Estudo de funções através do esporte Ricardo R. Roque Luciane Z. H. Braz.

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Transcrição da apresentação:

Estudo de funções através do esporte Ricardo R. Roque Luciane Z. H. Braz

Introdução Estabelecer um exemplo motivacional para o estudo de funções através da relação existente entre as grandezas espaço e tempo. Para isso propomos !!

Tarefa Levar a turma para a quadra de esportes da escola e dividir a turma em grupos de três alunos, propondo a divisão de tarefas para cada membro do grupo; um dos alunos deverá realizar a prática esportiva, ao outro caberá cronometrar o tempo gasto e o último ficará responsável pelo registro do tempo em uma tabela

PROCESSO A atividade proposta busca desenvolver relação entre o estudo das Funções através da prática esportiva relacionada ao espaço e tempo

ETAPA 1 Um dos alunos deverá realizar 5 voltas ao redor da quadra, outro deverá cronometrar o tempo de cada volta realizada e o último deverá registrar na tabela a seguir

ETAPA 2 Tabela para registro da atividade Nº de voltas Tempo por volta função

ETAPA 3 Para o encerramento da atividade mostramos que a cada instante (x), em minutos, corresponde a uma única distância (y), em metros. Dizemos então que a distância percorrida pelo aluno encontra-se em função do tempo gasto no percurso.

AVALIAÇÃO Através da prática esportiva, pode-se introduzir o estudo das funções de uma forma diferente do tradicional em sala de aula.

CONCLUSÃO As funções possuem diversas aplicações no cotidiano, sempre relacionando grandezas, valores, índices, variações entre outras situações. Cabe ao professor propor ao aluno situações que propiciem estabelecer o conteúdo formal e abstrato de uma maneira que o aluno possa estabelecer relações com o seu cotidiano.