A ESCOLHA DA PLATAFORMA. A escolha dos temas Temas devem ser claros e objetivos Linguagem simples e de fácil entendimento Temas devem ser relevantes para.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EVOLUÇÃO SOCIAL Todo grupo necessita de um líder. Nos primórdios, o mais forte comandava. A evolução social foi gerando formas mais complexas.
Advertisements

ENCONTRO PSDB/MG PLANEJAMENTO, GESTÃO E FINANÇAS Deputado Federal Marcus Pestana (PSDB- MG) Dezembro/2012.
V Seminário Nacional de APLs de Base Mineral Gestão de APLs Recife, 25 de setembro de 2008 Heloisa Menezes Instituto Euvaldo Lodi – DR MG Nucleo Estadual.
TODAS AS FORMAS DE AMOR VALE A PENA, QUALQUER FORMA DE AMOR VALERÁ
Professor – Dejalma Cremonese
Administração Estratégica Modulo 1 – Planejar para a Incerteza
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
Cidadania e Controle Social do Terceiro Setor
REGIMES POLÍTICOS E SISTEMAS ELEITORAIS
Políticas Públicas.
TEORIA DO ESTADO CONTEMPORÂNEO PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
Voto e cidadania.
Balanço das ações da Câmara de Transparência
Marketing político: comunicação governamental Jul2011.
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica
17 de Maio Dia Internacional Contra Homofobia, Lesbofobia e Transfobia
FINALIDADES PROMOVER:
Cursos de Formação Continuada da DPEDHUC/SECADI
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
Brasil Sem Homofobia Programa de Combate à Violência e à Discriminação contra GLTB e de Promoção da Cidadania Homossexual.
CONFERÊNCIAS LIVRES DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Domingo e Segunda-feira, 01 e 02 de Setembro de 2013.
Opinião pública, propaganda e marketing eleitoral
A CNPL E A QUESTÃO AMBIENTAL AS ATIVIDADES DA COMISSAO DO MEIO AMBIENTE 2002 A 2005.
SISTEMAS ELEITORAIS E REFORMA POLÍTICA
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RONDÔNIA INDIFERENÇA!!!
FERRAMENTAS DE ACESSO A DADOS ELEITORAIS NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS PET Administração Pública XVI SEMAP 10 a 13 de Setembro 20 Anos.
Encontro Estadual de Formação
PACTO PELA JUVENTUDE:. O QUE É O PACTO PELA JUVENTUDE?  O Pacto pela Juventude é uma proposição do Conselho Nacional de Juventude aos governos (federal,
O mandato dos Deputados Federais é de quatro anos.
A PRODUÇÃO E O CONSUMO DE ENERGIA
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
Jânio ao lado da “vassoura”: uma carreira meteórica marcada pelo discurso de viés populista. Nascido em 25 de janeiro de 1917 na cidade de Campo Grande,
Estado como Instrumento de Controle Social Estado como Instrumento de Controle Social Conselheiro Antônio Joaquim Presidente do Tribunal de Contas do Estado.
PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2008 FRATERNIDADE E DEFESA DA VIDA “Escolhe, pois, a vida” Dt 30, 19 AVALIAÇÃO.
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
 .
LEI DE RESPONSABILIDADE EDUCACIONAL Questões e Desafios Brasília, abril 2013.
