D ESENVOLVIMENTO E G ESTÃO DE P ROJETOS Prof.º Geovane Rinker.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciamento do Tempo do Projeto
Advertisements

GESTÃO DE PROJETOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Gerenciamento de Projetos
FACULDADE DOS GUARARAPES
Planejamento em Publicidade e Propaganda I
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
PMBoK.
Gestão de Projetos Áreas de conhecimentos Integração
PMBoK Project Management Body of Knowledge
Gerenciamento do escopo do projeto
Gerenciamento da Integração
Os processos de gerenciamento
Qualidade de Software - FURB
Planejamento do gerenciamento de riscos
Projeto em Engenharia de
CONSULTORIA EMPRESARIAL
Gerenciamento do Escopo
GESTÃO DE PROJETOS Aula 7 1.
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Gestão de Projetos.
Planejamento e Gerenciamento de Projetos
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
Projeto: Capacitação em GP
Gestão da Inovação Tecnológica
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza . 1.
Gerenciamento do Escopo: principais conceitos
Gerenciamento da Integração
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
Profa. M.Sc. Yáskara Menescal
Gerenciamento de Integração.
Gerenciamento dos Custos do Projeto
11 - Gerenciamento de Riscos
Elaboração e Análise de Projetos
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Gerenciamento de Projetos
Gerência de Projetos.
GESTÃO DE PROJETOS DE MANUTENÇÃO
Agenda GERÊNCIA DE PROJETOS PMI – Project Management Institute
Análise e Projeto de Sistemas UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA Ciência da Computação 2010/1.
Gerenciamento de Projetos
Planejamento Estratégico
O que é gerenciamento de projetos
Para entendermos o processo e as causas que geram os desvios orçamentários em um empreendimento é essencial o conhecimento sobre o gerenciamento e planejamento.
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UNIFEI
Gerenciamento de Custos
Integração.
Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos
Aula 10 – Execução, Monitoramento & Controle e Encerramento
GESTÃO DE PROJETOS DE MANUTENÇÃO
Gerenciamento de Projetos - Visão PMI
Gestão de Projetos Aula 01.
MODELOS DE MELHORES PRÁTICAS RELACIONADOS À GOVERNANÇA DE TI
Gerenciamento de Projetos
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 1 Prof
Visão Geral da Gestão de Projetos
Aula 02 de Eng. de Requisitos
Gestão de Projetos - aula 2: processos, operações x projetos - Profª
Gestão de Projetos - aula 5: organização - Profª. Vilma Tupinambá, MsC
Gerência de Projetos de Software
DISCUSSÃO BASEADA NO PMI®
Gerenciamento de riscos
PROJETO SPICE ISO Integrantes: Erickson Balzaneli
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
A eficiência organizacional com base no gerenciamento de projetos: estudo de caso da AIESEC no Brasil Rafael Oliveira Carvalho Neto Orientador: Prof. Me.
Planejamento do Projeto Exemplo Curso Hands-on de Gestão de Projetos Eduardo Montes, PMP.
CMMI Capability Maturity Model Integration
Gerenciamento de Projetos Prof. Washington Almeida.
Transcrição da apresentação:

D ESENVOLVIMENTO E G ESTÃO DE P ROJETOS Prof.º Geovane Rinker

V AMOS NOS C ONHECER M ELHOR !!! Escreva em uma folha as seguintes informações: Nome Idade Cidade onde mora Curso O que sou... O que quero ser... Objetivos na disciplina. Objetivos com a conclusão do curso.

