Inventário Criativo Teatro e Educação. UNIVERISIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Licenciatura em Pedagogia: Anos Iniciais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Advertisements

ESTILOS DE APRENDIZAGEM
Relação professor/aluno
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Vídeo Educar – Rubem Alves
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
Presidente Venceslau São Paulo Prof. Luci Mara Colette
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
EDUCAÇÃO É UM ATO POLÍTICO
DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Educação Curso de Licenciatura em Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Modalidade a Distância.
Escola Est. De Ens. Fund. São Vicente de Paula – Erechim
Prática docente: reflexões sobre SATISFAÇÕES E DIFICULDADES
Rotina na Alfabetização:
Mobilização da Comunidade Escolar
2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
PROFESSORAS Música da Escola Eixo 3
Licenciatura em Pedagogia a Distância
O Uso Pedagógico do Blog
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
INSTITUIÇÃO LABORATÓRIO
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
REUNIÃO DE PAIS DOS ALUNOS DA
ELIANE PEREIRA DE BRITO
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
INVENTÁRIO CRIATIVO INTERDISCIPLINA: TEATRO E EDUCAÇÃO
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Uma abordagem curiosa e divertida
Metodologia do Ensino de Arte
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamen. Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação. Nome do aluno(a):
DIREITO PENAL PARTE GERAL I Prof. Robson Galvão 1º SEM/2011.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Inclusão que bicho é esse?
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
SITUAÇÕES.
PORTFÓLIO 2009/01 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS FACULDADE DE EDUCAÇÃO - FACED CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA - PEAD.
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Cidade do Polo 2013 UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE PEDAGOGIA TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO Tecnologia na Educação.
Os sentimentos de cada um
Professor Dr. Renato Vaz
Drama e ensino Possibilidades para a construção do conhecimento teatral na sala de aula.
A importância dos jogos na aprendizagem matemática
Jogos Teatrais Viola Spolin.
ESTUDO DE CASO. Nome Data de nascimento - 13/01/2007 Idade_7 anos - Série – 2 ºsérie Deficiência –
vídeo
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
Prática na Sala de Recursos Multifuncionais.
Transcrição da apresentação:

Inventário Criativo Teatro e Educação

UNIVERISIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Licenciatura em Pedagogia: Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Modalidade a Distância Pólo Gravataí Disciplina:Teatro e Educação Disciplina:Teatro e Educação Professor (a):Ana Cecilia R. Professor (a):Ana Cecilia R. Atividade:Inventário Criativo Atividade:Inventário Criativo Nome:Jaqueline E.G.Nery Nome:Jaqueline E.G.Nery Data: 26/10/2007 Data: 26/10/2007

Neste inventário consta: Objetivo:Desenvolver a expressão corporal através da brincadeira em grupos. Objetivo:Desenvolver a expressão corporal através da brincadeira em grupos. Atividades:zip e zap;estátua(variando as formas de paradas);fotos de família e fatos marcantes,cenas de quadros. Atividades:zip e zap;estátua(variando as formas de paradas);fotos de família e fatos marcantes,cenas de quadros. Observações:Os alunos são de 3ª e 4ª série que participam da biblioteca da escola. Observações:Os alunos são de 3ª e 4ª série que participam da biblioteca da escola.

Desenvolvimento No período da manhã atendo os alunos de 3ª,4ª e 1º ano na biblioteca.Na semana da criança,fazemos atividades diferenciadas,então propus aos alunos o que eu tinha aprendido na aula de teatro.Comecei com a brincadeira da estátua(caminhando,pose individual e coletiva,partes do corpo e número de pessoas,todos participaram,somente alguns alunos não queriam tocar nos colegas e tinham malicia em suas atitudes.Depois fiz zip,zap,bop e comentaram satisfação e outros acharam parado,mas apresentaram dificuldades em usar o braço certo e fazer os comandos.Trabalhei com eles as fotos de família e fatos marcantes,a maioria gostou da atividade;o quadro gerou comentários elogios e criticas,quadros de modelos,mas sem muita criatividade,mais imitação.Houve variações nas fotos,casais,filhos,primos,irmãos;nos quadros violência:assaltos, mortes e agressões. No período da manhã atendo os alunos de 3ª,4ª e 1º ano na biblioteca.Na semana da criança,fazemos atividades diferenciadas,então propus aos alunos o que eu tinha aprendido na aula de teatro.Comecei com a brincadeira da estátua(caminhando,pose individual e coletiva,partes do corpo e número de pessoas,todos participaram,somente alguns alunos não queriam tocar nos colegas e tinham malicia em suas atitudes.Depois fiz zip,zap,bop e comentaram satisfação e outros acharam parado,mas apresentaram dificuldades em usar o braço certo e fazer os comandos.Trabalhei com eles as fotos de família e fatos marcantes,a maioria gostou da atividade;o quadro gerou comentários elogios e criticas,quadros de modelos,mas sem muita criatividade,mais imitação.Houve variações nas fotos,casais,filhos,primos,irmãos;nos quadros violência:assaltos, mortes e agressões.

Conclusão Mas uma vez percebi como é fácil atrair os alunos,ter a atenção deles,ter o prazer de ver participarem de atividades,onde eles tem prazer em brincar,expressar seus sentimentos,usar o seu corpo de forma lúdica. Mas uma vez percebi como é fácil atrair os alunos,ter a atenção deles,ter o prazer de ver participarem de atividades,onde eles tem prazer em brincar,expressar seus sentimentos,usar o seu corpo de forma lúdica.

Resumo dos textos ¨Todas as pessoas são capazes de atuar no palco. Todas as pessoas ¨Todas as pessoas são capazes de atuar no palco. Todas as pessoas são capazes de improvisar. As pessoas que desejarem são capazes de jogar e aprender a ter valor no palco.¨Improvisação Para o Teatro (Violça Spolin) são capazes de improvisar. As pessoas que desejarem são capazes de jogar e aprender a ter valor no palco.¨Improvisação Para o Teatro (Violça Spolin) Ao ler os textos me deparei com tantos assuntos interessantes e que podem muito transformar nosso trabalho e abrir espaço para o teatro na educação. O teatro libera na criança habilidades que ela na aula normal não tem este espaço, também ensina a expressar-se livremente,perdendo o medo,a vergonha,acredito que aprenderá a resolver situações de conflitos na sua vida diária,contribuindo para aprendizagem na escola e em casa.Sei que tudo depende da vontade da pessoa,mas mesmo como observadora em uma aula de teatro,chegará o momento que ela vai querer participar,pois acredito que seria muito interessante e geraria curiosidade. Ao ler os textos me deparei com tantos assuntos interessantes e que podem muito transformar nosso trabalho e abrir espaço para o teatro na educação. O teatro libera na criança habilidades que ela na aula normal não tem este espaço, também ensina a expressar-se livremente,perdendo o medo,a vergonha,acredito que aprenderá a resolver situações de conflitos na sua vida diária,contribuindo para aprendizagem na escola e em casa.Sei que tudo depende da vontade da pessoa,mas mesmo como observadora em uma aula de teatro,chegará o momento que ela vai querer participar,pois acredito que seria muito interessante e geraria curiosidade. Nossos alunos convivem com muitos problemas, aprovação/desaprovação e lutam e acaba saindo feridos sem saber se defender. Os passos que são apresentados nos textos, trabalham com todas as áreas do conhecimento,creio que poderia ser mais um recurso para ser desenvolvido nos alunos para o processo da aprendizagem,com resultados satisfatórios.Sabemos que para isso teríamos que ter ótimos profissionais para não cair na rotina da sala de aula.Todas as três condições para se estabelecer um evento teatral:uso do texto,a assunção da máscara e a presença do público,todos os alunos participam dentro das suas possibilidades e são valorizados,seja em qual função estiver. Nossos alunos convivem com muitos problemas, aprovação/desaprovação e lutam e acaba saindo feridos sem saber se defender. Os passos que são apresentados nos textos, trabalham com todas as áreas do conhecimento,creio que poderia ser mais um recurso para ser desenvolvido nos alunos para o processo da aprendizagem,com resultados satisfatórios.Sabemos que para isso teríamos que ter ótimos profissionais para não cair na rotina da sala de aula.Todas as três condições para se estabelecer um evento teatral:uso do texto,a assunção da máscara e a presença do público,todos os alunos participam dentro das suas possibilidades e são valorizados,seja em qual função estiver. No contexto escolar o teatro vem sendo utilizado nas seguintes formas: Método Dramático,Teatro Criativo,Movimento Criativo,Teatro Escolar,Jogo Dramático e os Jogos Teatrais,onde o aluno atua brincando,representando,fazendo de conta,atuando em espetáculos,dançando e aprendendo diversas disciplinas. No contexto escolar o teatro vem sendo utilizado nas seguintes formas: Método Dramático,Teatro Criativo,Movimento Criativo,Teatro Escolar,Jogo Dramático e os Jogos Teatrais,onde o aluno atua brincando,representando,fazendo de conta,atuando em espetáculos,dançando e aprendendo diversas disciplinas.

Conclusão... O fazer teatral também torna possível,uma maior compreensão por parte do individuo de si e do mundo que o cerca,pois exige uma reestruturação física e mental para tornar materiais e artísticas as idéias que pretende comunicar. Formas de Abordagem Dramática na Educação(Ana Carolina Muller Fuchs)