DESENHO LIVRE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NOÇÕES DE PSICOPATOLOGIA Prof. Calvino Camargo
Advertisements

A TEORIA DA PERSONALIDADE DA PROVA DE RORSCHACH
EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
ELEMENTO DA IMAGEM/LINGUAGEM VISUAL: COR
USO DAS CORES EM PUBLICIDADE
O claro-escuro no Romantismo
Monitor de Vídeo.
Freud e a Psicanálise.
Transtornos da Personalidade
GESTALT TERAPIA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Curso: Publicidade e Propaganda Disciplina: Criação 1 / Noite – 2º Período Tema: “A cor na publicidade” Prof: Nilcéa Pinheiro.
EB23 Pe Vítor Melícias Estudo da Cor Rui Silva
Psicologia de grupo e análise do Ego
O NOSSO MUNDO ADULTO E SUAS RAÍZES NA INFÂNCIA
AS ORIGENS DA TRANSFERÊNCIA
Significado das cores no Feng Shui
BATERIA GRÁFICA: HTP –Machover – Familia - Des. Livre
As Organizações Vistas como Prisões Psíquicas
Eu aprendo as cores….
EMOÇÕES, ATITUDES E PERCEPÇÕES
O PAPEL DO DESENHO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
“Travar a expressão de uma emoção é tão difícil como evitar um espirro” António Damásio.
ANÁLISE DOS ASPECTOS EXPRESSIVOS
Denise Mizrahi em: Minha mente em cores ....
Estudo das Cores: Primárias, secundárias e terciárias
Cores: estímulo visual no PDV
As cores fazem parte do nosso dia a dia impregnadas de simbologia e significados. Na natureza estão distribuídas harmoniosamente inspirando o homem na.
Denise Mizrahi em: Minha mente em cores ....
Educação Visual e Tecnológica Maria João Jacinto
CARACTERÍSTICAS COMUNS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES MALTRATADOS
Comunicação & Expressão Professora Louise Lage Módulo 3
Mecanismos de Defesa Keli Steffler.
HTP Casa; Árvore; Pessoa
Prof. Mariana Giannecchini Ferrari. As forças no sentido da vida, da integração da personalidade e da independência são tremendamente fortes, e com condições.
O CONCEITO DE PROJEÇÃO EM PSICOLOGIA
A luz se compõe de uma mistura de radiações de ondas de diferentes espectros. A mistura uniforme e simultânea de todas essas ondas produz em nós a percepção.
Cor A UTILIZAÇÃO DA Rui Pinho - Educação Visual.
Liderança e Relações Interpessoais
TRANSTORNO BORDERLINE ORGANIZAÇÕES PATOLÓGICAS DA PERSONALIDADE
Para logos monocromáticos Cores Para logos em cinza Vermelho RGB: 169, 21, 1 CMYK: 22, 100, 100, 17 HEX: #a91501 Preto RGB: 0, 0, 0 CMYK: 0, 0, 0,
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
INFLUÊNCIA DAS CORES NA PUBLICIDADE
Posição Esquizoparanóide e Depressiva
PSICOTERAPIA PSICODINAMICA Grupos
Significados básicos das Modalidades em Rorschach
Óptica Geométrica.
Sigmund Freud ( ).
COR.
Universidade Católica de Pelotas Centro de Educação e Comunicação Curso de Graduação em Letras Universidade Católica de Pelotas Centro de Educação e Comunicação.
ABSTRACIONISMO Profª Patricia.
Teoria da Atividade e Periodização do Desenvolvimento
Avaliações Projetivas
Desenho e Estória (D-E) Desenhos de Família com Estória (DF-E)
Desdobramentos da técnica psicanalítica
Disciplina Técnicas Projetivas
ESQUIZOFRENIA.
ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
técnicas projetivas 1 “A OBRA REFLETE A PESSOA” KLEPSCH & LOGIE, 1984
Significado das cores no Feng Shui
FASES DO DESENHO INFANTIL
Procedimento de Desenhos-Estórias (D-E)
TÉCNICAS PROJETIVAS DIAGNÓSTICAS E TERAPÊUTICAS COM CRIANÇAS
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
ASPECTOS PSICOLÓGICOS DAS DOENÇAS NEUROMUSCULARES ELIZENE DOS REIS OLIVEIRA – PSICÓLOGA HELENICE MEIRELLES ANDRADE – PSICÓLOGA.
AULA 6: Composição- sistemas ordenadores Professora: Geórgia Feitosa
INTRODUÇÃO AOS TESTES PROJETIVOS GRÁFICOS Compilação: Rita Gonzales
Conceito de Projeção Aula 1- Avaliação psicológica II
INTERPRETAÇÃO H.T.P. casa – árvore - pessoa
Cores.
1. Pressupostos da teoria walloniana
Transcrição da apresentação:

