Psicologia e Saúde Pública Comunidade, contexto e realidade: a importância de seu relacionamento
GOHN, M. G. Empoderamento e participação da comunidade em políticas sociais. Saúde e Sociedade, v 13, n. 2, mai-ago/2006, p. 20-3. SPINK. M. J. P. Psicologia em diálogo com o SUS: prática profissional e produção acadêmica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. Cap. 1, parte 4. MORÉ, C. L. O. O.; MACEDO, R.M.S. A Psicologia na Comunidade: uma proposta de Intervenção. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006, cap. III
O processo de empoderamento na sociedade civil brasileira O processo de empoderamento na sociedade civil brasileira. Recorte histórico: 1970-2012
Conceito de Sociedade Civil Antes da ditadura militar Pós ditadura militar
Conceito de cidadania e novos atores sociais (1990) Direitos civis Direitos sociais básicos
Espaço público não estatal Crescimento do terceiro setor Novos Campos de atuação da sociedade civil Novas exigências para os atores sociais (conselhos) Avanços e limites
Visão proativa desse processo de empoderamento (autora)
Saúde pública e Saúde Coletiva
Saúde Pública Investimento político da medicina e a dimensão social da enfermidade Esquadrinhamento - Medidas sanitárias para combater epidemias e endemias.
Saúde Coletiva Foco: sujeito e contexto Multidisciplinaridade
A psicologia na comunidade: uma proposta de intervenção Intervenção: Conhecer a realidade, o contexto da comunidade Realidade – Epistemologia local
Características geográficas, populacionais e históricas - Comunidade Inserção, configuração do serviço de psicologia da Unidade Básica de Saúde Caracterização de todos os tipos de atendimentos realizados.
Inserção do grupo - Respeito à dinâmica de funcionamento da Unidade
Diferenças implícitas na demanda e/ou clientela de serviços exigiam ações diferenciadas de atendimento. Referência principal a idade, a queixa e o nível de instrução
Continuidade das atividades em unidades de saúde Atividades efetivas, necessárias e importantes, no trabalho do psicólogo com a comunidade, e com a equipe de saúde
Atender à demanda de um indivíduo na comunidade implica: olhar, ouvir, entender e compreender, a partir da perspectiva familiar e comunitária O atendimento grupal (familiar ou em grupos terapêuticos ou de educação para saúde) – Possibilidades de atuação do psicólogo
Necessidade do psicólogo Postura interdisciplinar Saber aceitar e escutar os saberes que se conjugam em uma unidade de saúde
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP BRASÍLIA/DF INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – ICH GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA Célio Amaro de Souza – RA: A30986-1 Elaine Diniz Rodrigues – RA: A255II-6 Elen Cristina P. e S. Costa – RA: A2565C-8 Glauciene Morais Ribeiro – RA: A25434-0 Iran Lima Aragão Filho – RA: A30HBF-8 Patrícia Queiroz F. de Brito – RA: A26800-6 Stephanie Amaral Sales – RA: A0979I-5 Tiago Lima Paraizo – RA: A29398-1 Seminário realizado por estudantes de Psicologia, com a finalidade de aquisição de conhecimento na área da Psicologia e Saúde Pública, sob a orientação da Profª. Drª Maria da Consolação André.