Construindo um Mercado Competitivo.

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Transcrição da apresentação:

Construindo um Mercado Competitivo

Mercado Competitivo = Mercado Consciente CONCORRENTE MERCADO ON-LINE EMPRESA CONSUMIDOR TECNOLOGIA

Gerente Produto O gerenciamento de produtos é atividade efetuada pelo Gerente de Produtos, o qual será responsável pela coordenação e monitoramento dos processos de início ao fim do produto novo.

Ferramentas da Gerência de Produtos Marca Produto Nome / Brainstorming Logo Slogan: Jingle / Spot Cores Design Embalagem

Marca

Função da Gerência de Marcas Principais atribuições: desenvolvimento de marcas fortes; valorização da marca; diferencial competitivo; trabalhar para conquista do cliente advogado.

que identifica/diferencia o produto dentro da concorrência. O que é Marca? M A R C A = Nome + Símbolo + Desenho que identifica/diferencia o produto dentro da concorrência.

O DNA da Marca Atributos Características Benefícios Recompensa em utilizar Valores Tradução da marca Personalidade Característica essenciais/personificação Essência Resumo da marca

Nem todo Produto é uma Marca A Marca é Nestlé.

Produto ou Marca? Algumas Marcas tornam-se o produto, alterando o próprio nome.

Formação da Marca Para formação de uma Marca, o ideal é utilizar uma única palavra ou a junção de duas palavras.

Posicionamento da Marca Posicionar uma marca é conferir uma personalidade de tal modo distinta das outras que ela irá ocupar um lugar próprio na cabeça e no coração do consumidor. (Ries, 1992)

Reposicionamento da Marca Necessário quando: muda preferências do consumidor; entrada de novos consumidores/concorrentes; fatores internos e externos.

Marcas fortes Nike Na maioria dessas empresas a Marca vale mais que o próprio patrimônio.

“Uma MARCA bem formulada transforma o produto e promove o sucesso da empresa.”

Brainstorming

1 - Conceito “Técnica de discussão em grupos que promove a criação de idéias inovadoras sobre determinado assunto ou área-problema”.

2 – Histórico “Desenvolvido pelo publicitário Alex Osborn nos anos 40, foi rapidamente incorporado na linguagem das empresas. Trata-se da mais conhecida técnica de geração de idéias, notadamente eficaz, quando usada adequadamente”.

3 - ETAPAS 3.1) Divergente Exige ousadia; Produzir muitas idéias; Idéias geram idéias; Combinação de idéias; Livre quantidade e qualidade de idéias; Sem julgamentos, as pessoas arriscam e falam o que vem a cabeça.

3.2) Convergente Nessa etapa as sugestões são: Agrupadas; Julgadas e selecionadas; Aprovadas ou vetadas; Todas essas fases devem ser norteadas por critérios pré-estabelecidos.

4 – Exemplo de Ordenação de Idéias A) De demorada implementação; B) De rápida implementação; C) De custosa implementação; D) De barata implementação; E) De fácil execução; F) De difícil execução; G) De fácil assimilação; H) De difícil assimilação.

5 - FORMATOS 5.1) Brainstorming Não Estruturado Os participantes lançam suas idéias a medida que surgem na cabeça; Possibilita uma atmosfera mais espontânea; Permite a dominação dos mais extrovertidos; 5.2) Brainstorming Estruturado Organizado em “rodadas”; Cada participante espera sua vez; Gera um ambiente de pressão.

5.3) Brainstorming Estruturado e Programado Reunião marcada com conhecimento prévio; Temas definidos; Cada participante leva por escrito as sugestões.

6 - Principais Dificuldades ”Um estudo do Journal of Personality and Social Psychology, dos EUA, verificou que um Brainstorming em equipe gerou 28 propostas, 20,8% das quais consideradas boas. O mesmo número de pessoas trabalhando individualmente com uma demanda semelhante gerou 74 idéias, 79,2% consideradas boas”.

Por que isso ocorre? Os grupos atuam conforme seus valores; Influência do senso comum; Medo da reprovação; Falta de ousadia; O maior inimigo: a cultura das organizações.

Papel do Líder Evitar a hostilidade; Líder = Facilitador; Indicar o objetivo; Incentivar o fluxo de idéias; Atentar a comunicação não-verbal; Eliminar o caráter pessoal; Conciliar capacidade individual com sinergia criativa do grupo;

LOGOTIPO E LOGOMARCA

Esta palavra é formada pela união dos termos "Logo" e "Tipo". LOGOTIPO Esta palavra é formada pela união dos termos "Logo" e "Tipo".