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA CARGA HORÁRIA: 60 h/a 10 encontros nas seguintes datas: 18/03/ /03/ /04/ /04/ /04/ /04/ /04/ /05/ /05/ /05/2010

C ONHECENDO A D ISCIPLINA – B ASES T ECNOLÓGICAS Esta disciplina não tem por objetivo ensinar a construir diagramas UML ou a aplicar a metodologia PMI de gerência de projetos, mas sim apresentar os benefícios decorrentes da utilização conjunta destas disciplinas em um projeto de desenvolvimento. Os criadores do UML publicaram vários materiais sobre a elaboração dos diagramas, como "UML Referente Guide", "UML User Guide", "Applying Use Cases" e outros, que são as melhores referências no aprendizado do UML. Da mesma forma, existem vários livros de Gestão de Projetos que abordam este assunto de forma acadêmica e didática. O objetivo desta disciplina é mostrar como a metodologia de Gestão de Projetos da PMI junto com o UML pode contribuir para o sucesso dos projetos de desenvolvimento.

C ONHECENDO A D ISCIPLINA - C OMPETÊNCIAS - Compreender a importância de se realizar um projeto, do ponto de vista social e privado. - Identificar os tipos de projetos e as aplicações mais adequadas. Descrever as etapas de elaboração de um projeto. - Compreender os diversos aspectos que compõem um projeto. - Analisar os aspectos administrativos e legais. - Avaliar os aspectos mercadológicos. - Estabelecer os aspectos técnicos para execução do projeto. - Estabelecer os aspectos econômico-financeiros. - Compor uma análise quantitativa dos resultados do projeto. - Compor uma análise qualitativa dos resultados do projeto.

C ONHECENDO A D ISCIPLINA - H ABILIDADES - Apresentar tipos de projetos mais adequados à necessidade organizacional. - Preparar uma descrição das etapas a serem desenvolvidas na elaboração de um projeto. - Monitorar o cumprimento dos aspectos administrativos e legais necessários. - Realizar um acompanhamento do desenvolvimento dos aspectos mercadológicos. - Realizar um acompanhamento do desenvolvimento dos aspectos técnicos para execução do projeto. - Calcular os aspectos econômico-financeiros necessários para a avaliação de projetos. - Efetuar análise dos critérios quantitativos (pto. de equilíbrio, rentabilidade, lucratividade

G ESTÃO DE P ROJETOS Introdução à Gestão de Projetos; Gestão de Escopo/Plano; Gestão de Prazos; Gestão de Custos; Gestão de Pessoas; Gestão de Comunicação; Gestão de Riscos; Gestão de Qualidade; Gestão de Contratações e Aquisições; Integração do Projeto;

I NTRODUÇÃO A G ESTÃO DE P ROJETOS Um projeto é executado por pessoas; Possuem recursos limitados; São planejados, executados e controlados; São temporários e únicos. o Alguns Desafios: Mercado e Tecnologia estão em constante mudanças; Melhor utilização de recursos limitados; Gestão com foco em resultados com prazos determinados.

I NTRODUÇÃO A G ESTÃO DE P ROJETOS O que origina um projeto? O que é um Projeto? Um projeto é um esforço temporário para a criação de um produto único. Exemplos: Lançamento de um novo produto; Mudanças Organizacionais; Construção de um prédio; Implantação de um novo sistema; Campanha Política. Situação Desejada Como chegar?

Q UAL O CONCEITO DE P ROJETO ? Projeto é um conjunto não repetitivo de atividades correlacionadas que mediante a combinação temporária de recursos, têm por finalidade alcançar um objetivo pré-determinado num prazo definido e com recursos limitados.

O UTROS C ONCEITOS Conjunto total de informações que subsidia o desenvolvimento do planejamento do projeto: Informações (dados, características, etc...); Restrições (recursos financeiros, prazos, etc...); Premissas (hipóteses adotadas como verdadeiras). Ciclo de Vida do Projeto (fases): Conceitual, Estruturação, Implantação e Finalização.

