E INCLUSÃO EDUCACIONAL. ÁREA: ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO Alunos com Altas Habilidades/ Superdotação, são aqueles que apresentam notável desempenho.

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Transcrição da apresentação:

E INCLUSÃO EDUCACIONAL

ÁREA: ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO Alunos com Altas Habilidades/ Superdotação, são aqueles que apresentam notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual geral, aptidão acadêmica específica, pensamento criador ou produtivo, capacidade de liderança, talento especial para artes e capacidade psicomotora. ( SEESP/MEC,1994 ) DEFINIÇÃO

ÁREA: ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO... a inteligência não é um conceito unitário mas há vários tipos de inteligência e, desta forma definições únicas não podem ser usadas para explicar este complicado conceito. (Renzulli, 1998)

CARACTERÍSTICAS DO ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO ÁREA: ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO O professor em sala de aula pode identificar algumas características, que são peculiares aos alunos com Altas Habilidades/Superdotação, sendo evidenciadas ou não ao mesmo tempo, tais como:

CARACTERÍSTICAS DO ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO (cont) ÁREA: ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO  Intensidade, profundidade e freqüência na execução de atividades.  Seletividade quanto as atividades de seu interesse.  Habilidades específicas com alto desempenho em uma ou várias áreas, como artes plásticas, musicais, cênicas e psicomotora.

ÁREA: ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO  Forma original em resolver e lidar com problemas ou na formulação de respostas.  Desenvolvimento qualitativamente elevado nas atividades escolares.  Curiosidade intelectual e atitude inquisitiva, com investigação de como e o porque das coisas.  Facilidade na aprendizagem, caracterizada por apropriação rápida de conceitos e conteúdos. CARACTERÍSTICAS DO ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO (cont)

ÁREA: ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO  Resistência em aceitar perdas e em seguir regras.  Maturidade e rigidez na auto avaliação.  Expressão clara e coerente do pensamento.  Uso erudito ao verbalizar.  Senso de humor perspicaz. CARACTERÍSTICAS DO ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO (cont)

ÁREA: ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO  Impaciência com atividades rotineiras e repetitivas.  Negligência o que considera superficial.  Uso de persuasão ao expor suas idéias e pontos de vista.  Perfeccionista nas atividades por ele selecionados.. CARACTERÍSTICAS DO ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO (cont)

ÁREA: ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO ALGUNS MITOS EM RELAÇÃO AS ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO  Apresenta recursos intelectuais inatos, sendo portanto privilegiado, não necessitando de atendimento educacional especializado.  Domina todas as áreas do conhecimento, tira nota 10 (dez) em tudo.

ÁREA: ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO (cont) ALGUNS MITOS EM RELAÇÃO AS ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO (cont)  É gênio, sabe tudo, sendo considerado um fenômeno raro.  Provêm de contextos socioeconômicos elevado.  Deve freqüentar Escola Especial.  Sempre usa óculos com lentes grossas.  Visto como nerds.

A Educação Especial deve atuar na relação pedagógica para assegurar respostas educacionais de qualidade às necessidades especiais do aluno com altas habilidades/superdotação, por meio de serviços, recursos e metodologias em todas as etapas ou modalidades da Educação Básica, que dela necessitarem para o seu sucesso escolar. PAPEL DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO QUE SE REFERE A ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO ÁREA: ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO

O Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional, cumprindo a política pública, oferta aos alunos com Altas Habilidades/Superdotação os seguintes atendimentos educacionais especializados, no ensino regular: POLÍTICA EDUCACIONAL

ÁREA: ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO Classe Comum - além do currículo previsto para série de freqüência do aluno, poderá ser realizado enriquecimento e/ou aprofundamento curricular e, quando necessário, a aceleração para conclusão de escolaridade em menor tempo. Enriquecimento curricular - necessidade do aluno previsto pela Legislação Oficial. Aceleração de Estudos - previsto pela legislação oficial e sua efetivação se dá via trâmites legais

ÁREA: ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO Sala de Recursos - Educação Básica – é um serviço de apoio especializado de natureza pedagógica, que suplementa o atendimento educacional realizado nas classes comuns do ensino fundamental, em contraturno. INSTRUÇÃO Nº 016/08/SUED/SEED.

ÁREA: ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO NAAH/S - Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação – é um serviço de apoio especializado, realizado em parceria entre a Secretaria de Educação Especial do MEC e a Secretaria de Estado da Educação/ Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional, destinado a oferecer suporte aos sistemas de ensino no atendimento às necessidades educacionais especiais, visando implementar as políticas públicas de inclusão.

ÁREA: ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO ENRIQUECIMENTO CURRICULAR Heward e Orlanky, (citado por Gibson & Efinger, 2001) definem enriquecimento curricular como uma “abordagem educacional que oferece à criança experiências de aprendizagem diversas das que o currículo normalmente apresenta”.

ÁREA: ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO (cont) ENRIQUECIMENTO CURRICULAR (cont) O enriquecimento curricular pode se dar quanto:  o aprofundamento dos conteúdos curriculares;  a diversidade nas ações pedagógicas no contexto de aprendizagem e;  o favorecimento das atividades extracurriculares.

ÁREA: ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO ACELERAÇÃO DE ESTUDOS A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Brasil, 1996) prevê a “aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para superdotados”, a ser realizada mediante a avaliação de conhecimentos na própria escola e documentada em registros administrativos.

ÁREA: ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO ACELERAÇÃO DE ESTUDOS (cont) A aceleração de estudos é um processo que foge ao padrão usual da seriação, exigindo compatibilidade com a legislação vigente.

ÁREA: ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO

Estudos estatísticos indicam que aproximadamente 3 a 5% da população apresentam potencial acima da média estimada, em diversos contextos sociais; ÁREA: ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO

JOHN KENNEDY: famoso presidente dos EUA - recebia em seus boletins constantes observações de “baixo rendimento”, dificuldades em soletrar. WALT DISNEY: cineasta, produtor, criador de personagens de desenhos animados, fundador do parque temático Disneylândia - despedido pelo editor de um jornal porque “não tinha boas idéias e rabiscava demais” ÁREA: ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO

ALBERT EINSTEIN: criador da teoria da relatividade - tinha dificuldades de ler e soletrar e foi reprovado em matemática. ISAAC NEWTON: descobriu o cálculo, desenvolveu a teoria da gravitação universal, originou as três leis do movimento - tirava notas baixas na escola ÁREA: ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO

DR. ROBERT JARVICK inventou o coração artificial - foi rejeitado por 15 escolas americanas de medicina.-BEETHOVEN: famoso pianista e compositor - considerado por seu professor de música “sem esperança como compositor ” ÁREA: ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO

THOMAS EDISON inventor da lâmpada elétrica, a locomotiva elétrica, o fonógrafo (hoje gravador), o telégrafo e projetor de cinema - pouco assíduo e desinteressado, abandonou a escola, só teve três meses de educação formal, foi alfabetizado pela mãe, seu professor o considerava um garoto confuso da cabeça, que não consegue aprender, agitado e perguntador, os cabelos eternamente despenteados, que se recusava a decorar as lições, como faziam todos os alunos e ainda por cima ouvia mal. ÁREA: ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO

As pessoas que marcaram a história por suas contribuições ao conhecimento e à cultura não são lembradas pelas notas que obtiveram na escola ou pela quantidade de informações que conseguiam memorizar, mas sim pela qualidade de suas produções criativas, expressas em concertos, ensaios, filmes, descobertas científicas, etc. Renzulli & Reis, 1985 ÁREA: ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO