Instituições de Longa Permanência para Idosos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
Advertisements

Realização: Meta Instituto de Pesquisa de Opinião
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
O papel do Ministério Público na defesa dos direitos da Pessoa Idosa
LEI N , DE 4 DE JANEIRO DE 1994 Dispõe sobre a política nacional do idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências.
Data e Local de assinatura 13 de Dezembro de 2007 no Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa.
Estudo de Caso de uma População Idosa Abrigada em Instituição Privada de Longa Permanência em Santo André: Perfil Sócioeconômico e Financeiro. Mauren.
O setor de saúde e suas relações – Um desafio para diversos atores
Violência. Violência Nenhum idoso poderá ser objeto de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão.
POLÍTICA NACIONAL DO IDOSO (Lei nº /1994)
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre –Segundo nível Terceiro nível –Quarto nível »Quinto nível 1.
Envelhecer com dignidade:
O PAPEL DO GOVERNO MUNICIPAL PARA ASSEGURAR O ATENDIMENTO
SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS
ESTATUTO DO IDOSO Caio wagner couto.
I CONFERÊNCIA NACIONAL DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL
ENVELHECIMENTO E CIDADANIA: AVANÇOS COM CONTINUIDADE Ana Amélia Camarano (IPEA) Outubro de 2010.
Modalidades de Atenção ao Idoso
Terminalidade: aspectos frente à assistência
“Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH”.
“O Teletrabalho em Portugal “
Projeto de saúde e qualidade de vida
PORTARIA 46/2010 SMADS DISPÕE SOBRE A TIPIFICAÇÃO DA REDE SOCIOASSISTENCIAL DO MUNICIPIO DE SÃO PAULO E REGULARIZAÇÃO DE PARCERIA OPERADA POR MEIO DE.
“Os Incríveis”.
O CONTEXTO DAS FAMILIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL
Escola Secundária de Vagos Práticas de Acção Social 2006/2007.
ESTATUTO DO IDOSO E VIOLÊNCIA À PESSOA IDOSA
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Missão Ajudar para um mundo melhor Apoiar famílias carenciadas; A nossa Associação destina-se a ajudar e a servir as necessidades de quem nos procura.
O MINISTÉRIO PÚBLICO E VOCÊ 1 O que é o Ministério Público? A Constituição Federal, que é a lei mais importante do País, define o Ministério Público.
Sensibilização das Famílias e Comunidades para o Desenvolvimento da Primeira Infância 1 1.
Estatuto do Idoso O Direito dos Idosos
É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à.
VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
PORTARIA 46/2010 SMADS DISPÕE SOBRE A TIPIFICAÇÃO DA REDE SOCIOASSISTENCIAL DO MUNICIPIO DE SÃO PAULO E REGULARIZAÇÃO DE PARCERIA OPERADA POR MEIO DE.
Lei do Estatuto do Idoso: DIREITOS DA PESSOA IDOSA Estatuto do Idoso
CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO E INFRA-ESTRUTURA NAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA: PESQUISA IPEA Ana Amélia Camarano IPEA Julho, 2008.
DIREITO DAS MINORIAS - IDOSO
O que é uma Instituição de Longa Permanência?
Unidade III Declaração Universal dos Direitos Humanos DIREITOS HUMANOS
Conferência Municipal de Educação
Nome Completo: Abrigo Frei Anselmo da Sociedade São Vicente de Paulo
Seminário Instituição de Longa Permanência para Idosos: do que estamos falando? Políticas de Saúde e as Instituições de Longa Permanência: protegendo dentre.
Fisioterapia Geriatrica
SOCIOLOGIA MÍDIA E POLÍTICA
18 anos do Estatuto da Criança e do adolescente (ECA )
Assistência ao Idoso.
8 ADM-GERAL NOTURNO - FESVV. AMANDA MAYER DANILO ARAUJO MARILDA MATTOS PATRICK VASCONCELOS RACHEL BONIZIOLLI.
Sext 27 de março de 2015 Conferência Municipal Lúdica dos Direitos da Criança e Do Adolescente- DCA Novo Horizonte, SP.
1. A Santa Casa da Misericórdia de Machico Instituição A Santa Casa da Misericórdia de Machico desde 1529 esta ao serviço da comunidade é uma Instituição.
ATENDIMENTO DOMICILIAR
RODOLFO OLIVEIRA PASCHOAL
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
TRABALHO DE SOCIOLOGIA
Estatuto do Idoso.
ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA RELUZ
CONSELHO TUTELAR ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - ECA LEI Nº. 8069, 13 DE JULHO DE 1990 Alex Fabiano S. de Lima Conselheiro Tutelar – Região Sul.
Plano, Projeto e Programa FSV – Faculdade Salesiana de Vitória Disciplina: Adm. e Planejamento em Serviço Social II Docente: Juliane Barroso.
Instituições sociais: entre manutenção da coesão e a emancipação dos sujeitos, será isso possível? Profª Camila Lopes Taquetti.
Idoso que recebe serviços de cuidado de longo prazo: Pessoa que reside temporária ou permanentemente em um estabelecimento regulado, seja público, privado.
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PESSOAS IDOSAS Karla Giacomin, PhD Membro pesquisador do NESPE - Núcleo de Estudos em Saúde Pública e Envelhecimento - FIOCRUZ/UFMG.
Serviço de Proteção em Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS X Fórum Nacional.
Profª Titular Maria Lúcia Lebrão Profª Drª Yeda Duarte Faculdade de Saúde Pública Universidade de São Paulo.
Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S. Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S ESTA LEI FICOU 15 ANOS TRAMITANDO ATÉ SER FINALMENTE.
Dia Mundial do Idoso. Direitos dos idosos INDEPENDÊNCIA Ter acesso à alimentação, à água, à habitação, ao vestuário, à saúde, a apoio familiar e comunitário.
DIREITO À ASSISTÊNCIA SOCIAL E PESSOA IDOSA
Profª. Drª. Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira Pró-Reitora de Assistência Estudantil UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRO-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL.
Transcrição da apresentação:

