PORTIFOLIO DIGITAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Pedagogia da pesquisa-ação
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
CONSERVAR É PRESERVAR A NATUREZA
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Portfólio de Estágio Supervisionado
Marco Doutrinal e Marco Operativo
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Disciplina: Estágio Supervisionado I
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
TÍTULO ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO APOIO
O que é ensinar história?
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
Universidade Estadual da Paraíba - UEPB Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UEPB – GEOGRAFIA Escola Estadual de Ensino.
SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Diferentes perspectivas em instituições diferentes
INCLUSÃO DIGITAL: MULTICULTURALISMO E PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS Bolsistas de Iniciação à Docência - Pibid 2014 – Uergs /Pedagogia - Unidade.
Odilei Avelino dos Santos
Discente Graduando: Carlos Augusto Barbosa da Silva
PORTIFÓLIO.
Discente Graduando: Carlos Augusto Barbosa da Silva
Subprojeto: Geografia
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Hortênsio de Sousa Ribeiro (PREMEN) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
• Manejo – Formação – Professor.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Viviane Paiva dos Santos – ID
PIBID - SUBPROJETO DE GEOGRAFIA EEEFM ASSIS CHATEAUBRIAND COORDENADORA: DRª JOSANDRA BARRETO DE ARAUJO SUPERVISORA:MSª JULIANA NÓBREGA DE ALMEIDA BOLSISTA:
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA
DIÁLOGO ENTRE A LITERATURA E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA ARTICULAÇÃO ENTRE AS DIVERSAS ESCALAS GEOGRÁFICAS Daniela Santana de Oliveira¹ Josandra Araújo Barreto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid Universidade Estadual da Paraíba Sub projeto de Geografia Coordenadora: Josandra A. Barreto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
RETRATO DA ESCOLA BRIGADEIRO FRANCISCO DE LIMA E SILVA
PIBID - Subprojeto de Geografia no Assis Chateaubriand Professora Ms. Juliana Nóbrega Professora Coodernadora Drª Jossandra de Melo Discentes: Ana Paula,
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
PIBID - Subprojeto de Geografia no Assis Chateaubriand Professora Ms
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
PIBID/UEPB – GEOGRAFIA E. E. E. F. E MÉDIO ASSIS CHATEAUNBRIAND
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID SUBPROJETO DE GEOGRAFIA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
Transcrição da apresentação:

PORTIFOLIO DIGITAL

Universidade Estadual da Paraíba – UEPB Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID – Subprojeto de Geografia Escola Participante: EEEFM Assis Chateaubriand Bolsista: Gislayne Aparecida Barbosa Miranda Professora Coordenadora: Josandra Araújo Barreto de Melo Professora Supervisora: Juliana Nóbrega de Almeida

Sumário Apresentação da Escola Apresentação do Programa –PIBID Introdução Apresentação das Sequencias Didáticas Regência Considerações Finais Referencias Bibliográficas

Apresentação da Escola A EEEFM Assis Chateaubriand, está localiza-se na zona leste da cidade de Campina Grande- PB, no bairro do Santo Antônio. Fachada da Escola Assis Chateaubriand Fonte: Fotos tirada por GISLAYNE

PIBID O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) realizada pela Universidade Estadual da Paraíba subprojeto de Geografia tem se revelado uma ação importante tanto para a formação docente, quanto para a valorização dessa profissão, pois possibilita inserção dos graduandos no contexto das escolas públicas. O projeto busca desenvolver as atividades didático-pedagógicas, promovendo nova metodologia facilitando o aprendizado dos alunos. dando oportunidade de vivenciar situações e aplicar os saberes adquiridos na academia, ou seja, possibilitando uma articulação entre teoria e prática.

CARACTERIZAÇÃO DO ENSINO DE GEOGRAFIA De acordo com as OCEM (2006, p.44), um dos objetivos do ensino de Geografia no ensino médio é “orientar a formação de um cidadão no sentido de aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, reconhecendo as contradições e os conflitos existentes no mundo". Seguindo nesta perspectiva pode-se dizer que o ensino de Geografia vem contribuindo para a formação da cidadania, em uma sociedade que exige uma escola capaz de formar cidadãos através de uma educação de qualidade.

Introdução O presente portfolio tem por objetivo relatar as observações e as experiências vivenciadas, durante o ano letivo de 2014 a partir do PIBID subprojeto de geografia na qual buscamos desenvolver novas metodologias através de atividades didáticas pedagógicas proporcionando aos alunos um nova visão da ciências geográficas juntamente com a aplicação das escalas “Global-Local” na qual fortalecem a relação teoria e prática, assim como afirma Pimenta e Lima (2004) afirmam que “o professor é um profissional que ajuda o desenvolvimento pessoal e intersubjetivo do aluno, sendo um facilitador de seu acesso ao conhecimento”.

