REABILITAÇÃO PROFISSIONAL Samira de Freitas Bolsi.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REABILITAÇÃO PROFISSIONAL
Advertisements

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Aluno: Luan Paulo G. Tesche Professor: Dejalma Cremonese Disciplina: Ciência Politica.
Todo o indivíduo que exerce atividade remunerada é considerado segurado e como tal deve realizar sua contribuição mensal para a Previdência Social.
DIRETORIA DE BENEFÍCIOS
Eduardo Henrique R de Almeida
ESTRESSE NO TRABALHO É um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa a estímulos ou estressores no ambiente; é uma condição dinâmica,
AUXÍLIO ACIDENTE Ana Cláudia Gomes Fernandes de Souza
BENEFÍCIOS ACIDENTÁRIOS
Benefícios Inss Joelcio Flaviano Niels - Advogado - tel
Infortunística Professora: Lorena Braga Raposo
Readaptação e reabilitação: implicações jurídicas
LAUDO MÉDICO PERICIAL JUDICIAL
Que é LER/DORT? Mária de Araújo Rodrigues Téc. de Seg. do Trabalho
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Controvérsias que persistem
Cinesioterapia Prof. Esp. Kemil Rocha Sousa
“é o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na
Prof. João Carlos da Fonte
BENEFÍCIOS ACIDENTÁRIOS
Assédio Moral.
INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO TRABALHO
Enfª do trabalho Jamilie Sena
Segurança do Trabalho no Ordenamento Jurídico Brasileiro
REABILITAÇÃO PROFISSIONAL
ACIDENTE DE TRABALHO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Auxílio Doença..
1ª AULA 2015 Direito Previdenciário
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
7ª AULA 2015 Direito Previdenciário
Ginástica Laboral Buscando Qualidade de Vida.
Atividades Físicas e Atendimento de Emergência
Breve análise das mudanças trazidas pela Medida Provisória nº 664/2014
Saúde Mental no trabalho
Assédio Moral no Trabalho
Conquista Concursos Apresenta : http: // bit.ly/1FT09KQ.
Conceito, classificação e causas de acidentes
Ministério da Previdência Social
CUIDADOS PALIATIVOS PROF. LUCIA.
Fisioterapia Preventiva para o Idoso
PREVENÇÃO DE DOENÇAS PROFISSIONAIS
Saúde do Idoso Educação em saúde.
 Média mensal de concessão:  Benefícios por Incap. concedidos: 51%  Média mensal de cessação:  Benefícios por Incap. cessados:
Benefícios Previdenciários em Espécie
Direito Previdenciário
AULA 2015 Direito Previdenciário
Acidentes do Trabalho e Doenças Ocupacionais.
AULA 2015 Direito Previdenciário
6ª AULA 2015 Direito Previdenciário
Módulo de Saúde Ocupacional – AULA 1
ATIVIDADE FÍSICA COMO PROMOÇÃO DA SAÚDE
Auxílio Doença Autoras: Lícia Magalhães Raphaele Mestre Sueli Bedendo.
CF/88 art. 194 a 204 – DA SEGURIDADE SOCIAL
Exercícios terapêuticos Conceitos Básicos
MANUTENÇÃO E PERDA DA QUALIDADE DE SEGURADO
Aptidão Física Educação Física II.
COLÉGIO Professora: Paula Aluna: Ana Laura Ano: 5º.
Distúrbios Musculoesqueléticos
AUXÍLIO DOENÇA Pontifícia Universidade Católica Direito
Conversando com a Previdência. O QUE É PREVIDÊNCIA SOCIAL?
ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO “É a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante.
ERGONOMIA.
PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL Educação Previdenciária Condições essenciais para ter direito aos benefícios da Previdência Social.
DIÁLOGOS SOCIAIS Resumo das regras das Leis nºs /2015 (MP nº 664/2014) e /2015 (MP nº 665/2014) relativas ao Ministério da Previdência Social.
Ministério da Previdência Social INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL DIRETORIA DE ATENDIMENTO Programa de Educação Previdenciária PREVEDUCA PREVIDÊNCIA.
1fisio6 Saúde da Família Saúde da Criança Saúde da Mulher Saúde do Idoso Saúde dos Adolescentes e Jovens Saúde Bucal Saúde da Pessoa com Deficiência Saúde.
1 Acidentes de Trabalho: A Responsabilidade Civil do Empregador e Ações Regressivas Parte II Carlos Alberto Pereira de Castro 2009.
Semana de Saúde Ocupacional, HUCFF-UFRJ /2/99 1 Direitos no Trabalho e Seguridade Social.
HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO
1 SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO  Benefícios Previdenciários.
Transcrição da apresentação:

