Apropriação do Sistema de Escrita

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O QUE É SER ALFABETIZADO E LETRADO?
Advertisements

A APRENDIZADEM DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SISTEMA ALFABÉTICO: POR QUE É IMPORTANTE SISTEMATIZAR O ENSINO?
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
ÁREA DE CONHECIMENTO ALFABETIZAÇÃO.
Escola Estadual Senador Filinto Muller - Extensão
OBJETIVOS E ORGANIZAÇÃO
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
2º encontro – Professores Maio de 2012
Sérgio Elias Vieira Cury
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Vídeo Educar – Rubem Alves
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA “A HETEROGENEIDADE.
PROJETO RE-E-LENDO MARIA DA PENHA FRIGINI. PROJETO RE-E-LENDO MARIA DA PENHA FRIGINI.
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
CRÔNICAS.
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
Currículo oficial de São Paulo
7º encontro 06/10/2009 Registrado por: Janaína.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Planejamento PNAIC 2014.
Reading and the Communication Process
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
GÊNEROS TEXTUAIS NO ESPAÇO EXTRAESCOLAR E NA SALA DE AULA
Formato 1 A MAGIA DAS CORES - 
Livro: Estratégias de leitura
Profa. Cristina Araújo de Farias
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Estrutura do documento:
Organizando o trabalho pedagógico
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
LEITURA COMPARTILHADA
Planejamento da Rotina Semanal
Apropriação do Sistema de Escrita Dominar convenções gráficas:
ESTRATÉGIAS DE LEITURA
NÍVEL DE ESCRITA: PRÉ-SILÁBICO
NÍVEL SILÁBICO-ALFABÉTICO
PROJETO: LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO INICIAL
PROFª Leila de Souza Ganem
O MATERIAL PEDAGÓGICO I- AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
Etapas de uma sequência didática
ORALIDADE E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PRODUÇÃO DE TEXTOS NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
Eixo 3 : Leitura Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura. Desenvolver capacidades relativas ao código escrito especificamente necessárias.
Secretaria Municipal de educação
PROFª. Leila de Souza Ganem
PROVA BRASIL 2015.
LEITURA EM CONTEXTO ESCOLAR
WEBFÓLIO 18º ENCONTRO MANHÃ.
Por que o jornal na escola?
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
OFICINA DE ESCRITA Por acreditarmos que tudo e qualquer indivíduo possa ser um leitor e escritor efetivo é que construímos uma resposta voltada para.
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
GÊNERO TEXTUAL FÁBULA A FÁBULA é uma narrativa curta que trata de certas atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza e a lerdeza,
Memórias 5º ano - Itaim Maria Do Carmo Cordeiro Pelegrini.
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO
ENSINAR a APRENDER a LER,
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
TRABALHO COLABORATIVO
Os seis princípios do Currículo Uma escola que também aprende; O currículo como espaço de cultura; As competências como referência; Prioridade para a competência.
LEITURA DE LIVRO – PRODUÇÃO DE TEXTO
Transcrição da apresentação:

Apropriação do Sistema de Escrita NÍVEL ALFABÉTICO Apropriação do Sistema de Escrita Conhecer e utilizar diferentes tipos de letras (de forma e cursiva) Agrupar as palavras de acordo com os tipos de letras: TEIA flor cogumelo quarto espelho JANELA CADEIRA travesseiro

Colorir onde está escrito com letra cursiva: Dona Joaninha vai à festa em casa da lagartixa. Dona Joaninha vai à festa em casa da lagartixa.

Contato com os diferentes gêneros de texto em que se pode encontrar exemplos de cada tipo de letra. Transcrição de textos (cópia contextualizada em textos, parlendas, trovas, canções conhecidas).

Dominar as relações entre grafemas e fonemas. Obs.: Sistematizar, gradativamente, os casos de regularidades e irregularidades ortográficas. As produções textuais realizadas pelos alunos de forma autônoma servirão de subsídio para a identificação, pelo professor, dos casos regulares e irregulares da ortografia que necessitam ser sistematizados.

Quadro de regras Consiste no registro escrito das regularidades que as crianças constatam. Vale lembrar que as regras não são “ladainhas prontas”que necessariamente envolvam linguajar sofisticado. Pelo contrário, embora o trabalho de registro permita a reelaboração das regras, o interessante é realizar o registro destas, da forma como é explicitada verbalmente pelas crianças.

