Fundamentos de Gestão Empresarial

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Transcrição da apresentação:

Fundamentos de Gestão Empresarial Prof. Edgard Spitz Pinel Fundamentos da Administração

Fundamentos de Gestão Empresarial Administração Administração é o processo de gerir, reger ou governar negócios públicos ou particulares. A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para algo) minister (pessoas)

Fundamentos de Gestão Empresarial Administração A administração é pertinente a todo o tipo de empreendimento humano que reúne, em uma única organização, pessoas com diferentes saberes e habilidades. Administrar é dirigir, decidir e solucionar problemas, por meio das pessoas e recursos.

Fundamentos de Gestão Empresarial Gestão passou a significar uma forma mais comum de se referenciar à Administração e representa o fruto da interferência direta de gestores nos sistemas e procedimentos empresariais.

Fundamentos de Gestão Empresarial Correntes da Administração As teorias da administração podem ser divididas em várias correntes ou abordagens. Cada abordagem representa uma maneira específica de encarar a tarefa e as características do trabalho de administração.

Fundamentos de Gestão Empresarial Correntes da Administração 1903 Administração Científica 1903 Teoria Geral da Administração 1909 Teoria da Burocracia 1916 Teoria Clássica da Administração 1932 Teoria das Relações Humanas 1947 Teoria Estruturalista 1951 Teoria dos Sistemas 1953 Abordagem Sociotécnicaestruturada 1954 Teoria Neoclássica da Administração 1957 Teoria Comportamental 1962 Desenvolvimento Organizacional 1972 Teoria da Contingência

Fundamentos de Gestão Empresarial Teorias da Administração Cada uma provocou a seu tempo uma diferente Teoria Administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da administração. As Teorias Administrativa privilegiavam determinadas ênfases, omitindo ou relegando a um plano secundário todas as demais.

Fundamentos de Gestão Empresarial Ênfase... Nas Tarefas Na Estrutura Nas Pessoas No Ambiente Na Tecnologia

Fundamentos de Gestão Empresarial Ênfase x Teorias Ênfase Teorias administrativas Tarefas Administração científica Estrutura Teoria clássica Teoria neoclássica Teoria da burocracia Teoria estruturalista Pessoas Teoria das relações humanas Teoria do comportamento organizacional Teoria do desenvolvimento organizacional Ambiente Teoria neo-estruturalista Teoria da contingência Tecnologia Teoria dos sistemas

Fundamentos de Gestão Empresarial Principais Teorias

Fundamentos de Gestão Empresarial Administração Científica ou Taylorismo

Fundamentos de Gestão Empresarial Administração Científica ou Taylorismo É o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro americano Frederick Winslow Taylor (1856-1915), que é considerado o pai da Administração Científica. Também chamada de Taylorismo.

Fundamentos de Gestão Empresarial Administração Científica ou Taylorismo Princípios da Administração Científica Taylor pretendia definir princípios científicos para a administração das empresas. Tinha por objetivo resolver os problemas que resultam das relações entre os operários, como consequência modificam-se as relações humanas dentro da empresa. O bom operário não discute as ordens, nem as instruções, faz o que lhe mandam fazer.

Fundamentos de Gestão Empresarial Administração Científica ou Taylorismo Os quatro princípios fundamentais da administração Científica de Taylor.

Fundamentos de Gestão Empresarial Administração Científica ou Taylorismo Princípio de planejamento - Consiste em substituir o critério individual do operário, a improvisação e o empirismo por métodos planejados e testados. Princípio de preparo - Consiste em selecionar os trabalhadores de acordo com suas aptidões, prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado, e em preparar máquinas e equipamentos em um arranjo físico e disposição racional.

Fundamentos de Gestão Empresarial Administração Científica ou Taylorismo Princípio do controle - Consiste em controlar o trabalho para se certificar de que o mesmo está sendo executado de acordo com o método estabelecido e segundo o plano de produção. Princípio da execução - Consiste em distribuir distintamente as atribuições e as responsabilidades para que a execução do trabalho seja o mais disciplinado possível.

Fundamentos de Gestão Empresarial Administração Científica ou Taylorismo Metodologia do estudo Taylor iniciou o seu estudo observando o trabalho dos operários. Sua teoria seguiu um caminho de baixo para cima, e das partes para o todo; dando ênfase na tarefa. Para ele a administração tinha que ser tratada como ciência. Desta forma ele buscava ter um maior rendimento do serviço do operariado da época, o qual era desqualificado e tratado com desleixo pelas empresas, visto que elas não buscavam qualificar os mesmos, já que, segundo Taylor elas ainda não tinham percebido a importância disto. Desta forma Taylor criou metodologia ficou conhecida como estudo de "tempos e movimentos".

