Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Figuras e Sólidos Geométricos
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Experimentação em Ciências na formação inicial de professores
Liliani Lecco Dettogni
PESQUISA NA ÁREA DE ENSINO
Tópicos de Educação Matemática A
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA
O uso da internet nas escolas
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
Autor: Wilton Sturm UNICAMP 1999
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Curso de Docência Universitária
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
OBJETIVOS   Analisar a abordagem feita sobre “Transformações Geométricas no plano”. Planejar, justificar, elaborar, implementar e validar uma sequência.
ESCOLA ESTADUAL DORA MATARAZZO
Planejamento PNAIC 2014.
Questões de didática da matemática Paulo Figueiredo Lima (Dmat/UFPE) Presidente da SBEM 1 o. Colóquio em Epistemologia e Pedagogia das Ciências PUC-Rio.
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
TÍTULO: A utilização das noções de História(tempo, memória, história de vida) no planejamento anual nas séries iniciais da Escola Básica Donícia Maria.
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Deise Kramer Lima Fernandes
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
Uma abordagem curiosa e divertida
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008 JHONNATHAS MAYCKON.
CONCEITUAÇÃO DOS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PROJETO POLÍTICO
A Geometria Vetorial no Ensino Médio
SILVANA BERBEL FERNANDES
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
E.E. “FREI THIMÓTEO VAN DEN BROECK”
FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR NUMA PERSPECTIVA FREIREANA
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
Matemática em Ambiente Computacional
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Agora que você já refletiu e percebeu a importância da aprendizagem por projetos, vamos colocar a “mão na massa”. Primeiramente vamos refletir sobre algumas.
Por Elizandro de Almeida Esquiam
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE CONCEITOS BÁSICOS
Autor: Marcelio Adriano Diogo
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE
Dissecação Animal e a Aprendizagem Significativa De Ciências
PÁTIO INTERNO OS OBJETOS EDUCACIONAIS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE - MG Escola Municipal.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Aula Prática: Uma Aprendizagem Significativa de Ciências
PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS INOVADORAS APLICADAS À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA: UMA TENDÊNCIA EDUCACIONAL.
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Docente: Dr. Arthur Vianna
UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL.
Rita Delasir Maraya/ Mauro Eduardo de Souza Escola Municipal Ministro Marcos Freire.
I ENCONTRO DE LÍNGUA PORTUGUESA Formadora: Profª Lenís Almeida da Silva Perez Graduada em Letras Vernáculas - UEFS Especialista em Estudos Literários –
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
O papel pedagógico do órgão gestor
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
SEMELHANÇA DE FIGURAS ATRAVÉS DA AMPLIAÇÃO E DA REDUÇÃO ESCOLA MUNICIPAL MINISTRO MARCOS FREIRE.
COMO ESCREVER PROJETOS ACADÊMICOS Lívia. TÍTULO Conciso + Claro; Qualquer momento; Palavras-chave; Expressar especificamente sobre o que é seu trabalho.
Transcrição da apresentação:

Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática “Conceito de área: da composição e decomposição de figura até as fórmulas” Anderson Secco Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática PUC/SP 2007

Tendências Temáticas e Metodológicas da Pesquisa em Educação Matemática Processo ensino-aprendizagem da matemática; Utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino e na aprendizagem da matemática; Prática docente, crenças, concepções e saberes práticos (contrato didático).

Tendências Metodológicas da Investigação em Educação Matemática APROXIMAÇÃO CRÍTICA: o pesquisador insere-se no ambiente educacional não só para compreendê-lo, mas também para mudá-lo em direções que permitam aos participantes maior liberdade de ação e de aprendizagem. Essa aproximação crítico-sociológica apresenta-se como transformadora, libertadora, provocando mudança de significados, assemelhando-se ao que entendemos por pequisa-ação. (pg. 54-55)

Etapas do Projeto TEMA: Proposta de ensino-aprendizagem sobre o conceito de área, por meio de uma sequência didática. JUSTIFICATIVA: A possibilidade da utilização da geometria dinâmica na realização da pesquisa; as influências das aulas de Tópicos de Geometria; a participação no projeto AprovaME que concilia a tecnologia às investigações de argumentação e prova matemática; os alunos de 8ª série que não se apropriaram do conceito de área nas séries anteriores; trabalhar com algo que despertasse na maioria dos educandos o interesse e a curiosidade pela matemática; uma aprendizagem mais significatica.

Revisão Bibliográfica Raymond Duval (1995) Gérard Vergnaud (1996) Bernad Parzysz (2001) Hans Freudenthal (1973) Maria Alice Gravina (1996) Ana Franchi e outros autores (1992) Ana Chiummo (1998) Sonia Regina Facco (2003) PCNs (1998)

Questão da Pesquisa “Como o processo de reconfiguração de figuras poligonais planas contribui para a apropriação do conceito de área de um polígono? Como esse processo favorece a passagem do empírico para o dedutivo?”

Procedimentos Metodológicos Foi concebido e aplicado uma sequência utilizando como metodologia de pesquisa, alguns elementos teóricos da engenharia didática Etapa 1: Análises prelimenares Etapa 2: Elaboração da sequência didática e a análise a priori Etapa 3: Aplicação da atividade Etapa 4: Análise a posteriori

Coletas de dados Anotações do professor – pesquisador; Anotações de professores que o auxiliavam; Anotações dos alunos; Áudio; Fotos; Imagens das atividades realizados pelos alunos; Os dados foram analisados de duas duplas, que foram sorteadas aleatoriamente.

População e/ou Amostra 40 de 150 alunos da 8ª série do Ensino Fundamental; Rede Municipal; São Caetano do Sul, São Paulo; Os alunos trouxeram autorização dos pais.

Cronograma Foi realizado em turno inverso; 12 horas de duração, dividido em 6 encontros de 2 horas, em duas semanas; Iniciou-se em 26/09/2006 à 05/10/2006; 1º e 2º encontros em sala de aula, 3º e 4º encontros no laboratório de informática e 5º e 6º encontros na sala de aula. OBS.: O 6º encontro não foi realizado, pois não teve necessidade.

Conclusões finais Os alunos evoluiriam gradativamente; Obtiveram autonomia; Aprendizagem com significado; A geometria dinâmica trouxe um interesse nas atividades; Raciocínio diferente do previsto; Apropriaram-se do conceito de área; Os alunos conseguiram deduzir e justificar todas as fórmulas dos principais polígonos; A função heurística da figura como resolução de um problema, também teve um papel significativo na resolução das atividades; O processo de reconfiguração favoreceu a passagem do empírico para o dedutivo.