Retrato da Escola Básica Adriano Mosimann

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Elisa Maria de Assis
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Um espaço de aprendizagem, em que as máquinas são apenas mais uma ferramenta de pesquisa, porém a vontade e determinação para obter aprendizado depende.
Diante a Era Tecnológica.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Vídeo Educar – Rubem Alves
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Avaliação Mediadora.
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
O uso da internet nas escolas
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Tecnologia na educação: tendências e desafios Ligia Rubim
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Escolhendo o nosso Futuro
REFLEXÃO / DISCUSSÃO Função Social da Escola.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
Construindo o futuro do seu filho!
Nos dias de hoje, a disciplina de Tecnologias da informação e comunicação desempenha um grande papel no sistema educativo no sentido de dar resposta às.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação PPGE – Mestrado em Educação AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO- APRENDIZAGEM: OS.
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Roteiro de observação de estágio
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
PNEM/2014 CADERNO 2 O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO
´O que está mudando e em qual direção estamos indo?´ Lortie (1975) Profa. Dra. Maria Inêz Probst Lucena.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
1ª Formação de Professores Coordenadores
Dissecação Animal e a Aprendizagem Significativa De Ciências
Aula Prática: Uma Aprendizagem Significativa de Ciências
TV ESCOLA.
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
O uso das tecnologias na escola
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
O movimento do Abinv na Escola
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
PROGRAMA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA P.M.I.E.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
O papel pedagógico do órgão gestor
MARILUCIA FERREIRA. COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO ESCOLA E FAMÍLIA OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS PARA CAMINHAREM COM OS OBJETIVOS.
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

Retrato da Escola Básica Adriano Mosimann

A Escola Básica Adriano Mosimann está situada na cidade de Braço do Trombudo – Santa Catarina

Na Localidade de Serril

A estrutura física da escola é formada por...

4 salas A sala de aula é um ambiente privilegiado de comunicação. Dos tradicionais murais aos ambientes virtuais, ao planejar uma atividade com o uso das mídias, o professor expande os espaços de aprendizagem para além da sala de aula. Dessa forma, contribui para o desenvolvimento das competências comunicativas dos alunos como instrumentos fundamentais ao processo de construção do conhecimento, ao acesso ao saber e à participação social autônoma.

Atividades realizadas fora da sala de aula É preciso que realmente, levemos os nossos alunos aos questionamentos, levantamento de hipóteses, às trocas de experiências e ideias, para que eles sejam construtores e reconstrutores de sua aprendizagem, sendo verdadeiramente co-autores e ativos no processo.

Sala dos Professores

Laboratório de Informática É possível identificar que as TDIC são usadas ainda em maior escala para a busca de informações, onde o professor sugere as atividades a serem pesquisadas, através de estímulos e incentivos, e os alunos as buscam. Porém, está acontecendo, ainda em passos lentos, nas turmas, uma nova  aprendizagem pela investigação, onde os alunos estão descobrindo todas as comunicações existentes.

Biblioteca

Quadra de Esportes Quadra de areia, e uma quadra sendo coberta.

Banheiros

Cozinha

Sala de material didático

Galpão Onde são realizadas atividades extra-classes, reuniões e homenagens.

Espaço de lazer

Secretaria e Direção

O quadro funcional da escola

Entre os desafios atuais enfrentados pela escola, impõem-se a necessidade de acompanhar a evolução da sociedade e utilizar a seu favor o potencial inovador das TICs, integrando-as ao currículo e as praticas pedagógicas e contribuindo para mudanças no processo educativo e nos papeis de professores e alunos na aprendizagem e na construção do conhecimento. (SCHNELL; QUARTIERO, 2009; DIAS, 2008; ALMEIDA; VALENTE, 2012).

Alunos

O professor deve compreender que se as tecnologias digitais forem bem utilizadas, podem favorecer mudanças em sua prática pedagógica e beneficiar a aprendizagem dos alunos, com atividades que contribuem para a formação do indivíduo e de sua identidade, assim como desenvolver o exercício da dúvida e da reflexão crítica , a compreensão de suas ações, a interação com o outro e diferentes formas de produção do conhecimento .(ALMEIDA, 2005).

Transporte escolar

Para mudar o cenário atual, será necessário o engajamento de todos que estão inseridos no processo ensino-aprendizagem, com uma mudança de postura e consciência do novo contexto abordado. Os primeiros passos são a inovação do currículo e o novo modelo de educador. Hoje, somos todos geradores de conhecimento e aquela velha história da escola que transmite e do aluno que recebe, já não é possível. E as TDIC estão aí para nos fortalecer, enquanto ambiente construtor de novos saberes, novas significações e reinvenções no processo ensino – aprendizagem.

Equipe de trabalho Juliana Rosana Marisa Joice Lígia Elqui Isolete