O que é LOGOTIPO?

Exemplo:

LOGOMARCA O termo logomarca é formado pela união de "Logo" e "Marca".

LOGOMARCA COMO NEOLOGISMO Neologismo é a criação de um nome novo para alguma coisa, ou um novo significado para um nome velho. Para que a "logomarca" seja um neologismo, temos que admitir que é um termo novo ou que é um termo antigo que está sendo tomado por um novo significado.

EXEMPLOS DE LOGOMARCA

Planner Informática Fadine Agrobusiness

OS ELEMENTOS E QUALIDADES QUE TORNAM UMA LOGOMARCA EFICIENTE O equilíbrio entre a precisão visual e o envolvimento de quem está olhando; Sintetizar graficamente o que a empresa é e o que representa; Diferenciar a empresa dos demais concorrentes; Identificação com o target (clientes); Durabilidade.

Slogan O que é Slogan? Frase curta, sem adjetivos ou linguagem complicada.

SLOGAN Força no Mercado; Objetivo; Imagem; Regras de Elaboração; Vantagens.

SLOGAN O Slogan é dividido em dois tipos: Spot Jingle

Spot

É uma forma de comunicação em sons ou até mesmo escrita. O que é Spot? É uma forma de comunicação em sons ou até mesmo escrita.

SPOT A Voz A Música O Efeito Sonoro O Silêncio* Locução simples ou mista (duas ou mais vozes); Com ou sem efeitos sonoros e música de fundo.

Sempre perto de você.

Petrobras 50 anos, o desafio é nossa energia.

Seja esperto, use Jontex que não tem erro.

Jingle

O que é um Jingle? O foco é o produto! Quanto tocar um Jingle?

JINGLE A importância do áudio! O papel do Jingle....

Exemplo: Guaraná Antarctica.

A influência das cores na comunicação

O que é cor?

Classificação das cores: Primárias: vermelho, amarelo e azul Secundárias: Terciárias: + = + =

Cores Quentes Cores Frias

A estrutura psicológica da cores Temperatura; Dimensão; Peso e Tamanho; Sabor.

Facilitador de Comunicação AS CORES Prendem a atenção; São Informativas; Podem ampliar o público leitor; Aceleram o aprendizado; Aumentar a compreensão; São persuasivas.

NA EMPRESA Produzem uma atmosfera adequada; Ambiente propício ao trabalho; Favorecerem o desempenho das atividades, promovem a qualidade de vida dos funcionários; Fixar a marca.

Influências das cores nos negócios

Vermelho: Imagem física. Para esportes, academias, escolas de dança. Branco: Individualidade e imagem de limpeza. Melhor para produtos do que para serviços. Pink: Imagem feminina. Para modas, cosméticos, produtos e serviços de buffet infantil. Azul: Criatividade para industrias de arte e design, serviços e produtos de informática. Vermelho: Imagem física. Para esportes, academias, escolas de dança. Azul Escuro: Execução. Para negócios, educação, serviços financeiros. Preto: Imagem de autoridade. Para serviços de produtos de segurança e proteção, ou simboliza luxuria com a combinação com dourado e prata.

Pêssego: Imagem de caridade Pêssego: Imagem de caridade. Para serviços e produtos para crianças, produtos escolares, organizações de caridade. Dourado:Imagem de riqueza e segurança. Para corretores, banqueiros, comerciantes e serviços de alta qualidade e serviços de desenvolvimento pessoal. Marron:Imagem de gratificação. Para industria de diversão, vídeo, carros, móveis, jogos e bebidas. Verde: Saúde, plantas e vegetais. Para loja de comidas naturais, produtos florais e higiene pessoal. Laranja: Imagem de energia. Para arquitetura, ferramentas e serviços para construção e serviços rápidos. Amarelo: Imagem de energia. Para arquitetura, ferramentas e serviços para construção e serviços rápidos.

Design

1 – Conceito “A palavra design, em inglês, significa projetar, compor visualmente ou colocar em prática um plano intencional”.

2– Design e Mercado “Entende-se por design a melhoria dos aspectos funcionais, ergonômicos e visuais dos produtos, de modo a atender às necessidades do consumidor, melhorando o conforto, a segurança e a satisfação dos usuários”.

