PNAIC- Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa/ MEC

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Transcrição da apresentação:

PNAIC- Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa/ MEC AVALIAÇÃO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO JULIANA SAMPAIO DOS SANTOS DEZEMBRO /2012

Ensino no Ciclo de Alfabetização Antes e após os anos de 1980 ANO 1 Ensino antes dos anos de 1980 Ensino após os anos de 1980 Métodos tradicionais Políticas compensatórias Sequências pré –estabelecidadas Memorização Melhor método é o que o aluno aprende Políticas inclusivas Participação do aluno na construção do conhecimento Atividades contextualizadas Respeito à maturidade

Quadro comparativo Avaliação no Ciclo de Alfabetização Avaliação antes dos anos de 1980 Avaliação após os anos de 1980 Classificatória Tradicional Instrumento de exclusão Desconsidera o sujeito Desconsidera os conhecimentos prévios Altos índices de retenção/reprovação Alto índice de evasão escolar Métodos que exigiam a prontidão dos alunos para progressão. Aspectos quantitativos Respostas prontas e acabadas Perspectiva interacionista Inclusiva Considera os conhecimentos prévios dos alunos Necessidade de retomada dos ensinamentos através dos diagnósticos Progressão Erro como ponto de partida de reflexão da prática Preocupação com o desenvolvimento da maturidade para o desenvolvimento das habilidades. Aspectos qualitativos Diversas possibilidades de respostas.

Avaliação no Ciclo de Alfabetização: O monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem das crianças ANO 2 CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO Organizado e com critérios avaliativos bem definidos Identificar conhecimentos prévios Diagnóstica Reflexão de estratégias para alcançar os objetivos propostos: Por que avaliar? Para quem? Onde? Quando? O quê? Como? Com quem? Quais os resultados das ações empreendidas? Oportunidades de progressões e sucessões com intervenção pedagógicaconstante.

Avaliação para inclusão: alfabetização para todos. ANO 3 AVALIAÇÃO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO A avaliação que considera os que o aluno já sabe e o que ainda precisa aprender. Garante a consolidação das aprendizagens e parte do que foi aprendido. Deve criar condições propícias de aprendizagem Não é só o aluno que é avaliado, mas também os professores, a escola, o sistema. Deve ser contínua e qualitativa Construção de instrumentos adequados para avaliação de acordo com os propósitos pedagógicos.

Meios e recursos que luir o ensino e avaliação no princípio da inclusão Atividades de diagnóstico Registro do desenvolvimento individual Reflexão sobre o que o aluno aprendeu e o que precisa aprender ainda. Atendimento individualizado Incluir os próprios alunos no processo de avaliação Construção de portfólios. Planejamento claro do que deseja ensinar e como verificar se o que foi ensinado foi consolidado.