Projeto Para que o preconceito?. Objetivos Materiais  Tesouras  Cola  TV  Aparelho de DVD  Cartolinas  Sulfites  Caneta  Jornais e Revistas 

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ROTEIRO PARA ORGANIZAR O PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Thaís Soares Fabretti Bozzetto Professora de História
A instituição escolar e a violência
Escola EB 2,3/S Santos Simões
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Escola Estadual Senador Filinto Muller
Por: Cristina de Fátima Silva
PRODUTO HIPERMÍDIA PLANO DE AÇÃO.
Projeto - CEI VILA PRADO
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2013 “Estudo da Realidade.
Prof. Esp. Dircélia F. Dias Caccia Prof. Maria Vanderlan Santos Rahal
PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA
ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO PROFESSORAS: Miria Zwirtes e Joseli Calderari Bustolim PLANO DE AULA Tema da aula: Família Série: 2º ano.
Projeto aquecimento Global
COMPUTADOR Através deste recurso tecnológico temos grandes recursos pedagógicos e podemos efetuar as seguintes atividades: Apoio do desenvolvimento intelectual.
O conteúdo.
Publico Alvo: Fundamental I – segundo ciclo
DADOS DA EVASÃO/2008 NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE CAICÓ/RN
CRONOGRAMA 8h15: Enquete: Mascote Galo
AVALIAÇÃO: instrumento para verificar o que o aluno aprendeu.
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
Agradecimentos Elemento opcional do trabalho monográfico e dirigido a pessoas que contribuíram de maneira relevante à elaboração do trabalho. Se houver,
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
“Graciliano Ramos e Vidas Secas”
AS TECNOLOGIAS DISPONIVEIS NA ESCOLA Austrílio Capilé Castro
SEMANA DE TECNOLOGIAS SEMATEC 2013
Relatório da atividade
PROJETO Navegando na Leitura
Jornal como Recurso Didático
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Relatório de Proposta de Projeto
O funcionamento do telejornalismo como transmissor de informação
PROJETO DIA DAS MÃES DURAÇÃO: 1 SEMANA TEMA: EU TE AMO MÃE.
CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
Inclusão que bicho é esse?
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
Novembro 2012 TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC.
Nome: Ruben Ferreira Turma: 8.8 Nº17 Ano letivo: 2013/2014.
SEDUC – Polo de Nova Andradina Curso de Tecnologia na Educação Ensinando e Aprendendo com as TICs Turma 2: Azenaide Soares Aluna: Célia Veiga Mello dos.
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Equipe responsável pela produção
O processo de inclusão do aluno com necessidades especiais na escola regular é um processo ainda muito novo e é um grande desafio para os educadores e.
Rafael Eduardo Dias Geraldo 2º PPM Tema: Graduandos que leem pouco.
SITUAÇÕES.
TRÂNSITO NA ESCOLA. Objetivos: Estimular a cooperação entre pedestres e motoristas, a humanização e o respeito as leis de trânsito, educando para a cidadania.
B1 OBJETIVOS.
Você sabia que muitas crianças morrem ou matam por causa do bullying? Você sabia que você pode estar sofrendo ou praticando bullying contra alguém?
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
Identificação da atividade e do aluno
MUDANÇAS NAS PAISAGENS
Diversidade Religiosa Escola Estadual Dr.Leopoldino Loureiro Ferrreira
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON PROFESSORA: LEILA CRIVELLI.
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
EMEF JOSÉ BENIGO GOMES UCA APRESENTAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO.
TURMA: 4º ANO A e B PROFESSORA: Sônia Elaine de Carvalho Argentini MUNDO LEITOR : Páginas 13, 14 e 15. HISTÓRIAS DE FAMÍLIA!
“Família” Professora Kelly Cristina 4º ano SEB/ Global - Pueri Domus
Minha escola As tecnologias disponíveis em minha escola são: data-show , retroprojetor, câmera digital, computares, aparelho de som, televisão, DVD,
Plano de Trabalho Docente
Prática de atividades físicas e a sua influência no rendimento escolar de alunos da Escola Móbile, São Paulo, Brasil Contextualização e perguntas de investigação.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
Softwares Educacionais. O Que é? Softwares são programas de computador, que por sua vez, designam um conjunto de instruções ordenadas que são entendidas.
Projeto Para que o preconceito?
Transcrição da apresentação:

Projeto Para que o preconceito?

