QUALIDADE QUE PODEMOS DESENVOLVER

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tema A transmissão do saber, o “eu” como agente Por
Advertisements

AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Letramento: um tema em três gêneros
CONCEITUANDO APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO
A TEORIA DA PERSONALIDADE DA PROVA DE RORSCHACH
PERSONALIDADES E EMOÇÕES
PSICOLOGIA.
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Profa. Dra. Maria Helena Baena de Moraes Lopes
DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
LINGUAGEM E PENSAMENTO
Os níveis básicos da leitura
CONCEITO ANTROPOLOGICO DE CULTURA
Inteligências Múltiplas
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Didática: organização do trabalho pedagógico
Inteligências Múltiplas
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Funções Mentais Superiores
EDUCAÇÃO PARA O PENSAR Núcleo de Educação para o Pensar TEXTO
INTELIGÊNCIA RACIONAL
Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira
TÓPICOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
Princípios da Administração Fonte: Introdução à Administração de Antonio Cesar Amaru Maximiano Volume 03 Versão /07/2009.
Filosofia O que é filosofia?.
Competências e Habilidades
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
A COMUNICAÇÃO NOS DIAS DE HOJE
Competência Interpessoal
Liderança e Relações Interpessoais
- ATENDIMENTO A CLIENTES - UMA QUESTÃO DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Técnicas de Negociação ARGUMENTAÇÃO EFICAZ
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS -
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
“ Educando para a vida” ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI
Motivação e Afeto A compreensão do fenômeno da motivação, envolve a relação frequentemente associada ao comportamento humano e necessária à construção.
Inteligência Emocional
Consciência /Alienação: a ideologia no Nível Individual. Identidade
Apresentação do Professor
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
Solte sua energia: escolha sua profissão
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Professora: Janine Fernandes
Comportamento Organizacional - aula 3: um pouco de Teorias - Profª. Vilma Tupinambá, MSc.
Mentoring Coaching.
Introdução à Inteligência Artificial
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Aprendizagem: Um olhar em movimento
Cérebro, Inteligência, Aprendizagem
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
TIPOS DE PERSONALIDADE
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
Ao “finalizar” esta Unidade, você deverá ser capaz de:
4 – FUNDAMENTOS PSIQUICOS EM VENDAS
“0 SER HUMANO E A SOCIEDADE”
Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)
Relacionamentos Interpessoais Aula 01 Profª Eleni Perotti.
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
O PODER DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Curso: > Disciplina: > Tema: > Professora: > 1 1 2/6/ :37SEMINÁRIO  Equipe 1:  Fabiana da Veiga Nascimento  Antonio Carlos Farias  Marcos Antonio.
6 passos para melhorar a inteligência e a psicologia emocional.
Professor: Arthur William Formação: Graduação em Administração (UNP); MBA em andamento em Gestão Empresarial (UNP); Mestrando em Ambiente, Tecnologia e.
Transcrição da apresentação:

QUALIDADE QUE PODEMOS DESENVOLVER METACOMPETÊNCIA PARTE IV QUALIDADE QUE PODEMOS DESENVOLVER

INTELIGENTE é aquele que lê a si mesmo Conceitos de inteligência Acadêmico: Destreza mental, agudeza, perspicácia. Pedagógico: capacidade de converter fenômenos abstratos. Capacidade de criar e interpretar fatos ainda não materializados e de transformá-los em eventos concretos.

Psicológico: Capacidade de percepção compreensão, aprendizado e adaptação. O mais importante é a capacidade de adaptação cada vez mais exigida. Administrativo: Capacidade de utilizar as faculdades mentais em seu benefício ou para quem o rodeia. Poético : É ser feliz. O resto é detalhe

Tipos Segundo Gardner três aspectos são importantes: Somos dotados de várias inteligências Todas as inteligências estão presentes em todas as pessoas, mas com diferenças quantitativas. Todas as inteligências podem ser aumentadas através do uso.

Lógico-matemática Lingüística Musical Espacial Interpessoal Intrapessoal Corporal-cinestésica - O mundo busca pessoas múltiplas, capazes de entendê-lo em todos as suas nuanças, capaz de criar soluções em uma gama maior de ferramentas.

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL Daniel Goleman criou um nova teoria sobre a inteligência, aproximando as emoções da vida racional. Provou através de pesquisas que a grande carência do ser humano moderno está no nível das emoções.

Pessoas de grande habilidade intelectual, muita cultura e conhecimento muitas vezes se vêem derrotadas pelo domínio do emocional, fraqueza extremamente humana e, na maioria das vezes, relegada a segundo plano.

“Qualquer um pode zangar-se isso é fácil “Qualquer um pode zangar-se isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa – não é fácil “ Aristóteles. Quantas decisões erradas já não tomamos na vida apenas porque permitimos que o emocional superasse o racional na avaliação do que era certo e errado?

Devemos ser espectadores de nós mesmos, avaliar nosso comportamento, nossas atitudes e pautá-los sempre pela justiça. Ser emocionalmente inteligente pode ajudá-lo ainda a usar de maneira adequada suas outras inteligências. Pense nisso e cuide-se.

MOTIVAÇÃO – O motivo que precisamos para agir A palavra já diz o ¨Motivo da Ação¨ A pessoa motivada realiza qualquer atividade com mais qualidade e eficiência. A responsabilidade é da organização e da própria pessoa.

Origens Endógena é a produzida dentro de nós mesmos. Ambiental nasce de fora para dentro, ou seja, o ambiente externo nos estimula. Quem desenvolve a capacidade de criar motivação própria, sem depender de estímulos externos, ganha pontos em um aspecto importantíssimo - Autonomia

Devemos desenvolver a capacidade de encontrar os motivos, identificar a razão do trabalho, perceber seu valor,entender que nossa atividade, ainda que pequena, pertence a uma cadeia de produção e que sem nossa participação a cadeia inteira pode falhar

Funcionamento Podemos dividir o cérebro em três partes. Sistema R – Através dos instintos – comer, descansar e reproduzir. Sistema Límbico – sentimentos e emoções. Córtex cerebral – razão, lógica, raciocínio. Podemos encontrar motivos para agir nesses três estágios da evolução humana.

Fatores A teoria dos dois fatores A teoria das necessidades Fatores extrínsecos (externos) Fatores intrínsecos (internos) A teoria das necessidades Realizamos através da motivação e estamos sempre motivados para uma coisa: atender às nossas necessidades: Fisiológicas, segurança, sociais, estima e autodesenvolvimento.

O HOMEM é um animal que dialoga Está cada vez mais claro que uma empresa é um organismo vivo e, como tal, constituída de partes que a fazem funcionar. As empresas são equipes dedicadas a atingir objetivos profissionais que devem ser comuns a todos os seus integrantes.

Como conhecer os objetivos comuns, bem como as necessidades, dificuldades, soluções, percepções e os desejos de todos, se não através do exercício simples da comunicação? Investir na percepção coletiva desses objetivos é fundamental. Essa percepção se cria e se consolida pela comunicação.

Formas clássicas de comunicação Dialética – Pressupõe a existência do diálogo, e não da coincidência de idéias. ( tese, antítese e síntese ). Retórica – Uso persuasivo da linguagem (orador e ouvintes).

As vias duplas Vias de comunicação nas organizações Recursos Descendentes (diretoria para funcionários) Ascendentes (funcionários para diretoria) Horizontal (permeia todos os setores da organização) Recursos Comunicação escrita. Comunicação verbal. Comunicação eletrônica

De nada adianta o investimento na tecnologia da comunicação se ele não vir acompanhado de investimentos na habilidade da comunicação. A tecnologia e a sistematização são necessárias, mas não se pode esquecer que elas são utilizadas para a comunicação entre as pessoas, e estas, portanto, devem ser dotadas de um mínimo de habilidades interpessoal.

Simpático ou empático? A simpatia pressupõe solidariedade, enquanto a empatia pressupõe compreensão. A simpatia cria um envolvimento emocional que pode prejudicar o julgamento. A empatia estabelece uma comunicação eficiente. Quando não se cria empatia não ocorre verdadeiramente um diálogo.

Comunicação cria valor A grande preocupação dos gestores na questão do conhecimento é: como transformar conhecimento tácito em conhecimento explícito e em valor para a empresa e seus colaboradores?

Comunicação e emoção O erro mais comum que se comete é imaginar que se pode comunicar uma idéia com perfeição apenas escolhendo as palavras adequadas. Claro que as palavras certas são imprescindíveis, mas não se deve esquecer que palavras não tem vida própria – precisam, para se manter vivas, da qualidade da voz que as pronuncia.

Comunicação e Clareza Clareza de expressão é a manifestação externa da lucidez do pensamento. O ritmo adequado da fala facilita o entendimento da mensagem. Observe a velocidade, pois há quem fala depressa demais, assim como há quem fala muito devagar.(1º angustia – 2º irrita )

O HOMEM é criativo por natureza O mundo está valorizando cada vez mais pessoas criativas, até em detrimento de outras qualidades. Acredita-se que ser criativo é até mais importante do que ser bem informado, e a explicação é de que pessoa sem informação mas com criatividade tem condições de buscar informações.

Justificativa de ser criativo Competitividade cada vez maior. Grande velocidade das transformações Valorização do empreendedorismo

Criatividade é mais do que ter idéias. É tê-las e aplicá-las. Não há pessoas criativas e pessoas não criativas: há as mais criativas e as menos criativas. É durante a educação, principalmente na infância que a criatividade potencial é liberada. Criatividade é liberdade de pensamento.

OBRIGADO PELA ATENÇÃO Lauro e Rosa