Fundamentos de Gestão Empresarial Administração Científica ou Taylorismo Organização Racional do Trabalho

Fundamentos de Gestão Empresarial Administração Científica ou Taylorismo Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos: objetivava a retirada de movimentos inúteis, para que o operário executasse de forma mais simples e rápida. Estudo da fadiga humana: a fadiga predispõe o trabalhador à diminuição da produtividade e perda de qualidade, acidentes, doenças e aumento da rotatividade de pessoal. Divisão do trabalho e especialização do operário

Fundamentos de Gestão Empresarial Administração Científica ou Taylorismo Idealizar de cargos e tarefas: idealizar cargos é especificar o conteúdo de tarefas de uma função, como executar e as relações com os demais cargos existentes. Incentivos salariais e prêmios por produtividade. Condições de trabalho: O conforto do operário e o ambiente físico ganham valor, não porque as pessoas merecessem, mas porque são essenciais para o ganho de produtividade.

Fundamentos de Gestão Empresarial Administração Científica ou Taylorismo Padronização: aplicação de métodos científicos para obter a uniformidade e reduzir os custos. Supervisão funcional: os operários são supervisionados por supervisores especializados, e não por uma autoridade centralizada. Homem econômico: o homem é motivado por recompensas salariais, econômicas e materiais.

Fundamentos de Gestão Empresarial Administração Científica ou Taylorismo Fim do bloco Administração Científica ou Taylorismo

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria Clássica da Administração

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria Clássica da Administração É o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro francês Henry Fayol (1841-1925), que é considerado o pai da Administração Clássica.

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria Clássica da Administração Paralelamente aos estudos de Frederick Winslow Taylor, Henri Fayol defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração. Enquanto os métodos de Taylor eram estudados por executivos Europeus, os seguidores da Administração Científica só deixaram de ignorar a obra de Fayol quando a mesma foi publicada nos Estados Unidos.

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria Clássica da Administração A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na Estrutura Organizacional. Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade.

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria Clássica da Administração Fayol relacionou 14 princípios gerais que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor:

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria Clássica da Administração Princípios Gerais Divisão do Trabalho Autoridade e responsabilidade Unidade de Comando Unidade de Direção Disciplina Prevalência de interesses gerais Remuneração Centralização Estabilidade Iniciativa Espírito de Equipe Hierarquia Ordem Equidade

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria Clássica da Administração Princípios Gerais 1 - Divisão do trabalho - Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade. 2 - Autoridade e responsabilidade - Autoridade é o direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade.

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria Clássica da Administração Princípios Gerais 3 - Unidade de comando - Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contra-ordens. 4 - Unidade de direção - O controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupos de atividades. 5 - Disciplina - Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas para todos os funcionários. A ausência de disciplina gera o caos na organização.

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria Clássica da Administração Princípios Gerais 6 - Prevalência dos interesses gerais - Os interesses gerais da organização devem prevalecer sobre os interesses individuais. 7 - Remuneração - Deve ser suficiente para garantir a satisfação dos funcionários e da própria organização. 8 - Centralização - As atividades vitais da organização e sua autoridade devem ser centralizadas

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria Clássica da Administração Princípios Gerais 9 - Estabilidade dos funcionários - Uma rotatividade alta tem consequências negativas sobre desempenho da empresa e o moral dos funcionários. 10 - Iniciativa - Deve ser entendida como a capacidade de estabelecer um plano e cumpri-lo. 11 - Espírito de equipe - O trabalho deve ser conjunto, facilitado pela comunicação dentro da equipe. Os integrantes de um mesmo grupo precisam ter consciência de classe, para que defendam seus propósitos.

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria Clássica da Administração Princípios Gerais 12 - Hierarquia - Defesa incondicional da estrutura hierárquica, respeitando à risca uma linha de autoridade fixa. 13 - Ordem - Deve ser mantida em toda organização, preservando um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. 14 - Eqüidade - A justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa.

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria Clássica da Administração Fayol define o ato de administrar (Funções Administrativas) como: Prever Organizar Comandar Coordenar Controlar

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria Clássica da Administração Funções Administrativas Prever - Estabelece os objetivos da empresa, especificando a forma como serão alcançados. Parte de uma sondagem do futuro, desenvolvendo um plano de ações para atingir as metas traçadas. É a PRIMEIRA DAS FUNÇÕES, já que servirá de base diretora à operacionalização das outras funções.

