__________________________________________. Jornalismo on-line Gerações e Principais características.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Elementos do Jornalismo On-line
Advertisements

Sistema EditNet Para construir e atualizar os conteúdos de sites ou portais na Internet, de maneira ágil e fácil. Você no controle de seu site.
WEB 2.0 VAI TER DINHEIRO PRÁ TODO MUNDO. WEB 2.0 Especialistas usam esse termo para descrever o que se chama de segunda geração da WWW (World Wide Web).
Internet José Rogério.
Como enfrentar a concorrência.
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
O futuro da publicidade no jornal
Mídias digitais Audiência fragmentada
IPTV USP CONTEÚDO ACERVO CTR/ECA/USP Almir Almas CTR/ECA/USP.
Tecnologia e TICs Mas. o que são mídias. O que é tecnologia
Internet Principais conceitos.
de jornal, rádio, TV ou mídia online?
Impacto das novas tecnologias
As três gerações do jornalismo na internet
VÍDEOS NA WEB.
Redação Publicitária I
Características do jornalismo digital
As características de um jornal on-line
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Redes Sociais e Mídias na Educação
Aula 7 – A Internet e a nova estrutura de TI
O que é internet? Tipos de conexões? Funcionamento?
INF1503 – Processamento de Dados (Economia)
Agosto 2009 Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação PROMOÇÃO DE NEGÓCIOS VIA WEB.
Linguagens, códigos e suas tecnologias
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico E-business.
__________________________________________
COM 126 – Oficina de Jornalismo Digital Profª Suzana Barbosa
Com126 Oficina de Jornalismo Digital Grupo 01 “Jornalismo em plataformas móveis. Tendências, perspectivas e modelos” Expositores: Marília Moreira Lucas.
Jornalismo digital de qualidade e a relação entre conteúdo pago e a gratuidade pelo acesso à informação Agnes Cajaiba e Tais Bichara.
Convergência Jornalística COM 126 – Oficina Jornalismo Digital.
Como funciona a imprensa
Jornal como Recurso Didático
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 6 – A Internet Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
Mídias Digitais Quais são as novas formas de comunicação?
Tecnologias e Comunicação Web 2.0 Docente: Vânia Janela Trabalho realizado por: Nuno Santos.
Web 2.0: oportunidades de ouro para o setor joalheiro.
# REDES SOCIAIS. REDES SOCIAIS NA INTERNET* São as relações entre os indivíduos na comunicação mediada por computador. *Wikipedia #
Como tudo começou Guerra Fria ( EUA x URSS) – Satélite Sputnik;
J O R N A L I S M O M Ó V E L. Circulação de jornais - No mundo, a circulação global dos jornais aumentou 1,1% em 2011, graças aos smartphones e tablets.
A Internet & As Redes Sociais Marcos Cardoso
Administração Eletrônica de Negócios ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS Apresentação 1 NEGÓCIOS NO AMBIENTE DIGITAL Capítulos 2 e 6 LIMEIRA,Tania.
Projeto ‘Educação Em Pauta – nas redações’ Agosto 2014.
Quem Somos O PlugPet é uma rede social para pessoas que possuem animais de estimação ou que trabalham no meio Pet. Oferecemos informação.
A Revolução da Internet.
Oferecemos Publicidade via banners marketing para toda a base de cadastrados Divulgação via jornal PlugPet, com chamada na.
INOVAÇÃO. Inovar é implementar ideias novas que deem resultados financeiros.
Informática Básica Jackson Eduardo da Silva O navegador é o principal programa para acessar a Internet. Com ele, você pode visitar endereços na rede,
Introdução ao Web Design Prof° Ms. Claudio Benossi
COMUNICAÇÃO Novas Ferramentas de Gestão Palestrante: Eng. Fernando Ferreira.
MONITORAMENTO DE INFORMAÇÕES. A cada minuto OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO veiculam milhares de notícias.
Versão da Web que intensifica a participação em rede, promove a criação em diversos tipos de mídias, favorece o compartilhamento e a propagação de conhecimento.
O novo Rotary.org Setembro de TITLE | 2 Rotary.org Por que um novo site? Melhorar organização e navegação Agilizar buscas Facilitar atividades rotárias.
MÍDIAS EXPERIÊNCIA PESSOAL E PROFISSIONAL. Minha infância foi basicamente com as mídias de massa: televisão, rádio, jornal e revistas impressas. Na adolescência,
Links são pontos do hipertexto a serem clicados para que o leitor tenha acesso a outros blocos de informação. As informações de cada bloco devem.
Mídias Sociais e Conteúdo. O que são Mídias Sociais? No contexto de marketing de internet, mídias sociais se referem a grupos com diversas propriedades,
Web e suas Ferramentas.
Internet história. Internet história – fatos que marcaram.
PORTAL DO C DOUT EX PORTAL DO C DOUT EX ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO 2012.
Formatos multimídia de informação: as “Histórias Fotográficas” Daniela Osvald Ramos
NOVOS MODELOS DE EMPRESA FGV – CEAG ENTRETENIMENTO CAIO GABRIELA KAREN PAULO WILLIAM.
Internet A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo protocolo de comunicação TCP/IP que permite.
1º ano - Comunicação Social Unidade Curricular: Tecnologias e Comunicação Docente: Luís Varela Discente: Andreia Almeida.
Componentes do Jornalismo Online
JORNAL BRASILEIRO NOS EUA Bem vindo ao site do Gazeta Brazilian News, o maior jornal brasileiro da Flórida, EUA. O mais antigo e o mais importante jornal.
Parar de estudar? Jamais! Cenários digitais na academia Cenários digitais no mercado Práticas.
Cultura digital e cibercultura Cultura digital + Cibercultura + Outras manifestações - cultura oral, impressa, midiática... = Cultura contemporânea.
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
Transcrição da apresentação:

