DO LIXO PARA MESA: CATADORES GASTRONÔMICOS CRIATIVOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Municipal Terezinha Nívia de Oliveira Lopes
Advertisements

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
A Importância do Marketing para o Agronegócio do Leite
DESAFIOS PARA O RÁDIO PÚBLICO Um olhar a partir da audiência Carlos Eduardo Esch Observatório da Radiodifusão Pública - UnB.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
SAÚDE E MEIO AMBIENTE FAÇA VOCÊ MESMO.
Evolução Histórica da Saúde Ambiental
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRAIA DO PEREQUÊ LUIZ ANTONIO ALEXANDRE (EE DR ROBERTO AMAURY GALLIERA) TANIA MACENA (EE PASTOR JACONIAS LEITE DA SILVA) ERINALDO.
Lixo O lixo é uma das maiores fontes de poluição da Terra, e prejudica o meio ambiente, e esta pondo em risco a sobrevivência no planeta. Felipe nº5 Fernando.
Cultura e desenvolvimento: Concepção de projetos culturais
DO TCC PROJETO INTENÇÃO PLANEJAMENTO INTENÇÃO
A Escola e as Mudanças Sociais
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
O conteúdo.
PENSE COMA PRESERVE.
PONTOS CRUCIAIS PARA COMEÇAR UM TRABALHO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA
Leblon Fitness Networking
Cristina Pilan Oliveira fez o poema
MOVIMENTO CONSCIÊNCIA BRASIL
Cristina Pilan Oliveira
Lixo do Planeta Introdução Tarefas Processo Avaliação
Oficina de Projeto III Amara Rocha junho/2011. Questões das oficinas I e II -O que é um projeto? Empreendimento planejado que busca atingir objetivos.
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
PROTAGONISMO JUVENIL COMO FORMA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Sensibilização das Famílias e Comunidades para o Desenvolvimento da Primeira Infância 1 1.
Educação para a Sustentabilidade
EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Como se tornar um consumidor consciente? Isso é possível?
PROPOSTA DE AÇÃO ORIENTADORA: CYBELLE BUSSIKI. PROPOSTA DE AÇÃO - 24 HORAS DE MANIFESTAÇÃO CULTURAL SOBRE A PROPOSTA (O PROBLEMA)JUSTIFICATIVA A Copa.
Diariamente, 39 mil toneladas vão parar no lixo Que alimentariam 19 milhões de brasileiros, com as 3 refeições principais, em um dia.
O ESPELHO: ENCONTRO DE SABERES.
Revisão para a prova – 9º ano Grupo 8 – A sociedade de consumo Grupo 9 – Maiorias e minorias Grupo 10 – Pobreza Grupo 11 – Violência ATENÇÃO: Essa revisão.
ESCOLA MUNICIPAL FLORIANO PEIXOTO
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
O objetivo das ações propostas em educação ambiental é a de promover transformações sociais na realidade dentro de uma perspectiva crítica, considerando.
A Mudança de Estruturas e a Espiritualidade Vicentina
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
Reeducação Alimentar Consciente.
Projeto Meio Ambiente Colégio Sorocaba.
Barra Bonita/SP 2010 CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO HABILITAÇÃO EM NEGOCIOS INTERNACIONAIS.
REDUÇÃO e REAPROVEITAMENTO RECICLAGEM ≠ A recusa, a redução e o reaproveitamento são alternativas anteriores à reciclagem. A reciclagem aparece apenas.
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR
Conhecendo a história da CdP Um projeto que se atualiza com o SUS
Trabalho de Projeto de Produto Engenharia de Produção - UFRJ
A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM Fernanda Rodrigues da Silva
CÓRREGO D´ANTAS NA REVISÃO DO PLANO DIRETOR Visando a entender melhor a atual situação do bairro e a colaborar com a atual revisão do Plano Diretor, este.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
JabUNESP Recicla. Introdução O JabUNESP Recicla é um projeto de extensão universitária, que existe desde 2005, voltado para a questão ambiental; Em 2011.
XI ENCONTRO NACIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA ECOLÓGICA – ARARAQUARA 09/15 Cidades sustentáveis : em busca de alternativas.
SUSTENTABILIDADE COMO ESTÁ A SUA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE?
Nesta Campanha, o que nos motivará para o encontro e a ação conjunta é a preocupação do cuidado com a Casa Comum, o lugar onde habitamos. A Casa Comum.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PROJETO GEOGRAFIA.
OS DEZ DIREITOS SOCIOASSISTENCIAIS
EXPERIÊNCIA NA ORGANIZAÇÃO DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DO MUNICÍPIO DE SOLÂNEA-PB Albanira Duarte Dias Araújo 1 ; Maria Aparecida da Silva Barbosa.
Levantamento de Áreas para Agrourbania UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE UNB PLANALTINA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO “PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE”
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
Entrevista Motivacional
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
Lixo Zero – uma jornada para o desenvolvimento sustentável
A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU. Centra-se no desenvolvimento de valores/ atitudes/ posturas éticas -> domínio de procedimentos. Critérios:
INCIDÊNCIA DE COMPRA DE HORTIFRUTIGRANJEIROS ANTES E APÓS DIVULGAÇÃO DA COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL E TÉCNICAS DE PREPARO COMO ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM SUPERMERCADO.
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
Transcrição da apresentação:

DO LIXO PARA MESA: CATADORES GASTRONÔMICOS CRIATIVOS Lisa Minari Hargreaves Universidade de Brasília - Brasil

O posicionamento ético e o político da Eat Art tornam as ações voltadas para o universo alimentar momento importante para uma reflexão criativa e sustentável, que invade também o espaço das galerias e dos ambientes acadêmicos. O Acontecimento Alimentar Performático promovido pelos catadores gastronômicos criativos passa pela captação de alimentos descartados e jogados fora em feiras e mercados e prevê a elaboração artística/gastronômica de pratos criativos e sua distribuição comunitária como ação dentro e fora da galeria. Catar gastronomicamente é uma busca paciente e estranha compartilhada com os catadores e os moradores das ruas que utilizam as sobras como meio de sobrevivência individual e coletiva. Neste contexto, o imprevisto e o inesperado também fazem parte do acontecimento já que o encontrado não segue uma programação prévia guiada pelo desejo do catador e do consumidor.

