Curso de Aperfeiçoamento em Educação Infantil: Campos de Experiências, Saberes e Ação Pedagógica na Educação Infantil. 2014/2015 UFMG/UFSJ.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Ler e Escrever Matemática
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
EE GUAICURU ANAURILÂNDIA - MS
EE EZEQUIEL BALBINO ANAURILÂNDIA - MS REUNIÃO SEMESTRAL.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Educação Digital.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
Avaliação Institucional
GESTAR II PORTFÓLIO.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
PORTFÓLIO Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE PIBID Pedagogia. Acadêmica Bolsista: Marília B. de Toledo. Coord. Institucional: Cíntia Metzner de.
Altinópolis.
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Planejamento PNAIC 2014.
Portfólio de Estágio Supervisionado
Matematica PCOPs Luciane e MUTSU-KO
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
Ambiente Virtual de Aprendizagem Simone Krause Suecker 2014/2.
Curso de Especialização em Educação Infantil
Universidade de Brasília – Faculdade UnB Planaltina
Nossos conteúdos estão organizados em três blocos:
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E C A N I N D É C A N I N D É V O C Ê F A Z P A R TE SECRETARIA DA EDUCAÇÃO.
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
Programa Educação Matemática nos Anos Iniciais - EMAI
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Didática da alfabetização
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
Caro Facilitador, Esse é apenas um modelo para facilitar a apresentação da proposta do AP junto aos educandos. Lembre-se de adaptá-la conforme a necessidade.
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Monitoramento e Avaliação
1ª Formação de Professores Coordenadores
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Devolutiva do acompanhamento às UEs
Diretrizes para a formação continuada dos professores nas escolas Sugestões Fernanda Maria Pereira Freire 26 de abril de 2012.
Escola Santiago Dantas 7º Vídeoconferência Formadora: Sandra Lima.
COORDENAÇÃO ESTADUAL DO CEARÁ GRUPO DE ORIENTADORES DO CEARÁ.
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EIXO DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONQUISTAS/DESAFIOS 2011/2012.
O papel pedagógico do órgão gestor
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Formação continuada ANO 2015
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
NOS PRÓXIMOS QUATRO MESES, NOS PRÓXIMOS QUATRO MESES, VOCÊ VAI INTERAGIR COM SEUS COLEGAS E COM A EQUIPE DO CURSO E VIVER A ESTIMULANTE EXPERIÊNCIA.
Transcrição da apresentação:

Curso de Aperfeiçoamento em Educação Infantil: Campos de Experiências, Saberes e Ação Pedagógica na Educação Infantil. 2014/2015 UFMG/UFSJ

Público-alvo: Professores, coordenadores de creches e pré-escolas da rede pública e gestores dos sistemas de ensino dos municípios da região dos Campo das Vertentes – MG. Municípios participantes em 2014/2015:Barroso, Bom Sucesso, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Dores de Campos, Itutinga, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Prados, São João del Rei, São Tiago, São Vicente de Minas, Tiradentes.

Estrutura Curricular O curso está dividido em: Aulas presenciais; Atividades Integradoras; Seminários; Formação in loco Registros e avaliações Totalizando: 180 h/a.

Cronograma Início do Curso: 10 de outubro/2014 Final do Curso: 20 de junho/2015

Avaliação: Presença e participação nas atividades Caderno da Turma Portfólio individual Memorial: “Da criança que fui à professsora que sou…” Registros e reflexões sobre as aulas Atividades e tarefas das aulas Registros sobre as formações in loco

Sistematização e Registro Parte presencial: Caderno de turma (registro produzido pelo grupo); Como funcionará? Um município do curso levará o caderno e fará o registro daquele momento de formação (aula, seminário ou atividade integradora). As memórias serão lidas no coletivo durante os próximos encontros.

Sistematização e Registro Parte presencial: REGISTROS INDIVIDUAIS FORMATO : PORTFÓLIOS Portfólio, uma coleção dos trabalhos realizados pelo cursista, que permite acompanhar o seu desenvolvimento. Permite ainda analisar, avaliar, executar e apresentar produções resultantes das atividades desenvolvidas num determinado período.

É um documento que o cursista elabora passo a passo É um documento que o cursista elabora passo a passo. Nele devem estar presentes os acertos, as vitórias, os avanços, mas também as falhas, os momentos difíceis, as paradas, as dúvidas. Função formativa Função de promover a prática da auto-avaliação. Possibilita uma visão do processo de desenvolvimento do professor/cursista em relação aos conteúdos, ao processo de construção de conhecimentos e a sua prática cotidiana como docente.

O que deve conter? As experiências pedagógicas e as mudanças na prática de sala de aula que tenham relação com o curso. As reações dos professores/cursistas a essas experiências e mudanças. As relações do curso com a experiência anterior do professor/cursista. Pode conter documentos, fotos, textos impressos que ilustrem determinado aspecto abordado pelo professor/cursista.

CONTATOS: E-mail: caeiufsj@gmail.com Fone: 3379-2410