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria Clássica da Administração Funções Administrativas Organizar - É a forma de olhar para todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido.

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria Clássica da Administração Funções Administrativas Comandar – Dirigir e orientar o pessoal. Leva a organização a funcionar uma vez que seu objetivo é alcançar o máximo retorno de todos os empregados no interesse dos aspectos globais da organização.

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria Clássica da Administração Funções Administrativas Coordenar - A implantação de qualquer planejamento seria inviável sem a coordenação das atitudes e esforços de toda a empresa, almejando as metas traçadas.

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria Clássica da Administração Funções Administrativas Controlar - O controle das atividades desenvolvidas permite maximizar a probabilidade de que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas e ditadas.

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria Clássica da Administração Fim do bloco Teoria Clássica da Administração

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria das Relações Humanas

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria das Relações Humanas Também chamada de Escola Humanística da Administração, surgiu nos Estados Unidos por volta de 1932 a partir de algumas experiências feitas anos antes por Elton Mayo, médico e sociólogo.

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria das Relações Humanas A idéia era humanizar e democratizar a escola da administração, quebrando assim os rígidos conceitos da Teoria Clássica. Sua aparição foi também pelo fruto do desenvolvimento das ciências humanas como a psicologia e a sociologia.

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria das Relações Humanas Essa teoria veio incorporar novos termos na área de administração, até então sem a devida importância. Termos como: Motivação Liderança Comunicação Organização Informal Dinâmica de Grupo

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria das Relações Humanas Representou uma visão diferente sobre o trabalhador. Deixava de ser visto como o homo economicus de comportamento motivado exclusivamente pelo dinheiro ou recompensas salariais para o profissional que tem como base também outros valores.

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria das Relações Humanas Algumas visões

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria das Relações Humanas Nível de Produção. Não é determinado pela capacidade física do empregado mas por normas sociais e expectativas grupais. Capacidade física sem integração social não necessariamente gera eficiência.

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria das Relações Humanas Comportamento Social. Substituição do “homem máquina” e individualizado pela análise do comportamento do grupo

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria das Relações Humanas Recompensas e Sanções. Para essa teoria a recompensa econômica é secundária. As pessoas são motivadas sim pela necessidade de reconhecimento, aprovação social e participação nas atividades dos grupos sociais.

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria das Relações Humanas Grupos Informais. A empresa como organização social. As estruturas informais nem sempre coincidem com as estruturas formais. Estas se formam naturalmente a partir de crenças e expectativas de cada participante.

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria das Relações Humanas Relações Humanas. Ações e atitudes desenvolvidas a partir dos contatos entre pessoas e grupos. A personalidade de cada indivíduo influi no comportamento de outras pessoas que por sua vez também influencia outros grupos.

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria das Relações Humanas Conteúdo do Cargo. A especialização não é a maneira mais eficiente de divisão do trabalho. Trabalhos simples e repetitivos tornam-se monótonos o que reduz a satisfação e induz à mudança.

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria das Relações Humanas Aspectos Emocionais. Elementos emocionais do comportamento humano merecem especial atenção.

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria das Relações Humanas Fim do bloco Teoria das Relações Humanas

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria da Burocracia

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria da Burocracia Teve como base estudos do economista e sociólogo, Max Weber. Conceituada como Organização eficiente por excelência, chegou a ser utilizada por empresas como General Motors, Philips, Ford, dentre outras.

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria da Burocracia Buscou eliminar a visão extremista e incompleta da Teoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas, ambas oponentes e contraditórias. A idéia era eleger uma abordagem global com enfoque amplo e completo tanto da estrutura como dos seus participantes.

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria da Burocracia Algumas características

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria da Burocracia 01 Caráter legal das normas e regulamentos 02 Caráter formal das comunicações 03 Caráter racional e divisão do trabalho 04 Impessoalidade nas relações 05 Hierarquia da autoridade 06 Rotinas e procedimentos padronizados 07 Competência técnica 08 Especialização da Administração 09 Profissionalização dos participantes 10 Completa previsibilidade do funcionamento

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria da Burocracia Construiu um modelo ideal, no qual as organizações são caracterizadas por cargos formalmente bem definidos, ordem hierárquica com linhas de autoridade e responsabilidades bem delimitadas.

