Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Letras Teoria e Prática de Leitura - Turma A Efeito Pigmalião: obsessão do artista pela própria.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA MUNICIPAL LEVINDO MARIANO
Advertisements

Vera Maria Pereira História da Arte
Como a literatura nos ajuda a entender melhor a nós mesmos?
FOLCLORE Tema: Folclore Área de conhecimento: Artes
PORTINARI ARTE BRASILEIRA.
O QUE É ARTE? 1ª série do Ensino Médio.
Artes Visuais Alfabetização visual; O ponto; O Impressionismo;
Produção de texto e roteiro audiovisual
FESTIVAL DE ARTE E CULTURA DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA 24 a 28 de novembro de 2010 Brasília.
Professores: Andréa, Bruna e Homero Disciplina: Seminário Integrado
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
Direitos Autorais.
Arte e representação.
NTD de Interpretação Textual e Literatura Professora Francisca Barros
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Pintura, escultura, literatura, música, dança e arquitetura. Todas essas artes buscam, de alguma forma, atingir o ser humano:
MANUAL DO ESTUDANTE – EF
Biografia A biografia narra a história da vida de uma pessoa ou de várias pessoas. Também pode conter alguns aspetos referentes à obra dos biografados.
CONTO DE MISTÉRIO.
PROFESSORA CAMILE BACCIN 1º ANO - LITERATURA
Professsora: Aíla Rodrigues
Rozane Suzart Gesteira e Adriano Canabarro Teixeira
MANUAL DO ESTUDANTE – 7ª e 8ª série EF
Arte e representação.
Cultura Portuguesa das Artes no séc. XIX/XX
Resenha Produção de texto.
O QUE É ARTE?.
O MUNDO ENCANTADO DA LITERATURA INFANTIL
Área – Linguagens, Códigos e sua Tecnologias
O L i v r o.
Metodologia do Ensino de Arte
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Um grande escritor: MONTEIRO LOBATO
OFICINA DE ARTES VISUAIS
QUAL A MINHA POSIÇÃO SOBRE AS IDÉIAS DO AUTOR?
Formadora: Janaína Lapuente
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
A Arte na Literatura de Cordel
1. Definições Resenha-resumo:      É um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um capítulo, de um filme, de uma peça de teatro ou de.
RESENHA.
ENSINO MÉDIO INOVADOR ARTE – PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS e ARTE - CINEMA E VÍDEO O ARTIGO 26 DA LDB 9394/96 NO SEU PARÁGRAFO SEGUNDO MENCIONA QUE “O ENSINO.
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
Branca de Neve: versões e visões de uma história
Maica Frielink Immich e Vanessa Zaniol
Teoria e Prática de Leitura Daniel Bom Queiroz Turma A-2015
Seminário de Análise e Produção Textual III
RECAPITULANDO .... MODELO DE FICHAMENTO
Instituto Gay Lussac Encontros com a Arte Profª Ana Lúcia Rubens.
Seminário dos Bacharelados Interdisciplinares
Plano de Atividades do SI semestre Turma E.
Medicina UNAERP XV turma
Título do Trabalho com letras grandes para ser lido a até 3 metros de distância (Sugestão: Fonte Arial, tamanho 90). Texto centralizado. Nomes completos.
O cinema na vida de cada um
O universo do cinema mudo no teatro
UM JEITO DIFERENTE DE PRODUZIR COM MATÉRIA PRIMA RECICLÁVEL
Você vai escrever um conto em que o narrador será o personagem da história e também o protagonista dos acontecimentos.
Um diálogo entre Arte e Ciência
Formas Únicas de Continuidade no Espaço, Umberto Boccioni (1913)
TÍTULO (Fonte: Arial; Tamanho: 40) Autores (INSTITUIÇÃO); Co-autores (INSTITUIÇÃO); (Fonte: Arial; Tamanho: 28 )
Jean Renoir. Biografia Jean Renoir para além de um conceituado cineasta, foi também escritor, argumentista, encenador e ator Francês. Foi o segundo filho.
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS - ARTE
HISTÓRIA DA ARTE MODERNISMO
UTAD Comunicação e Multimédia História das Artes Visuais Contemporâneas José Pinheiro, al54465.
ALL STAR & MONET.
Eu nasci Ana! Amo a arte e uso a pintura para falar do mundo!
Arte Clássica Arte da Grécia Antiga
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – CED CURSO DE PEDAGOGIA PROFESSORA: Maria Aparecida Lapa de Aguiar
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Leitura exploratória : exame da folha de rosto, dos índices da bibliografia e das notas de rodapé.
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Letras Teoria e Prática de Leitura - Turma A Efeito Pigmalião: obsessão do artista pela própria obra Camila Cardozo

