Wie Workshop informal de etnografia. Antropologia: 13 Sociologia: 9 Psicologia: 2 Etnomusicologia: 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tópicos Especiais em Sistemas Distribuídos
Advertisements

Metodologia de Investigação
DIREITOS HUMANOS ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO CURSO NTE NERACI DAL PIVA
Reflexão sobre o 1º Projecto do PRA A feira foi o 1º projecto que nos foi proposto a 30 de Janeiro de 2009 e que teria de ser realizado até ao dia 30 de.
O Início da Comunicação
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
O NÓNIO NA ESCOLA Nº8 DE SETÚBAL. Antes 4 O MATERIAL INFORMÁTICO QUE A ESCOLA POSSUÍA ESTAVA DESACTUALIZADO.
CAMPOS DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA
PDE -CURSO: PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
UNIDADE E PRODUÇÃO CIENTÍFICA.
PORTFÓLIO.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS FERNANDO SANTIAGO DOS SANTOS
Contextualizar Apreciar Práticar Clique nas palavras ou siga adiante.
Desenvolvimento de PROJETOS.
Curso de Comunicação Social Habilitação em Publicidade e Propaganda
Visão geral do projeto Ensino Interdisciplinar Através da Pesquisa
Avaliar Competências: Uma Medida Possível?
MetodologiaTrabalhoeProjecto Projecto é um plano com um conjunto descritivo de acções, instrumentos e componentes necessários à concretização de um produto.
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
CURSO DE PSICOLOGIA DA FAEF - GARÇA/SP
Prof. Everton da Silva Correa
METODOLOGIA CIENTÍFICA
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008.
Trabalho de conclusão de curso
Título do trabalho IFRN – CAMPUS SÃO GONÇALO DO AMARANTE:
Pedro Chaves de Souza O LICENCIANDO PLENO EM MATEMÁTICA DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO SUL E SUDESTE DO PARÁ Marabá.
Mídia e Violência Primeiros resultados Desafios para a cobertura policial ABRAJI 2008.
Trabalho nas regras ABNT
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
SEGUNDO CICLO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS.
Programa Integrado de Duplo Diploma UNESP – INSA
Metodologia da Pesquisa Científica
Planejamento Operacional da Produção
TÍTULO PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Nome do Aluno Nome do (s) Orientador (es) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RS FACE – ESCOLA DE NEGÓCIOS DA PUCRS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO.
ESCRITORES DA LIBERDADE
Curso de Especialização. 1ª. UNIDADE 2ª. UNIDADE3ª. UNIDADE.
Apresentação da Disciplina
Formatação da Defesa da Monografia Versão de 18/01/10
CURSO: PROJETO DE PESQUISA José Miguel Arias Neto.
Metodologia Unidade 1 : Ética nos negócios Unidade 2: Fontes de Informação Unidade 3: Da questão ao questionário Unidade 4: O tratamento da informação.
PESQUISA EM GEOGRAFIA Prof. NÉCIO TURRA NETO.
INTRODUÇÃO Na introdução devem constar: problema, delimitação do assunto, justificativa, hipóteses, além de outros elementos necessários para situar o.
Universidade Estadual do Centro-Oeste
CLÁUDIA PICCININI ISABEL MARTINS
INTRODUÇÃO O QUE É ANTROPOLOGIA?.
TÍTULO RESULTADOS E DISCUSSÃO INTRODUÇÃO OBJETIVOS MATERIAIS E MÉTODOS
Prof.ª Chayane C. de Souza
Prof. Gabriela LottaPMCS Apresentação da disciplina e introdução Problemas Metodológicos em Ciências Sociais.
O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização
Título do trabalho Autor (es) e Orientador (es) Curso e Instituição
CC Vocacional em Saúde Saberes e Práticas
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Inteligência Artificial Nadilma C. V. N. Pereira Aula Inicial – Apresentação da disciplina.
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes.
Docente: Dr. Arthur Vianna
Estágio Básico I Profa. Ma. Beatriz Baptista Tesche-Rossow.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
PESQUISA QUALITATIVA MÉTODOS, TÉCNICAS, INSTRUMENTOS.
TEMAS E DILEMAS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL DESAFIOS E CAMINHOS
São profissionais que atuam em instituições escolares e educativas, bem como dedicam-se ao ensino e a pesquisa na interface Psicologia e Educação. As.
Objetivo geral Proporcionar aos alunos os elementos necessários para a organização e realização de trabalhos científicos.
Aula 6 9/abr/2012.  Professora Silvia e Professora Cátia; Tema Decomposição; Unidade didática com atividades práticas -  As expectativas de aprendizagem.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
Faculdade Piaget - Brasil
Transcrição da apresentação:

Wie Workshop informal de etnografia

Antropologia: 13 Sociologia: 9 Psicologia: 2 Etnomusicologia: 1

Temas, terrenos, perspectivas Curas termais Espacialidades gay Trabalho policial Antropologia visual Trabalho sexual Interaccionismo simbólico Cegueira Controvérsias técnicas Activismo informático Escola de Chicago Transformações da ruralidade Rua Blogoesfera Sociabilidades ciganas Antropologia reflexiva Drogas recreativas Etnometodologia Estrelas do rock&roll Festas trance Morte de amêijoas Salas de aula Indústrias culturais Net em geral Prisões Alta e Baixa de Coimbra Entrevistas Alqueva Media Investigação-acção Ciência no parlamento Observação participante Pão Activismo HIV/SIDA Fenomenologia Histórias de vida Etc. Etc. Etc.

Métodos visuais Materiais de campo Ética de pesquisa Meios informáticos Relações de campo Problemas pontuais de terrenos específicos Etnografia e jornalismo Técnicas de trabalho de campo Etnografias fora da academia Metodologia em sentido geral

Uma ou mais pessoas falarão dos seus trabalhos; não se esperam comunicações ex catedra, leituras de versões finais de papers, conclusões teóricas, mas antes exposição de tópicos específicos, problemas em curso, dilemas, dúvidas; Discussão de temas tendencialmente na linha de ‘Como fazer…?’; Trabalho efectivo, que pode ser treino de instrumentos de pesquisa (por exemplo, gestão de bibliografias, de notas de campo, etc.), análise de materiais empíricos reais, ‘edição’ colectiva de artigos, comunicações ou projectos, etc..

“faço minhas as palavras do X, acrescentando que, com o ambiente académico que existe e que se vive é ingenuidade pensar que vai haver muita participação, troca de ideias e actividades. No entanto, espero estar enganada e que tudo corra o melhor possível. Saudações”