Instituições de Longa Permanência para Idosos

Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) DEFINIÇÃO Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) Instituições governamentais ou não governamentais, de caráter residencial, destinada a domicilio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar, em condição de liberdade e dignidade e cidadania.

INSTITUIÇÕES Setor público: . poucos leitos de retaguarda . poucas vagas em instituições . poucos investimentos Maioria: . empreendimentos privados . entidades filantrópicas Ausência de profissionalismo

MODELO ASILAR Características: . segregação da comunidade (ou não saem, ou incursões breves e vigiadas) . duplo abandono: - pela família - pela própria instituição Realidade sempre idêntica: . “um cotidiano onde se come e dorme” . sem atividades

Condições de Vida Tratados como absolutamente incapazes Devem obedecer às normas Sem direitos À privacidade À intimidade A acesso a seus pertences À cidadania À dignidade humana De opinião De decisão Ao próprio nome A espaço próprio A uma boa alimentação

Ambientes Inseguros Estrutura física inadequada Ausência de adaptações ARMADILHAS PERIGOSAS

REALIDADE Apropriação de Pensões e Aposentadorias Abusos físicos Falta de comida Falta de dieta específica Falta de assistência médica Abandono Barreiras arquitetônicas Restrição de visitas Falta de higiene Falta de documentação Ociosidade

OBJETIVOS COMO ALCANÇÁ-LOS?? Respeito Amor Alegria Felicidade Autonomia Atividade Convívio Socialização Participação Envelhecimento ativo Conforto Segurança Carinho Atenção COMO ALCANÇÁ-LOS?? Estabelecer políticas públicas Estabelecer normas de funcionamento Fazer vigilância Programar Atividades

DIREITOS Direito à vida Direito à paz Direito à dignidade humana Direito à diversidade Direito à inclusão social Direito à cidadania Direito à boa aposentadoria Direito à boa qualidade de vida Direito à boa qualidade de morte