Area de Concentração Serviço Social: Políticas Públicas. Democratização do Ensino. A Implantação de Propostas Educacionais. Orientadora: Profa. Dra. Célia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Advertisements

PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Pedagogia da pesquisa-ação
Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos
2º. Salão da Graduação e 3º. Salão EAD – UFRGS junho 2007 Expansão do Ensino Superior - reflexões sobre a sua implementação na UFRGS - Prof. Norberto Hoppen.
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Avaliação Institucional
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
Educação Permanente em Saúde :
SÉCULO XX.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Álamo Pimentel. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pós-doutor em Sociologia do Conhecimento pelo Centro de Estudos Sociais.
Sensibilização no IF-SC
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Edicão Número 79 de 25/04/2007 Atos do Poder Executivo DECRETO Nº 6.096, DE 24 DE ABRIL DE 2007 Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação.
Políticas Públicas para a Educação Profissional.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
RECOMEÇAR É BOM TÊ-LOS AQUI!.
Abordagens Pedagógicas Libertária e Libertadora
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
GESTÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA PÚBLICA: A BUSCA DA EQUIDADE E DA CIDADANIA Raimunda do Socorro Fonseca da Paixão Tereza de Almeida Coutinho Monte Dourado.
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Conceito [...] conjunto de princípios e diretrizes que norteiam a implantação de ações para garantir o acesso, a permanência e a conclusão de curso de.
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Este subprojeto será realizado com os licenciandos do curso de licenciatura em Ciências.
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Política Educacional Brasileira
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
Formação Complementar. Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 De acordo com a versão curricular 2009 Opções na FaE são:  Administração.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS CONCEPÇÃO DE EXTENSÃO Atividade acadêmica que articula o.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Uma Escola do Tamanho do Brasil
UNIFACS E QUALIDADE DE VIDA NA COMUNIDADE
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
FONAPRACE – Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis Regional Sudeste O Decreto nº 7.416, de 30 de dezembro de 2010 e sua aplicação.
SISTEMA DE INFORMAÇÃO DOS ASSUNTOS ESTUDANTIS -UFU
CAPACITAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO
Autor: Isabelle Leal de Lima¹, Orientador: Roberto Martins de Souza²
“QUESTÃO SOCIAL”, EDUCAÇÃO E VIOLÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO DO COLÉGIO ESTADUAL PAULO FREIRE.
EDUCAÇÃO DO CAMPO: LIMITES E POSSIBILIDADES Isabelle Leal de Lima / Câmpus Paranaguá Orientador: Prof.
Luana Rêgo Colares de Paula Orientadora:
1 Núcleo de Psicologia Comunitária da UFC: espaços de co-construção do psicólogo e do sujeito comunitário a partir de uma práxis de transformação Autores:
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
A estrutura acadêmica do Campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF e seu potencial para a promoção do trabalho interdisciplinar.
Interfaces entre Avaliação, Regulação e Gestão da Qualidade no Ensino Superior do Brasil Agenor Manoel de Carvalho Co-Autoria: Prof.ª Doutora Maria de.
Estágio Supervisionado II
Pará Reflexão: “Não será essa escola, [sem uma verdadeira comunidade de trabalho, de estudos e artes, plástica e dinâmica, com pluralidade de.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
Apresentação Orientadas pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAEST, as políticas estudantis formuladas pela PRAE/UECE consideram o estudante.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
O Grande Desafio da Educação Superior: Expansão, Inclusão e Qualidade
Gestão Escolar Compartilhada Por Oneida Abadia Alves de Carvalho Secretária Municipal de Educação de Perdizes.
A natureza da formação continuada e a sua significância na prática docente Mediador: Prof. Ms. José Raimundo Campelo Franco Prof. Titular do Curso de Ciências.
FORMAÇÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
1 Saúde, Extensão e Psicologia Comunitária: trilhando caminhos de vida, libertação e cidadania no Grande Bom Jardim. Autores: Delnise Silva Francisco Weslay.
A INCLUSÃO ESCOLAR NA REGIÃO DE AMUREL/SC: CONTORNOS,PERSPECTIVAS E CONTEXTOS (Educação/Educação Especial) Ana Lucia Cohan Duarte (discente do curso de.
Profª. Drª. Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira Pró-Reitora de Assistência Estudantil UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRO-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL.
Transcrição da apresentação:

Area de Concentração Serviço Social: Políticas Públicas. Democratização do Ensino. A Implantação de Propostas Educacionais. Orientadora: Profa. Dra. Célia Maria David Orientanda: Mireille Alves Gazotto UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CAMPUS FRANCA FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: uma análise sobre a Política Nacional de Assistência Estudantil no contexto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM

ESCOLHA DO TEMA  Contexto contemporâneo da realidade do Serviço Social com a inserção do assistente social na area da educação superior nas universidades federais com investimentos financeiros para a implementação da assistência estudantil através da Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES, Decreto n /2010) e do Programa de Reestuturação das Universidades Federais (Reuni, Decreto 6.096/2007).

