Competência da JT Para recordar:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula 4 RESPONSABILIDADE CIVIL RC por fato de terceiro
Advertisements

Competência em razão da matéria
VII Congresso Brasileiro de Direito Previdenciário Brasília/DF 2011 Ações Regressivas estrututura de defesa
COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO: A) EM RAZÃO DA MATÉRIA B) EM RAZÃO DAS PESSOAS Profa. Grasiele A. F. Nascimento 2008.
DIREITO ADMINISTRATIVO
ESTRUTURA E COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO
Profa. Dra. Grasiele A F Nascimento 2008
NOVA COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO – EC 45
NOVA COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO – EC 45
Atividades e atos administrativos
STJ UNICEUB – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA
A Nova Competência da Justiça do Trabalho
A LEI PROCESSUAL CIVIL.
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA
D. Processual Trabalho aula 7
ADMINISTRATIVA ART. 93 CE TJ TJM I
Justiça Pública e Poder Judiciário
Súmula Vinculante nº 08 Contribuição Previdenciária Contribuições Sociais (PASEP)
Juizados Especiais Federais em Ações Previdenciárias
CAPÍTULO V MANDADO DE INJUNÇÃO
Aula 02 Direito Processual do Trabalho
JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA
Legislação Social e Trabalhista II – Prof. Cesar Augustus Mazzoni
3. PROCESSUALÍSTICA JUDICIAL PREVIDENCIÁRIA
Diálogos Setoriais Brasil - União Européia
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
ORGANIZAÇÃO SINDICAL.
 Competência Constitucional.  Relações entre Democracia e Contas.  Afastamento do Processo Eleitoral em decorrência de ação do Tribunal de Contas.
Direito Sindical Aspectos Gerais do Direito Sindical e as transformações do Direito do Trabalho.
Execução contra a Fazenda Pública
DIREITO CONSTITUCIONAL
PROCESSO ADMINISTRATIVO - FARN. MANDADO DE SEGURANÇA  CABIMENTO DO MS INDIVIDUAL (art. 5º, LXIX, CF/88):  Direito (individual) líquido e certo, não.
DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFESSORA: MARIA INÊS GERARDO
DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFESSORA: MARIA INÊS GERARDO
Juizado Especial Cível
DO PROCESSO CONSTITUCIONAL
DESPESAS PROCESSUAIS art. 19 e ss Em sentido restrito, as despesas processuais não compreendem os honorários advocatícios, como se depreende do artigo.
COMPETÊNCIA SÚMULAS.
HABEAS CORPUS Art
Estágio Supervisionado III: Aula I: A Justiça do Trabalho
DESPESAS PROCESSUAIS art. 19 e ss Em sentido restrito, as despesas processuais não compreendem os honorários advocatícios, como se depreende do artigo.
HABEAS CORPUS Art
O MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO
AULA 03 – COMPETÊNCIA 4. COMPETÊNCIA 4.1. CONCEITO
CÁLCULOS TRABALHISTAS
A defesa dos interesses gerais
 CONTROLE JUDICIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1 DPCA - Prof.ª Mariana Gomes de Oliveira.
Dra Kátia Ranzani (katia. com
AULA 09 – EMBARGOS EMBARGOS
Direito Constitucional II PROCESSO LEGISLATIVO.   Conceito:   “Conjunto coordenado de disposições que disciplinam o procedimento a ser obedecido pelos.
 Título III - Da Organização do Estado Capítulo I - Da Organização Político-Administrativa Capítulo II - Da União Capítulo III - Dos Estados Federados.
ESTUDOS DE CASOS PODER JUDICIÁRIO
ADMINISTRAÇÃO DAS ENTIDADES SINDICAIS
Embargos de Divergência
RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL Profº José Victovoski.
ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA
Mércia Barboza PROCESSO DO TRABALHO Mércia Barboza
DIREITO TRIBUTÁRIO.
Processo de Execução e Cumprimento de Sentença
1. 2 Saúde do trabalhador na Administração Pública: contexto da relação de trabalho e sua repercussão na relação previdenciária.
DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Aula 1. Introdução ao direito processual do trabalho e Competência Trabalhista.
MEIO AMBIENTE DO TRABALHO, DIREITO PENAL INCLUSIVO E COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO MEIO AMBIENTE DO TRABALHO, DIREITO PENAL INCLUSIVO E COMPETÊNCIA.
AULA 1 DIREITO - CONCEITOS BÁSICOS. Poder Político Poder político: poder que sujeita todos os habitantes de um espaço territorial. Ex. Estados nacionais.
COMPETÊNCIA NA JUSTIÇA DO TRABALHO I  Introdução e competência material.  O estudo das competências trabalhistas é dividido em quatro ordens: a competência.
Altair Roberto de Lima Secretário-Adjunto da SGCT Fortaleza/CE, 15 de março de ADI 4895, Rel. Min. Toffoli. Requerente: PGR Objeto: Lei /11.
REPRESENTAÇÃO DE AGENTES PÚBLICOS GUSTAVO AUGUSTO FREITAS DE LIMA – DEPCONT / PGF.
DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROF. DR. ADRIANO GUEDES LAIMER.
Transcrição da apresentação:

Competência da JT Para recordar: Artigo 114 da CF: Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar: Inciso I: as ações oriundas da relação de trabalho, abrangidos os entes de direito público externo e da administração pública direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. IX – outras controvérsias decorrentes da relação de trabalho, na forma da lei. Foram discutidas várias questões envolvendo a expressão relação de trabalho e suas diferenças entre relação de emprego, relação de consumo e relação jurídico-administrativa.

Competência da JT Inciso II: as ações que envolvam exercício do direito de greve. A greve do serviço público: competência da Justiça do Trabalho? Duas correntes: a-) Antônio Álvares da Silva: é da JT, diante da literalidade da norma constitucional. b-) Se o STF disse que JT não julga relação envolvendo servidor público, por consequência, a greve destes servidores também não se enquadra na competência desta Especializada.

Competência da JT Interdito proibitório e ações possessórias na Justiça do Trabalho. Súmula Vinculante 23 do STF: A Justiça do Trabalho é competente para processar e julgar ação possessória ajuizada em decorrência do exercício do direito de greve pelos trabalhadores da iniciativa privada.

Competência da JT Inciso III: as ações sobre representação sindical, entre sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores e entre sindicatos e empregadores. A Justiça do Trabalho, desta forma, passa a julgar todas as ações: a-) entre por sindicato contra sindicato; b-) entre trabalhadores contra sindicato; c-) entre empregadores contra sindicato; d-) questões intrasindicais, ou seja, matérias referentes ao âmbito interno dos sindicatos (eleições sindicais, prestação de contas dos diretores sindicais, etc.).

Competência da JT Inciso IV: os mandados de segurança, hábeas corpus e hábeas data quando o ato questionado envolver matéria sujeita à jurisdição trabalhista. Mandado de segurança: a hipótese mais comum está relacionada a atos praticados pelo Delegado do Ministério do Trabalho e Emprego , como, por ex, o não recebimento de recurso administrativo, por falta de depósito prévio. A Súmula Vinculante 21 do STF diz que é inconstitucional tal exigência.

Competência da JT Habeas Corpus: a hipótese mais comum está relacionada à prisão de depositário infiel, que restou vedada pela Súmula Vinculante 25 do STF. Habeas Data: particularmente, nunca vi um exemplo de habeas data no processo do trabalho. Para Guilherme Guimarães Feliciano, seria possível o habeas data contra o INSS, para que este fizesse a correção dos dados do trabalhador junto a este órgão, quando a JT declara, numa ação individual, o reconhecimento da existência de relação de emprego e o recolhimento das contribuições previdenciárias sobre este período.

Competência da JT Inciso V: os conflitos de competência entre órgãos com jurisdição trabalhista, ressalvado o disposto no artigo 102, I, o, da CF. Aqui, lembrar sempre da “casinha” da organização judiciária. Inciso VI: as ações de indenização por dano moral ou patrimonial, decorrentes da relação de trabalho. Artigo 142 da CF 67 e EC 01/69: Compete à Justiça do Trabalho conciliar e julgar os dissídios individuais e coletivos entre empregadores e empregados... Parágrafo 2º: os litígios relativos a acidentes do trabalho são da competência da justiça comum ordinária dos Estados e Distrito Federal.

Competência da JT A CF de 1988 não repetiu essa ressalva. O artigo 109, inciso I da CF dispõe que compete aos juízes federais processar e julgar as ações em que a União seja parte ou interessada, salvo as decorrentes de acidente do trabalho, falência, Justiça Eleitoral e Justiça do Trabalho. O parágrafo 3º do artigo 109 da CF diz que a ação movida entre segurado e INSS será da competência da justiça estadual. Surgia, com isso,o seguinte entendimento: a lide acidentária movida pelo trabalhador contra o INSS é de competência da Justiça Comum; aquela movida contra o empregador seria da Justiça do Trabalho.

Competência da JT Súmula 736 do STF: Compete à Justiça do Trabalho julgar as ações que tenham como causa de pedir o descumprimento de normas trabalhistas relativas à segurança, higiene e saúde dos trabalhadores. Artigo 7º da CF – São direitos dos trabalhadores, urbanos e rurais... Inciso XXVIII: seguros contra acidentes do trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenização a que está obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa. Reforçavam a tese da competência da JT para as ações de indenização, por acidente do trabalho.