DESENHO LIVRE

CARACTERIZAÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO PRODUÇÕES GRÁFICAS REALIZADAS POR SOLICITAÇÃO, EM SITUAÇÕES DE PESQUISA OU CLÍNICA SÃO DESENHOS ATEMÁTICOS

TÉCNICA DE APLICAÇÃO DE PREFERÊNCIA INDIVIDUAL PARA CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS MATERIAL: LÁPIS DE COR, FOLHA DE OFÍCIO, BORRACHA, APONTADOR, FOLHA PARA ANOTAÇÕES FOLHA NA POSIÇÃO HORIZONTAL OBSERVA-SE A MARCHA DO DESENHO, SUA EXECUÇÃO

RESISTÊNCIA A DESENHAR CORREÇÕES E RETOQUES SOMBREAMENTO RESISTÊNCIA A DESENHAR DETALHES

ATÉ 5 ANOS: NORMAL NÃO TER 9-12 ANOS: TÉCNICA SE DESENVOLVE ESTEREOTIPIA MOVIMENTO TRANSPARÊNCIAS PERSPECTIVA ATÉ 5 ANOS: NORMAL NÃO TER 6 ANOS: 1º SINAIS 9-12 ANOS: TÉCNICA SE DESENVOLVE

VALOR ATRIBUIDO ÀS PARTES DO DESENHO DETALHES NO USO DA COR CORES TRATAMENTO DIFERENCIAL DADO ÀS VÁRIAS PARTES DETALHES NO USO DA COR EXPRESSÃO DA EMOTIVIDADE DA VIDA EMOCIONAL E AFETIVA CORES AMARELO: EXTROVERSÃO, VIVACIDADE, ATIVIDADE, ASPIRAÇÕES PRECISAS E BEM DESENVOLVIDAS, TENDÊNCIA À INTOLERÂNCIA

VERMELHO: TENDÊNCIAS INSTINTIVAS, EMOÇÕES RÁPIDAS E FORTES. AZUL: FORÇAS REGULADORAS DA AFETIVIDADE: AUTODOMÍNIO, COMPORTAMENTOS MAIS CONTROLADOS. VERDE: TAMBÉM REGULA O AFETO. ADULTOS: SENSIBILIDADE E CAPACIDADE DE CONTATO. CRIANÇAS: FALTA DE EMOÇÕES FORTES MARROM: FORÇA DE ESTRUTURAÇÃO DO EGO, RESISTÊNCIA PSÍQUICA, OBSTINAÇÃO, TEIMOSIA, PERSEVERAÇÃO EMOCIONAL. LARANJA: EXTROVERSÃO MAIS PRONUNCIADA QUE NO AMARELO, SUPERVALORIZAÇÃO, COM PROJEÇÃO DE PROBLEMAS E AFETOS NO EXTERIOR (ANSIEDADE PERSECUTÓRIA)

CINZA: DEFESA QUE NEGA A REALIDADE, NEUTRALIDADE AFETIVA, DISCREÇÃO. ROXO: SENTIMENTOS MAIS BRUTOS, AGITAÇÃO INTERIOR. CRIANÇAS: TEMPERAMENTO SOMBRIO, DEPRESSIVO. CINZA: DEFESA QUE NEGA A REALIDADE, NEUTRALIDADE AFETIVA, DISCREÇÃO. PRETO: DEPRESSÃO, TRISTEZA, INIBIÇÃO, REPRESSÃO, VIDA INTERIOR SOMBRIA. BRANCO: IRRITABILIDADE E REAÇÕES OSCILATÓRIAS, DESCARGAS BRUTAS E FUGAS.

PREDOMÍNIO DE TONS CLAROS: EXTROVERSÃO PREDOMÍNIO DE CORES FRIAS: (AZUL, VERDE, MARROM, PRETO E ROXO): COMPORTAMENTO CONTROLADO, CRIANÇAS CRÍTICAS, AUTO-AFIRMATIVAS. PREDOMÍNIO DE CORES QUENTES: COMPORTAMENTO EMOCIONAL ESPONTÂNEO, RELAÇÕES AFETIVAS CALOROSAS. EM CRIANÇAS: DESENVOLVIMENTO NORMAL

TEMA: ISOLAMENTO OU INTEGRAÇÃO: CAPACIDADE PARA ESTRUTURAR TOTALIDADES ORGANIZADAS E INDÍCIO DE ORGANIZAÇÃO OU DESORGANIZAÇÃO GRADAÇÃO NA DIFICULDADE EM ESTRUTURAR: UM SÓ ELEMENTO: CRIANÇAS CONJUNTO DESINTEGRADO: ATÉ 5 ANOS CONJUNTO INTEGRADO: APÓS 6 ANOS TEMA CENTRAL COM OBJETOS A VOLTA: AOS 7 ANOS PAISAGEM: APÓS OS 9 ANOS CENAS: ÁPICES DA ORGANIZAÇÃO EM TONS HARMONIOSOS E COERENTES.

TEMA: SIMBOLISMO ESPECÍFICO CASA: REPRESENTAÇÃO DA PERSONALIDADE E/OU DA MÃE. ÁRVORE: PERSONALIDADE E PAI. FLORES, FRUTOS E FOLHAS: ASPECTO DO DESENVOLVIMENTO E RENOVAÇÃO CONTÍNUOS, ADMIRAÇÃO DO EFÊMERO, BUSCA DE RESULTADOS RÁPIDOS. FIGURAS HUMANAS: IDENTIFICAÇÃO COM O PRÓPRIO ESQUEMA CORPORAL ANIMAIS: LADO INSTINTIVO, INCONSCIENTE VEÍCULOS: A PESSOA QUE DESENHA, SEU DESTINO PARTICULAR OU PARTILHADO

REPRESENTAÇÃO DE OBJETOS: INTERESSES CONCRETOS E PRÁTICOS. MOTIVOS ORNAMENTAIS: ACENTUAÇÃO DA EMOÇÃO E FANTASIA. MOTIVOS GEOGRÁFICOS E PATRIÓTICOS: INFLUÊNCIA ESCOLAR E/OU SENTIMENTO DE PERTENCER A UMA TERRA, UMA CLASSE. MOTIVOS RELIGIOSOS: EDUCAÇÃO RELIGIOSA MOTIVOS GEOMÉTRICOS: INFLUÊNCIA ESCOLAR. MAIS DEFENSIVO.

TEMA: CATEGORIA GERAL RABISCOS: DESCARGA MOTORA, DIFÍCIL CONTROLE MOTOR, PROPENSÃO A EXPLOSÕES. ABSTRAÇÕES DECORATIVAS: PESSOA EVASIVA OU INIBIDA OU INTEGRAÇÃO DEFEITUOSA DO SUJEITO NA VIDA E CONSIGO MESMO. ABSTRAÇÕES TÉCNICAS: VALORIZAÇÃO DO INTELECTUAL NA ESTRUTURAÇÃO DA PERSONALIDADE.

REPRESENTAÇÃO DA NATUREZA ANIMADA: INTEGRAÇÃO E AJUSTAMENTO. REPRESENTAÇÃO DA NATUREZA INANIMADA: ATITUDE EMOCIONAL CONDICIONADA À REALIDADE, MAS COM SENSIBILIDADE DIRIGIDA MAIS AO UNIVERSO QUE AOS SERES VIVOS.