Texto : Sobre a Natureza e Especificidade da Educação

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Transcrição da apresentação:

Texto : Sobre a Natureza e Especificidade da Educação Dermeval Saviani

A educação é um fenômeno próprio dos seres humanos. Os animais irracionais, se adaptam à realidade natural, enquanto os homens adaptam a natureza em si, retirando da natureza os meios para sua sobrevivência e transformá-la, criando um mundo humano.

O que diferencia o homem dos outros animais é o trabalho. Trabalho é uma ação intencional. Trabalho= Ação intencional do homem que transforma a Natureza.

Trabalho material: Trabalho que se separa de quem o produz. Trabalho não-material: trabalho que não se separa de quem o produz, virando idéias, valores, conceitos. Educação como trabalho não-material.

O ato de dar aula, é inseparável da produção desse ato e de seu consumo. (produzida pelo professor e consumida pelos alunos Trabalho educativo: é o de produzir direta e direcionalmente, em casa individuo singular, a humanidade que é produzida histórica.

O objeto de educação diz respeito identificação dos elementos culturais e a descoberta das formas mais adequadas para atingir seu objetivo. Quem educa o educador é o próprio educando.

O clássico não se confunde com o tradicional. A escola é uma instituição cujo papel consiste na socialização do saber sistematizado. Saber sistematizado não se trata de qualquer tipo de saber.

Ciência é exatamente o saber metódico, sistematizado. Em grego há três palavras referentes ao fenômeno do conhecimento: doxa, sofia, episteme.

O conhecimento que produz palpites, não justifica a existência da escola; O conteúdo fundamental da escola elementar:ler, escrever, contar, os rudimentos das ciências naturais e das ciências sociais;

Currículo é tudo o que a escola faz; Currículo é  o conjunto das atividades nucleares desenvolvidas pela escola;

No ano letivo é reservado muito tempo para todo tipo de comemoração, e muito pouco para transmissão-assimilação de conhecimentos sistematizados; A escola tornou-se um mercado de trabalho disputado pelos diferentes tipos de profissionais;

E neutraliza o seu papel de democratização ; Não entramos na fase clássica continuamos na romântica; O clássico na escola é a transmissão – assimilação do saber sistematizado;

Equívoco da Escola Nova em relação ao problema da atividade e da criatividade; Ensino Tradicional  perde de vista os fins, tornando mecânicos e vazios do sentido dos conteúdos que transmitia.

O automatismo é condição da liberdade e que não é possível ser criativo sem dominar determinados mecanismos.

A liberdade só será atingida quando os atos forem dominados A liberdade só será atingida quando os atos forem dominados. e isto ocorre no momento em que os mecanismos forem fixados. portanto, por paradoxal que pareça, exatamente quando se atinge o nível em que os atos são praticados automaticamente que se ganha condições de se exercer, as atividades que compreende os referidos atos.

Objeto da atividade é afirmar que o aprendiz, no exercício daquela atividade nunca é livre. Linguagem escrita é necessária dominar os mecanismos próprios, e fixar certos automatismos, incorporá-los, isto é, torná-los, parti do nosso corpo, do nosso organismo, interá-los em nosso próprio ser.

Aspectos mecânicos na medida em que vai se libertando do aspecto mecânico, o alfabetizando pode, progressivamente, ir concentrando cada vez mais sua atenção no conteúdo, isto é, no significado daquilo que é lido ou escrito.

Hábito significa criar uma situação irreversível Hábito significa criar uma situação irreversível. Para isso, porém é preciso ter insistência e persistência; face mister repetir muitas vezes determinados atos até que eles se fixem.

Alunas: Ariani, Michele, Jussara Ação escolar pela mediação da escola acontece à passagem do saber espontâneo ao saber sistematizado, da cultura popular a cultura erudita. Alunas: Ariani, Michele, Jussara