2° Encontro do GD de TIC 07/05/2015

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inclusão Pedagógica e Tecnológica
Advertisements

Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Projeto Prêmio Itaú-Unicef 14º. Congresso Internacional ABED
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ASSESSORIA PEDAGÓGICA PROJETOS CURSOS EAD
S Seleção de Alunos (Cursistas) Seleção de Tutores Registro de Alunos Registro de Tutores Site Institucional.
EAD na UFSCar Política e ações para sua real inserção no ensino de graduação, pós-graduação, na pesquisa e extensão.
Secretaria da Educação e Cultura
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Produção do conhecimento em EAD
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
E-ProInfo Ana Christina Bringuente
Orientações para encerramento do ano letivo
Oficina de Ensino-aprendizagem de Gráfica Digital Plano Plano de Pesquisa.
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
I ENCONTRO EDUCACIONAL – IFSP
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Exercícios Censup 2014 Brasília-DF | Fevereiro 2015.
Oficina de Ensino-aprendizagem de Gráfica Digital Conclusões Foram desenvolvidos dois fatores na busca do sucesso da Oficina, a contextualização dos conteúdos.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Denise de Oliveira Teixeira Graduação em Fonoaudiologia, ; Mestrado em Distúrbios da Comunicação, ; Professora do Curso.
PROGRAMA DE APOIO AO ALUNO EAD:
As ferramentas da rede Orkut em aulas virtuais para o ensino de inglês como LE Helen de Oliveira Faria Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância Maurício Rosa Marcus Vinicius Maltempi.
Giolo, J. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p , out.-dez
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
29/10/2014. Tutorial DGA/Setor de Matrícula EaD Aproveitamento de Processo Seletivo.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores Angélica Maria Freitas Professoras.
CURSO: Licenciatura em Educação Física
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
3° Encontro do GD de TIC 11/06/2015
MODELOS E ESTRATÉGIAS FORMATIVAS NOS AVAs
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Introdução O Educacenso é um sistema eletrônico de coleta de informações educacionais composto por um aplicativo web, que permite a coleta, a migração.
Melhor Gestão, Melhor Ensino
Nome completo do primeiro autor ¹, Nome completo do segundo autor ²
Logo escola Curso de elaboração de projetos Formadores: nome professor de informática nome do colega pedagoga Proinfo 2010.
Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Juliene Vasconcelos Zeila Miranda Ferreira Desenvolvedora: Cristina Mattos CURSO ONLINE.
PROJETO FOCO NO SARESP SETEMBRO/2015.
MODELOS E ESTRATÉGIAS FORMATIVAS NOS AVAS 5° Encontro do GD de TIC 06/08/2015.
Deliberação CEE N.º 105/2011 Dispõe sobre as diretrizes para elaboração e aprovação de Plano de Curso e emissão de Parecer Técnico para cursos de Educação.
Soluções para universidades corporativas
AVALIAÇÃO DO GD ° Encontro do GD de TIC 05/11/2015.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Desenvolvedora: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho.
O Ambiente de Aprendizagem a Distância TelEduc Renato M.E. Sabbatini UNICAMP.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online E-learning – uma alternativa de treinamento.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso online Análise de Sites Educativos Desenvolvedora:
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.
Curso Avançado de Avaliação Econômica de Projetos e Programas Sociais
Estágio Supervisionado II Elaboração de um Projeto de Intervenção
Roteiro para acesso aos cursos EAD da SEFAZ/MS
Introdução O grupo PET-GAEA (Gerenciamento e Administração da Empresa Agrícola) contempla alunos dos cursos de Engenharia Agronômica e Gestão Ambiental.
Programa de Capacitação à Distância COSEMS/MG José Maurício Lima Rezende Secretário de Monte Santo de Minas e Presidente do COSEMS/MG.
Painel: TIC e a Formação de Recursos Humanos 4/9 14h Experiências e Estratégias UNIFESP Prof. Livre-docente Ivan Torres Pisa Departamento de Informática.
Conhecendo o Ambiente de Curso. O Moodle É um software livre de apoio à aprendizagem (páginas de disciplinas e grupos colaborativos). Sistema para gerenciar.
Censo Escolar da Educação Básica O que é? O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico- educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos.
De Bolsas de Estudo Política Senac de Concessão. A Política Senac de Bolsas de Estudo foi criada em 2006 com o objetivo de facilitar o acesso à educação.
A certificação se dará a cada encontro presencial após aproximadamente 30 dias do prazo final de postagem das atividades complementares. A certificação.
Transcrição da apresentação:

2° Encontro do GD de TIC 07/05/2015 Evasão em EAD 2° Encontro do GD de TIC 07/05/2015

Informes Informes gerais Escolha de quem fará a síntese do encontro Proposta de mudanças no Blog Ensinar a assinar o Blog

