Construção de uma REDE DE SAÚDE orientada pela APS - a experiência de Florianópolis PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS SECRETARIA DE SAÚDE 27 de Abril.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IMPLANTAÇÃO DE UPA TIPO I REGIONAL E SAMU REGIONAL
Advertisements

Ações Estratégicas na Atenção Básica
Modelo Assistencial Brasileiro
EIXO 1 – DESENVOLVIMENTO SOCIAL: Políticas sociais com exercício de direitos e promoção da solidariedade Secretarias correspondentes: - Direitos da Mulher.
Direito Constitucional II
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
I Seminário sobre Financiamento da Saúde da Paraíba
Auditoria Médica e sua importância nos Planos de Saúde.
“Acesso à Atenção Fisioterapêutica no Brasil”
O MINISTÉRIO PÚBLICO E OS GESTORES MUNICIPAIS: RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA NA GARANTIA DO DIREITO À CIDADANIA.
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E O FAZER DO PSICÓLOGO
SAÚDE Compromissos de Governo.
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Brasil: conquistas e desafios para o sistema de saúde
Redes de Atenção à Saúde
Oficina para Implantação do Pacto pela Saúde no Rio Grande do Sul Maio
Campanha da Fraternidade 2012
Diretrizes do Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde
APSUS Atenção Primária à Saúde de Qualidade em Todo o Paraná
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
SAÚDE, CONTROLE SOCIAL E VOCÊ:
Secretaria Municipal de Saúde
Esta é a participação da AMRIGS no encaminhamento de propostas para a redução da judicialização buscando garantir um bom atendimento à população Dirceu.
O nutricionista contemporâneo: muito além da prescrição da dieta...
CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE PASTORAL DA SAÚDE (Bloco I)
A GESTÃO DOS SISTEMAS DE SERVIÇOS DE SAÚDE NO SÉCULO XXI
GEOGRAFIA Geral e do Brasil 4.ª edição Paulo Roberto Moraes.
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
Angelo Augusto Paula do Nascimento
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
Modelo biologista e tecnicista hegemônico
DEMANDAS JUDICIAIS DE INTERNAÇÕES HOSPITALARES EM FACE DO SUS ENSP/FIOCRUZ RIO DE JANEIRO MARÇO/2012.
Saúde do Trabalhador no SUS Interlocuções possíveis
REFORMA SANITÁRIA.
MARIA AUXILIADORA ZANIN
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
A Estratégia saúde da Família
III Ciclo de Debates: conversando sobre a estratégia SF
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
JCN 1.
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
OFICINA DE QUALIFICAÇÃO DE FACILITADORES DO NASF
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO NA POLÍTICA DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL DR. IVAN CASTELLI Brasília, 22 de agosto de 2014.
1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 31/03/09 Melhorar a Atenção à Saúde 1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 28/04/2009 1ª Reunião de Monitoramento 2009 –
Secretaria Municipal de Saúde Conselheiro Lafaiete - MG
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
10ª Reunião Plenária da CNPD
Direito à Saúde Direitos Humanos Eduardo Dias S. Ferreira
Associação Brasileira
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR
REUNIÃO CÂMARA TÉCNICA DA ATENÇÃO BÁSICA, CONASS E CONASEMS – 12 DE AGO DE Grupo 2 – APS COMO ORDENADORA DA REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE (SISTEMAS DE.
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
Alguns desafios para a construção de um sistema de saúde universal e equitativo no Brasil José C. de Noronha Seminário Internacional de Política, Planejamento.
A Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde
A GARANTIA DA ATENÇÃO A GARANTIA DA ATENÇÃO ESPECIALIZADA AMBULATORIAL ESPECIALIZADA AMBULATORIAL E HOSPITALAR PARA E HOSPITALAR PARA CONSOLIDAÇÃO DAS.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
Lei Orçamentária Anual – LOA Conceito:  A Lei Orçamentária Anual (LOA) é o orçamento propriamente dito, ou seja, a previsão de todas as receitas e autorização.
ANEXO 1 DO RELATÓRIO DETALHADO QUADRIMESTRAL - RDQ Relatório Consolidado do Resultado da Execução Orçamentária e Financeira do 2º Quadrimestre de 2015.
DIREITO À SAÚDE E JUDICIALIZACÃO: DIFICULDADES E DESAFIOS Itana Viana, 31 de julho de 2015.
SAÚDE COLETIVA Professor: Hugo Pascoal. Saúde “É um completo estado de bem estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença” (OMS,
Secretaria Estadual de Saúde Secretaria Estadual de Saúde Santa Catarina Santa Catarina “DIRETRIZES PARA A ORGANIZAÇÃO “DIRETRIZES PARA A ORGANIZAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Construção de uma REDE DE SAÚDE orientada pela APS - a experiência de Florianópolis PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS SECRETARIA DE SAÚDE 27 de Abril de 2012 III CONGRESSO SUL-BRASILEIRO DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE Dr. Daniel Moutinho Jr. Médico de Família e Comunidade Secretário Adjunto de Saúde de Florianópolis/SC

