DESENHO LIVRE
CARACTERIZAÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO PRODUÇÕES GRÁFICAS REALIZADAS POR SOLICITAÇÃO, EM SITUAÇÕES DE PESQUISA OU CLÍNICA SÃO DESENHOS ATEMÁTICOS
TÉCNICA DE APLICAÇÃO DE PREFERÊNCIA INDIVIDUAL PARA CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS MATERIAL: LÁPIS DE COR, FOLHA DE OFÍCIO, BORRACHA, APONTADOR, FOLHA PARA ANOTAÇÕES FOLHA NA POSIÇÃO HORIZONTAL OBSERVA-SE A MARCHA DO DESENHO, SUA EXECUÇÃO
RESISTÊNCIA A DESENHAR CORREÇÕES E RETOQUES SOMBREAMENTO RESISTÊNCIA A DESENHAR DETALHES
ATÉ 5 ANOS: NORMAL NÃO TER 9-12 ANOS: TÉCNICA SE DESENVOLVE ESTEREOTIPIA MOVIMENTO TRANSPARÊNCIAS PERSPECTIVA ATÉ 5 ANOS: NORMAL NÃO TER 6 ANOS: 1º SINAIS 9-12 ANOS: TÉCNICA SE DESENVOLVE
VALOR ATRIBUIDO ÀS PARTES DO DESENHO DETALHES NO USO DA COR CORES TRATAMENTO DIFERENCIAL DADO ÀS VÁRIAS PARTES DETALHES NO USO DA COR EXPRESSÃO DA EMOTIVIDADE DA VIDA EMOCIONAL E AFETIVA CORES AMARELO: EXTROVERSÃO, VIVACIDADE, ATIVIDADE, ASPIRAÇÕES PRECISAS E BEM DESENVOLVIDAS, TENDÊNCIA À INTOLERÂNCIA
VERMELHO: TENDÊNCIAS INSTINTIVAS, EMOÇÕES RÁPIDAS E FORTES. AZUL: FORÇAS REGULADORAS DA AFETIVIDADE: AUTODOMÍNIO, COMPORTAMENTOS MAIS CONTROLADOS. VERDE: TAMBÉM REGULA O AFETO. ADULTOS: SENSIBILIDADE E CAPACIDADE DE CONTATO. CRIANÇAS: FALTA DE EMOÇÕES FORTES MARROM: FORÇA DE ESTRUTURAÇÃO DO EGO, RESISTÊNCIA PSÍQUICA, OBSTINAÇÃO, TEIMOSIA, PERSEVERAÇÃO EMOCIONAL. LARANJA: EXTROVERSÃO MAIS PRONUNCIADA QUE NO AMARELO, SUPERVALORIZAÇÃO, COM PROJEÇÃO DE PROBLEMAS E AFETOS NO EXTERIOR (ANSIEDADE PERSECUTÓRIA)
CINZA: DEFESA QUE NEGA A REALIDADE, NEUTRALIDADE AFETIVA, DISCREÇÃO. ROXO: SENTIMENTOS MAIS BRUTOS, AGITAÇÃO INTERIOR. CRIANÇAS: TEMPERAMENTO SOMBRIO, DEPRESSIVO. CINZA: DEFESA QUE NEGA A REALIDADE, NEUTRALIDADE AFETIVA, DISCREÇÃO. PRETO: DEPRESSÃO, TRISTEZA, INIBIÇÃO, REPRESSÃO, VIDA INTERIOR SOMBRIA. BRANCO: IRRITABILIDADE E REAÇÕES OSCILATÓRIAS, DESCARGAS BRUTAS E FUGAS.
PREDOMÍNIO DE TONS CLAROS: EXTROVERSÃO PREDOMÍNIO DE CORES FRIAS: (AZUL, VERDE, MARROM, PRETO E ROXO): COMPORTAMENTO CONTROLADO, CRIANÇAS CRÍTICAS, AUTO-AFIRMATIVAS. PREDOMÍNIO DE CORES QUENTES: COMPORTAMENTO EMOCIONAL ESPONTÂNEO, RELAÇÕES AFETIVAS CALOROSAS. EM CRIANÇAS: DESENVOLVIMENTO NORMAL
TEMA: ISOLAMENTO OU INTEGRAÇÃO: CAPACIDADE PARA ESTRUTURAR TOTALIDADES ORGANIZADAS E INDÍCIO DE ORGANIZAÇÃO OU DESORGANIZAÇÃO GRADAÇÃO NA DIFICULDADE EM ESTRUTURAR: UM SÓ ELEMENTO: CRIANÇAS CONJUNTO DESINTEGRADO: ATÉ 5 ANOS CONJUNTO INTEGRADO: APÓS 6 ANOS TEMA CENTRAL COM OBJETOS A VOLTA: AOS 7 ANOS PAISAGEM: APÓS OS 9 ANOS CENAS: ÁPICES DA ORGANIZAÇÃO EM TONS HARMONIOSOS E COERENTES.
TEMA: SIMBOLISMO ESPECÍFICO CASA: REPRESENTAÇÃO DA PERSONALIDADE E/OU DA MÃE. ÁRVORE: PERSONALIDADE E PAI. FLORES, FRUTOS E FOLHAS: ASPECTO DO DESENVOLVIMENTO E RENOVAÇÃO CONTÍNUOS, ADMIRAÇÃO DO EFÊMERO, BUSCA DE RESULTADOS RÁPIDOS. FIGURAS HUMANAS: IDENTIFICAÇÃO COM O PRÓPRIO ESQUEMA CORPORAL ANIMAIS: LADO INSTINTIVO, INCONSCIENTE VEÍCULOS: A PESSOA QUE DESENHA, SEU DESTINO PARTICULAR OU PARTILHADO
REPRESENTAÇÃO DE OBJETOS: INTERESSES CONCRETOS E PRÁTICOS. MOTIVOS ORNAMENTAIS: ACENTUAÇÃO DA EMOÇÃO E FANTASIA. MOTIVOS GEOGRÁFICOS E PATRIÓTICOS: INFLUÊNCIA ESCOLAR E/OU SENTIMENTO DE PERTENCER A UMA TERRA, UMA CLASSE. MOTIVOS RELIGIOSOS: EDUCAÇÃO RELIGIOSA MOTIVOS GEOMÉTRICOS: INFLUÊNCIA ESCOLAR. MAIS DEFENSIVO.
TEMA: CATEGORIA GERAL RABISCOS: DESCARGA MOTORA, DIFÍCIL CONTROLE MOTOR, PROPENSÃO A EXPLOSÕES. ABSTRAÇÕES DECORATIVAS: PESSOA EVASIVA OU INIBIDA OU INTEGRAÇÃO DEFEITUOSA DO SUJEITO NA VIDA E CONSIGO MESMO. ABSTRAÇÕES TÉCNICAS: VALORIZAÇÃO DO INTELECTUAL NA ESTRUTURAÇÃO DA PERSONALIDADE.
REPRESENTAÇÃO DA NATUREZA ANIMADA: INTEGRAÇÃO E AJUSTAMENTO. REPRESENTAÇÃO DA NATUREZA INANIMADA: ATITUDE EMOCIONAL CONDICIONADA À REALIDADE, MAS COM SENSIBILIDADE DIRIGIDA MAIS AO UNIVERSO QUE AOS SERES VIVOS.