Parceria Acadêmica Defensoria Pública/RJ e Centros Acadêmicos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
Advertisements

I FÓRUM BRASILEIRO DE ESTUDOS E DEBATES CONTRA A VIOLÊNCIA E A FAVOR DA REABILITAÇÃO DO CIDADÃO DEPENDENTE DE DROGAS IDELB INSTITUTO DE ESTUDOS LEGISLATIVOS.
Plataforma do UNICEF para os Centros Urbanos
Equipe Técnica de RH/ACCIE. Situada em Erechim – habitantes 190 empresas associadas – Industria, Comércio e Serviços Empregam cerca de funcionários.
Comissão de Educação dos Profissionais
Gerenciando a fragmentação: os muitos acervos raros da UFRJ
Justiça juvenil sob o marco da doutrina da proteção integral Desafios político-institucionais para a garantia do pleno desenvolvimento.
Santé Hospitalar Santé Hospitalar é uma distribuidora de produtos para a área médica, trabalhando junto aos hospitais, clínicas e médicos tanto do setor.
Professora: Liliana M. Passerino Professora: Karoline
Nome do Município data. Nome do Município data.
Projeto De Bem com a Vida Depto. Recursos Humanos.
Defensoria Pública do Estado de São Paulo Maio 2011.
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Programa Especial de Treinamento
DPU ITINERANTE A experiência do Núcleo de Pelotas Dr. Daniel Mourgues Cogoy.
Projeto Contabilista Solidário
10ª REUNIÃO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
REDE DE SOLIDARIEDADE DO IDOSO
DEFENSORIA PÚBLICA NA DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA
Seminário de Conclusão do Curso de Extensão:
ORIENTAÇÃO JURÍDICA GRATUITA FUNDAÇÃO SÃO JOÃO. OBJETO: OBJETO: Prestar orientação jurídica gratuita aos maçons regulares, cunhadas e sobrinhos (as),
sEMINÁRIO A PARTICIPAÇÃO E A ATITUDE DO JOVEM NO MUNDO DO TRABALHO
“Os Incríveis”.
O mundo inteiro vai ver Maranguape com bons olhos.
CORREGEDORIA-GERAL Órgão da Administração Superior do MP, orientador e fiscalizador das atividades funcionais e da conduta de membros do Ministério.
Setembro/2007 José Henrique Noldin Júnior Diretor, Regional Rio de Janeiro Apresentação.
Bárbara Bezerra Lorena Freitas Taís Ziegler Thaisa Quixadá
Soluções CVU para o 3º setor Treinamento de Vendas
O projeto JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 tem por escopo incorporar as práticas restaurativas na Justiça da Infância e da Juventude.
Relatório de atividades
O MINISTÉRIO PÚBLICO E VOCÊ
COMITÊ MUNICIPAL DE BRAGANÇA DO PACTO PELA EDUCAÇÃO
Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social Modernização e Qualificação PROCON/RS.
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
TUTELA COLETIVA – LEVANTAMENTO DA ATUAÇÃO NAS UNIDADES (Fonte: Pesquisa realizada pela APADEP, EDEPE, Núcleos Especializados e Subdefensorias Públicas-Gerais)
Propostas de Atividades Células de Adolescentes Estudos direcionados para adolescentes Galera com identidade própria Culto de Adolescentes Ministração.
CHAPA PARA ERP 2010 Presidente: Julia Hegner Clã Sherwood GE Murialdo Vice presidente: Gustavo Schutz Clã Santo Graal GE Santa Cruz 1° secretário: Bruna.
Projeto individual Em atendimento à primeira fase do Movimento Paraná sem Corrupção Julho à dezembro de 2012 Encontro Movimento Paraná sem Corrupção.
Bibliodata no SNBU A Rede Bibliodata participou ativamente no XII SNBU (Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias) realizado no Centro de Convenções.
PET – HISTÓRIA UFPR
HOSPITAIS SENTINELA : grupo do Rio Quem somos nós? [ Hospitais Universitários: [ H. Clementino Fraga Filho/UFRJ [ H. Pedro Ernesto/UERJ [ Antonio Pedro/UFF.
“Nada há de permanente, exceto a mudança” Heráclito ( 450 aC )
Categoria Embarcador/ Transportador Tema Avanços nas ações integradas realizadas em parceria entre embarcadores e transportadoras.
 Criado em 11 de Dezembro de 1946  Primeira assembléia Geral das Nações Unidas  Período Pós-Guerra na Europa, Oriente-Médio e China  Em 1953 tornou-se.
Juventude Cabocla Socialista do Pará Projeto Juventude Pela Vida.
COMITÊ COMUNITÁRIO: INTERAÇÃO INSTITUTO DA CRIANÇA – SOCIEDADE
O que somos Movimento Paraná sem Corrupção, uma iniciativa do Ministério Público do Paraná, da Secretaria de Estado da Educação e do Grupo Paranaense.
Divulgação e implantação da Orientação Normativa nº 1/2013;
Preparatório para o Instituto Rio Branco 0 Curso INTENSIVO DE AGOSTO e Curso de Extensão em Política Internacional Contemporânea 2 0 SEMESTRE/2008 A Diplomacia.
Orientações sobre o Estágio II
Bruna Mourched Heber do Nascimento Quispe Marcelo Bezerra Magdaleno
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
FAN - Faculdade Nobre Direito Civil I Tema: Domicílio.
FONAPRACE – Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis Regional Sudeste O Decreto nº 7.416, de 30 de dezembro de 2010 e sua aplicação.
PROPOSTAS PARA A ASSOCIAÇÃO MOVIMENTO RESGATE SANTISTA.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 2º semestre de 2014 Matricula Obrigatória 02 e 03 de junho de 2014 Local: Seção Técnica de Graduação Obs: Realizar a.
Apresentação do III Encontro Nacional de Agroecologia (III ENA)
ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO.   O Código de Defesa do Consumidor (CDC), instituído em 1990, estabelece instrumentos para garantir.
REUNIÕES REGIONAIS.
PROCESSO SELETIVO COMESTAG 2013 ETAPA: PAINEL Apresentação do Painel.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
Projeto A Cor da Rua Aprendizagem participativa na promoção dos direitos humanos das pessoas em situação de rua.
ESCRITÓRIOS REGIONAIS POLÍTICAS PÚBLICAS: Assistência Social Trabalho, Emprego e Economia Solidária Direitos da Criança e do Adolescente Direitos da.
Introdução O grupo PET-GAEA (Gerenciamento e Administração da Empresa Agrícola) contempla alunos dos cursos de Engenharia Agronômica e Gestão Ambiental.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
REDE DE SUPORTE FAMILIAR E SOCIAL DE PROTEÇÃO AO IDOSO.
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

