Setor de Apoio ao Envelhecimento – Zequinha

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tema A transmissão do saber, o “eu” como agente Por
Advertisements

Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
7 a 9 anos Esta é a idade da tomada da decisão. Os primários não podem
ATENDIMENTO EDUCACIONAL À ALUNOS COM TGD/ CLASSES ESPECIAIS
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
8 de novembro de 2011 Centro Cultural São Paulo – Av. Vergueiro
TEXTO.
Projeto: CONHECENDO AS RELIGIÕES
Plano de Ação Pedagógica
A TEORIA SOCIOCULTURAL A TEORIA DO INSUMO- INTERAÇÃO-PRODUÇÃO
Escola Est. De Ens. Fund. São Vicente de Paula – Erechim
FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 – I SEMESTRE
O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA PROFESSORAS: Janete de Andrade Souza Garcia 2º Ano Suzana Mª Blasque.
Legislação.
EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL
O Programa Irmão Mais Velho configura a percepção da ONG Aconchego sobre a necessidade de um trabalho com adolescentes do Ensino Médio de escolas privadas,
Coesão gramatical Coesão referencial.
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
SEMINÁRIO REABILITAÇÃO NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Teacher Marilisa Lichtenberg English
-Tantra- Música: Songbird – Barbra Streisand.
ALFABETIZAÇÃO, ANALFABETISMO E LETRAMENTO
Turma: 3º A Prof. :Márcia E. S. Antunes Elinor A .Veit Somensi
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
Ligue as colunas do computador e concentre-se
ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro.
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colegio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
Ética e Moral na formação dos filhos
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MARÍLIA
ACTIVIDADE MOTORA ADAPTADA MOVIMENTO. O MOVIMENTO O MOVIMENTO é a base da vida.... está basicamente relacionado com tudo o que tem a ver com o ser humano,
Cada dia que se vive é uma ocasião especial.
Profa. Reane Franco Goulart
Ministério com Casais.
JESUS É O GRUPO SOMENTE JESUS É O CAMINHO
TRÊS PILARES QUE SUSTENTAM A VISÃO DO TRABALHO COM AS CRIANÇAS
CARTA DE BELO HORIZONTE
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
REUNIÃO DE PAIS Pré – escola I
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
Acompanhe seu filho na fase do aprendizado da leitura
Sempre ouvimos as regras do lado feminino. Agora aqui estão as regras do lado masculino.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Olá Amigos! Agora vou controlar suas mentes usando seu computador Sente-se confortavelmente, relaxe e prepare-se para avançar para a próxima tela…não.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
Ovelha perdida Dr. Eric Reese.
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
JOGOS DRAMÁTICOS – PARTE 2
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
BOAS DICAS PARA VIVER FELIZ
Aprendizagem: Um olhar em movimento
Adulto Maduro Aspectos físicos, psicológicos e sociais do envelhecimento: Envelhecer pressupõe alterações físicas, psicológicas e sociais no indivíduo;
A Liderança transformacional
1º e 2º ano XII Olimpíadas das Cores Emílio Miotti.
COESÃO TEXTUAL Professora Ana Bueno.
Objetivo geral: Apresentar aos educandos diferentes formas de poupança desde uma simples moeda, até a água, energia, roupa e outras coisas mais, que usamos.
Educação Financeira para crianças e Jovens
Desenvolvimento Cognitivo e Social na Segunda Infância
Prefeitura Municipal de João Pessoa Secretaria de Saúde Área Técnica Saúde da Pessoa com Deficiência.
 Criança como ser político e social, sujeito de seu próprio desenvolvimento;  Autônoma (com capacidade e liberdade de tomar decisões);
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
Projeto: Trabalhando com o livro “O segredo de Bonezinho Vermelho”
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE PORTO FELIZ / SP CENTRO DE CONVIVÊNCIA AMPLIANDO A PARTICIPAÇÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA IDADE.
Pedagogia do Esporte Roberto Rodrigues Paes
Transcrição da apresentação:

Setor de Apoio ao Envelhecimento – Zequinha JOGOS INTERATIVOS RICARDO VALVERDE PROFESSOR DE TEATRO APAE-SP Setor de Apoio ao Envelhecimento – Zequinha ricardovalverde2@hotmail.com

JOGO DAS CORES REGRA ÚNICA: CONCLUSÃO: QUAL A COR DESTE CARTÃO. NÃO FALE, ESCREVA EM UM PEDAÇO DE PAPEL E GUARDE SEGREDO. CONCLUSÃO: ACREDITE EM SEU POTENCIAL MESMO QUE ESTEJA SÓ. NÃO É POR QUE A MAIORIA VÊ O MUNDO DE UMA CERTA MANEIRA, QUE VOCÊ PRECISA VER DA MESMA FORMA.

JOGO DAS CARTAS REGRA ÚNICA: CONCLUSÃO: VIRE A CARTA E VEJA QUE ANIMAL É VOCÊ. EM SEGUIDA ESCREVA EM UM PAPEL PARA ONDE VOCÊ IRIA. CONCLUSÃO: SOMOS TODOS PÁSSAROS = SOMOS IGUAIS... VOAMOS PARA LUGARES DIFERENTES _SOMOS DIFERENTES. ISSO FAZ ALGUMA DIFERENÇA PARA VOCÊ?

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL POR DEFICIÊNCIA INTELECTUAL ENTENDE-SE: O ESTADO DE REDUÇÃO NOTÁVEL DO FUNCIONAMENTO INTELECTUAL SIGNIFICATIVAMENTE INFERIOR À MÉDIA, ASSOCIADO A LIMITAÇÕES EM PELO MENOS DOIS ASPECTOS DO FUNCIONAMENTO ADAPTATIVO : COMUNICAÇÃO, CUIDADOS PESSOAIS, COMPETÊNCIAS DOMÉSTICAS, HABILIDADES SOCIAIS, UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS COMUNITÁRIOS, AUTONOMIA, SAÚDE E SEGURANÇA, APTIDÕES ESCOLARES, LAZER E TRABALHO. SEGUNDO A AAMR ( ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE DEFICIÊNCIA MENTAL) E DSM- IV (MANUAL DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS).

