SEGUROS NO TRANSPORTE INTERNACIONAL DE CARGA LOGÍSTICA INTERNACIONAL
LOGÍSTICA INTERNACIONAL Todos sabem que embarcar produtos para fora do país, é uma atividade arriscada. Uma companhia deve: Aceitar os riscos Transferi-los a uma seguradora LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Armadilhas do Seguro Internacional Freqüentemente, apenas depois que um dano ocorre é que a empresa descobre que está segurada de forma inadequada. Isso se deve a várias razões: LOGÍSTICA INTERNACIONAL
LOGÍSTICA INTERNACIONAL A complexidade da área é substancial Muitos riscos não são compreendidos Os Incoterms, são vistos de forma equivocadas: Embora alguns mencionem seguro, eles se referem a mais básica cobertura disponível Transportadores oferecem cobertura muito limitada LOGÍSTICA INTERNACIONAL
LOGÍSTICA INTERNACIONAL Interesse Segurável Há várias partes interessadas na chegada segura de uma remessa internacional de carga. A primeira é, obviamente, o proprietário dos produtos. Mas, o fato de o proprietário ser o exportador ou o importador dos produtos depende de vários fatores, principalmente: - Termos de Pagamentos - Termos de Comércio (INCOTERMS) LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Por que depende principalmente destes dois fatores?? Interesse Segurável Por que depende principalmente destes dois fatores?? Termos de pagamento: Implica na transferência de posse do exportador para o importador. Termos de Comércio: Determinam em que pontos as responsabilidades dos exportadores e importadores, sobre a carga, começam e terminam. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
LOGÍSTICA INTERNACIONAL Interesse Segurável Observações Importantes: Mesmo não sendo responsável pelos produtos enquanto eles estão em trânsito, o importador ainda tem interesse em garantir que a carga chegue ao destino em segurança; Utilização de moeda estrangeira: Dependendo do incoterm e do termo de pagamento, caso haja um sinistro, as partes poderão ser prejudicadas com o risco de desvalorização cambial. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
LOGÍSTICA INTERNACIONAL Interesse Segurável Observações Importantes: Confiança entre as partes (importador e exportador): Exportador vende FCA para um importador. A responsabilidade do exportador passa ao importador assim que a mercadoria é entregue ao transportador. No entanto, e se houver uma avaria durante o transito e o importador recusar o pagamento do seguro?? LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Gerenciamento de Riscos LOGÍSTICA INTERNACIONAL Há três maneiras de uma empresa gerenciar riscos, independente de serem seguros de carga internacional ou qualquer outro tipo de risco: LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Gerenciamento de Riscos LOGÍSTICA INTERNACIONAL Retenção de risco: A empresa decide que é mais econômico não comprar seguro para esses riscos, assumindo assim a responsabilidade. Aspectos que levam uma empresa a reter seus riscos: - Comerciantes internacionais muito grandes: Como seu volume em trânsito é grande, o valor do prêmio de seguro que essa empresa teria que pagar é muito grande, o que acaba cobrindo as poucos perdas que geralmente eles têm. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
LOGÍSTICA INTERNACIONAL - Aqueles que possuem pouca exposição a risco e trabalham com produtos de pouco valor agregado. Caso tenham uma perda, não teriam conseqüências financeira substanciais. - Aqueles que possuem pequena exposição relativa em virtude de transações internacionais representarem pequena porcentagem de sues negócios. - Empresas que não avaliaram claramente os riscos e acham que o seguro oferecido pela companhia de navegação é o suficiente. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
LOGÍSTICA INTERNACIONAL Obs.: A real responsabilidade que cabe às companhias de navegação sob a “Lei de Transporte Marítimo de Mercadorias” de alguns países, fornece cobertura máxima de US$ 500,00 por embalagem, o que às vezes costuma ser interpretado como um container. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Gerenciamento de Riscos LOGÍSTICA INTERNACIONAL Transferência de risco: A empresa decide transferir todos os seus riscos a uma companhia de seguro. Essa estratégia é adotado por três razões: - Empresas que tem muita exposição a riscos e o valor dos produtos que enviam é alto e poderia ter uma impacto financeiro substancial em suas operações. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
LOGÍSTICA INTERNACIONAL - Exposição a riscos relativamente alta. O valor financeiro das mercadorias pode até ser baixo, mas são importantes e valiosos para a empresa. - Empresas sem experiência no Comércio Internacional, que contratam seguro por não saberem avaliar a exposição a riscos. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Gerenciamento de Riscos LOGÍSTICA INTERNACIONAL Abordagem Mista: A empresa decide reter parte do risco e transferir o restante. Essa estratégia pode ser realizada de duas maneiras: - A decisão é feita com base na quantia máxima de exposição a riscos que a empresa deseja assumir. - A decisão é feita com base nos tipos de risco que a empresa prefere assumir. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
LOGÍSTICA INTERNACIONAL Co-Seguro É a diluição da responsabilidade de um seguro entre duas ou mais seguradoras. Isso significa que um seguro de valor muito grande, para ser assumido por uma seguradora, é dividido com outras. - Pode ocorrer por escolha de uma seguradora ou por escolha do segurado. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
LOGÍSTICA INTERNACIONAL Resseguro É a operação que ocorre quando a seguradora contrata uma ou mais seguradoras. Ou seja, é um seguro do seguro. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
LOGÍSTICA INTERNACIONAL Retrocessão Assim como o segurador tem a possibilidade de ressegurar a sua carteira de seguros com um ressegurador, este também pode fazê-lo. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
LOGÍSTICA INTERNACIONAL Documentos de Seguro Proposta: É o documento no qual o segurador fornece à seguradora com todas as informações a respeito do seguro a ser realizado, tais como: Riscos a serem cobertos Detalhes da operação como mercadoria, valores, quantidades... LOGÍSTICA INTERNACIONAL
LOGÍSTICA INTERNACIONAL Documentos de Seguro Apólice de Seguro: Representa o contrato de seguro realizado entre as partes intervenientes e que tem valor jurídico. É onde contam todas as condições do seguro realizado. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
LOGÍSTICA INTERNACIONAL As apólices podem ser: - Simples: Emitida por embarque. - Aberta: Emitida normalmente para um período de 12 meses e visa cobrir um série de embarques individuais. - Com Prêmio Ajustável: São apólices com vigência anual e ajustes trimestrais. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
LOGÍSTICA INTERNACIONAL Documentos de Seguro Averbação: É o lançamento do embarque individual na apólice de seguro aberta. É também o nome do documento utilizado para informe da seguradora sobre os embarques ocorridos e que devem ser lançados na apólice aberta. Pode ser: Provisória: Antes da ocorrência do embarque Definitiva: Embarque já efetivo LOGÍSTICA INTERNACIONAL
LOGÍSTICA INTERNACIONAL Documentos de Seguro Certificado de Seguro: Quando o seguro é baseado numa “apólice aberta”, o que impossibilita entrega de uma apólice específica por embarque, este é o documento emitido por embarque e que toma o lugar da apólice específica. Obs.: Cada embarque vai sendo averbado na apólice de seguro aberta, e a medida em que vai sendo averbado, são emitidos os Certificados de Seguro. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
LOGÍSTICA INTERNACIONAL Documentos de Seguro Endosso: É o documento com o qual se procede a qualquer alteração numa apólice de seguro, ou certificado de seguro. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Seguro de Crédito à Exportação - SCE LOGÍSTICA INTERNACIONAL Visa resguardar o exportador de eventuais problemas decorrentes de riscos comerciais, políticos e extraordinários., sofrido com falat de pagamento. Riscos Comerciais: Inadimplência do importador Riscos Políticos: Impossibilidade da remessa para pagamento em virtude de guerra civil, moratória, revolução... Riscos Extraordinários: Fenômenos naturais como terremotos, furacões.. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
LOGÍSTICA INTERNACIONAL Taxas de Seguro Compostas a partir de algumas variáveis como: índice de sinistralidade, que tem muito a ver com o modal de transporte e a embalagem da carga transportada. Ex.: Caixa de papelão X Caixa de Madeira LOGÍSTICA INTERNACIONAL
LOGÍSTICA INTERNACIONAL Cálculos de Seguro No seguro de cargas realizado no comércio exterior é comum englobarmos o próprio prêmio de seguro no cálculo. Assim, em caso de sinistro, a indenização cobrirá também o prêmio, não implicando na perda deste valor. Portanto, se tivermos um valor CIF US$ 100.000,00 (valor segurado) e uma taxa de seguro de 1%. Logo teremos um prêmio de US$ 1.000,00. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
LOGÍSTICA INTERNACIONAL Cálculos de Seguro O problema é que no momento do cálculo do seguro, ainda não temos o valor CIF, uma vez que não temos o valor do seguro. Portanto, no momento do cálculo, só temos o valor CFR. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
LOGÍSTICA INTERNACIONAL Cálculos de Seguro Dessa forma, teremos a seguinte fórmula, tomando como base, um valor da mercadoria de US$ 175.000,00, frete de US$ 5.000,00 e uma taxa de 5%: CIF=100% / I=5% / CFR=95% > 180.000 x 100 / 95 = 189.473,68 (CIF) Portanto: > 189.473,68 x 5% = 9.473,68 (seguro) LOGÍSTICA INTERNACIONAL