Apresentações das Sequencias Didáticas SEQUENCIAS DIDÁTICAS 1 SEQUENCIAS DIDÁTICAS 2 SEQUENCIAS DIDÁTICAS 3 SEQUENCIAS DIDÁTICAS 4

Aulas (23/04/2014) No primeiro dia de aula os bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) iniciaram suas atividades. O primeiro dia foi o momento pelo qual a professora titular nos apresentou o corpo docente seguindo pela apresentação da estrutura física da escola. Logo após os bolsistas observaram as atividades pedagógicas desenvolvidas nas turmas de Ensino Fundamental e Médio. Este momento foi relevante, pois, foi uma oportunidade de apresentar as propostas e objetivos do PIBID aos discentes. Ao observar os alunos, foi percebido a sua ansiedade com a nossa chegada e estes se mostraram comprometidos, interagindo com o conteúdo que a professora ministrava em sala de aula, de maneira participativa.

Aulas (25/04/2014) As atividades foram iniciadas com uma reunião para decidir sobre a estrutura do grupo PIBID na escola, bem como a divisão dos alunos por turmas e as temáticas e projetos que poderiam ser efetivados, observando as singularidades dos discentes. Foram criados dois grupos entre os bolsistas do PIBID e as turmas participantes, onde a dupla composta por (Jéssika e Kalina) ficaram com as turmas de 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio. Já a outra equipe foi formada por (Ana Paula, Carlos e Gislayne) ficando-os responsáveis pelas turmas do 2º e 3º anos do Ensino Médio. Fomos indagados a expormos as nossas ideias sobre possíveis projetos, como iríamos trabalhar os projetos em sala de aula tento sempre apoio, auxilio, e levantando ideias.

Aulas (30/04/2014) A aula foi iniciada com a aplicação do questionário na turma de 2º e 3º ano, buscando avaliar as possíveis dificuldades dos discentes em relação ao aprendizado da disciplina de Geografia, verificando suas duvidas para com a disciplina e conteúdos, e o que poderia ser feito para melhorar as aulas. Através do questionário fizemos uma breve avaliação tentando compreender o nível de conhecimento dos discentes em relação à geografia. Notamos que os alunos responderam o questionário com seriedade, firmeza, responsabilidade, não encontrando nenhuma dúvida. QUESTIONARIO

Questionário

Aulas (02/05/2014) Iniciamos a aula fazendo as correções dos fichamentos, seguindo com as explicações do livro didáticos, cujo titulo “ O MEIO RURAL, E O AGRONEGOCIO”. Falando brevemente sobre o Capitalismo e Socialismo, continuando suas explicações brevemente falando sobre os ciclos econômicos. No segundo momento, a professora supervisora pediu para que os alunos elaborassem um resumo do filme “ Cabra marcado para morrer”. Cujo filme relata, a trajetória da luta da liga camponesa de Sapé na Paraíba e da população de Galileia em Pernambuco, onde narra a historia de um líder camponês e sua família através da narrativa do diretor Eduardo Coutinho, contando a luta de João Pedro Teixeira e sua família. IMAGEM DO FILME

“Imagens referente ao filme “CABRA MARCADO PARA MORRER”. Fonte: G1. com

Aulas (07/05/2014) A aula foi Iniciada com uma breve explicação da musica de “BRASIS” de Seu Jorge onde a professora supervisora explicou alguns trechos da musica, fazendo com que os alunos analisem a letra e assimilassem com o seu cotidiano e seu convívio social, percebemos que no desenvolver dessas reflexões surgirão alguns debates de opiniões, observamos que os alunos buscavam debater, expressar sua opinião. . Na aula seguinte a professora supervisora deu inicio a um novo tema cujo conteúdo falava sobre as bacias hidrográficas, e a questão dos recursos hídricos, seguindo e finalizando a aula com aplicação de uma atividade avaliativa. ANEXO DA MUSICA

Música “Brasis” de Seu Jorge Fonte: Google imagens

Aulas (09/05/2014) A aula foi iniciada com a continuação do assunto RECURSOS HIDRICOS, explicando sobre a construção do açude Bodocongó, sempre tentando fazer uma ligação do conteúdo do livro, e com o tema proposto, falando sobre o impacto do desmatamento causados pela retirada de vegetação nas proximidades do açude, sobre as casas irregulares, os problemas relacionados aos recursos hídricos na cidade de Campina Grande desde a sua formação, até os tempos atuais, citando a formação do açude Epitácio Pessoa localizado na cidade de Boqueirão. Finalizando a aula com uma atividade participativa sobre pesquisas de imagens de recursos hídricos urbanos. E com debates para discutir os problemas que mau consumo de água pode trazer para o meio ambiente, em contrapartida a importância e a necessidade de um consumo consciente.

