Setor de Apoio ao Envelhecimento – Zequinha JOGOS INTERATIVOS RICARDO VALVERDE PROFESSOR DE TEATRO APAE-SP Setor de Apoio ao Envelhecimento – Zequinha ricardovalverde2@hotmail.com
JOGO DAS CORES REGRA ÚNICA: CONCLUSÃO: QUAL A COR DESTE CARTÃO. NÃO FALE, ESCREVA EM UM PEDAÇO DE PAPEL E GUARDE SEGREDO. CONCLUSÃO: ACREDITE EM SEU POTENCIAL MESMO QUE ESTEJA SÓ. NÃO É POR QUE A MAIORIA VÊ O MUNDO DE UMA CERTA MANEIRA, QUE VOCÊ PRECISA VER DA MESMA FORMA.
JOGO DAS CARTAS REGRA ÚNICA: CONCLUSÃO: VIRE A CARTA E VEJA QUE ANIMAL É VOCÊ. EM SEGUIDA ESCREVA EM UM PAPEL PARA ONDE VOCÊ IRIA. CONCLUSÃO: SOMOS TODOS PÁSSAROS = SOMOS IGUAIS... VOAMOS PARA LUGARES DIFERENTES _SOMOS DIFERENTES. ISSO FAZ ALGUMA DIFERENÇA PARA VOCÊ?
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL POR DEFICIÊNCIA INTELECTUAL ENTENDE-SE: O ESTADO DE REDUÇÃO NOTÁVEL DO FUNCIONAMENTO INTELECTUAL SIGNIFICATIVAMENTE INFERIOR À MÉDIA, ASSOCIADO A LIMITAÇÕES EM PELO MENOS DOIS ASPECTOS DO FUNCIONAMENTO ADAPTATIVO : COMUNICAÇÃO, CUIDADOS PESSOAIS, COMPETÊNCIAS DOMÉSTICAS, HABILIDADES SOCIAIS, UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS COMUNITÁRIOS, AUTONOMIA, SAÚDE E SEGURANÇA, APTIDÕES ESCOLARES, LAZER E TRABALHO. SEGUNDO A AAMR ( ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE DEFICIÊNCIA MENTAL) E DSM- IV (MANUAL DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS).
Segundo o Dr. Drauzio Varella, APRENDER X MEMORIZAR Segundo o Dr. Drauzio Varella, APRENDER MEMORIZAR REFORÇAR UMA CONEXÃO JÁ EXISTENTE POR MEIO DA REPETIÇÃO. ESTABELECER UMA NOVA CONEXÃO ENTRE NEURÔNIOS.
INTERAÇÃO AÇÃO QUE SE EXERCE MUTUAMENTE ENTRE DUAS OU MAIS COISAS, OU DUAS OU MAIS PESSOAS; AÇÃO RECÍPROCA; AÇÃO MÚTUA ENTRE DUAS PARTÍCULAS OU DOIS CORPOS; FORÇA QUE DUAS PARTÍCULAS EXERCEM UMA SOBRE A OUTRA, QUANDO ESTÃO SUFICIENTEMENTE PRÓXIMAS; MÉDIO DICIONÁRIO AURÉLIO, PAG. 957.
PARTE 1 – JOGOS RECREATIVOS A IMPORTÂNCIA DO LAZER E DA RECREAÇÃO
FINALIDADE DA RECREAÇÃO ATUALMENTE RECREAÇÃO PARA CRIANÇAS, COM O OBJETIVO DE PASSAR O TEMPO RECREAÇÃO PARA TODAS AS IDADES, COMO UM MEIO E NÃO UM FIM ANTIGAMENTE
ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO
VAMOS LER O TEXTO ABAIXO
VAMOS LER O TEXTO ABAIXO
MEMÓRIA
A MEMÓRIA HUMANA APRESENTA BAIXÍSSIMA TOLERÂNCIA À INCOERÊNCIA, E MOSTRA-SE, POR OUTRO LADO, EXTREMAMENTE SENSÍVEL A EMOÇÃO. (CELSO ANTUNES)
MEMÓRIA GUARDAMOS OU RETEMOS NA MEMÓRIA: 10% DO QUE LEMOS 20% DO QUE OUVIMOS 30% DO QUE VEMOS 50% DO QUE OUVIMOS E VEMOS 70% DO QUE DIZEMOS 90% DO QUE FAZEMOS Gunther Beyer. Programa de Treinamento para memória. Edit Tecnoprint, 1979.
MEMORIZE A FRASE DANKE FÜR DIESES HIER. ICH LIEBE IHR OBRIGADO POR ESTAREM AQUI. EU AMO VOCÊS
CONTE A HISTÓRIA NOVAMENTE PAI E FILHO FORAM AO SUPERMERCADO E COMPRARAM: ARROZ, LARANJA, ABACATE, CEREJA, MELANCIA E UM COMPUTADOR. CHEGARAM EM CASA E NOTARAM QUE ESQUECERAM DE COMPRAR FEIJÃO. PAI E FILHO FORAM AO SUPERMERCADO E AO CHEGAREM NA PORTA VIRAM UM GATINHO COM A PATINHA MACHUCADA. DECIDIRAM CUIDÁ-LO. DUAS SEMANAS DEPOIS, O GATO ESTAVA CURADO E A FAMÍLIA MAIS FELIZ DO QUE NUNCA.
O QUE É FUNDAMENTAL OPORTUNIZAR... PASSEIOS VIAGENS LER, RELER E CONTAR HISTÓRIAS CONHECER NOVAS CULTURAS
O QUE PROPORCIONAM... MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA MELHORA NOS RELACIONAMENTOS ENRIQUECIMENTO E COERÊNCIA DE CONTEÚDOS E VOCABULÁRIOS FACILITADOR DA INCLUSÃO MINIMIZAR PERDAS NA FASE DO ENVELHECIMENTO
RECICLAR MATERIAIS ESTIMULAR A CRIATIVIDADE E RESPONSABILIDADE ECONOMIA CONSTRUIR TAMBÉM É PARTE DO LAZER IMPORTÂNCIA AO MEIO AMBIENTE
ESCOLHA UM LUGAR... PRAIA FAZENDA CIDADE PARQUE
ESCOLHA UM TRANSPORTE... AVIÃO TOPIC NAVIO TREM
O QUE FIZERAM? ACAMPAR GOLF CAIAQUE FOTOGRAFIA BIKE
INVENTE... O QUE ACONTECEU??? LEMBREM-SE: COERÊNCIA E EMOÇÃO. TENTE...
JOGO DA ÁGUA REGRA ÚNICA: CONCLUSÃO: O GRUPO TEM QUE PEGAR UM COPO DE ÁGUA MAS CADA INTEGRANTE TEM QUE FICAR COM O OMBRO COLADO AO OMBRO DO COMPANHEIRO. CONCLUSÃO: AQUI TEMOS UM JOGO DE COOPERAÇÃO E SOCIABILIZAÇÃO. “EU E VOCÊ SOMOS MUITO MELHORES DO QUE SÓ EU OU SÓ VOCÊ”
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS AAMR – Associação Americana de Deficiência mental; DSM – IV – Manual Diagnóstico de Transtornos mentais; Beyer, Gunther – Programa de Treinamento para memória. Editora Tecnoprint, 1979; Vilela, Virgílio Vasconcelos – Inteligências Múltiplas definidas por Howard Gardner. WWW.pedagogiaanhembi.hpg.ig.com.br; WWW.ucs.br; Versão 1, 20/09/02.