Parceria Acadêmica Defensoria Pública/RJ e Centros Acadêmicos

Parceria Essa é uma oportunidade de superar o isolacionismo típico das instituições jurídicas e criar um canal permanente de diálogo acadêmico, com a realização de eventos em conjunto. Essa é uma oportunidade de superar o isolacionismo típico das instituições jurídicas e criar um canal permanente de diálogo acadêmico, com a realização de eventos em conjunto. A parceria consiste na realização de eventos em duas etapas: A parceria consiste na realização de eventos em duas etapas: 1) Um evento organizado por cada Centro Acadêmico, com o suporte da Defensoria Pública 1) Um evento organizado por cada Centro Acadêmico, com o suporte da Defensoria Pública 2) Um evento organizado pela Defensoria em conjunto e com a participação de todos os Centros Acadêmicos 2) Um evento organizado pela Defensoria em conjunto e com a participação de todos os Centros Acadêmicos

Objetivos da Defensoria Aproximar a Defensoria Pública do meio acadêmico; Aproximar a Defensoria Pública do meio acadêmico; Divulgar o trabalho da Defensoria através da fixação de cartazes e divulgação de informativos e notícias, mantendo um contato permanente com as Universidades; Divulgar o trabalho da Defensoria através da fixação de cartazes e divulgação de informativos e notícias, mantendo um contato permanente com as Universidades; Estimular a prática de estágio na Defensoria Pública do RJ. Estimular a prática de estágio na Defensoria Pública do RJ.

Objetivos dos CA’s Divulgar seus trabalhos junto à Defensoria; Divulgar seus trabalhos junto à Defensoria; Estimular a aproximação com os demais Centros Acadêmicos, facilitando a integração e mobilização entre os mesmos; Estimular a aproximação com os demais Centros Acadêmicos, facilitando a integração e mobilização entre os mesmos; Realizar eventos acadêmicos (2 a cada mês) com o patrocínio integral da Defensoria; Realizar eventos acadêmicos (2 a cada mês) com o patrocínio integral da Defensoria; Trazer para discussão acadêmica temas de forte cunho social, especialmente aqueles que afligem os mais necessitados; Trazer para discussão acadêmica temas de forte cunho social, especialmente aqueles que afligem os mais necessitados; Divulgar oportunidades de estágio na Defensoria Pública; Divulgar oportunidades de estágio na Defensoria Pública;

Evento dos CA’s Esse evento poderá ocorrer na própria faculdade de direito ou nas dependências da Defensoria Pública, em data a ser definida em comum acordo; Esse evento poderá ocorrer na própria faculdade de direito ou nas dependências da Defensoria Pública, em data a ser definida em comum acordo; O tema do evento ficará a critério do Centro Acadêmico, desde de que possua pertinência com a atuação da Defensoria; O tema do evento ficará a critério do Centro Acadêmico, desde de que possua pertinência com a atuação da Defensoria; Os palestrantes também serão indicados pelo Centro Acadêmico, com a única ressalva de que em cada painel haja pelo menos um Defensor Público (seja como palestrante ou debatedor) Os palestrantes também serão indicados pelo Centro Acadêmico, com a única ressalva de que em cada painel haja pelo menos um Defensor Público (seja como palestrante ou debatedor) A Defensoria arcará com os custos do evento, cada qual não podendo exceder o valor de R$ reais A Defensoria arcará com os custos do evento, cada qual não podendo exceder o valor de R$ reais