Porquê Atenção Primária ? Um rigoroso trabalho de comparação internacional entre sistemas de serviços de saúde, realizado em onze países desenvolvidos, realizado por Barbara Starfield (1994), demonstrou que os sistemas orientados pela atenção primária à saúde estão associados com menores custos, maior satisfação da população, melhores níveis de saúde e menor uso de medicamentos.

A LÓGICA DA ATENÇÃO ÀS CONDIÇÕES AGUDAS ATENÇÃO HOSPITALAR ATENÇÃO AMBULATORIAL ESPECIALIZADA ATENÇÃO PRIMÁRIA A B INTERNAÇÃO HOSPITALAR SEVERIDADE DA DOENÇA TEMPO FONTE: ADAPTADO DE EDWARDS,HENSHER & WERNEKE ( 1999) PA AMBULATORIAL

HOSPITAL CAPS UPAS NASF AMBULATÓRIO ESPECIALIZADO POLICLÍNICA REDE MUNICIPAL DE SAÚDE EM FLORIANÓPOLIS SAMU Acolhimento Protocolos Clínicos Co-responsabilização APS ampliada Integração Prontuário Eletrônico

A APS em Florianópolis

REDE DE ATENÇÃO em FLORIANÓPOLIS 5 DISTRITOS SANITÁRIOS 50 CENTROS DE SAÚDE 109 EQUIPES DE SF 50 EQUIPES DE SB 7 EQUIPES DE NASF 90% COBERTURA POPULACIONAL 4 POLICLÍNICAS 2 CEOS 4 CAPS 2 UPAS PORTE II / 1 UPA PORTE III (em construção) 4 BASES DO SAMU 1 FARMÁCIA ESCOLA 93 ESF 45 ESB 3 PACS 2 NASF

(*) considerando cobertura de habitantes por ESF

Exames Citopatológico do Colo do Útero

Pré - Natal

A APS em Florianópolis – DESAFIOS

Financiamento Atual: é possível fazermos o SUS? Art A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. (CF BRASIL, 1988) Os recursos públicos alocados ao SUS são muito baixos; eles não são suficientes para tornar esse sistema público de saúde um sistema universal e gratuito para todos os brasileiros. (VILAÇA, 2012) Mas havendo vontade política, os recursos atuais são suficientes para fazer uma revolução na atenção primária à saúde, com a consolidação da ESF. (VILAÇA, 2012)

Gasto total per capta com a saúde (PPP int $) Gasto per capta do governo com a saúde (PPP int $) Participação do governo (%) EUA 7.410, ,00 48,6 FRANÇA 3.934, ,00 76,6 REINO UNIDO 3.399, ,00 83,6 ESPANHA 3.152, ,00 72,1 ARGENTINA 1.387,00 921,0066,4 CHILE 1.185,00 561,0047,3 BRASIL 943,00 431,0045,7 1,75% do PIB 3,8% do PIB (MS + ESTADOS + MUNICIPIOS) 6% MÍNIMO OMS SISTEMAS UNIVERSAIS BRASIL – 6ª ECONOMIA DO MUNDO GRAU DE INVESTIMENTO EM SAÚDE – 72º LUGAR Fonte: OMS – apps.who.int/ghodata/#

Renda Per Capita MAC x PAB nos estados, exceto estados da Amazônia Legal (2009)

Obrigado!! Dr Daniel Moutinho Jr BLOG DA ATENÇÃO PRIMÁRIA DE FLORIPA blogspot.com.br/ blogspot.com.br/