PROBLEMÁTICA  Diante da análise da implementação da assistência estudantil na Universidade Federal do Triângulo (UFTM) pode-se conhecer as formas de acesso, permanência e conclusão dos alunos atendidos na Unidade de Serviço Social da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE)

OBJETIVOS  Analisar as formas como está se dando a implementação da PNAES e os condicionantes políticos e sociais que a norteiam.

RELEVÂNCIA  Demonstrar o momento de reestruturação das universidades federais  Contribuir para o conhecimento da PNAES na comunidade acadêmica  Contribuir para uma análise crítica das políticas públicas educacionais nas universidades federais

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA  Utilizou-se uma análise crítica da realidade com autores como Dermerval Saviani, Luiz Antonio Cunha, Karl Marx, José Paulo Netto e outros que buscam o processo histórico das relações sociais possibilitando conhecer a realidade, por meio da pesquisa.

METODOLOGIA  Pesquisa de campo: práxis (teoria e prática)  caderno de campo, questionário semi-estruturado; pesquisa de satisfação; suspensão e permanência no programa de auxílios  4 meses de coleta de dados  3 meses de mensuração dos dados empíricos  Pesquisa documental: análise das informações  Gestão dos auxílios na ProACE; regimento interno, plano de desenvolvimento institucional, plano de pactuação e repactuação da UFTM.  Pesquisa quanti-qualitativa: apreensão da realidade através da análise dos dados empíricos

METODOLOGIA  Questionário semi-estruturado:  Distribuídos por meio de sorteio pelo Programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Statistical Package for Social Sciences (SPSS): Pacote de Estatística para Ciências Sociais

METODOLOGIA  Pesquisa de satisfação:  atendidos na Unidade de Serviço Social da ProACE/UFTM receberam um com esta pesquisa.

METODOLOGIA  Pesquisa com dados dos discentes trancados, cancelados e formados:  347 situações de desvinculação na Unidade de Serviço Social/ProACE  Pesquisa de suspensão e permanência no programa de auxílios:  68 alunos que foram convocados pela Unidade Pedagógica da ProACE.

RESULTADOS

Resultados

RESULTADOS

 Conhecimento dos discente no que se refere a Política Nacional de Assistência Estudantil:  Os discentes conhecem apenas o programa de auxílios  A assistência estudantil, na UFTM, contribui para a permanência dos discentes atendidos no programa de auxílios, estando a sua maioria satisfeita com os auxílios recebidos, considerando essencial para a continuidade da vida acadêmica

RESULTADOS  A migração dos discentes atendidos com o(s) auxílios(s) para os projetos de extensão existentes na UFTM (ex: auxílio permanência)  Maior número de discentes do período noturno recebem algum tipo de bolsa acadêmica do que os discentes do período integral

RESULTADO  Predomina o público do sexo feminino  ProACE  UFTM  Pesquisa do perfil discentes das IFES-2010

RESULTADOS  Ano de ingresso na UFTM e início do recebimento do(s) auxílio(s)  Após a constituição da ProACE a maioria dos discentes recebe o(s) auxílio(s) no primeiro ano de ingresso

RESULTADOS  Etnia autodeclarada  Prevalece a etnia branca

RESULTADOS  Formação escolar  Prevalece a rede regular de ensino público

RESULTADOS  Aumentar o número de discentes atendidos e os auxílios  Acabar com os constantes atrasos no pagamento do(s) auxílio(s)  Serviços prestados na ProACE:  Apesar da maioria dos discentes estarem satisfeitos é necessário buscar processos de trabalho que ampliem os auxílios e aumentem a inclusão de discentes neste programa.

CONSIDERAÇÕES FINAIS  Necessidade de ampliar o conhecimento da classe discente da PNAES e os direitos conquistados no processo histórico da educação para a formação de uma cultura estudantil que saiba reivindicar e construir um diálogo para a construção de cidadãos críticos, criativos e propositivos.  A necessidade da concretização de uma política educacional voltada para a formação humana e com princípios éticos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS  Conhecimento das políticas públicas educacionais fundamentadas em uma política neoliberal.  O momento de reestruturação vivenciado pelas instituições de ensino superior federal.  A necessidade da assistência estudantil para a permanência dos discentes atendidos na Unidade de Serviço Social da ProACE.

CONSIDERAÇÕES FINAIS  A assistência estudantil configura-se como fator de inclusão das camadas populares nas instituições públicas federais com o acesso e a permanência nos cursos de graduação demonstrando a educação, apesar do que ainda precisa ser alcançado, como fator de democratização, como espaço de luta de direitos constituído, as IFES, como espaço de direito público.

O sonho de um mundo melhor nasce das entranhas do seu contrário. Paulo Freire

OBRIGADA!