínuas diante da saturação do mercado doméstico. Baixas taxas de crescimento PIB brasileiro + liderança + crescimento esgotado. Exploração de recursos e capacitações em mercados internacionais, por meio de: 1 – exportações 2 – estratégias de investimento direto estrangeiro (IDE)

Pontos positivos Melhorar capacidade de resposta às necessidades dos clientes. Atingir posicionamento competitivo mais eficiente. Obter maior fatia do mercado. A presença internacional é condição para continuar realizando negócios com poderosos clientes multinacionais.

Grau de intencionalidade Reativa Proativa Decisões ocorrem em razão da escassez de oportunidades no Brasil. Ex: Votorantim, Tigre, Gerdau. Estratégia intencional de crescimento, independentemente das condições do mercado de origem. Ex: WEG, Vale.

Outros motivos Aprendizagem e aquisição de competências para operar fora do país de origem. Investimento na ampliação das competências organizacionais, que devem melhorar o desempenho como um todo a longo prazo. Ex: Natura abriu loja em Paris e foi capaz de difundir sua marca no mercado de perfumes e cosméticos mais exigente do mundo. Assim pôde reforçar laços com parceiros locais e aprender com as tendências mais avançadas do consumo.

Para onde se internacionalizar: a lógica da localização

A empresa decide se internacionalizar Para quais mercados dirigir seus esforços?

“Pensamento racional” Iniciar a mudança para mercados com “maior potencial” (países mais desenvolvidos)

“Pensamento racional”: Problemas País desenvolvido = mercado sofisticado = clientes mais exigentes Concorrentes já estabelecidos, maiores e agressivos Mais obstáculos

“Pensamento racional”: Problemas A empresa não dispõe de recursos e conhecimentos mínimos para atuar no mercado: não conhece o idioma, estrutura de mercado, preferência dos clientes, legislação etc

Distância psíquica Quanto menor a distância psíquica entre mercados, mais parecidas são as instituições e cultura, e mais fácil é se internacionalizar.

Distância psíquica Vahlne e Wiedersheim-Paul (1977) Fatores que impedem ou dificultam o fluxo de informações entre fornecedores e clientes. Nordstrom e Vahlne (1994) Fatores que impedem ou dificultam a aprendizagem de empresas sobre um ambiente internacional. O’Grady e Lane (1996) O grau de incerteza de uma empresa sobre um mercado internacional, resultante de diferenças e outras dificuldades de negócios que representam barreiras para o aprendizado sobre o mercado e para o estabelecimento de operações internacionais.

Entrada, por região, de 109 empresas brasileiras que estão entre as 1 Entrada, por região, de 109 empresas brasileiras que estão entre as 1.000 maiores do país

Distância psíquica Experiência em países mais próximos faz com que a internacionalização para países mais distantes seja feita com mais facilidade É preciso compreender as culturas dos países envolvidos no processo

Modelo de Gestão Cultural Brasileiro (Tanure, 2005) Três pilares fundamentais: - concentração de poder; - relações pessoais; - flexibilidade.

Concentração de poder Pontos negativos Tendência dos brasileiros funcionarem orientados pela autoridade externa; Postura de espectador; Falta de liderança do funcionário – centralização das decisões. Pontos positivos Rapidez no processo decisório.

Relações pessoais Pontos negativos Pode dificultar a assertividade, gerando complacência nas organizações. Pontos positivos Vantagem competitiva: gera comprometimento nas pessoas.

Flexibilidade Pontos positivos Adaptabilidade (capacidade de ajustar-se a novas situações dentro de limites e criar novos hábitos); Criatividade (inovação).

Garantia de sucesso? Iniciar a internacionalização por países culturalmente próximos não é garantia de sucesso; A proximidade estrutural dos mercados esconde a complexidade das adaptações necessárias e eventuais dificuldades.

Garantia de sucesso? O mercado latino-americano não é uma simples extensão do mercado brasileiro.

Fase mais evoluída de internacionalização Objetivo estratégico da liderança regional Alcançar presença mais equilibrada no mercado mundial

A escolha das estratégias: o que internacionalizar Estratégias internacionais ao nível das empresas são ditadas pelas vantagens competitivas desenvolvidas por elas em suas sedes (país de origem) Estratégia nasce na sede Quando a empresa cresce,

A medida que crescem e ganham escala em seus países de origem, as organizações desenvolvem competências que se traduzem em vantagens específicas das empresas (DUNNING, 1988) e, também, influências da estrutura do setor e da sua evolução (PORTER, 1998)

Desafio das multinacionais brasileiras Transferir as vantagens competitivas adquiridas no Brasil e adaptar os modelos de negócio aos diferentes contextos culturais, institucionais e mercadológicos. Aproveitamento de vantagens comparativas do país + Estratégias predominantemente exportadoras

Tipos de vantagens competitivas e estratégia de internacionalização

Tipo de mindset das empresas segundo PERMUTTER E HENAN Outro desafio é a internacionalização das áreas de recursos humanos. O mindset etnocêntrico é predominantermente nas empresas que tem o país de origem como a grande referência para o gerenciamento de atividades internacionais O policêntrico é encontrado em empresas que prezam pela cultura e práticas de cada país que atuam como referência para o gerenciamento local O geocêntrico envolve a criação de redes globais e seguem estratégias transnacionais

Empresas Brasileiras: Mindset Etnocêntrico Mindset policêntrico

Conclusões O que propiciou a internacionalização: Liderança das empresas no mercado doméstico; Qualidade dos produtos; Expertise do corpo gerencial;

Pontos a melhorar Valores de vendas e ativos; Distância psíquica; Vantagens em certos custos; Custo Brasil; Negócio principal; Preparo e estratégias; Adaptação dos negócios e operações;

Obrigada(o)!