LEITURA Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura Leitura do livro “A Descoberta da Joaninha”. Visitas à biblioteca da escola. Visitas em outros espaços em que a leitura circula.

Desenvolver capacidades relativas ao código escrito, especificamente necessárias à leitura - Saber decodificar palavras e textos escritos. TEXTO EM TIRAS Borboletinha tá na cozinha nariz de pica-pau fazendo chocolate para a madrinha rebola bola perna de pau olhinho de vidro

Bingo de palavras O próprio aluno constrói a cartela, selecionando algumas palavras apresentadas pelo professor.

Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão. Identificar as finalidades e funções da leitura em função do suporte, do gênero e da contextualização do texto. Exploração dos diversos tipos de texto: História (A Descoberta da Joaninha) Convite Cartão de agradecimento Etiquetas enfatizando... finalidades do texto, exploração da capa, autor, desenhos, bem como as características de cada texto.

Antecipar conteúdos de textos a serem lidos em função do reconhecimento de seu suporte, seu gênero e sua contextualização. LIVRO

Levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo do texto que está sendo lido: - Buscar pistas textuais, intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas (fazer inferências), ampliando a compreensão; -Construir compreensão global do texto lido, unificando e inter-relacionando informações explícitas e implícitas, produzindo inferências. Pausa Protocolada Instigar dos alunos o levantamento de hipóteses acerca do conteúdo do texto, Propiciar momentos para a confirmação (ou não) de hipóteses levantadas. Solicitar dos alunos o resumo do texto, por meio de reconto e incentivar a discussão sobre o mesmo. Importante: Realizar o planejamento, estimulando o interesse dos alunos pela história; Definir previamente as pausas no texto para antecipação de seu conteúdo pelos alunos.

Avaliar afetivamente o texto lido, fazer extrapolações Incentivar os alunos a partilharem suas emoções e sua compreensão com os colegas, avaliando o que leram, projetando o sentido do texto para outras vivências, outras realidades. Ler oralmente com fluência e expressividade Leitura coletiva Leitura individual

PRODUÇÃO ESCRITA Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções em diferentes gêneros. Ler em voz alta histórias, notícias, propagandas, avisos, bilhetes para os pais, etc. Trazer para a sala de aula textos escritos de diferentes gêneros, em diversos suportes ou portadores e explorar esse material com os alunos (para que servem, a que leitores se destinam, onde se apresentam, como se organizam, de que tratam, que tipo de linguagem utilizam). Fazer uso da escrita na sala de aula, com diferentes finalidades, envolvendo os alunos (registro da rotina do dia no quadro, anotações de decisões coletivas, pauta de organização de jogos e festas coletivas).

LIVRO “A DESCOBERTA DA JOANINHA” Explorar: LIVRO “A DESCOBERTA DA JOANINHA” D. Aranha, Você está convidado para uma festa em minha casa Dia: 04/06/06 Local: Minha casa Horário: 13h30 D. Lagartixa CONVITE DA FESTA Caro amigo, Sua participação abrilhantou minha festinha! Obrigada pela sua presença. D. Lagartixa CARTÃO DE AGRADECIMENTO ETIQUETAS DO CENÁRIO FLORES NUVEM SOL

Produzir textos escritos de gêneros diversos, adequados aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de circulação. Nomeação de gravuras Confrontar com a produção do colega Fazer a correção, observando o registro do professor. Elaboração de frases. Reescrita coletiva do texto “A Descoberta da Joaninha” Alterar, na escrita, algumas partes do texto. Produções coletivas e/ou individuais de convite/cartão/etiquetas

Formar frase a partir da cena Atividades com frases 1º Tipo Formar frase a partir da cena

Cartela a ser utilizada no 2º,3º e 4º tipos de frases LEQUE PULSEIRAS FITA FAIXA

2º Tipo Recortar uma figura Escrever uma frase usando a figura (Colar a figura dentro da frase) 3º Tipo Recortar uma palavra Escrever uma frase usando a palavra.

4º Tipo Recortar uma palavra Escrever uma frase usando a palavra (Colar a palavra dentro da frase) 5º Tipo Recortar duas figuras Escrever uma frase, substituindo as palavras por figuras.