DADOS DO MUNICÍPIO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO OESTE – SC LOCALIZAÇÃO: EXTREMO OESTE DE SANTA CATARINA POPULAÇÃO: (IBGE 2010) MUNICÍPIO DE PEQUENO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Seminário Nacional Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: Novas Estratégias de Enfretamento Brasília, 20 e 21 de maio de 2010.
Advertisements

CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Centro de Referência Especializado para a população em Situação de Rua
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF
COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE
CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS: 8 ANOS DE CONQUISTAS
Todas essas ações devem ter como pressupostos:
BUSCA ATIVA NO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
1 PROGRAMAS FEDERAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Transferência de Renda –Bolsa Família Sistema Único de Assistência Social – SUAS –Proteção Social Básica –Proteção.
O campo da Psicologia no CRAS
2- Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas Descrição: O serviço tem por finalidade a prevenção de agravos.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPUCAIA DO SUL
Encontro Nacional de Monitoramento e Vigilância Socioassistencial
Atividades (Como?) Atividades que promovam o desenvolvimento do convívio familiar, grupal e social; mobilização para a cidadania; Estimulem e potencialize.
SEMAS Secretaria Municipal de Assistência Social.
Acompanhamento Familiar
Protocolo de Gestão Integrada
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES SÓCIO EDUCACIONAIS DE ADOLESCENTES
SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL
SERVIÇO “QUERO VIDA”.
As modalidades de proteção social previstas no SUAS e os serviços socioassistenciais correspondentes Sandra Mancino Curitiba, 04/04/ ui9jiouiioiouiio.
IMPLANTAÇÃO DA NOB SUAS BRASILIA / JULHO DE 2013
O MP E A FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
POLÍTICA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
A Política Nacional de Assistência Social na Perspectiva do Sistema Único - SUAS
Proteção Social Básica
Sistema Único de Assistência Social
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES ANÁLISE DOS 102 PLANOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DE ALAGOAS
Reordenamento Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Acompanhamento Familiar
Cadastro Único Instrumento de conhecimento da realidade brasileira, particularidades, características de cada município, potencialidades e vulnerabilidades.
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
1ª JORNADA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
No Âmbito da Assistência Social
Rede de atenção Intersetorial
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
Governo do Estado do Pará Secretaria do Estado de Assistência Social Diretoria de Assistência Social Coordenação de Proteção Social Especial de Alta Complexidade.
A prática do psicologo no CRAS
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC CENTRO DE REFERENCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIALPAIF.
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
A articulação entre os serviços da proteção social básica PAIF e SCFV
RELATO DE EXPERIÊNCIA Projeto de Informatização da Política Municipal de Assistência Social do Município de Schroeder - SC.
Centro de Referência de Assistência Social
O que é CRAS?. O que é CRAS? O Centro de Referência de Assistência Social é uma unidade pública estatal descentralizada da política nacional de assistência.
DISCIPLINA: SEGURIDADE SOCIAL I (POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL)
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de até 6 anos é um serviço de proteção social básica ofertado de forma complementar.
OS DEZ DIREITOS SOCIOASSISTENCIAIS
OFICINA DE “CAPACITAÇÃO DE MULTIPLICADORES PARA IMPLANTAÇÃO E UTILIZAÇÃO DO PRONTUÁRIO SUAS” Conteúdo e sentido das informações no Prontuário SUAS e no.
CONSOLIDAR O SUAS DE VEZ RUMO A 2026
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
TIPIFICAÇÃO NACIONAL DE SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS
CRAS nas PECs.
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
REORDENAMENTO DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS 2º ENCONTRO TÉCNICO DIAS 13 E 14/11/2013.
Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S. Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S ESTA LEI FICOU 15 ANOS TRAMITANDO ATÉ SER FINALMENTE.
ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MS
DIAGNÓSTICO/ REFERENCIAMENTO , CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE E PRONTUÁRIO
AS FUNÇÕES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NO SUAS Proteção Social Básica e Especial Defesa social e Institucional Vigilância Sócio-assistencial.
DIREITO À ASSISTÊNCIA SOCIAL E PESSOA IDOSA
Serviço de Proteção e Atendimento à Famílias e Indivíduos
METODOLOGIA DE TRABALHO COM FAMÍLIAS
Política Nacional de Assistência Social Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social/GPSE/SAS.
Transcrição da apresentação:

DADOS DO MUNICÍPIO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO OESTE – SC LOCALIZAÇÃO: EXTREMO OESTE DE SANTA CATARINA POPULAÇÃO: 36.306 (IBGE 2010) MUNICÍPIO DE PEQUENO PORTE II CRAS: 02 CRAS I UNIDADE BAIRRO SÃO LUIZ CRAS II UNIDADE SANTA RITA

RECONSTRUINDO HISTÓRIAS O serviço de Proteção Social Básica para Pessoas Idosas tem por finalidade a prevenção de agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais dos usuários. Visa a garantia de direitos, o desenvolvimento de mecanismos para a inclusão social, a participação e o desenvolvimento da autonomia das pessoas idosas.

RECONSTRUINDO HISTÓRIAS Público atendido Pessoas idosas, beneficiárias do BPC que vivenciam situação de vulnerabilidade social pela fragilização de vínculos familiares e sociais e/ou pela ausência de acesso a possibilidades de inserção, habilitação social e comunitária.

RECONSTRUINDO HISTÓRIAS O serviço é desenvolvido através de busca ativa, acolhida, escuta qualificada, atendimento individualizado, encontros grupais e visitas periódicas de acompanhamento. Atualmente são atendidos 20 idosos/BPC

RECONSTRUINDO HISTÓRIAS As ações desenvolvidas são planejadas e sistematizadas por meio da elaboração de um Plano de Desenvolvimento do Usuário – PDU; Utilização do Prontuário SUAS; Inclusão no Cadastro Único; Relatórios Mensais das atividades grupais; Encaminhamentos para a Rede Socioassistencial.

Ampliação do acesso aos serviços e direitos socioassistenciais. RESULTADOS ALCANÇADOS / ESPERADOS Prevenção da ocorrência de situações de risco social tais como o isolamento, situações de violência e violações de direitos, e demais riscos identificados pelo trabalho de caráter preventivo junto aos usuários; Redução e prevenção de situações de isolamento social e de abrigamento institucional; Ampliação do acesso aos serviços e direitos socioassistenciais.

RECONSTRUINDO HISTÓRIAS EQUIPE RESPONSÁVEL Claudete Fabiani – Secretaria M. Assistência Social Simone Back – Gerente CRAS II Santa Rita Aurea Moss – Psicóloga Eliane Baú – Assistente Social Janete Maria Ries – Assistente Social CONTATO: cras_santarita@saomiguel.sc.gov.br

RECONSTRUINDO HISTÓRIAS

RECONSTRUINDO HISTÓRIAS

RECONSTRUINDO HISTÓRIAS

RECONSTRUINDO HISTÓRIAS

A inclusão acontece quando A inclusão acontece quando ... “Se aprende com as diferenças e não com as igualdades” Paulo Freire