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria da Burocracia Weber descreve a organização dos sistemas sociais ou burocracia, num sentido que vai além do significado pejorativo que por vezes tem. Burocracia é a organização eficiente por excelência. E para conseguir isso, a teoria precisa detalhar antecipadamente e nos mínimos detalhes como as coisas deverão ser feitas.

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria da Burocracia Fim do bloco Teoria da Burocracia

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria Estruturalista

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria Estruturalista Surgiu por volta de 1947 pela necessidade de olhar agora para a organização como uma unidade social. Representa um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma leve aproximação à Teoria das Relações Humanas.

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria Estruturalista Algumas visões

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria Estruturalista As Organizações A teoria estruturalista concentra-se no estudo das organizações, na sua estrutura interna e na interação com outras organizações. As organizações são concebidas como unidades sociais.

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria Estruturalista O Homem Organizacional Teoria Clássica -> homo economicus Teoria das Rel. Humanas –> Homem Social Teoria Estruturalista -> Homem Organizacional

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria Estruturalista As organizações são sistemas abertos em constante interação com seu contexto externo. Até então os estudos se voltavam à aspectos internos das organização, vistos como um sistema fechado.

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria Estruturalista As organizações incorrem em desvios de condução (tensões e antagonismos). Esses desvios são naturais e contribuem para a inovação e a mudança.

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria Estruturalista Fim do bloco Teoria Estruturalista

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria Comportamental

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria Comportamental Marca a mais profunda influência das ciências do comportamento na administração. Para muitos, representa a aplicação da Psicologia Organizacional à Administração. Surgiu em 1947 nos Estados Unidos em uma fundamentação altamente democrática.

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria Comportamental Está estruturada em novas proposições acerca da motivação humana. O administrador precisa conhecer os mecanismos motivacionais para poder dirigir adequadamente as organizações através das pessoas.

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria Comportamental Processo Decisório. Todo indivíduo é um tomador de decisão, baseando-se nas informações que recebe do seu ambiente, processando-as e assumindo atitudes, opiniões e pontos de vista. A organização, neste sentido, é vista como um sistema de decisões.

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria Comportamental O homem Administrativo. Conceito que define o profissional que busca soluções satisfatórias e não soluções ótimas, já que nem sempre há um completo rol de informações para a tomada de decisões.

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria Comportamental Nas organizações existem sempre conflitos entre os objetivos individuais e os objetivos organizacionais. Na medida em que as organizações pressionam para alcançar os seus objetivos, elas privam os indivíduos da satisfação de seus objetivos pessoais, e vice-versa.

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria Comportamental Motivação Humana O administrador deve conhecer as necessidades humanas para melhor compreender o indivíduo e utilizar esse conhecimento para melhorar a qualidade de vida destes.

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria Comportamental Motivação Humana Abraham Maslow, um psicólogo americano desenvolveu o que chamou de Teoria da Motivação, conhecida como Hierarquia de Necessidades de Maslow.

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria Comportamental

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria Comportamental Fim do bloco Teoria Comportamental

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria da Contingência

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria da Contingência. Também chamada de Teoria Contingencial enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na Teoria Administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende.

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria da Contingência. A Teoria da Contingência nasceu a partir de uma série de pesquisas e estudos que procuravam compreender e explicar o modo pelo quais as empresas funcionavam em diferentes condições.

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria da Contingência. A abordagem contigencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização.

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria da Contingência. Estas condições variam de acordo com o ambiente ou contexto que as empresas escolheram como seu domínio de operações. Em outras palavras, essas condições são ditadas de acordo com o seu ambiente externo.

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria da Contingência. Essas contingências externas podem ser consideradas como oportunidades ou como restrições que influenciam a estrutura e os processos internos das organizações.

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria da Contingência. É a mais eclética e integrativa de todas as teorias administrativas. Considera todas as 5 variaveis básicas da Teoria Administrativa. Tarefas Estruturas Pessoas Tecnologia Ambiente

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria da Contingência. 5 variaveis básicas da Teoria Administrativa: Tarefas Estruturas Pessoas Tecnologia Ambiente

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria da Contingência. O futuro da TGA tende a ser cada vez mais uma teoria integrada e única em vez de um emaranhado de teorias individualizadas.

Fundamentos de Gestão Empresarial Teoria da Contingência. Fim do bloco Teoria da Contingência

Fundamentos de Gestão Empresarial FIM