Segundo o Dr. Drauzio Varella, APRENDER X MEMORIZAR Segundo o Dr. Drauzio Varella, APRENDER MEMORIZAR REFORÇAR UMA CONEXÃO JÁ EXISTENTE POR MEIO DA REPETIÇÃO. ESTABELECER UMA NOVA CONEXÃO ENTRE NEURÔNIOS.

INTERAÇÃO AÇÃO QUE SE EXERCE MUTUAMENTE ENTRE DUAS OU MAIS COISAS, OU DUAS OU MAIS PESSOAS; AÇÃO RECÍPROCA; AÇÃO MÚTUA ENTRE DUAS PARTÍCULAS OU DOIS CORPOS; FORÇA QUE DUAS PARTÍCULAS EXERCEM UMA SOBRE A OUTRA, QUANDO ESTÃO SUFICIENTEMENTE PRÓXIMAS; MÉDIO DICIONÁRIO AURÉLIO, PAG. 957.

PARTE 1 – JOGOS RECREATIVOS A IMPORTÂNCIA DO LAZER E DA RECREAÇÃO

FINALIDADE DA RECREAÇÃO ATUALMENTE RECREAÇÃO PARA CRIANÇAS, COM O OBJETIVO DE PASSAR O TEMPO RECREAÇÃO PARA TODAS AS IDADES, COMO UM MEIO E NÃO UM FIM ANTIGAMENTE

ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO

VAMOS LER O TEXTO ABAIXO

VAMOS LER O TEXTO ABAIXO

MEMÓRIA

A MEMÓRIA HUMANA APRESENTA BAIXÍSSIMA TOLERÂNCIA À INCOERÊNCIA, E MOSTRA-SE, POR OUTRO LADO, EXTREMAMENTE SENSÍVEL A EMOÇÃO. (CELSO ANTUNES)

MEMÓRIA GUARDAMOS OU RETEMOS NA MEMÓRIA: 10% DO QUE LEMOS 20% DO QUE OUVIMOS 30% DO QUE VEMOS 50% DO QUE OUVIMOS E VEMOS 70% DO QUE DIZEMOS 90% DO QUE FAZEMOS Gunther Beyer. Programa de Treinamento para memória. Edit Tecnoprint, 1979.

MEMORIZE A FRASE DANKE FÜR DIESES HIER. ICH LIEBE IHR OBRIGADO POR ESTAREM AQUI. EU AMO VOCÊS

CONTE A HISTÓRIA NOVAMENTE PAI E FILHO FORAM AO SUPERMERCADO E COMPRARAM: ARROZ, LARANJA, ABACATE, CEREJA, MELANCIA E UM COMPUTADOR. CHEGARAM EM CASA E NOTARAM QUE ESQUECERAM DE COMPRAR FEIJÃO. PAI E FILHO FORAM AO SUPERMERCADO E AO CHEGAREM NA PORTA VIRAM UM GATINHO COM A PATINHA MACHUCADA. DECIDIRAM CUIDÁ-LO. DUAS SEMANAS DEPOIS, O GATO ESTAVA CURADO E A FAMÍLIA MAIS FELIZ DO QUE NUNCA.

O QUE É FUNDAMENTAL OPORTUNIZAR... PASSEIOS VIAGENS LER, RELER E CONTAR HISTÓRIAS CONHECER NOVAS CULTURAS

O QUE PROPORCIONAM... MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA MELHORA NOS RELACIONAMENTOS ENRIQUECIMENTO E COERÊNCIA DE CONTEÚDOS E VOCABULÁRIOS FACILITADOR DA INCLUSÃO MINIMIZAR PERDAS NA FASE DO ENVELHECIMENTO

RECICLAR MATERIAIS ESTIMULAR A CRIATIVIDADE E RESPONSABILIDADE ECONOMIA CONSTRUIR TAMBÉM É PARTE DO LAZER IMPORTÂNCIA AO MEIO AMBIENTE

ESCOLHA UM LUGAR... PRAIA FAZENDA CIDADE PARQUE

ESCOLHA UM TRANSPORTE... AVIÃO TOPIC NAVIO TREM

O QUE FIZERAM? ACAMPAR GOLF CAIAQUE FOTOGRAFIA BIKE

INVENTE... O QUE ACONTECEU??? LEMBREM-SE: COERÊNCIA E EMOÇÃO. TENTE...

JOGO DA ÁGUA REGRA ÚNICA: CONCLUSÃO: O GRUPO TEM QUE PEGAR UM COPO DE ÁGUA MAS CADA INTEGRANTE TEM QUE FICAR COM O OMBRO COLADO AO OMBRO DO COMPANHEIRO. CONCLUSÃO: AQUI TEMOS UM JOGO DE COOPERAÇÃO E SOCIABILIZAÇÃO. “EU E VOCÊ SOMOS MUITO MELHORES DO QUE SÓ EU OU SÓ VOCÊ”

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS AAMR – Associação Americana de Deficiência mental; DSM – IV – Manual Diagnóstico de Transtornos mentais; Beyer, Gunther – Programa de Treinamento para memória. Editora Tecnoprint, 1979; Vilela, Virgílio Vasconcelos – Inteligências Múltiplas definidas por Howard Gardner. WWW.pedagogiaanhembi.hpg.ig.com.br; WWW.ucs.br; Versão 1, 20/09/02.