__________________________________________. Jornalismo on-line Gerações e Principais características

A internet Criada em 1969, quando a Agência de Pesquisa e Projetos Avançados, do Departamento de Defesa norte-americano criou uma rede nacional de comunicação entre computadores; A internet é a infra-estrutura que permite aos computadores se comunicar entre si por todo o globo terrestre.

Hoje a internet pode ser definida como um conjunto de recursos tecnológicos que permite ao usuário o acesso a uma grande quantidade de informações e serviços diversificados.

JORNALISMO NA INTERNET – INÍCIO Década de 1980 – primeiros jornais nos EUA eram produzidos por empresas como a Time e operavam no sistema de videotexto.  1993 – O jornal norte-americano San Jose Mercury inaugura sua versão online  1995 – Lançamento do primeiro jornal verdadeiramente online, o Personal Journal, que se tratava de um versão digital do The Wall Street Journal, tido como o “primeiro jornal de um exemplar”.

JORNALISMO NA INTERNET – INÍCIO Fatos que marcaram o jornalismo na internet 1995 – Atentado de Oklahoma, que resultou na morte de 168 pessoas, foi o primeiro grande evento a ter uma cobertura online, abastecendo jornalistas e o público em geral de informações, incluindo textos e fotos – Cobertura online da Copa do Mundo da França

JORNALISMO NA INTERNET – INÍCIO Fatos que marcaram o jornalismo na internet 1999 – A guerra do Kosovo é o primeiro grande evento internacional que ganha cobertura online, considerada até como “a guerra da Internet” 2000 – Cobertura das Olimpíadas de Sidney 2001 – O atentado ao WTC consolida a internet como grande fonte de informação, mantendo atualizados, minuto a minuto, milhões de internautas espalhado por todo o mundo – Invasão do Iraque

JORNALISMO NA INTERNET – INÍCIO Fatos que marcaram o jornalismo na internet 2005 – Veiculação dos podcasts  Steve Chen e Chad Hurley criam o Youtube, site de vídeos colaborativo que seria comprado pelo Google, em 2006, por US$ 1,65 bi.  2007 – Lançado o Iphone, símbolo da convergência entre as mídias.  2008 – Ano eleito pela indústria como o ano da convergência das mídias  2011 – Lançado o primeiro jornal voltado para Ipad, o The Daily (Steve Jobs/Rupert Murdoch)

JORNALISMO NA INTERNET – INÍCIO NO BRASIL 1995 – Inaugurado o primeiro jornal eletrônico do país, o JB online, em (mera transposição do impresso para a internet 1996 – Inaugurado o site UOL, o primeiro jornal em tempo real da internet brasileira 2000 – O IG lança o primeiro jornal on-line produzido para internet A revista Veja começa a publica revistas on-line

