As tecnologias da informação e comunicação, as diferentes linguagens e a formação do professor.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

Estágio de Apoio Docente
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE

EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Pedagogia da pesquisa-ação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Grupo 3 Relatório Final.
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
Construindo uma identidade profissional
Produção do conhecimento em EAD
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Educação no contexto do Trabalho
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Quando falamos em aprender...
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
Tecnologia e Educação.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
CURRICULO +.
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Ambiente Virtual de Aprendizagem - Tutorial Básico
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Curso de Capacitação em Educação a Distância
1ª CONFERÊNCIA DO FORUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Universidade de Lisboa e Universidade de Coimbra de.
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
UNIMINAS – União Educacional Minas Gerais Curso de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Módulo I – Ética e Cibercultura Alunas:
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.  Estágio obrigatório  Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei /2008).
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
Revisita ao PPP.
Formação continuada ANO 2015
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
Novas Tecnologias para Educação Superior e os Procedimentos de Ensino Apuena Vieira Gomes Secretaria de Educação a Distância – SEDIS Universidade Federal.
Transcrição da apresentação:

As tecnologias da informação e comunicação, as diferentes linguagens e a formação do professor

Para que o professor consiga desempenhar um papel diferenciado na docência on-line, ele precisa adquirir e desenvolver determinados saberes, ou seja, um conjunto específico de competências. É necessário entender, então, o conceito de “competência”. Esta palavra pode ser interpretada como a capacidade de mobilizar saberes (desenvolvidos ao longo da vida social, escolar e laboral) para agir em situações concretas de trabalho

O ensino on-line requer que os profissionais usem uma variedade de habilidades técnicas, como:  – incluindo a possibilidade de enviar e receber anexos, criando listas de distribuição, etc.;  Fóruns de discussão – incluindo a postagem de comentários, respostas às mensagens dos alunos e a criação de novos tópicos de conversação;  Programas de chat – que permitem a comunicação em tempo real (síncrona);  Website – ferramentas de desenvolvimento de site e uma compreensão geral de HTML;  Ferramentas de vídeo e audioconferência.

As habilidades de facilitação (mediação) estão relacionadas às diferentes formas de melhorar a comunicação interpessoal que é usada no ensino a distância para apoiar, orientar e incentivar o aluno on-line por meio da sua experiência de aprendizagem. Estas habilidades de facilitação incluem:  Envolvimento do aluno no processo de aprendizagem, especialmente no início;  Questionamento adequado, capacidade de ouvir e dar feedback;  Capacidade de fornecer orientação e apoio aos alunos;  Competências na gestão de discussões on-line;  Capacidade para construir equipes on-line;  Capacidade para a construção de relacionamento, principalmente de um-para-um nas relações professor/aluno;  Habilidades motivacionais.

As competências de gestão também são importantes para o ensino on- line. Estas competências incluem a gestão dos alunos e gestão do processo de aprendizagem. Estas habilidades incluem:  Competências de gestão do tempo (para o professor e sua capacidade de transmitir isto para os alunos);  Capacidade de criar e manter diretrizes para o processo de aprendizagem, tais como o tipo e frequência de comunicação com o aluno, quando as atribuições são devidas, etc.;  Habilidades de planejamento: estabelecer parâmetros para o professor e os alunos trabalharem em conjunto, olhando para o curso/módulo on-line;  Capacidade de controlar eficazmente o processo de aprendizagem e tomar medidas, quando necessário;  Capacidade de rever o processo de ensino e aprendizagem para identificar as alterações e melhorias;  Capacidade de se adaptar e mudar o ensino e os cursos para atender às necessidades específicas dos alunos e promover a diversidade on- line.

A necessidade de um estreitamento entre os processos de ensino, pesquisa e extensão deve ser recuperado e praticado pelos professores dentro da universidade, com o intuito de fazer valer o papel fundamental da universidade e proporcionar a transformação da prática a partir dos processos formativos iniciais com a construção de novas possibilidades de formação, a colaboração de todos no processo de avaliação/reformulação dos próprios cursos de graduação.

A renovação implica na mobilização de saberes que devem extrapolar as fronteiras da academia e a formalização do uso tradicional dos recursos didático-pedagógicos.

A inserção das tecnologias da informação e comunicação (TIC) nos processos de formação inicial e continuada possibilitam um revisitar em tempo real a prática pedagógica docente, o que implica no movimento de reflexão-ação real e efetivamente dialógico.

É nessa linha que a alfabetização tecnológica do professor deve acontecer.

Referências: BARRETO, Raquel Goulart. Formação de professores, tecnologias e linguagens. São Paulo: Edições Loyola, GOMES,G.; SARAGOÇA, V.; DOMINGUES, M.J.C.S; Competências para a Docência On-Line: Percepção de Professores/Tutores de Pós- Graduação no Ensino a Distância- III Encontro de Administração de Informação – Porto Alegre – 2011 – disponível em acedido em PIMENTEL, N. M. Educação a distância. Florianópolis: SEAD/UFSC, SALES, M.V.S.; As Tecnologias, o ensino e a formação do(a) professor(a) de Geografia: Novas linguagens na transformação da prática. 10º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia - Porto Alegre – 2009 – disponível em: acedido em

Rossana Ricardo Marinho Aluna nº Processos Pedagógicos em e-learning