Análise Diagnóstica da Educação Municipal Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Ma. Suely Melo de Castro Menezes
Advertisements

Que EJA temos e queremos?
CURSO CIDADANIA E DIREITO À EDUCAÇÃO
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
Decreto nº de 24 de abril de 2007
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Por que ampliar o atendimento da EI ?
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
Políticas Públicas Municipais
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Aprova o Plano Nacional da Educação-PNE
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
QUESTÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS PARA UMA EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE PALESTRANTE:NILMA PAES BARRETO aLVES.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
METAS PARA OS PRÓXIMOS DEZ ANOS
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Contexto de atuação do CME
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
Painel: Gestão Democrática – avaliação e fortalecimento Cuiabá, MT
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
ALINHAMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO AO PNE
Fórum Nacional de Educação
REGIME DE COLABORAÇÃO Estado - Municípios: avanços e desafios.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Direito à educação infantil de qualidade é tema da SAM 2012
AP01 – Apresentação do PNE e PME
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Diretoria de Ensino da Região de Itaquaquecetuba
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Políticas de valorização dos profissionais da educação
Planejando a Próxima Década
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERSPECTIVA DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO Nilene Badeca da Costa Presidente do Conselho Nacional de Secretários de.
Estatuto da Criança e do Adolescente
O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O MINISTÉRIO PÚBLICO Bianca Mota de Moraes.
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
QUAIS OS DIREITOS DESSES SUJEITOS?
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino - SASE Planejando a Próxima Década IV SEMINÁRIO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO INTEGRAL Itajaí/SC.
Campina Grande Outubro 2015
Na conquista dos direitos de aprendizagem
O financiamento da educação
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
ACESSO À INFORMAÇÃO E DIREITO À EDUCAÇÃO Ananda Grinkraut e Gustavo Paiva.
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
NACIONAL, ESTADUAL E MUNICIPAIS Marsia Sulzbacher (AE Executivo RS) Contato:
SENADO FEDERAL A construção do Sistema Nacional de Educação Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer? Prof. João Ferreira.
REGIME DE COLABORAÇÃO E O FORTALECIMENTO DOS CONSELHOS ESCOLARES EM SANTA CATARINA. Osmar Matiola Diretor DIAE/DIAM/SED.
Gestão Escolar: Desafios e possibilidades Gestão Escolar: Desafios e possibilidades Eduardo Deschamps, Dr.Eng. Secretário de Estado da Educação – SC com.
EDUCAÇÃO INFANTIL DA CONSTRUÇÃO AO ATENDIMENTO DAS CRIANÇAS: implicações para a Gestão Municipal Fabiane Bitello Pedro Coordenadora Estadual UNCME-RS
Fórum Nacional de Educação Audiência Pública Comissão de Educação do Senado “O Balanço do Primeiro ano do PNE” Prof. Heleno Araújo Diretor de Assuntos.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ASPECTOS DA LEGISLAÇÃO
Base Nacional Comum Curricular: como fica a educação brasileira?
Organização do Sistema Educacional Brasileiro
REUNIÃO DO FÓRUM NACIONAL DOS CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO “Conselhos de Educação e Regime de Colaboração – Produção Científica” Outubro_2012.
O PNE e o Pacto Federativo Secretaria Nacional de Articulação com os Sistemas de Ensino Ministério da Educação I SEMINÁRIO ESTADUAL DE SISTEMAS DE ENSINO.
2ª REUNIÃO DO CEE/SC COM OS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO JOINVILLE 16/04/13 REGIME DE COLABORAÇÃO ENTRE OS SISTEMAS DE ENSINO EM SANTA CATARINA. Osmar.
II SEMINÁRIO ESTADUAL DE SISTEMAS DE ENSINO DE SC CUSTO ALUNO X QUALIDADE E AS POSSIBILIDADES DE FINANCIMENTO Criciúma, 02 de Julho.
I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MOGI DAS CRUZES – Julho 2013 EIXO I O Plano Nacional de Educa ç ão e o Sistema Nacional de Educa ç ão: notas acerca.
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Seminário Nacional: O PNE e o futuro da Educação Brasileira FUNDEB Vander Oliveira Borges Câmara dos Deputados.
Transcrição da apresentação:

Análise Diagnóstica da Educação Municipal Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria

Direito a Educação Marcos legais 1948 : Declaração Universal dos Direitos Humanos 1959:Declaração dos Direitos da Criança 1988: Constituição Federal 1990: Estatuto da Criança e do Adolescente 1996: Lei de Diretrizes e Bases Da Educação

PNE - Lei nº , de 25 de junho de 2014 Metas 1, 2 e 3: – Pré-escola, EF, EM = universalizar o acesso até 2016; – Creche - ampliar a oferta para, no mínimo, 50% das crianças de até – EF - garantir a conclusão de pelo menos 95% dos alunos na idade recomendada, até – EM – aumento das matrículas em 30% até 2024.

Programa Melhoria da Educação e o Direito a Educação Diagnóstico Plano Anual Processos de Gestão Câmara Técnica

Marcos legais: CF art.206 – inciso VI – gestão democrática do ensino público na forma da lei. ECA art.53 - § único – é direito dos pais ou responsáveis ter ciência do PPP da escola LDB art. 3º - §VIII- gestão democrática do ensino público na forma da lei e da legislação Art. 14 – Sistema Municipal de ensino define as normas da gestão democrática da educação básica Gestão Democrática da Educação

A gestão democrática da educação se fortalece quando tem: Legitimidade Representatividade Autonomia Gestão Democrática da Educação

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação é a conjugação dos esforços da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, em regime de colaboração das famílias e da comunidade, em proveito da melhoria da qualidade da educação básica. Os sistemas municipais e estaduais que aderiram ao Compromisso deverão seguir as 28 diretrizes pautadas em resultados de avaliação de qualidade e de rendimento dos estudantes. Compromisso Todos pela Educação - decreto federal nº 6094/2007

A gestão democrática se concretiza por meio de instituições como: Conselho Municipal da Educação Conselho do FUNDEB CAE – Conselho de Alimentação Escolar Conselho de escola Fórum Municipal da Educação Conferências Municipais Gestão Democrática da Educação

O conceito de qualidade adotado atualmente parece muito mais abrangente do que o utilizado no passado. Para que a educação seja considerada de qualidade, deve preencher uma série de requisitos que vão desde garantir o acesso e a permanência dos alunos na escola até promover as aprendizagens significativas do ponto de vista das exigências sociais e de desenvolvimento individual. Deve, ainda, atender às necessidades e às características dos estudantes de diversos contextos sociais e culturais, com capacidades e interesses variados, e tratar de forma diferenciada os estudantes, com vistas a obter aprendizagens e desenvolvimentos equiparáveis, assegurando a todos a igualdade de direito à educação. Qualidade na Educação Educação Municipal de Qualidade -CEDAC