Temas Gerais Direitos Humanos Direitos Humanos Sistema Penitenciário Sistema Penitenciário Defesa dos Direitos da Mulher Defesa dos Direitos da Mulher Defesa do Consumidor Defesa do Consumidor Criança e Adolescente: sistema penal juvenil Criança e Adolescente: sistema penal juvenil Ações Coletivas; Ações Coletivas; Ações contra a Fazenda Pública Ações contra a Fazenda Pública Portadores de Necessidades Especiais e Deficientes Portadores de Necessidades Especiais e Deficientes Regularização Fundiária e Segurança da Posse: terras e habitação – loteamentos Regularização Fundiária e Segurança da Posse: terras e habitação – loteamentos Família, Infância e Juventude Família, Infância e Juventude Atendimento da Pessoa Idosa Atendimento da Pessoa Idosa OBS: O Centro Acadêmico pode pedir auxílio a algum Defensor que atue nestas áreas na busca de um tema mais específico

Evento da Defensoria com os CA’s Esse evento será fruto do acúmulo de conhecimento e experiências, adquiridos ao longo da parceria; Esse evento será fruto do acúmulo de conhecimento e experiências, adquiridos ao longo da parceria; O evento final será precedido de nova reunião, dessa vez com cada Centro Acadêmico em separado. O evento final será precedido de nova reunião, dessa vez com cada Centro Acadêmico em separado. Os Centros Acadêmicos deverão trazer suas propostas de painéis, sendo acordadas a sua forma de participação e ajuda na organização; Os Centros Acadêmicos deverão trazer suas propostas de painéis, sendo acordadas a sua forma de participação e ajuda na organização;

Tema: Pleno Acesso à Justiça O papel da Defensoria é exatamente o de democratizar o acesso à justiça. Sendo assim, é proposto um seminário que avalie e ajude a otimizar o seu papel social. O papel da Defensoria é exatamente o de democratizar o acesso à justiça. Sendo assim, é proposto um seminário que avalie e ajude a otimizar o seu papel social. Cada Centro Acadêmico terá a tarefa de pensar num painel que tangencie essa questão. Cada Centro Acadêmico terá a tarefa de pensar num painel que tangencie essa questão. Cada Centro Acadêmico deverá propor dois sub- temas, para avaliação da Defensoria (ex.: O consumidor e o acesso à justiça; acesso à justiça internacional dos direitos humanos) Cada Centro Acadêmico deverá propor dois sub- temas, para avaliação da Defensoria (ex.: O consumidor e o acesso à justiça; acesso à justiça internacional dos direitos humanos)

Evento da Defensoria com os CA’s Será um grande evento que contará com painéis organizados e com a participação de cada um dos Centros Acadêmicos; Será um grande evento que contará com painéis organizados e com a participação de cada um dos Centros Acadêmicos; Esses Painéis versarão sobre algum sub- tema dentro do tema proposto; Esses Painéis versarão sobre algum sub- tema dentro do tema proposto; Esse evento também será custeado pela Defensoria Pública e ocorrerá em lugar ainda a ser definido, no segundo semestre deste ano. Esse evento também será custeado pela Defensoria Pública e ocorrerá em lugar ainda a ser definido, no segundo semestre deste ano.

CONCLUSÃO MEDIDA INÉDITA; MEDIDA INÉDITA; IDEIA DE PARCERIA PERMANENTE ENTRE A DEFENSORIA PÚBLICA E AS UNIVERSIDADES; IDEIA DE PARCERIA PERMANENTE ENTRE A DEFENSORIA PÚBLICA E AS UNIVERSIDADES;

Contatos Telefones: / Telefones: /

Quadro de Evento dos CAs Maio – IBMEC Maio – IBMEC Junho – UERJ Junho – UERJ Agosto – UFRJ e UCAM Agosto – UFRJ e UCAM Entre Agosto e Setembro – PUC Entre Agosto e Setembro – PUC Setembro – UFF, FGV Setembro – UFF, FGV Primeira quinzena de Outubro – UNIRIO e Estácio de Sá Primeira quinzena de Outubro – UNIRIO e Estácio de Sá

Temas

Evento da Defensoria com os CAs Será no final de Outubro na FESUDEPERJ (Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro), 4° andar da sede da Defensoria Pública/RJ; Será no final de Outubro na FESUDEPERJ (Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro), 4° andar da sede da Defensoria Pública/RJ;

Pleno Acesso à Justiça Painéis: Painéis: