3 - DISTRIBUIÇÃO 1- Tipos de distribuição

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3 - DISTRIBUIÇÃO 1- Tipos de distribuição Direta : quando o fabricante vende direto ao consumidor. Loja de fabrica Indireta : quando o fabricante se utiliza de intermediários (atacadistas/dist.) para colocar o produto ao alcance do público. Pão de açúcar

3 - DISTRIBUIÇÃO 1- Tipos de distribuição Distribuição exclusiva Franquias: o fabricante procura um canal exclusivo para comercializar seus produtos Distribuição seletiva Venda de produtos segmentados, sem a necessidade de exclusividade Distribuição intensa Distribuição para maiores pontos de venda possível

3 - DISTRIBUIÇÃO 1- Tipos de distribuição 1.1- Canais verticais Trata-se da distribuição da industria para o atacadista/distribuição, esse distribui ao varejista que por sua vez faz chegar ao consumidor final. Entendemos que nesse canal não há contato do consumidor final com o fabricante.

3 - DISTRIBUIÇÃO 1- Tipos de distribuição 1.2- Canais Híbridos O fabricante negocia diretamente com o consumidor final, porém após fechar a negociação, quem faz o processo de distribuição física é o parceiro. O fabricante entende que esse processo garante a qualidade e aperfeiçoamento de seus produtos, através desse contato direto

3 - DISTRIBUIÇÃO 2- Distribuição física A distribuição de produtos, desde as fábricas até os centros atacadistas ou varejistas, pode ser realizada através de modalidades de transportes diversos: rodoviário, ferroviário, transporte aquaviário, aéreo e dutos para casos especiais.

3 - DISTRIBUIÇÃO 2- Distribuição física 2.1- Transporte rodoviário Carga fracionada Coleta no fabricante, até a transportadora para ser destinado; Descarregamento, verificação, rotulagem e tiragem da mercadoria segundo os diversos destinos;

3 - DISTRIBUIÇÃO 2- Distribuição física 2.1- Transporte rodoviário Carga fracionada Transferência da mercadoria até a cidade de destino; Descarregamento, verificação e triagem da mercadoria, segundo os destinos finais; Distribuição local com entrega da mercadoria ao cliente final.

3 - DISTRIBUIÇÃO 2- Distribuição física 2.1- Transporte rodoviário Carga fechada Completar a carga e entregar

3 - DISTRIBUIÇÃO 2- Distribuição física 2.2- Transporte ferroviário Custo fixo Vantagem em viagens longas Transporte graneleiro

3 - DISTRIBUIÇÃO 2- Distribuição física 2.3- Transporte aquaviário Transporte marítimo - viagem a longa distancia, águas internacionais Navegação por cabotagem – viagem na costa brasileira Navegação de grande cabotagem – engloba os portos brasileiros mais os portos da Argentina e do Uruguai

3 - DISTRIBUIÇÃO 2- Distribuição física 2.4- Transporte aéreo Considerado um dos transportes mais seguros da atualidade, porém com custos alto de tarifação; Após a globalização a busca por esse transporte aumentou, devido ao transporte de produtos perecíveis, eletrônicos, flores e aparelhos de precisão, assim a tendência é que esse custo diminua.

3 - DISTRIBUIÇÃO 2- Distribuição física 2.5- Transporte especiais, dutos Uso especial de transporte de gases e combustível liquido Duto de gás Brasil x Bolívia

3 - DISTRIBUIÇÃO 3- Logística 3.1- Os processos logísticos A logística moderna está baseada na gestão eficaz e eficiente das informações referentes aos dois pontos básicos da cadeia de negócios, demanda e oferta; Os processos logísticos devem estar sempre dimensionados para permitir que a corporação possa criar valor para o cliente e construir um relacionamento duradouro, visto que o cliente está cada vez mais sensível ao serviço agregado ao produto.

3 - DISTRIBUIÇÃO 3- Logística 3.1- Os processos logísticos 3.1.1- Gestão de estoque Esta gestão é muito importante no momento de uma grande negociação; Por outro lado, o estoque pode ser mal visto como capital investido

3 - DISTRIBUIÇÃO 3- Logística 3.1- Os processos logísticos 3.1.1- Gestão de estoque Várias questões surgem: como necessidade de atendimento a clientes mais exigentes, ciclo de vida de produto cada vez menores e a forma de produzir em escala.

3 - DISTRIBUIÇÃO 3- Logística 3.1- Os processos logísticos 3.1.1- Gestão de estoque Questões a serem avaliadas: 1 – Os produtos permitem algum tipo de postergação em seu processo produtivo? Em que nível (configuração final, montagem)?

3 - DISTRIBUIÇÃO 3- Logística 3.1- Os processos logísticos 3.1.1- Gestão de estoque Questões a serem avaliadas: 2 – Como devemos medir a demanda: Localmente? Quando temos operações globais ou regionais?

3 - DISTRIBUIÇÃO 3- Logística 3.2- Armazenagem As instalações de armazenagem desempenham papel primordial no processo logístico de uma empresa. Seu planejamento e formatação terão impacto importante no desempenho de distribuição dos produtos, por esse motivo, a armazenagem requer um gerenciamento moderno;

3 - DISTRIBUIÇÃO 3- Logística 3.2- Armazenagem A armazenagem compreende quatro atividades básicas: Recebimento Estocagem Administração de pedidos Expedição

3 - DISTRIBUIÇÃO 4- Avaliação de canais de distribuição 1- volume vendido e a vender no período 2- participação de mercado 3- margem do canal 4- participação no espaço das lojas

3 - DISTRIBUIÇÃO 4- Avaliação de canais de distribuição 5- estrutura de vendas no canal 6- condições de armazenamento dos estoques 7- qualidade aos serviços prestados ao consumidor 8- atividades gerenciais do canal