REABILITAÇÃO PROFISSIONAL Samira de Freitas Bolsi

Há uma grande variedade de condições que podem levar, sem sombra de dúvida, ao afastamento: são problemas de ordem física, mental, sensorial e orgânica, principalmente, o que torna as soluções buscadas muito complexas e desafiadoras sob todos os aspectos; As implicações de uma doença na vida do ser humano jamais devem ser minimizadas ou reduzidas à sua expressão mais simples; elas podem ter conseqüências não apenas individuais, mas podem também provocar vários problemas familiares, sociais e profissionais; Existem soluções para esses problemas que estão ao alcance do indivíduo, dependendo de sua gravidade, ambiente, planos individuais e familiares e diversos outros fatores; A reabilitação profissional, quando desenvolvida com eficiência, equilíbrio e propriedade, é uma das formas de apoio para que as pessoas necessitadas encontrem solução para suas dificuldades.

Conceitos Fundamentais “cidadão é especializado em pintar pára-lama esquerdo de um carro, mas não sabe pintar o “pára-lama direito, que requer outra técnica e outro aprendizado, além de outra vocação”. Habilitar, reabilitar, readaptar;Habilitar, reabilitar, readaptar; Profissão, ocupação;Profissão, ocupação; Tarefa, atividade.Tarefa, atividade.

Reabilitação Profissional (Previdência Social) Serviço da Previdência Social que tem o objetivo de oferecer, aos segurados incapacitados para o trabalho (por motivo de doença ou acidente), os meios de reeducação ou readaptação profissional para o seu retorno ao mercado de trabalho. A Previdência Social poderá fornecer aos segurados recursos materiais necessários à reabilitação profissional, incluindo próteses, órteses, taxas de inscrição em cursos profissionalizantes, instrumentos de trabalho, implementos profissionais e auxílios transportes e alimentação. O trabalhador vítima de acidente de trabalho terá prioridade de atendimento no programa de reabilitação profissional. Não há prazo mínimo de contribuição para que o segurado tenha direito à reabilitação profissional.

Amparo Previdenciário Benefícios compensatórios: Benefícios compensatórios: – aposentadoria por invalidez; – aposentadoria por idade; – auxílio-doença; – salário-maternidade; – pensão por morte; – auxílio-reclusão. Benefícios indenizatórios: Benefícios indenizatórios: – auxílio-acidente. Prestação de serviços: Prestação de serviços: – serviço social; – reabilitação profissional.

Amparo Previdenciário Lei 8.213/91 nova atividade Art. 62. O segurado em gozo de auxílio-doença, insusceptível de recuperação para sua atividade habitual, deverá submeter-se a processo de reabilitação profissional para o exercício de outra atividade. Não cessará o benefício até que seja dado como habilitado para o desempenho de nova atividade que lhe garanta a subsistência ou, quando considerado não-recuperável, for aposentado por invalidez.

A existência de doença ou lesão não significa incapacidade. Várias pessoas portadoras de doenças bem definidas (como diabetes, hipertensão arterial, etc.) ou lesões ( seqüelas de poliomielite, amputações de segmentos corporais) podem e devem trabalhar. Entretanto, se houver um agravamento e este agravamento, seja de natureza anatômica, ou funcional, ou de esfera psíquica, impedir o desenvolvimento da atividade, aquelas doenças de lesões não incapacitantes podem se tornar incapacitantes.

Encaminhamentos Devemos ver o trabalhador de forma integral, levando em conta todas as suas potencialidades. A reabilitação/readaptação deve ser uma preocupação também da empresa. Trabalhar toda a dinâmica do grupo.

Ler Dort – Dimensão física Presença de dor Dor intensa e ininterrupta Dor somente ao usar os membros superiores. Limitações Funcionais Dificuldades para elevar ou sustentar os membros superiores. Dificuldades para mover mãos e punhos. Fadiga precoce e perda de força muscular. Presença de tensão muscular acentuada. Sensações incomodas Parestesias persistentes. Hipotermia e sudorese. Presença de edemas.

Realização das tarefas cotidianas Diminuição do ritmo ao realizar tarefas domésticas. Baixa tolerância à escrita. Dificuldades no autocuidado corporal. Aspectos psicológicos Depressão severa. Quadro de ansiedade intensa. Crises de irritabilidade. Aspectos dos relacionamentos Relacionamento familiar conflituoso. sociais e de trabalho Aversão às chefias e colegas de trabalho. Incapacidade para o lazer. Impossibilidade de trabalhar.

Assédio Moral É a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego.

Estudo de caso Discutir: como pode ser realizado a reabilitação profissional nesse caso Levantar os principais sintomas e influências físicas psicológicas e sociais. Levantar uma proposta de reabilitação: Depressão alcoolismo assédio moral Após acidente Tabagismo Ansiedade dependencia Rebite Bournaut Crise de pânico