“OFICINA “DIA DAS MÃES” Aulas (14/05/2014) Em homenagem a data comemorativa do dia das mães, os bolsistas do PIBID e a professora supervisora decidiram dividiram os alunos grupos, com objetivo de promover uma oficina relacionada ao dia das mães, onde cada um desses grupos ficou responsável por criar alguma forma de homenagear sua mãe. O primeiro grupo formado pelas bolsistas (Jéssika e Gislayne) confeccionou uma peça teatral junto com os discentes, onde relatava a importância da mãe na vida de um filho e perante a sociedade, a outra equipe formada por Kalina e os alunos ficou responsável pela confecção de cartazes e os bolsistas (Ana e Carlos) junto com a professora supervisora e os discentes se responsabilizaram pela parte musical do evento. “OFICINA “DIA DAS MÃES”

Imagens referentes a oficina da peça teatral e confecções de cartazes para a homenagem dos dia das mães

CONFRATERNIZAÇÃO DO DIA DAS MÃES Aulas (16/05/2014) Neste momento foi realizada a festa de dia das mães pelos alunos do turno da tarde, da escola Assis Chateaubriand, com a presença de muitas mães, os alunos se dedicaram bastante dando o seu melhor, tornando uma grande comemoração, e assim, recebendo os elogios de suas mães e de toda gestão escolar, nos como ficamos satisfeitos por poder contribuir, com um momento muito especial que e a comemoração do dia das mães. CONFRATERNIZAÇÃO DO DIA DAS MÃES

Comemoração ao dia das mães

Peça Teatral

(21/05/2014) Aulas A aula foi iniciado com o debate sobre o texto do capitulo 09 do livro didático cujo tema: Dinâmicas climáticas, sobre os tipos de climas : Equatorial, tropical, semiárido , tropical atlântico, Subtropical. No segundo momento, Fizemos também uma explanação sobre as camadas da atmosfera que são divididas em: Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Termosfera, Exosfera.

(23/05/2014) Aulas A aula aconteceu na sala de vídeo, reunindo a turma do 9 ano do ensino Fundamental e as turmas do 1º, 2º e 3º ano do ensino Médio, onde a professora supervisora deu uma aula abordando os conteúdos de placas tectônicas, deriva continental, explicou a Teoria de Gaya, a formação de falésias e fenômenos endógenos e exógenos. Seguindo com as explicações das categorias geográficas, sua importância para o ensino da geografia, e exemplificando as mesmas de acordo com o cotidiano dos alunos.

(28/05/2014 ) Aulas A aula foi iniciada com a abertura dos seminários no 2º ano do ensino Médio, o primeiro grupo representado por Natália, e Marcelo, começou com a apresentação do seminário tendo como tema: Ética x Corrupção/ Brasil uma nação. Notamos que a equipe se esforçou bastante para a apresentação do trabalho, buscando fonte e fazendo o possível para repassar o conhecimento adquirido. Após a apresentação iniciamos o debate sobre o assunto com todos interagindo, fazendo perguntas, e contribuindo com informações de vivencias dos discentes.

(30/05/2014) Aulas No 2º ano do Ensino Médio A aula foi iniciada com a continuação das apresentações dos seminários, cujo tema era: A importância da água, tendo como seus componentes, Gyslane, Adson, José Emanuel. Notamos que a equipe estava preparada para a apresentação, trouxeram vídeos, imagens, estavam comprometidos com a apresentação, fez a turma interagir, propondo questionários, e imagens reflexivas, trouxe dados, o assunto foi bem explanado pela equipe.

(04/06/2014) Aulas Iniciamos a aula colocando o projeto “CONFLITOS DA MULHER NA GEOPOLITICA” onde no primeiro momento a bolsista fez uma leitura de um texto de sua autoria. Logo após foi Iniciado um debate, fazendo a turma interagir, expressar opiniões, e relatando experiência, a principio a bolsista tentou buscar o Máximo de conhecimento que os mesmos tinha sobre o conteúdo e fazer uma avaliação superficial sobre seus pontos de vistas para com o assunto. A bolsista relatou um pouco sobre as conquistas das mulheres ao decorrer do tempo, e os problemas das mulheres contemporâneos.

(06/06/2014) Aulas No 3º ano do Ensino médio, a aula foi iniciada dando sequência a apresentação dos seminários, a equipe que se apresentou abordou o assunto “A violência”, fazendo uma reportagem acerca dos últimos acontecimentos, onde as próprias alunas foram as repórteres narrando os acontecimentos e entrevistando alunos para que pudessem dar sua opinião a respeito da violência na cidade. Anexo do Vídeo

(11/06/2014) Aulas Para conclusão do semestre letivo os discentes juntamente com o corpo docente da escola organizaram para que houvesse a realização da festa junina organizada pelos alunos, nesta festa cada turma se reuniu e ficou responsável por fazer sua festa junina, com comidas típicas e apresentação de música pelos próprios discentes. ANEXO FESTA JUNINA

Confraternização da festa do São João

Aulas (09/07/2014) A aula foi iniciada com a explicação da aula campo, “Prazer zona leste”, de como ela iria ser realizada fazendo seu cronograma e explicando aos discentes os pontos principais a serem estudados. No segundo momento, foi repassado aos alunos o questionário do projeto da mulher na Geopolítica, fazendo com que eles refletissem questionassem, e interagissem, sobre o conteúdos abordados.

Aulas (11/07/2014) Iniciamos a aula com a apresentação e explicação dos questionários referente ao projeto “Prazer zona leste”, logo após ouve um questionamento do bolsista para com os alunos, fazendo os alunos interagirem com os conteúdos.

Aulas (16/07/2014) A aula foi iniciada com a continuação dos seminários, cujo assunto “ MULHER DESENVOLVIMENTO X PRECONCEITO” tendo como equipe: Sara e Islânia. A equipe inicio a apresentação, falando sobre a historia da mulher nos tempos primórdios e seu papel na sociedade na época, fazendo uma linha do tempo retratando sua evolução na economia, na política, no esporte, no mercado de trabalho e relatando seu papel na sociedade contemporânea. Notamos que a equipe estava preparada, respondendo com firmeza as perguntas feitas pela equipe, finalizando sua apresentação da a explanação de alguns vídeos.

(18/07/2014) Aulas Nesta aula fomos ao uma visita no aterro sanitário na cidade de Puxinanã.

(25/07/2014) Aulas Iniciamos a aula com a apresentação da região Centro sul, explicando sua localização, sua dimensão, em seguida a professora supervisora pediu que os alunos falassem um pouco sobre o respectiva região em seguida fazendo o pedido de um fichamento.

Aulas (30/07/2014) Iniciamos a aula com a divisão da equipe, que ficaria responsável na apresentação de um mural explanando a mulher na Geopolítica. Na qual a equipe ministrada por (Islania, Marta, e Jessica) ficaria responsável em retratar a mulher Paraibana, Brasileira, e Mundial, englobando seu preconceitos, frisando suas evoluções, e seu papel na sociedade contemporânea.

(13/08/2014) Aulas Iniciamos a aula com a apresentação do mural da mulher na geopolítica, apresentando na abertura a mulher paraibana, expondo suas lutas, conquistas, preconceitos, seguindo com a explanação da mulher em âmbito nacional, frisando a participação dela na política, na economia, suas conquistas, e preconceitos, finalizando a apresentação com a exposição da mulher mundial, dividida em continentes e discutindo como a mulher e vista na sociedade mundial através das diversidades culturais, seu preconceito existente e sofridas pelas mesma nos tempo atuais.

Apresentação do mural: Conflitos da mulher na Geopolítica

Aulas (15/08/2014) A aula foi iniciada com a discussão dos conceitos da geopolítica no contexto mundial, falando sobre alguns conflitos no mundo e no Brasil, englobando alguns conflitos na atualidade, como exemplo: Ebola, Conflito Israel X Palestina etc.

Aulas (20/08/2014) A aula foi iniciada com a explicação do capítulo 17, que aborda o tema, África: Unidade e diversidade. Onde fizemos a explanação dos conflitos geopolíticos, da diversidade cultural e regional e a economia dos países africanos, ressaltando o grande desenvolvimento econômico atual do país, seguindo pelos seus aspectos naturais e culturais

(22/08/2014) Aulas Nesta aula fizemos uma visita ao Insa (instituto nacional do semiárido) que é uma Unidade de Pesquisa integrante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com enfoque no Semiárido brasileiro. Como uma instituição FEDERAL de pesquisa, o Insa articula, realiza, promove e divulga a Ciência, Tecnologia e Inovação como patrimônios universais para o bem da sociedade e, particularmente, do Semiárido brasileiro

Foto: Gislayne A B Miranda Local: INSA

(27/08/2014) Aulas A partir dos conceitos geográficos trabalhados em sala de aula, e com base na visita ao INSA, pedimos aos alunos que produzissem cartazes com texto verbal e não verbal na qual a seguir eles iriam apresentar para a turma o que foi aprendido no campo.

(29/08/2014) ao (10/09/2014) Seguimos com a oficina da peça teatral para apresentação na culminância do projeto da mulher na Geopolítica.

(12/09/2014) Aulas Promovemos uma oficina na produção de cartazes para apresentação na culminância do projeto “A mulher na Geopolítica”.

Aplicação da prova Brasil no Assis Chateaubriand. (17/09/2014) Aulas Aplicação da prova Brasil no Assis Chateaubriand.

(19/09/2014) Aplicação do Questionário relacionado a visita ao INSA. Aulas Aplicação do Questionário relacionado a visita ao INSA.

(26/09/2014) Aulas Foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental, no Bairro Santo Antônio, em Campina Grande-PB, uma sessão solene envolvendo alunos, professores, direção da Escola e comunidade civil em parceria com discentes e docentes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Estadual da Paraíba, subprojeto de Geografia, uma culminancio do projeto intitulado “A Mulher Na Geopolitica”.

Culminância do projeto “ A mulher na geopolítica”

(08/10/2014) Aulas Questionário do projeto: Nordeste a beleza esquecida, fazendo uma analise da musica “JOIA RARA” de tom Oliveira. Prosseguindo com o conteúdo do continente Europeu, falando sobre seus conflitos.

(10/10/2014) Aulas Nesta aula foi realizada a culminância do projeto: “Nordeste a beleza esquecida” Proporcionando uma reflexão sobre a forma que a mídia retrata sobre o nordeste.

(29/10/2014) Ao (05/11/2014) Aulas Revisão do Enem

(12/11/2014) Aulas Iniciamos a aula abordando o conteúdo de América latina, falando sobre sua localização os países pertencentes, prosseguimos debatendo sobre suas conquistas, culturais e suas religiões.

(14/11/2014) Aulas Discutimos sobre um texto de reflexão para o fim do ano, e fizemos uma avaliação sobre a prova do ENEM.

(19/11/2014) Aulas No dia 19/11/2014 foi realizado um evento na E E E F M Assis chateaubriand em homenagem consciência negra tendo como organizador professor Moises que palestrou sobre o tema.

(26/11/2014) Aulas Iniciamos a aula discutindo a cerca da cultura Asiática, trabalhando sua localização sua religião, e a diferença de gêneros no pais.

(28/11/2014) Aulas Nesta aula Iniciamos a organização da culminância do projeto “ Prazer zona leste” pedindo a contribuição dos alunos, e suas respectivas opiniões.

(05/12/2014) Aulas Iniciamos a aula fazendo uma organização do sarau geográfico na qual os alunos iria apresentar seus poema direcionados a vivencia do seu cotidiano que seria apresentado na culminância do projeto “Prazer zona leste”.

Realização da Culminância do projeto “Prazer Zona Leste”. (09/12/2014) Aulas Realização da Culminância do projeto “Prazer Zona Leste”.

Considerações finais Diante do que já foi exposto chegamos à conclusão de que o PIBID tem nos proporcionado a oportunidade na condição de futuros professores de geografia no âmbito escolar nos permitido refletir sobre a prática docente de um professor de geografia e agir criticamente diante de situações propostas em sala de aula, o programa se mostrou também de grande importância para os alunos envolvidos no projeto.

Desta forma concluímos expondo que o ensino de Geografia deve ser trabalhado de forma contextualizada, sem fragmentação, pois ele se revela a partir de uma realidade de transformação permanente no espaço, sendo assim ensinar/aprender geografia permite uma nova forma de ver o mundo, despertando em si uma reflexão crítica. Cabendo ao professor de geografia despertar no aluno sua capacidade de pensar, de agir de maneira que possa desenvolver a sua cidadania, não apenas como reprodutor do conhecimento, mas como agente de transformação do meio em que vive, na qual possa relacionar o conhecimento com outros espaços diferentes. Desta forma o estudo de Geografia possibilita, aos alunos, adquirirem conhecimentos para compreender as diferentes relações que são estabelecidas na construção do espaço geográfico no qual se encontram inseridas.

Referencia Bibliográficas BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2006. 133 p. (Orientações curriculares para o ensino médio; volume 3) PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004.