Características da oficina Duração: 6 horas (4 encontros de 90 minutos cada) Público-alvo: Adultos - Estudantes das áreas de Letras, Artes, Psicologia e afins. Recursos necessários: datashow, folhas A4, lápis de escrever e para desenho (coloridos e de sombra), cópias dos textos escritos.

Objetivos Integração entre psicologia e arte por meio de um tema específico - efeito Pigmalião, também conhecido como efeito Rosenthal; Desenvolver o olhar crítico dos participantes para as artes visuais, a literatura e o cinema; Autoria dos participantes em resposta ao tema da oficina, de forma criativa, por meio de texto escrito ou imagético.

1º dia - Introdução ao tema Apresentação do mito de Pigmalião a partir da pintura de Jean-Léon Gérôme, Pigmalião e Galateia, e da escultura homônima de Auguste Rodin; Introdução ao conceito de efeito Pigmalião (ou efeito Rosenthal), da psicologia. Duração: 50 minutos

1º dia “Por que não falas?” - escultura Moisés de Michelangelo comentada; Atividade: Debate acerca da hipótese de efeito Pigmalião em Michelangelo (em pequenos grupos). Duração: 40 minutos

2º dia Atividade 1: Leitura e discussão do conto O retrato oval, de Edgar Allan Poe. Atividade 2: Produção escrita - análise do conto com base no mito de Pigmalião e no conceito psicanalítico apresentado no primeiro dia. Duração: 90 minutos

3º dia Leitura do quadro Maja desnuda, de Francisco Goya; Atividade 1: Leitura do conto Maja desnuda, de Anaïs Nin; Atividade 2: Debate - análise comparativa das “majas”, efeito Pigmalião no personagem Novalis e comparação entre as musas e os pintores nos contos de Anaïs Nin e Poe. Duração: 90 minutos

4º dia - Cinema e Produto final Exibição de cenas do filme A noiva estava de preto, de François Truffaut, com o pintor Fergus e a modelo Julie, personagem principal; Atividade 1: análise da cena por escrito - busca por elementos do efeito Pigmalião; Atividade 2: debate - os participantes compartilham suas ideias a partir das análises escritas. Duração: 50 minutos

Produto final: os participantes podem optar pela produção de um texto escrito ou imagético: Opção 1 - Criação de narrativas em torno da cena do filme, que poderão ser publicadas - com o consentimento dos autores. Opção 2 - Cada participante poderá criar uma ilustração por conto lido na oficina, ou uma única ilustração que represente ambos. As obras poderão ser expostas no local da oficina (espaço cultural), se os autores consentirem. Duração: 40 minutos

Referências: NIN, Anaïs. Pequenos Pássaros. Porto Alegre: L&PM Editores, 2005. POE, Edgar Allan. A carta roubada. Porto Alegre: L&PM Editores, 2003. TRUFFAUT, F. A noiva estava de preto. [Filme-vídeo]. Produção de Dino de Laurentiis Cinematografica. Direção de François Truffaut. França, 1968. 1h47min. http://www.metmuseum.org/search-results?ft=pygmalion+and+galatea&x=13&y=4 http://atuacaofilosoficaac.blogspot.com.br/2013/03/moises-michelangelo.html https://www.museodelprado.es/goya-en-el-prado/obras/ficha/goya/la-maja-desnuda/ http://greciantiga.org/arquivo.asp?num=0655 http://www.cartaforense.com.br/conteudo/colunas/pigmaliao-e-galateia--a-idealizacao-do-ser-amado/9086