Objetivos

Materiais  Tesouras  Cola  TV  Aparelho de DVD  Cartolinas  Sulfites  Caneta  Jornais e Revistas  Câmeras para filmagem e fotografia.  Computadores

Estratégia:  Assistir a um episódio do programa “ Todo mundo odeia o Chris”, e fazer comentários em um roda deixando que as crianças falem sobre o que elas entendem como preconceito.  Após este período estaremos relatando os comentários e será proposto as crianças a elaboração de um jornal.  As crianças deverão criar um nome para o jornal e a cada semana elaborar uma matéria voltada ao tema preconceito.

CRONOGRAMA

1 º Aula – Apresentação do Projeto  O programa TODO O MUNDO ODEIA O CHRIS é exibido na rede Record canal 7 da TV aberta, a série mostra a vida da família Rock entre os anos de 1982 a 1987, focando em um membro em especial: Chris Rock.  Aos 13 anos Chris muda-se com sua família (mãe, pai e dois irmãos) para “Bed-Stuy”, no Brooklyn, Nova York.  Chris vive as "alegrias e desventuras" de ser um adolescente, passando a estudar na "Corleone Junior High School", escola que, com exceção do próprio Chris, só possui alunos brancos (situação que está sempre a implicitamente o vitimizar durante esse período do programa). Lá, ele passa a ser perseguido e sofre preconceito de todas as pessoas, principalmente de Joe Caruso. Porém, ele também faz um amigo: Greg, com quem divide as dificuldades desse período.

2º Aula – Filme + Debate

 Após a exibição do vídeo, foi perguntado ás crianças se naquele episódio ocorreu algum ato de preconceito.  Algumas crianças tiveram dificuldade de identificar situações de preconceito, porém com o diálogo entre as próprias crianças houve mais esclarecimento da cena.

3º Aula – Sondagem e Pesquisa

 Afim de que houvesse maior esclarecimento sobre o tema preconceito, as crianças foram incentivadas a pesquisa na internet.

4º Aula – Proposta Jornal Após a roda de conversa foi verificado que as crianças sentiam necessidade de falar mais sobre o preconceito, foi quando propomos a elaboração de um Jornal. * Que nome dar ao jornal? * O que publicar? * Quais meios tecnológicos utilizar?

5º Aula – Entrevista

6º Aula – Recortes de notícias

6º Aula – Recortes de notícias.  Afim de publicar uma noticia recente que abordasse o tema preconceito, as crianças trouxeram notícias de várias fontes e discutiram qual das delas seria publicada.

7º Aula – Elaboração Final do Jornal

 Durante a elaboração do jornal as crianças se questionaram entre quais as melhores notícias deveriam ser publicadas na primeira edição do jornal.  Quais fotos e imagens publicar.  Qual seria a estrutura do jornal.

8º Aula – Divulgação e Distribuição do Jornal *********** PRECISO DE UMA IMAGEM DO JORNAL IMPRESSO

Justificativa  Em meio a uma sociedade tão violenta, cabe ao docente usar de estratégias para estimular a conscientização do quanto o preconceito incentiva a violência, afim de trazer aos alunos e a todos do convívio escolar a reflexão sobre os seus atos.

Participantes  Crianças: Gabriela, Giovanna, Luiza, Rafaela, Pedro e Nalbert.  Adultos entrevistados: Jardel, Tereza, Wilson e Regiane.

Realização  Projeto elaborado pela turma do 4º semestre do curso de pedagogia do UNIFIEO.  Equipe composta por: Ana Amélia, Daniele, Fernanda, Jardel, Larissa e Tereza.