CONFERÊNCIA DA CIDADE Desenvolvimento Urbano com participação popular Avançando na gestão democrática das cidades.
DIREITO ELEITORAL.
Planejamento Urbano e Plano Diretor
Tem causa A causa de Marina Silva é a causa do planeta, da qualidade de vida tanto hoje quanto no futuro. É a nossa causa, dos nossos filhos, dos nossos.
PROJETO DE PESQUISA CADS – COORDENADORIA DE ASSUNTOS DE DIVERSIDADE SEXUAL DA PREFEITURA DE SÃO PAULO.
A ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS E DOS PODERES
Carta Aberta Prof. Júnior Oliveira.
Participação Feminina nos Parlamentos Senadora Vanessa Grazziotin Procuradora Especial da Mulher do Senado Federal Auditório Nereu Ramos, junho de 2013.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
ATO PÚBLICO CHEGA DE CORRUPÇÃO Se você quer um país melhor, junte-se a nós. Ao final de cada slide, click apenas uma vez para avançar. Repasse essa.
I ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS GAYS E AIDS DA ARTAGAY JOVEM ‘Construindo uma agenda política, para uma juventude sem AIDS e livre da homofobia’ 27 de maio.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Fórum de Transparência, Participação e Controle Social São Paulo - Setembro 2013 Tudo começou com a motivação da sociedade civil pressionando o ex-presidente.
Senador Walter Pinheiro A Energia Competitiva do Nordeste.
CASOS COMPLEXOS NO CURSO POLÍTICA LGBT: diálogo entre complexidade e Educação Permanente Juliana Mercês, UNA-SUS/UERJ* Paulo Roberto Volpato Dias, UNA-SUS/UERJ.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
PROGRAMA DE GOVERNO. FUNÇÃO DO PROGRAMA DE GOVERNO Instrumento de personalização da campanha Divulga propostas administrativas e de ação política durante.
Brasil sem homofobia Programa de combate à violência e à discriminação contra GLBT e de promoção da cidadania homossexual Giovanna Zimmermann Tamara Nassar.
REPRESENTAÇÃO E SISTEMAS PARTIDÁRIOS REPRESENTAÇÃO POLÍTICA - Formas de representação política, sistemas eleitorais e de partido: constituem os objetos.
Segurança Pública no novo Ciclo Orçamentário: os desafios da igualdade.
Módulo Escola Livre do Tabaco Módulo Escola Livre de Tabaco Programa Saber Saúde.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Organização Política do Brasil Constituição Promulgada em 5 de outubro de 1988: República Federativa do Brasil; República Federativa do Brasil; Composta.
REPÚBLICA Formas de governo. Outra importante forma de governo é a República. Trata-se da maneira mais comum de se governar atualmente e a mais identificada.
Senado Federal Comissão de Serviços de Infraestrutura Painel: "Eletricidade Alternativa” “Energia e Desenvolvimento do Brasil” Programa para
Eloá Reis.  É a carta magna de um país, nenhuma legislação pode se impor a ela.  Obs: a constituição de 1891 foi a primeira da historia na republica.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Transcrição da apresentação:

A ESCOLHA DA PLATAFORMA

A escolha dos temas Temas devem ser claros e objetivos Linguagem simples e de fácil entendimento Temas devem ser relevantes para o interesse público Temas devem ser coerentes Apropriação de temas

TIPOS DE TEMAS Fundamentais ou racionais Referem-se a administração pública e a legislação. São base da plataforma e esboçam o plano de atuação do candidato. Ex. questões econômicas, segurança, educação.

Exemplo

(...) Investimento em energia O sistema elétrico Depois do apagão de 2001, novo modelo retomou a expansão do setor O atual modelo do setor elétrico brasileiro, instituído em 2004, permitiu ao Estado retomar sua expansão, após quase vinte anos da paralisia que levou ao “apagão” de 2001.

Sistema hidrotérmico deve diversificar suas fontes complementares O Sistema Integrado Nacional deve continuar hidrotérmico, mas nosso maior potencial hidráulico, hoje, está na Amazônia, onde a construção de grandes hidrelétricas enfrenta restrições crescentes. A complementariedade com térmicas movidas a gás é importante, mas deve se deslocar para o uso da energia eólica e outras fontes. (...)

Expandir com rapidez a fonte eólica Entre os maiores êxitos do novo modelo elétrico brasileiro está a rápida inserção da fonte eólica na matriz energética, pois ela traz a melhor oportunidade para se baixar os custos da expansão do sistema elétrico brasileiro. O Brasil tem dos melhores ventos do mundo do ponto de vista do seu aproveitamento para geração elétrica. A capacidade de geração eólica passou a crescer de forma acelerada a partir de 2008.

Temas oportunos ou emocionais Referem-se a fatos, acontecimentos ou tendências que se encontram em evidência em um determinado momento. Suavizam a imagem do político Tratam de assuntos de cunho emocional Tornam a campanha mais pessoal, menos profissional

Exemplo Comissão Nacional da Verdade (CNV) é o nome de uma comissão brasileira que tem por objetivo investigar violações de direitos humanos consideradas graves e ocorridas entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988 no Brasil 2 por agentes do estado. 3 comissãobrasileiradireitos humanos

Temas Segregacionistas O candidato deve posicionar-se em relação a um determinado assunto,o que levará a divisão do eleitorado. Temas que dão personalidade a campanha Tem prós e contras

Exemplo Plataforma LGBT para as Eleições Municipais de Introdução Historicamente, o Partido dos Trabalhadores tem sido uma ferramenta e um espaço de luta contra a homofobia. Ainda em 1981, no discurso de Lula, incorporado ao programa partidário, ele afirma que, no PT, nenhum homossexual será tratado como doente, pois o nosso Partido combate todo e qualquer tipo de discriminação.

O PT sempre esteve na linha de frente da luta pela cidadania plena de LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais). Nosso Partido foi o primeiro a tentar proibir a discriminação a LGBT por vias legais. Em 1986, o então deputado José Genoíno propôs na Constituinte incorporar a proibição de discriminar alguém em virtude da orientação sexual ao texto da Carta Magna. O PT foi o primeiro partido a criar um Núcleo de Gays e Lésbicas, em Por meio da ação ousada da então deputada Marta Suplicy, o PT inseriu, em 1995, a agenda dos direitos civis de LGBT e da união entre pessoas do mesmo sexo no debate nacional.

O Partido dos Trabalhadores também foi o primeiro a criar estruturas governamentais em prefeituras e em governos estaduais para efetivar políticas afirmativas dos direitos LGBT. A maioria absoluta de todos os projetos (e de todas as leis aprovadas) em Câmaras Municipais, em Assembléias Legislativas e no Congresso Nacional são de parlamentares petistas. Em 2012, é hora de avançar nessa trajetória elegendo mais prefeitos e prefeitas, vereadoras e vereadores do PT comprometidos com a agenda do respeito à diversidade sexual e da não discriminação.

Cuidados com temas Cada escolha de posicionamento custa votos Quais votos o PT perde ao apoiar a causa LGBT? Qual influência isso tem para o governo estadual? O majoritário e o proporcional

A seletividade dos temas Definição do público alvo conforme às características da população/ bairro/cidade. Conhecer sobre os temas mais importantes para este público. Adequação da linguagem a ação de comunicação.

O discurso Principal instrumento de divulgação da plataforma Deve ser trabalhado não somente no que dizer, mas principalmente em como dizer A entonação e as emoções do ouvinte Os trajes e aparência do candidato

A ordem dos discurso Início impactante- temas mais emocionais Meio racional- temas que exploram as ações de governo Fim envolvente- tom mais engajador O tempo

Ruídos Qualidade de som Modulação da voz Emprego de gírias Erros gramaticais

REFERÊNCIAS KUNTZ, Ronald. A escolha da plataforma. In: KUNTZ, Ronald. Marketing político e eleitoral. São Paulo: Global, pp Comissão da Verdade. Disponível em: e e Plataforma LGBT PT. Disponível em: A7%C3%B5es_Municipais_de_2012.pdf A7%C3%B5es_Municipais_de_2012.pdf Plataforma PT Disponível em: content/uploads/2014/05/DIRETRIZES-PROGRAMA-DE-GOVERNO- DILMA-PRESIDENTE pdf