Compartilhamento Google Analytics - apresentação dos principais dados oferecidos pela ferramenta. (Fernanda Ribeiro e Thiago Luis)

Pauta do 2° encontro do GD TIC Apresentação dos dados de evasão em EAD do Censo EAD/ABED – 2013 Apresentação dos dados de evasão em EAD dos Projetos Prêmio Itaú-Unicef (PIU) e Olimpíada da Língua Portuguesa (OLP) Apresentação e contextualização da pesquisa de evasão dos cursos do PIU Trabalho em grupo

Dados nacionais - CENSO EAD.BR 2013 De acordo com o CENSO EAD.BR 2013 realizado pela ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância -, o CENPEC oferece cursos livres não corporativos, definidos como: curso que não precisa de autorização de órgão normativo para ser oferecido ao público interessado. Nesse levantamento, um curso de extensão é considerado livre. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Censo EaD.br: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil. Curitiba: Ibpex, 2014. http://www.abed.org.br/censoead2013/CENSO_EAD_2013_PORTUGUES.pdf

Obstáculos em relação a EAD Além da evasão, que é o maior obstáculo para a realização de cursos a distância, há outros importantes itens apontados pela pesquisa que se relacionam com a implementação de tais cursos como: a falta de adaptação dos alunos à metodologia - 19,6% a migração do curso presencial para o a distância - 12,8% a resistência dos alunos - 10,7% a resistência dos professores - 9,8%

Evasão – Censo.br - ABED A evasão de alunos é apontada como o maior obstáculo enfrentado na execução de cursos de EAD (15,4%)

Conceito Evasão: s.f. - que nomeia o ato de evadir-se, de fuga, de escape, de sumiço. É a ação de abandono de alguma coisa; desistência, abandono de algo. Abandono: s.m. - ação ou resultado de abandonar; condição ou estado do que foi abandonado; situação de desamparo, desistência. Adesão: s.f. - ação ou resultado de aderir, de ligar-se ou estar ligado fisicamente a algo; postura favorável a uma ideia, movimento, apoio; filiação a partido, associação etc. Referência: Aulete digital Evasão e abandono estão relacionados a uma adesão inicial? O que podemos considerar como tal?

Cursos online do CENPEC Os cursos da Olimpíada da Língua Portuguesa e do Prêmio Itaú-Unicef consideram, para elaboração de seus relatórios quantitativos em relação a adesão/evasão de participantes, as seguintes categorias: INSCRITOS: fizeram sua inscrição preenchendo seus dados no sistema. MATRICULADOS: aqueles que acessaram o ambiente do curso pelo menos uma vez (Inscritos – [nunca acessaram + desistentes]) CURSISTAS: aqueles que realizaram ao menos uma atividade no curso CERTIFICADOS: aqueles que cumpriram os requisitos mínimos necessários para obtenção de certificado, explicitados no momento da inscrição e de início do curso. DESISTENTES: aqueles que oficializaram por e-mail a solicitação de cancelamento da inscrição no curso em qualquer momento

Dados dos cursos online do CENPEC Como calcular a evasão nos cursos? = Certificados – Inscritos PIU = 69% OLP = 71% = Certificados – matriculados PIU = 58% OLP = 65% = Certificados – cursistas PIU = 45% OLP = 35%

Pesquisa de Evasão em EAD - PIU Perfis de participantes dos cirsos Durante o ano de 2014 foi feita uma pesquisa com todos os participantes dos cursos a distância do Prêmio Itaú- Unicef em 2013 dentro dos seguintes perfis: Inscritos: Matriculados Cursistas que não atingiram a certificação O formulário da pesquisa pode ser acessado no seguinte endereço: https://docs.google.com/forms/d/1HtW_dxTt3iLCMBak9DOl18ZpqkwcrkASkZiTC5UJ8TU/viewform

Pesquisa de Evasão em EAD - PIU Campos da pesquisa Para o trabalho de hoje foram selecionadas somente as questões fechadas da pesquisa sobre os seguintes campos: Perfil Perfil de usuário Perfil de uso da internet Experiência com curso a distância Hipóteses sobre a evasão Motivação para a realização do curso Clareza das informações fornecidas sobre o curso Problemas técnicos enfrentados e suporte oferecido Adaptação à metodologia

Pesquisa de Evasão em EAD Em relação a evasão, com base nas ligações que eram realizadas para os usuários nos anos de 2011 a 2013, partiu das seguintes hipóteses: Motivação para a realização do curso Clareza das informações fornecidas sobre o curso Problemas técnicos enfrentados e suporte oferecido Adaptação à metodologia

Causas da evasão em cursos livres EAD - ABED

Trabalho em grupo Cada grupo vai olhar os dados da pesquisa separados por perfil de participação e observar: O que mais chama atenção nos dados apresentados em cada bloco? Por quê? Vocês sugerem algum cruzamento de dados no grupo analisado?