G ESTÃO DE E SCOPO Envolve os processos necessários a garantir que o projeto tenha seus objetivos definidos; Avalia possibilidades; Conjunto de atividades que devem ser realizadas para se atingir o resultado final do projeto, define também os limites de atuação; A definição do escopo confirma o entendimento comum do projeto entre os envolvidos;

E SCOPO - P RINCIPAIS P ROCESSOS Inicialização: Reconhecer formalmente que um novo projeto existe; Planejamento de Escopo: Descrição formal de todos os trabalhos que deverão ser realizados para que se obtenha o produto do projeto; Decomposição do Escopo: Subdividir o trabalho a ser realizado no projeto em componentes menores, mais facilmente gerenciáveis; Verificação do Escopo: Formalizar a aceitação do escopo do projeto pelos principais envolvidos no projeto, tais como patrocinador e o cliente; Controle de Modificação do Escopo: Já que as mudanças são inevitáveis, devemos controlar o processo de mudanças.

G ESTÃO DE P RAZOS Garanti que as atividades do projeto sejam executadas nos prazos planejados, tanto em termos de duração quanto em termos de datas.

G ESTÃO DE P RAZOS - P RINCIPAIS P ROCESSOS o Identificar e documentar atividades. o Identificar a ordenação de atividades para execução do projeto; o Estimativa de Recurso e Duração das Atividades: o Desenvolvimento do Cronograma - determinar as datas de início e de término de cada uma das atividades do projeto; o Monitorar o progresso das atividades, identificar desvios entre real X planejado.

P OR QUE OS P ROJETOS A TRASAM ? 1. Planejamento Insuficiente; 2. Plano não realista; 3. Escopo do projeto subestimado; 4. Alterações dos requisitos pelos clientes; 5. Incapacidade de controlar o progresso; 6. Incapacidade de detectar problemas com antecedência; 7. Número insuficiente de verificações; 8. Complexidade técnica; 9. Mudanças de prioridades; 10.Falta de Comprometimento da Equipe; 11.Grupos de Suporte não Cooperativos; 12.Espírito de Equipe em baixa; 13.Pessoal não Qualificado.

G ESTÃO DE C USTOS o Envolve os processos necessários a garantir que o projeto seja concluído dentro do seu orçamento aprovado; o Focaliza os custos dos recursos necessários para desenvolver as atividades do escopo do projeto; o Considera também o efeito das decisões tomadas ao longo do projeto, no custo do ciclo de vida do produto do projeto.

G ESTÃO DE C USTOS Estimativas de Custos: Previsão de Custos é uma previsão dos custos mais prováveis a serem incorridos na implantação de um projeto; Orçamento: Associa valores aos diversos elementos do projeto, em seus respectivos prazos de realização; estabelece a referência de valores no tempo usualmente representada através de uma curva S ($ x t), que é utilizada para monitorar e aferir o desempenho de custo;

G ESTÃO DE P ESSOAS o Processos voltados a obtenção dos melhores resultados das pessoas envolvidas no projeto;

G ESTÃO DE C OMUNICAÇÃO Garantir que as informações do projeto, serão geradas, coletadas, distribuídase armazenadas de maneira apropriada e no tempo correto; Todos os envolvidos no projeto devem estar preparados para receber e transmitir informações na ‘linguagem’ do projeto e devem entender como as comunicações em que estão individualmente envolvidos, afetam o projeto como um todo.

G ESTÃO DA C OMUNICAÇÃO – P RINCIPAIS P ROCESSOS Planejamento da Comunicação: Determinar as diferentes necessidades de informação dos diversos envolvidos no projeto: Quem necessita da informação; O que necessita saber; Quando necessita da informação; Como necessita da informação. Distribuição de Informações: Disponibilizar as informações necessárias aos diversos envolvidos no projeto, de forma conveniente, no devido prazo, e caso necessário responder às eventuais novas necessidades de informação.

