Auditoria Contábil Enfoque teórico, normativo e prático

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AUDITORIA DO CONTAS A RECEBER
Advertisements

CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS
Ciclo de vida e organização do projeto
Auditoria Contábil Enfoque teórico, normativo e prático
ASPECTOS CONTÁBEIS O Resultado apresenta os valores de receitas, despesas e custos provenientes da consecução dos objetivos sociais de uma empresa, significando.
AUDITORIA Objetivos da aula: Metodologia de Trabalho
UNIDADE III - A AUDITORIA PÚBLICA
Parte 2 – Marcos Regulatórios Prof. Luís Fernando Garcia
MANUAIS Manual de Gestão da Qualidade
NBR ISO Diretrizes para auditorias de sistema de
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Excelência no Compromisso
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Planejamento e Execução da Auditoria
Fundamentos da Auditoria de Sistemas de Informação
Auditoria da Qualidade
Segurança e auditoria de sistemas
Disciplina Auditoria I
Abertura Relembrar conteúdo anterior Papeis Trabalho Auditor
Abertura Relembrar conteúdo anterior Papeis Trabalho Auditor
Demonstrações Contábeis
Disciplina: Auditoria – I Curso: Ciências Contábeis Período: 5° período Professor: Carlos Araújo
Auditoria e Segurança da Informação
REFLEXOS DA AUDITORIA SOBRE A RIQUEZA PATRIMONIAL:
DOCUMENTAÇÃO DA AUDITORIA – RES. 1
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
AUDITORIA DO CONTAS A RECEBER
AUDITORIA OPERACIONAL
Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos
Contabilidade Métodos Prt. Dobradas PFC Objeto Campo de Aplicação Função Econômica Função Administr. Apurar o Resultado Contr. o Patrimônio Prestar Informações.
PAPÉIS DE TRABALHO Finalidade dos papéis de trabalho:
AUDITORIA Ativo Imobilizado
NORMAS USUAIS DE AUDITORIA-RES CFC-NBC TA 200 – ISA-200
AUDITORIA II PROF.: ANDRÉ FERNANDES
DOCUMENTAÇÃO DE AUDITORIA NBC TA 230
NORMAS DE AUDITORIA Profª Cleide Carneiro.
Instrutor: Objetivos:.
O parecer representa o produto final do trabalho do auditor.
É a etapa dos trabalhos de auditoria onde se definide a natureza dos exames (quais os procedimentos a serem aplicados), a extensão dos exames (quanto será.
1.
TEORIA DA CONTABILIDADE
Papéis de Trabalho O auditor deve documentar, através de papéis de trabalho, todos os elementos significativos dos exames realizados e que evidenciam ter.
Certificação e Auditoria
AUDITORIA 1. DOCUMENTAÇÃO DE AUDITORIA – PAPÉIS DE TRABALHO (Ementa: Papéis de Trabalho: Critérios e técnicas de elaboração) “ Todo trabalho realizado.
AUDITORIA DAS DISPONIBILIDADES
ROTEIRO DE REALIZAÇÃO DA AUDITORIA
Para um ativo ser classificado no grupo de caixa e bancos é importante que não haja restrições quanto a seu uso imediato. Caixa e bancos, por ser um ativo.
AUDITORIA II PROF.: ANDRÉ FERNANDES
AUDITORIA Obrigações Geralmente compreendem os seguintes grupos de contas: empréstimos, fornecedores, IR/CSLL e outros impostos, salários a pagar e encargos.
REAVALIÇÃO DE ATIVOS Prof. Alessandro.
Comunicação e Redação Empresarial
AUDITORIA Profa. Andréia Mota.
Disciplina de Auditoria Curso Ciências Contábeis Profa. Andréia Mota
Auditoria Contábil Enfoque teórico, normativo e prático
AUDITORIA Auditoria é o processo de confrontação entre uma situação encontrada e um determinado critério. É a comparação entre o fato ocorrido e o que.
RELATÓRIO SEM RESSALVA - INTRODUÇÃO Examinamos as demonstrações contábeis da Companhia ABC, que compreendem o balanço patrimonial em 31 de dezembro de.
Prof. Adrean Scremin Quinto
PLANO CONTÁBIL DAS INSTITUIÇÕES DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL (COSIF)
MODALIDADES DE AUDITORIA
PREPARAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE
4.4 Implementação e Operação
PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA
Definição de papéis de trabalho
Tema da aula: AUDITORIA FINANCEIRA.
I I FÓRUM DE BOAS PRÁTICAS DE AUDITORIA E CONTROLE INTERNO DO PODER JUDICIÁRIO.
RELATÓRIO E PARECERES EM AUDITORIA DE RH
Transcrição da apresentação:

Auditoria Contábil Enfoque teórico, normativo e prático Inaldo da Paixão Santos Araújo Daniel Gomes Arruda Pedro Humberto Teixeira Barretto 1a edição |2008|

Capítulo 8 Papéis de Trabalho

Capítulo 8 Papéis de Trabalho Conceito Os papéis de trabalho representam o conjunto de documentos obtidos ou preparados pelo auditor, de forma manual, eletrônica ou por outros meios. Para o CFC: “Os papéis de trabalho constituem a documentação preparada pelo auditor ou fornecida a este na execução da auditoria. Eles integram um processo organizado de registro de evidências da auditoria, por intermédio de informações em papel, filmes, meios eletrônicos ou outros que assegurem o objetivo a que se destinam”.

Regras básicas para elaboração de papéis de trabalho Capítulo 8 Papéis de Trabalho Regras básicas para elaboração de papéis de trabalho O auditor deve considerar as seguintes regras: Precisão; Concisão; Praticidade; Objetividade; Clareza; Lógica; Completitude. E as seguintes técnicas: Utilização de lápis; Layout; Verso dos papéis de trabalho.

Uso dos papéis do trabalho Capítulo 8 Papéis de Trabalho Uso dos papéis do trabalho Segundo o CFC, os papéis de trabalho possuem as seguintes finalidades: Ajudar, pela análise dos documentos de auditorias anteriores, ou pelos coligidos quando da contratação de uma primeira auditoria, no planejamento e execução da auditoria; Facilitar a revisão do trabalho de auditoria; Registrar as evidências do trabalho executado pata fundamentar o parecer do auditor independente. A Intosai enfatiza que os papéis de trabalho organizam e facilitam o acesso à documentação das evidências auditoriais.

Forma, conteúdo e extensão dos papéis de trabalho Capítulo 8 Papéis de Trabalho Forma, conteúdo e extensão dos papéis de trabalho Segundo o CFC, os fatores que podem afetar a forma e o conteúdo dos papéis de trabalho são: Natureza do trabalho; Natureza e complexidade da atividade da entidade; Natureza e condição dos sistemas contábeis e de controle interno da entidade; Direção, supervisão e revisão do trabalho executado pela equipe técnica; Metodologia e tecnologia utilizadas no cursos dos trabalhos.

Identificação dos papéis do trabalho Capítulo 8 Papéis de Trabalho Identificação dos papéis do trabalho Cada papel de trabalho deve ser adequadamente identificado: Cabeçalho, com a identificação dos auditores, do auditado e da área auditada; Referência para indexação; Data da realização do trabalho; Assinatura do responsável pela elaboração; Assinatura do responsável pela revisão; Título da área; Objetivo do papel do trabalho.

 Identificação dos papéis de trabalho Capítulo 8 Papéis de Trabalho Auditado: Data: Área: Exame: Moeda: Ref.:  Feito por: Data: Revisado por:

Descrição das informações dos papéis de trabalho Capítulo 8 Papéis de Trabalho Descrição das informações dos papéis de trabalho A descrição está dividida em três estágios: Compilação de informações; Arquivamento (pasta permanente e pasta corrente); Referenciação. Prazo: Conforme as normas de auditoria contábil, os papéis de trabalho devem ser arquivados pelo período mínimo de cinco anos.

Descrição das informações dos papéis de trabalho Capítulo 8 Papéis de Trabalho Descrição das informações dos papéis de trabalho A compilação de informações nos papéis de trabalho inclui demonstrativos e mapas de movimentação preparados pelos departamentos de contabilidade, financeiro, de pessoal, fiscal e operacionais, ou pelo auditor. Os papéis de trabalho devem ser devidamente referenciados para fins de arquivamento e organicidade. É utilizado o tipo de referência alfa-numérica, sendo as letras para representar o papel principal de cada área e a letras e números para representar o papel subsidiário.

Organização dos papéis de trabalho Capítulo 8 Papéis de Trabalho Organização dos papéis de trabalho Os papéis de trabalho devem ser organizados a fim de facilitar seu manuseio. Seu conjunto pode ser dividido em: Folha mestras ou sintéticas; Subsidiárias ou analíticas.

Organização dos papéis de trabalho Capítulo 8 Papéis de Trabalho Organização dos papéis de trabalho A pasta dos papéis de trabalho pode ser organizada da seguinte forma: Capa da pasta, com a identificação do auditor, do auditado, da auditoria, período de realização dos trabalhos; Índice dos papéis; Plano de auditoria; Programa de auditoria por área; Controle de tempo dos trabalhos; Notas do supervisor; Papéis de trabalho com as evidências por área examinada; Correspondências emitidas; Respostas recebidas devidamente referenciadas com os papéis de trabalho; Desenvolvimento das recomendações; Relatório de auditoria devidamente referenciado com os papéis de trabalho.

Organização dos papéis de trabalho Capítulo 8 Papéis de Trabalho Organização dos papéis de trabalho Para evidenciar os serviços realizados nos papéis de trabalho, os auditores utilizam letras e tiques explicativos: As letras são utilizadas para destacar exceções encontradas na aplicação dos procedimentos. Os tiques são sinais particulares que evidenciam os exames feitos ou a fonte de obtenção de informações.

Organização dos papéis de trabalho Capítulo 8 Papéis de Trabalho Organização dos papéis de trabalho São utilizadas, em vermelho, referências externas e internas. As letras e os tiques também devem ser grafados em vermelho. De forma prática, pode-se apresentar a sistemática de referenciação de papéis de trabalho da seguinte maneira (exemplo de folha mestra a seguir):

C }  Organização dos papéis de trabalho       Capítulo 8 Auditado: Companhia Estou Entendendo Data: 31/12/X1 Área: Caixas e bancos Exame: Folha Mestra Moeda: $ Ref.:  C SALDOS VARIAÇÃO CÓDIGOS 1.1.1 1.1.2 DESCRIÇÃO Caixa Bancos Total REF. C.1 20X1 200 230.000 230.200 20X0 7.500 115.000 122.500 % -97 100 88 2  REFERENCIAÇÃO EXTERNA    } Feito por: Data: Revisado por: 2 Conforme razão. Conforme papéis de trabalho do ano anterior. Somado.  Tiques 

Principais tipos de papéis de trabalho Capítulo 8 Papéis de Trabalho Principais tipos de papéis de trabalho Alguns dos itens que, segundo o CFC, os papéis de trabalho podem incluir: Informações sobre a estrutura organizacional e legal da entidade; Cópias ou excertos de documentos legais, contratos e atas; Informações sobre os setores de atividades, ambiente econômico e legal em que a entidade opera; Evidências do processo de planejamento, incluindo programas de auditoria e quaisquer mudanças nesses programas; Evidências do entendimento, por parte do auditor, dos sistemas contábil e de controle interno, e sua concordância quanto à sua eficácia e adequação; Evidências de avaliação dos riscos de auditoria; Evidências de avaliação e conclusões do auditor e revisão do trabalho da auditoria interna; Análises de transações, movimentação e saldos de contas; Análises de tendências, coeficientes, quocientes, índices e outros indicadores significativos; Registro da natureza, oportunidade e extensão dos procedimentos de auditoria e seus resultados.