2.1) Problemática Função do objeto dentro do ambiente; Critérios estéticos; Ação conjunta: Design, Vendas e Produção; Objeto como conjunto de mensagens; Organizar a coerência do objeto no interior de um sistema de comunicação.

3 - História A expressão surge nos idos do séc. XVIII na Inglaterra, como tradução do termo italiano - Designo.

4 fases são relevantes no design: O artesanato: Em 1500 – arte; A manufatura: Idos de 1900 - arte+técnica; A indústria: Em 1950 - ciência e do funcionalismo; A informação: A partir de 2000 até os dias de hoje. “

“O design é uma ferramenta que permite adicionar valor aos produtos industrializados, levando à conquista de novos mercados”.

4 – Formatos 3.1) Gráfico: são os projetos da marca (logotipo) e do material de papelaria da empresa (papéis timbrados, cartões de visita, etc.), do visual da embalagem, dos cartazes, dos folhetos, das capas dos livros e dos discos. 3.2 De produto: são os projetos de objetos, tais como o aparelho de barba, cadeiras, automóveis e torneiras.

5 – BENEFÍCIOS Imagem da empresa; Otimização de custos; Exportação; Aumento da competitividade; Nova vida aos produtos; Embalagem: boa comunicação.

6 – Design = “Vendedor” 6.1) Primeiro Contato: Estética; Visual agradável; Formato; Acabamento; Influência na decisão; Métodos de Produção X custo.

6.2) Segundo Contato: Funcionalidade; Facilidade do uso; Manutenção; Conforto; Satisfação do público alvo.

7 – Design e Marketing “Design é a tentativa de conjugar a satisfação do cliente com o lucro da empresa, combinando de maneira inovadora os cinco principais componentes do design: performance, qualidade, durabilidade, aparência e custo. O domínio do design não se limita aos produtos, mas inclui também sistemas que determinam a identidade pública da empresa”. (Philip Kotler)

Embalagem

O QUE É EMBALAGEM? Se um produto físico existir, precisará provavelmente de uma embalagem, que é um recipiente ou invólucro do produto. Antes sua função era exclusivamente de proteção, hoje é também de estratégia.

A Importância Estratégica da Embalagem Marcas famosas A população brasileira E o que a embalagem tem a ver com isso ?

Quando a embalagem faz o produto? Pode alavancar ou reduzir vendas :

As embalagens para múltiplas unidades de um produto podem também constituir a base para uma nova estratégia de Marketing.

O mercado já considerada este quadro de grade.

A tradição da embalagem pode deixar o produto com aparência de superado ou perder credibilidade na atualização da mesma.

A importância da embalagem para atacadistas e varejistas Atacadistas = Proteção Varejistas = Proteção e Aspectos Promocionais

Pode ser “melhor” que a propaganda? Uma embalagem eficiente pode, às vezes, proporcionar maior impacto promocional do que os esforços convencionais de propaganda.

COCA COLA ANTES

COCA COLA DEPOIS

A embalagem é o único meio de comunicação ... ...junto ao consumidor no seu momento de compra e isso contribui na percepção do cliente quanto ao produto.

Pode diminuir os custos totais de distribuição ? Proporciona mais proteção e mais facilidade para a manipulação física, reduzindo os índices de danificação e perda de produtos; Proporciona maior impacto promocional do que seria obtido de outro modo pelo mesmo dinheiro, aumentando as vendas e a rotatividade e fazendo declinar o custo.

Que fatores influem na criação de uma boa embalagem? Grau de vulnerabilidade do produto; Os riscos a que o produto será normalmente exposto, no que concerne à embalagem comercial, é muito dispendioso proteger contra qualquer risco possível; O tempo durante o qual o produto deverá permanecer na embalagem, sem perder suas condições satisfatórias de uso.

Consumidores x Embalagem “Pesquisas mostraram a insatisfação de consumidores ao queixarem-se de ferimentos sofridos ao abrirem a embalagem”.

Praticidade, beleza e modernidade agregam valor ao produto por intermédio da embalagem.

“UM PRODUTO NÃO SE FAZ SOZINHO, O SEU SUCESSO DEPENDE DE COMPLEMENTOS QUE ATUALMENTE SÃO INDISPENSÁVEIS”.