O QUE É AVALIAR Avaliar é analisar a prática pedagógica  de todos os envolvidos, com o objetivo de corrigir rumos e repensar situações para que a aprendizagem.

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Transcrição da apresentação:

O QUE É AVALIAR Avaliar é analisar a prática pedagógica  de todos os envolvidos, com o objetivo de corrigir rumos e repensar situações para que a aprendizagem ocorra. Ao avaliar a aprendizagem dos alunos está se avaliando a prática dos professores, a gestão e o currículo escolar, bem como o próprio sistema de ensino como um todo. 

QUEM DEFINE COMO AVALIAR? É o coletivo da escola que insere no PPP – Projeto Político Pedagógico e Regimento escolar a proposta de avaliação. A avaliação da aprendizagem deve estar no plano de trabalho do professor e ser discutida com os alunos.

E A RECUPERAÇÃO DE ESTUDOS? - Paralela – diagnostica. Ocorre em todos os momentos, durante todo o ano letivo, e tem por finalidade recuperar os conteúdos não apropriados pelos alunos (só os que não são realizados).

O QUE É CONSELHO DE CLASSE? É um órgão colegiado que analisa, discute e delibera sobre todo o processo de ensino e de aprendizagem nos estabelecimentos de ensino, desde a organização do trabalho escolar, o planejamento, a execução, a avaliação dos alunos e o replanejamento.

QUEM PARTICIPA DO CONSELHO DE CLASSE? Professores, equipe pedagógica e direção da escola. Poderá ser participativo com a presença da comunidade escolar, desde que o conselho participativo conste no Regimento Escolar.

COMO ACOMPANHAR A AVALIAÇÃO ESCOLAR? É um direito de todos ter acesso aos documentos e registros escolares que indicam os resultados do desempenho de alunos. Os critérios e instrumentos podem ser variados, mas estão registrados no Plano de Trabalho do Professor, PPP – Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar. Cabe ao responsável exercer esse direito plenamente. Avaliações com valor de 0,0 a 10,0. Procure a equipe pedagógica da escola do seu filho(a) e agende um horário com os professores.

CONSELHO ESCOLAR A Escola Pública tem como concepção a Gestão democrática. Isto implica que todas as decisões financeiras, pedagógicas e administrativas devem ser discutidas no Conselho Escolar, que é órgão máximo de Gestão. Ele é consultivo, deliberativo, avaliativo, fiscalizador e toda a comunidade deve estar nele representada (Professores, Direção, Pais, Grêmio estudantil, Agentes Educacionais I e II).

AVALIAÇÃO ESCOLAR EXTERNA QUAIS SÃO ELAS?

Exame Nacional do Ensino Médio. Ocorre anualmente e é facultativo aos alunos. As instituições de Ensino Superior podem utilizar as notas dos alunos como parte do processo de ingresso na educação superior.

PROVA BRASIL Acontece a cada dois anos e avalia alunos de 4ª série/5º ano e 8ª série/9º ano, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

PROVINHA BRASIL Acontece duas vezes ao ano e avalia a aprendizagem das crianças da 2ª série /2º ano nos aspectos relativos à alfabetização. É facultado às escolas a participação nesta avaliação.

SAEB – Sistema de Avaliação da educação Básica SAEB – Sistema de Avaliação da educação Básica. É realizada a cada dois anos e avalia os alunos das 4ª série/5º ano e 8ª série/9º ano e último ano do Ensino Médio. Apenas algumas escolas são selecionadas pelo MEC – Ministério da Educação.

Desenvolvimento da Educação Básica. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. As médias de desempenho na Prova Brasil e SAEB, também compõem o cálculo do IDEB, ao lado das taxas de aprovação dos alunos.

VEJA O IDEB DE SUA ESCOLA, DO SEU MUNICÍPIO E SEU ESTADO EM: http://portalideb.inep.gov.br