JORNALISMO NA INTERNET – CONCEITOS  Jornalismo Eletrônico – utiliza equipamentos eletrônicos  Jornalismo Digital – faz uso de tecnologia digital (transmissão de recursos como vídeo, áudio, texto, imagens, hiperlinks etc, a partir dos bits e do jornalismo praticado em outros tipos de mídia, como Cd-Rom, celular  Ciberjornalismo = é o jornalismo praticado no ciberespaço  Jornalismo Online – é o jornalismo (em tempo real) praticado por exemplo por agências de notícias, que estão atentas 24 horas para todo e qualquer fato que ocorre, 24h, 365 dias por ano  Webjornalismo – é o jornalismo praticado para a web (termo defendido por Luciana Mielniczuk e João Canavilhas)

CARACTERÍSTICAS DA NOVA MÍDIA  Audiência fragmentada  Personalização  Interatividade  Documental (hipertexto)  Atualizada  Multimídia (envolve todos os meios (vídeo, áudio, texto, gráficos e fotos)  Pode ser produzida a partir de qualquer computador

__________________________________________. Jornalismo on-line É uma nova forma de se fazer jornalismo, e uma nova modalidade profissional, porque modifica os três processos básicos em que se baseia a profissão de jornalista: Investigação Produção e Difusão É a especialização do jornalismo que emprega o ciberespaço para investigar, produzir e, sobretudo, difundir conteúdos jornalísticos. (SALAVERRÍA, 2005).

__________________________________________. Jornalismo on-line As redes interativas digitais, com seus bancos de dados, promovem uma revolução no acesso à fontes de informação, bem como a uma profunda mudança na produção e divulgação de conteúdos nos novos meios que passaram a empregar as redes digitais como plataforma de trabalho.

__________________________________________. Jornalismo on-line Publicar antes x Precisão Clique Clique = CUIDADO COM A PRESSA E O MIMETISMO MIDIÁTICO PRESSA MIMETISMO MIDIÁTICO

. Dia 20/07/2007 O furo precipitado Hora da publicação: 2h22min Hora da morte: 11h40min Hora da correção: 3h17min

. Jornalismo on-line: características  Instantaneidade  Interatividade  Perenidade (memória)  Multimediação, convergência  Hipertextualidade  Personalização do conteúdo (customização) __________________________________________

. Instantaneidade  Capacidade de transmitir os fatos em tempo real. As publicações em rede (Web) são as que mais se aproximam do grau de instantaneidade do rádio, o mais alto entre as mídias tradicionais, seguido por TV e jornal. Jornalismo on-line Principais características

. __________________________________________ Jornalismo on-line Principais características Interatividade  Capacidade de fazer com o leitor/usuário sinta-se parte do processo de diversas maneiras, tais como: Fóruns de discussão Chats Enquetes Comentários

. __________________________________________ Jornalismo on-line Principais características Perenidade  O acúmulo de informações é mais viável técnica e economicamente, assim como a recuperação dessas informações. Trata-se de uma memória múltipla, instantânea e cumulativa. Perenidade  O acúmulo de informações é mais viável técnica e economicamente, assim como a recuperação dessas informações. Trata-se de uma memória múltipla, instantânea e cumulativa. Perenidade  O acúmulo de informações é mais viável técnica e economicamente, assim como a recuperação dessas informações. Trata-se de uma memória múltipla, instantânea e cumulativa.

. __________________________________________ Jornalismo on-line Principais características Multimediação  Diz respeito à convergência dos formatos tradicionais de mídia, ou seja, imagem, texto e som, na narração dos fatos jornalísticos.

. __________________________________________ Jornalismo on-line Principais características Hipertextualidade  Permite a interconexão (conversa) de conteúdos por meio de links. Assim, a partir de um texto noticioso é possível apontar para outros conteúdos como vídeos, imagens, material de arquivo sobre o tema, sites relacionados, etc....

. __________________________________________ Jornalismo on-line Principais características. Personalização do conteúdo  Também conhecida como customização do conteúdo, permite que o usuário configure os produtos jornalísticos de acordo com os seus interesses individuais. Assim, ao ser carregada na máquina do usuário, a página atende a padrões previamente estabelecidos.