ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S N F Estratégias da Política Nacional de Formação
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Programa Sala Virtual de Apoio à Negociação do Trabalho no SUS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Escola Nacional de Saúde Pública Programa de Educação a Distância
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
Profª Ivaneide Medeiros Nelson
Instrumentos de Avaliação - MEC
Prof. Dra. Laura Feuerwerker
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
Ana Cristina Ghisleni
Educação Permanente em Saúde :
SÉCULO XX.
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Tecnologia e Educação.
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
FORMAÇÃO III ESA Formação do Educador: A Escola enquanto cenário, sujeito e objeto da formação.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
III Curso de Formação de Professor/Tutor em EaD
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA Educação a Distância
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Mestrados Profissionais em saúde: para que e para quem Moisés Goldbaum Departamento de Medicina Preventiva FMUSP Encontro Nacional de Pós-Graduação em.
Curso de Especialização Gestão em Saúde CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO EM SAUDE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ROMPENDO BARREIRAS DE ACESSO E PROMOVENDO MUDANÇAS.
Papel das Escolas na Saúde Pública do Século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Setembro de 2004.
Projeto Institucional das escolas Salesianas
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Antônio Ivo de Carvalho
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Antonia Maria Coelho Ribeiro
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
UNIVERSIDADE ABERTA DE EDUCACAO PERMANENTE EM SAUDE DEZ/2007.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Seminario Saneamento é Saúde Seminario Saneamento é Saúde A Educação a Distância como Estratégia de Implementação de Política Pública: a experiência da.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE GESTORES DO SUS Proposta preliminar – ENSP-FIOCRUZ.
Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
MÉTRICAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE: experiências em andamento no ICICT/FIOCRUZ Brasília, 1 agosto de 2008 Cícera Henrique da Silva Michele Nacif Antunes Maria.
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
Transcrição da apresentação:

ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca Fundação Oswaldo Cruz Ministério da Saúde BRASIL

Educação em saúde Strito sensu Pesquisadores Docentes Formação profissional em saúde pública novo contexto novo contexto novo profissional novo profissional novas exigências formativas novas exigências formativas Lato sensu

grande quantidade de novos postos de trabalho criados pela descentralizaçãoEscala da clientela: grande quantidade de novos postos de trabalho criados pela descentralização : interdisciplinaridade e da intersetorialidadeDiversidade da clientela: interdisciplinaridade e da intersetorialidade Novas exigências de formação: capacidades técnicas e políticas para solucionar problemas complexos Perfil profissional requerido: capacidades técnicas e políticas para solucionar problemas complexos

Educação a Distância Objetivos  Acompanhar e coordenar o conjunto das iniciativas de EAD Elaboração de material pedagógico Elaboração de material pedagógico Formação de Tutores Formação de Tutores Gestão Acadêmica Gestão Acadêmica Base Tecnológica Base Tecnológica  Potencializar a formação e a qualificação profissional dos trabalhadores de saúde de saúde  Consolidar formas interativas, flexíveis e participativas do processo ensino-aprendizagem participativas do processo ensino-aprendizagem  Estabelecer relações com instituições nacionais e internacionais para intercâmbio de idéias e práticas e internacionais para intercâmbio de idéias e práticas

Marco teórico conceitual A estreita relação entre teoria e práticaA estreita relação entre teoria e prática O sujeito é agente ativo do seu próprio conhecimentoO sujeito é agente ativo do seu próprio conhecimento O saber/conhecimento como construção coletivaO saber/conhecimento como construção coletiva O aprendiz é o ponto central do processo de aprendizagemO aprendiz é o ponto central do processo de aprendizagem A educação é uma prática social construída através da participação, do diálogo, e dosA educação é uma prática social construída através da participação, do diálogo, e dos significados da colaboração entre indivíduos significados da colaboração entre indivíduosEducação

Sistema de Tutoria  A Tutoria/orientação da aprendizagem desempenha papel fundamental na mediação entre o material didático oferecido pelo curso e o contexto concreto no qual o aluno desenvolve sua relação de construção do conhecimento.  Atua como um facilitador na construção do processo de conhecimento

Material Didático  Os materiais didáticos são ferramentas que devem estar alicerçados dentro de um sólido modelo pedagógico.  O aprendizado se dá a partir da interação do aluno com os materiais didáticos especialmente elaborados para proporcionar um ambiente adequado.  O material é elaborado para incentivar o diálogo com o texto através da inserção de exercícios e de questões para reflexão junto aos conteúdos desenvolvidos.  A linguagem é cuidadosamente pensada, visando evitar o excesso de formalismo.

Gestão Acadêmica  A administração de sistemas de educação a distância é de extrema importância, pois somente um gerenciamento efetivo permitirá o cumprimento adequado das finalidades, atingindo maior credibilidade e respondendo à demanda da sociedade.  A Gestão Acadêmica dos sistemas de educação a distância se apoia em procedimentos administrativos confiáveis, sistematizados e racionais que possibilitam uma metodologia adequada para a formulação de planos e um gerenciamento capaz de elaborar, executar e avaliar esses planos.

Cursos e Projetos Especialização = 5 Aperfeiçoamento = 6 Atualização = 2 Desenvolvimento = 9 Novos Projetos = 3 Demandas Institucionais = 7

Números expressivos Mais 40 mil alunos matriculados Mais de 18 mil alunos formados (até o momento) Mais de 1550 docentes em todo pais

A Política de Educação Permanente do Ministério da Saúde e a Demanda/ENSP de trabalhadores no sistema de saúde (SUS) Instrumento para promover mudanças no modelo de formação do Sistema Único de Saúde – SUS Busca potencializar mudanças nos processos de trabalho, problematizando questões da própria prática Possibilita a interlocução entre a gestão do SUS, instituições formadoras, profissionais da saúde e controle social/usuários.

Participação no Sistema Universidade Aberta do Brasil 23 Pólos Municipais vagas ofertadas em Cursos: –Vigilância Sanitária –Gestão em Saúde –Facilitadores de Educação Permanente em Saúde –Ativadores de Processos de Mudançca na Formação Superior em Saúde –Gestão de Projetos de Investimentos em Saúde

Expansão da EAD com qualidade pedagógicaExpansão da EAD com qualidade pedagógica Acompanhamento e Avaliação dos Programas de FormaçãoAcompanhamento e Avaliação dos Programas de Formação Ampliação do Acesso / Inclusão DigitalAmpliação do Acesso / Inclusão Digital Desafios...