Catar, cozinhar e compartilhar a ingestão da comida torna-se assim, um ato ético e afetivo, que prevê a troca do elemento vital de subsistência e de seu significado emocional, simbólico e poético, trazido para o espaço das artes. O trabalho visa estimular uma reflexão prática e teórica sobre a conscientização sensível voltada para o reaproveitamento performático e a educação ética criativa.

Importante: Todos os alimentos que são mostrados nestas imagens foram coletados pelos CATADORES GASTRONÔMICOS CRIATIVOS

Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), no Brasil o desperdício alimentar chega a mais de 30% em relação à produção alimentar total. São desperdiçadas, diariamente, 40 toneladas de alimentos que poderiam alimentar 19 milhões de pessoas. Lembrando que o Brasil tem 16,27 milhões de pessoas em situação de extrema pobreza - o que representa 8,5% da população (Passarinho, 2011), percebe-se a necessidade urgente da conscientização do reaproveitamento alimentar.

Um projeto de lei que ajudaria consideravelmente a mudar esta situação está parado desde 2002 no Congresso Nacional. O projeto 4747-98, conhecido como a Lei do Bom Samaritano (Vieira, 2011) isenta a indústria de alimentos de responsabilidade civil ou penal, caso o consumidor sofra algum dano provocado por produtos doados. Infelizmente, há mais de 13 anos a proposta está parada nas gavetas do Congresso Nacional Brasileiro sem nenhuma previsão de outorga definitiva, mostrando, mais uma vez, que a questão do desperdício não é ainda uma questão de prioridade.

É importante lembrar que o marco de referência para a Educação alimentar e nutricional para as políticas públicas no Brasil (2012) ressalta a necessidade de considerar o sistema alimentar na sua integralidade, visando, desta maneira, o aproveitamento total de TODOS os alimentos. Assim, o que se come relaciona-se impreterivelmente com o processo de sustentabilidade social, ambiental e econômica, valorizando o ato alimentar enquanto prática social emancipatória trandisciplinar.

Visando a estimular uma reflexão ética e sensível a respeito do desperdício alimentar começou-se a olhar para os espaços esquecidos e frequentemente evitados, onde o descarte dos alimentos acontecia de forma corriqueira e acessível. Os lixos e as caçambas das feiras, dos mercados, das lojas e dos supermercados tornaram-se alvo de visitas frequentes e de olhares atentos. Descobriram-se, assim, curiosos cantos de cumulação, onde os alimentos eram jogados, abandonados e esquecidos.

A ideia era catar as frutas, verduras e legumes, reaproveitáveis, que eram abandonados no chão ou nas do desperdício alimentar e a comunidade interessada em consumir alimentos qualitativamente perfeitos, mas visualmente pouco atraentes. Cataram-se, desta maneira, grandes quantidades de alimentos que foram repassados às pessoas necessitadas ou que, simplesmente começaram a abraçar as ideias de um consumo mais consciente e ecologicamente correto.

O acontecimento “Catadores Gastronômicos: A. A. A O acontecimento “Catadores Gastronômicos: A.A.A. Adote Alimentos Abandonados – Acontecimento Afetivo Performático” começa, assim, com a captação de frutas e legumes descartados em feiras e mercados. O segundo momento do acontecimento prevê a higienização dos alimentos e sua embalagem. Esta etapa é feita em casa para que os alimentos descartados catados possam ser distribuídos e consumidos posteriormente. O terceiro momento (na galeria) é a distribuição para o público destes alimentos recolhidos. Esta etapa é uma distribuição gratuita e afetiva para o público da galeria. As ações dos catadores gastronômicos são desta maneira, pontualmente documentadas e divulgadas na internet, gerando curiosidade e solidariedade entre os visitantes da página virtual, interessados no processo de catação e reaproveitamento.

A.A.A. Adote Alimentos Abandonados Acontecimento Afetivo Performático. Catadores Gastronômicos Criativos apresentam: A.A.A. Adote Alimentos Abandonados Acontecimento Afetivo Performático. Performance alimentar Na Galeria Espaço Piloto da Universidade de Brasília Distribuição afetiva de alimentos abandonados

Compartilhar a distribuição e ingestão da comida é principalmente, um ato afetivo meu, teu e seu, que prevê a troca do elemento vital de subsistência e de seu significado emocional, simbólico e poético. As ações dos catadores gastronômicos tornam-se desta maneira, happening, que envolve tanto o espaço consagrado da arte quanto o espaço urbano percebido como lugar de convivência ética, estética e sensível.

O processo de reaproveitamento e distribuição dos alimentos abandonados de maneira consciente e criativa pode ser pensado como performance alimentar democrática que atinge a comunidade em toda sua extensão social. A tragédia do abandono dá espaço assim, à poética do acolhimento e da dádiva gratuita, onde um simples alimento esquecido se torna uma obra de arte.

Agradeço pela atenção