G ESTÃO DA C OMUNICAÇÃO – P RINCIPAIS P ROCESSOS Análise de Desempenho: Coletar, organizar e comparar as informações obtidas e apresentar os resultados das análises realizadas. Neste processo deverá conter informações de: Escopo; Prazo; Custos; Qualidade; Contratações; Riscos. Encerramento Administrativo: Verificar e documentar os resultados do projeto, para formalizar a aceitação do produto do projeto pelos patrocinadores, clientes, etc... E também deve garantir os registros das posições finais do projeto para a análise do sucesso e da efetividade do projeto e o arquivamento dessas informações para uso futuro.

G ESTÃO DE R ISCOS o Identificar, analisar e responder aos riscos do projeto; o Risco e incerteza caracterizam situações onde há chance de ocorrer desvios do resultado esperado ou planejado; o Riscos são situações de desvio planejado, em que se consegue prever o resultado e associar a ele uma probabilidade de ocorrência estimada; o Incertezas são situações prováveis de desvio do planejado, em que não se consegue prever o resultado e nem estimar sua probabilidade de ocorrência.

G ESTÃO DE R ISCOS o Risco, Ameaça, Oportunidade e Incerteza: o Risco > Envolve resultados quantificáveis, que podem ser associados à probabilidade de ocorrência; o Ameaça > representa a possibilidade de perdas, danos ou resultados aquém dos esperados; o Oportunidade > representa a possibilidade de ganhos e resultados além dos esperados; o Incerteza > Envolve resultados não qualificáveis, imprevisíveis e imponderáveis.

G ESTÃO DE R ISCOS – P RINCIPAIS P ROCESSOS o Determinar quais riscos podem afetar o projeto e documentar as características de cada um e é um processo realizado ciclicamente ao longo do projeto e não apenas uma vez no início do projeto. o Avaliar os riscos e suas interações para estimar a amplitude das possíveis conseqüências e determina quais eventos de risco merecem resposta (reação).

G ESTÃO DE R ISCOS – P RINCIPAIS P ROCESSOS o Definir as ações necessárias para aproveitar as oportunidades e para responder às ameaças. o Executar o Plano de Gestão dos Riscos de modo a responder aos eventos de risco ao longo do desenvolvimento do projeto. o Sabemos que nem mesmo a análise mais detalhada pode identificar todos os riscos e portanto, o Plano de Gestão de Risco deve ser organizado e revisto continuamente.

G ESTÃO D A Q UALIDADE o Envolve os processos necessários a garantir que o projeto irá satisfazer às necessidades para as quais foi criado, incluem-se ai todas as atividades da gestão geral que determinam a política da qualidade. Qualidade da Gestão do Projeto; Qualidade do Produto do Projeto.

G ESTÃO DA Q UALIDADE – P RINCIPAIS P ROCESSOS Planejamento da Qualidade: Identifica quais padrões de qualidade são aplicáveis para o projeto e determina como satisfazer a estes padrões, pois o principal benefício do atendimento aos requisitos de qualidade é a redução de re-trabalho. Garantia da Qualidade: Conjunto de atividades planejadas e implementadas no âmbito do Sistema da Qualidade, para proporcionar confiança de que o projeto irá satisfazer aos padrões de qualidade aplicáveis e deve ser realizado continuamente ao longo do projeto. Controle da Qualidade: Este processo monitora resultados específicos do projeto, quanto aos resultados da gestão do projeto (prazos, custos, etc...) e também é contínuo.

G ESTÃO C ONTRATAÇÕES, A QUISIÇÕES E S UPRIMENTOS Envolve os processos necessários a obter bens e serviços de fora da organização executora, para atender às necessidades do projeto e o contratado num projeto trata o seu fornecimento também como um projeto.

G ESTÃO C ONTRATAÇÕES E A QUISIÇÕES – P RINCIPAIS P ROCESSOS o O que comprar; o Se comprar; o Quanto comprar; o Quando comprar; o Como comprar. o Define a política e a estratégia de aquisições em relação aos recursos disponíveis, prazos, tecnologia, riscos, prioridades técnicas e econômicas, estrutura de gerenciamento, entre outros.