Competência da JT No entanto.... O Supremo Tribunal Federal decidiu, em plenário realizado no dia 09.03.2005, por maioria absoluta de votos (09 x 02), no RE 438639-9 (processo que figuram como partes a Mineração Morro Velho x Adão dos Santos e outros) que a competência para a análise destes pedidos NÃO é da Justiça do Trabalho.

Competência da JT Principais argumentos contra a competência da JT: a-) princípio da unidade de convicção: como a Justiça Estadual é quem julga, por excelência, as ações de natureza acidentária, esta é a mais apropriada para julgar as ações de indenização por danos morais e materiais decorrentes do acidente do trabalho, ainda que movidas em face do empregador. Procura-se evitar decisões conflitantes (por exemplo: a Justiça Estadual reconhece a existência de acidente e a Justiça do Trabalho declara que não existiu).

Competência da JT b-) há uma expressa reserva de competência constitucional, declinando que essas ações não são da Justiça do Trabalho, como se vê pela interpretação literal do artigo 109, I da CF. c-) a Justiça Comum está mais preparada para lidar com estes tipos de ações, pois é de seu cotidiano lidar com ações referentes à reparação de natureza civil (esqueceram-se do artigo 8º da CLT). d-) o acesso ao judiciário é mais fácil para o trabalhador, já que há Varas da Justiça Comum em praticamente todos os municípios do Brasil, o que não acontece com a Justiça do Trabalho (se esqueceram, apenas, da regra inscrita no artigo 668 da CLT, em pleno vigor).

Competência da JT Mudança de postura: CC 7204. E, os acidentes com óbito: Súmula 367 do STJ (editada em 19.11.2008): Compete à Justiça Estadual processar e julgar ação indenizatória proposta por viúva e filhos de empregado falecido em acidente do trabalho. Esta Súmula já foi cancelada, diante da existência de reiteradas decisões do STF, no sentido de que, nestes casos, a competência é da Justiça do Trabalho. Súmula Vinculante 22 do STF: A Justiça do Trabalho é competente para processar e julgar as ações de indenização por danos morais e patrimoniais decorrentes de acidente do trabalho propostas por empregado contra empregador.

Competência da JT Inciso VII: as ações relativas às penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho. O exemplo mais comum são as chamadas ações anulatórias de autos de infração, impostos pelos auditores fiscais do trabalho.

Competência da JT Inciso VIII: a execução, de ofício, das contribuições sociais previstas no artigo 195, I, a, e II, e seus acréscimos legais, decorrentes das sentenças que proferir. Lei 11.457/2007: deu nova redação ao artigo 876, parágrafo único, da CLT, para atribuir, de maneira expressa, a competência para a Justiça do Trabalho para executar as contribuições previdenciárias incidentes sobre o período de vínculo reconhecido em juízo, ficando superado, no particular, o entendimento constante na Súmula 368 do TST.

Competência da JT Súmula 368, inciso I, do TST (nova redação dada em 17.11.2008). DESCONTOS PREVIDENCIÁRIOS E FISCAIS. COMPETÊNCIA. RESPONSABILIDADE PELO PAGAMENTO. FORMA DE CÁLCULO. A Justiça do Trabalho é competente para determinar o recolhimento das contribuições fiscais. A competência da Justiça do Trabalho, quanto à execução das contribuições previdenciárias, limita-se às sentenças condenatórias em pecúnia que proferir e aos valores, objeto de acordo homologado, que integrem o salário-de-contribuição.

Competência da JT Houve clara limitação à competência da Justiça do Trabalho, mesmo diante da literalidade da norma contida no artigo 876, parágrafo único, da CLT. O entendimento, na realidade, passa por um aspecto meramente político. Veja que o restou decidido pela Turma Nacional de Uniformização de Jurisprudência dos Juizados Especiais Federais: “A sentença trabalhista apenas pode ser considerada indício de prova material, desde que fundada em elementos que evidenciem o exercício da atividade laborativa”.

Competência da JT Neste caso, o INSS recorreu da decisão proferida pela Justiça Federal que tinha determinado a averbação, para todos os fins previdenciários, do período de vínculo de emprego reconhecido pela Justiça do Trabalho, com determinação de recolhimento das contribuições sociais incidentes sobre os salários pagos durante todo o período, ao fundamento de que o artigo 55, parágrafo 3º, da Lei 8.213/91 exige indício de prova material. Ressalte-se que o processo trabalhista, na realidade, findou-se com um acordo, onde o empregador reconheceu a existência da relação de emprego.